Page 38 - Telebrasil - Julho/Agosto 2001
P. 38

Antenas,  transmissão          Suhner,  segundo  o  gerente  de  Vendas  e   tudo  acredita  que  as  com ercializações
                   e  otimização             M arketing, Carlos Avelar, teve em 2000 um   para integradoras deverão  superá-las em
          Torres e postes são  a parte  mais visível   ano  relativamente  bom ,  mas  reclama  de   pouco  tempo.
        de  sites  de  operadoras  wireless  mas  estes   2001  “que  não tem  sido bom, visto que as   A   H arris  oferece  uma  linha  de  equi­
        são  com postos  por  outros  elementos  de   operadoras G S M  estão demorando a des-   pam entos de transm issão para sites w ire­
        importância  fundamental.            lanchar”.  Ele  lamentou  os  estoques  feitos   less  e  o  seu  coordenador  de  M arketin g,
          Na  opinião  do  presidente  da  Kathrein   e  as  vendas  não-realizadas,  porém  confia   M arcos A raki, com entou que o  mercado
        M obilcom   Brasil,  K arl-H einz  Lensing,   numa  recuperação  neste  segundo  semes­  ficou aquém do que se esperava, visto que
        após um crescimento acelerado no segun­  tre. Avelar acredita que  as operadoras das   os leilões das  Bandas C ,  D   e  E   decepci­
        do  semestre  de  2000,  que  continuou  nos   Bandas A  e B  migrem para o G S M , prin­  onaram, assim com o os investimentos das
        dois primeiros meses de 2001, a demanda   cipalmente em áreas metropolitanas.  operadoras das  Bandas A  e  B ,  que estão
        para antenas celulares se reduziu fortemen­  No  entanto, o geren­                      em operação. E le ressal­
        te  devido  a dois fatores principais. O   pri­  te  ressaltou  a  tendência            tou o im pacto da desva­
                                                                         Foi  destacada  a
        meiro  foi  a  conscientização  das  operado­  tecnológica  de  antenas                 lorização do  Real, ocor­
        ras com  tdma de  que esta tecnologia não   para  banda  larga  e  as                   rida no prim eiro sem es­
                                                                     tendência  tecnológica
        terá a possibilidade  do upgrade para a ter­  duais  (que  possibilitam                 tre e que  persiste  no se­
        ceira  geração  do  U M T S ,  que  levou-as  a   até  três  bandas)  e  que            gundo,  observando  que
                                                                        de  antenas  para
        parar os seus investimentos para sua análi­  podem  otim izar  as  es­                  as  operadoras  celulares
        se  e  decisão  a  favor  do  upgrade em  G S M    truturas  existen tes,  já           ten d em   a  co n c e n tra r
                                                                        banda  larga  e  as
        ou  C D M A .  O   segundo foi  que a falta de   que o com partilham en­                seus  investim entos  na
        interesse de  operadoras  em  adquirir  as  li­  to  de sites tende a se ex­            m elhoria  dos  existentes
                                                                              duais
        cenças  da  Banda  C   eliminou  a  demanda   pandir,  num   processo                   e  no lançam ento  de  no­
        para as antenas com entrega prevista no se­  que  restringirá  a  venda                 vos  serviços.
        gundo  trimestre  de  2001.  Neste  segundo   de alguns produtos da empresa, com o ca­  A   tendência para  a  banda  larga  im pli­
        semestre, ele espera uma  normalização da   bos e conectores, mas abre mercado para   cará na adoção de novos equipamentos de
        demanda, com  a retomada  dos  planos  de   as antenas duais. A  empresa teve 20%  do   transmissão e a tecnologia G S M  -  em im ­
        expansão na área celular e a instalação dos   faturamento em exportações para A rgen­  plantação  -   exigirá  m aior  núm ero  de
        sistemas em S M P  nas Bandas D  e E . O b ­  tina e  C hile no ano passado e deve repe­  E R B s  com  mais  equipamentos  de  trans­
        servou  que,  mesmo assim, a falta  de  inte­  tir este percentual em 2001 , mas em 2003   missão. Ele não previu para 2001 um cres­
        resse na Banda C  e parcialmente na Banda   espera ter 50%  da receita no mercado ex­  cimento de faturamento em relação ao ano
        E  reduzirá a demanda destas antenas nes­  terno. A  empresa está há dois ano no B ra­  passado, devendo  repeti-lo. Acredita  que
        te ano quase para a metade do inicialmen­  sil e vende mais para as operadoras, con-  soluções de 3G  deverão demorar uns qua­
        te  previsto. A   empresa espera crescer  aci­                            tro  anos  no  Brasil.  Além   disso,  estimou
        ma da demanda, aumentando sua partici­                                    em 23%  a participação da Harris no mer­
        pação por oferecer antenas de polarização                                 cado de  transmissão.
        cruzada,  que  perm item   E R B s  com  três                               A   Metawave  desenvolve  e  comercializa
        antenas em vez das nove tradicionais. Tam ­                               sistemas de otimização de tráfego celular em
        bém   desenvolveu  Antenas  Tripole,  que                                 E R B s  que  são  conhecidos  com o  sm art
        combinam  a  funcionalidade  de  três  ante­                              antennas e realizam o balanceamento deste
        nas. A s na faixa do SM P, com banda larga,                               tráfego entre diferentes setores, tendo como
        permitem troca de aplicações em sites com­                                foco principal sistemas cdma, mas também
        partilhados S M P  e W L L , e upgrade para a                             G SM .  Segundo  o  diretor  para  a América
         terceira geração/UM TS  sem  troca de  an­                               Latina, Federico  Pischel, o  mercado brasi­
         tenas.  Outro  enfoque  tecnológico  é  a fa­                            leiro deve ficar maduro para estes sistemas,
        bricação  de  antenas  com  dow tilt  elétrico                            principalmente a partir de 2002. Ele obser­
         ajustável, com  flexibilidade  na otimização                             vou  que as operadoras brasileiras já  são re­
         da  cobertura  com  padronização  com  um                                 ceptivas a sistemas de otimização, mas hoje
         mínimo de modelos de antenas. Ela fabri­                                  as das Bandas A  e B estão indecisas quanto
         ca no Brasil, desde  1998, antenas para sis­                              a tecnologia que irão utilizar.
         temas  de  telefonia celular e  exporta regu­                              A  Metawave foi fundada em  1995  nos
         larm ente  para  quase  todos  os  países  da                             E U A , a partir de uma divisão de tecnolo­
         Am érica do Sul. A  alemã Kathrein-W erke                                 gia avançada de  uma B aby B ell, e mundi­
         produz antenas  desde  1923, hoje também                                  almente seu faturamento dobrou de  1999
         com quase 40%  do mercado líder mundial                                   para  2000. Atua  nos  mercados  do  M éxi­
         em antenas para sistemas de telefonia m ó­                                co, Peru, Argentina e Brasil, além de C h i­
         vel.  O   fornecedor  de  antenas  H uber  +                              na, Coréia, Taiwan e  Rússia.
   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43