Page 40 - Telebrasil - Março/Abril 1999
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0   p e r i g o   d a   f r a u d e                                                                                                                                                                                                                           central, é importante checar esta opera­







                                                                                                                                                                                                                                                                                   ção com a base informatizada que a em­




                      r o n d a   a   t e l e f o n i a   c e l u l a r                                                                                                                                                                                                            presa deve  manter sobre seus  clientes.


                                                                                                                                                                                                                                                                                             Os dispositivos  de concentração de




                                                                                                                                                                                                                                                                                  tráfego de  várias centrais,  bem como o



                                                                                                                                                                                                                                                                                  processamento  de  mensagens  antes do


                     ioào  Carlos  Pinheiro da  Fonseca
                                                                                                                                                                                                                                                                                  faturam ento  são  estágios  excelentes



                                                                                                                                                                                                                                                                                  para  a ocorrência  de  fraudes  sofistica­



                                                                                                                                                                                                                                                                                  das.  Esses  pontos  devem  ser  sempre



                     A  fraude  é  um  grande  inimigo  da  boa  receita  da                                                                                                                                                                                                      checados também  com  consulta à base




                                                                                                                                                                                                                                                                                  de  dados  de  clientes.  O  r o a m i n g  é ou­

                     telefonia  celular.  Ela  ocorre  de  várias  formas  e                                                                                                                                                                                                      tro  ponto  sensível  e  as  relações  inter-





                                                                                                                                                                                                                                                                                 operadoras  devem  sempre  ser  audita-
                      deve  ser  prevenida  de  forma  sistemática,  ao


                                                                                                                                                                                                                                                                                 das  e  monitoradas.



                         ongo  de  toda  a  operação  da  empresa.                                                                                                                                                                                                                          A  detecção de  fraudes nem sempre é



                                                                                                                                                                                                                                                                                  fácil, concedeu Jim Reeves. E preciso mo­



                                                                                                                                                                                                                                                                                 nitorar o perfil normal da utilização do ser­



                                                                                                                                                                                                                                                                                 viço  pelos  clientes  e  verificar  qualquer



                                                                                                                                                                                                                                                                                 desvio. O cliente excedeu o limite decha-

                        J                im  Reeves, especialista  na pre­                                                                         sa  identidade  ou  um  falso  endereço  ao                                                                                   das estranhas? Também é  preciso “cote­

                                                                                                                                                                                                                                                                                 madas  pré-estabelecido?  Houve  chama­
                                         venção de  fraudes em  sistemas
                                                                                                                                                   postular  o  serviço,  já  sem  intenção  de


                                         celulares  da  Arthur  Andersen,  re­
                                                                                                                                                   pagar as chamadas que  irá  fazer, "Esta é


                      comendou  que  a prevenção contra  frau­                                                                                      uma  fraude  do  tipo  l o w   t e c h ,   mas  que                                                                          jar"  as  informações  obtidas  nas centrais



                      des  ou chamadas  indevidas que  não gc                                                                                      pode chegar a h i g h   t e c h   quando  o  frau-                                                                            e na rede com os arquivos do faturamen­



                       ram receita para a operadora deve ser de                                                                                    dador começa a mexer com cartões de cré­                                                                                      to e cobrança da empresa.



                      âmbito  total  e  cobrir  todas  as  fases  da                                                                               dito",  observou  o  técnico,  acrescentan­                                                                                              Procedimentos  de  auditoria opera­



                      operação.                                                                                                                    do que  é  preciso  estabelecer  limites  até                                                                                 cional  devem  ser  estabelecidos  como



                                —  Todo mundo, em  tese,  e  suspeito                                                                              para as chamadas  pré-pagas.                                                                                                  medidas  de  rotina.  Nada  custa  verifi-




                      de fraude até prova em contrario —, dis­                                                                                               As  fraudes de ativação,  mais compli­



                      se  o  técnico,  que  é  de                                                                                                                                                      cadas  e  h i g h   t e c h   do



                      opinião  que  prevenir  a                                                                                                                                        K               que as fraudes de subs­



                      fraude custa  muito  me­                                                                                                                                                         crição, mexem com oco-



                      nos  do  que  remediá-la                                                                                                                                                         ração da rede e com os

                                                                                                                        Prejuízo  de
                      depois de  implantada.                                                                                                                                                           sistemas de cobrança e



                                 Fraudes,  em  geral,                                                                                                                                                  faturamento.




                      não  só  causam  proble­                                                                    milhões,  fruto                                                                                       Já  houve  casos



                      mas  para  a  operadora                                                                                                                                                          em que quadrilhas es­



                     junto  a  terceiros,  como                                                                   de  quadrilhas                                                                       tabeleceram verdadei­



                      também  desviam  ener­                                                                                                                                                           ras  companhias  celu­



                      gia  gerencial  da  opera­                                                                     organizadas                                                                       lares piratas,  utilizan­



                      ção normal para seu sa­                                                                                                                                                          do a central de comu-



                      neamento. Em Singapu-                                                            __________                                                                      ___ tação da operadora le­



                      ra,  uma  quadrilha  che­                                                                                                                                                        gal.  Estas  fraudes



                      gou  a  lesar  uma  opera­                                                                                                                                                       nada  mais são do que




                      dora celular em mais de US$ 25 milhões.                                                                                      a versão celular das  velhas  fraudes que



                                Reeves alerta para a existência de dois                                                                            ocorreram (ocorrem?) nas operadoras te­



                      tipos principais de fraudes nos sistemas ce­                                                                                  lefônicas tradicionais.



                       lulares { v i d e   a   i l u s t r a ç ã o   M o d e l o  d a   O p e r a ­                                                           A fraude de ativação pode ter inicio



                      ç ã o   C e l u l a r )  e que são classificados de acor­                                                                     no  setor  de  vendas,  com  pessoas  pro­



                      do com o momento em que eles ocorrem no                                                                                      curando  obter  serviços  da  companhia.
                                                                                                                                                     /

                       fluxo de operação da empresa. São eles: as                                                                                   E  essencial,  nessa  fase,  levantar  o  ca­



                      fraudes de subscrição c as de ativação.                                                                                      dastro do cliente e sua  história credití-
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