Page 40 - Telebrasil - Março/Abril 1999
P. 40
0 p e r i g o d a f r a u d e central, é importante checar esta opera
ção com a base informatizada que a em
r o n d a a t e l e f o n i a c e l u l a r presa deve manter sobre seus clientes.
Os dispositivos de concentração de
tráfego de várias centrais, bem como o
processamento de mensagens antes do
ioào Carlos Pinheiro da Fonseca
faturam ento são estágios excelentes
para a ocorrência de fraudes sofistica
das. Esses pontos devem ser sempre
A fraude é um grande inimigo da boa receita da checados também com consulta à base
de dados de clientes. O r o a m i n g é ou
telefonia celular. Ela ocorre de várias formas e tro ponto sensível e as relações inter-
operadoras devem sempre ser audita-
deve ser prevenida de forma sistemática, ao
das e monitoradas.
ongo de toda a operação da empresa. A detecção de fraudes nem sempre é
fácil, concedeu Jim Reeves. E preciso mo
nitorar o perfil normal da utilização do ser
viço pelos clientes e verificar qualquer
desvio. O cliente excedeu o limite decha-
J im Reeves, especialista na pre sa identidade ou um falso endereço ao das estranhas? Também é preciso “cote
madas pré-estabelecido? Houve chama
venção de fraudes em sistemas
postular o serviço, já sem intenção de
celulares da Arthur Andersen, re
pagar as chamadas que irá fazer, "Esta é
comendou que a prevenção contra frau uma fraude do tipo l o w t e c h , mas que jar" as informações obtidas nas centrais
des ou chamadas indevidas que não gc pode chegar a h i g h t e c h quando o frau- e na rede com os arquivos do faturamen
ram receita para a operadora deve ser de dador começa a mexer com cartões de cré to e cobrança da empresa.
âmbito total e cobrir todas as fases da dito", observou o técnico, acrescentan Procedimentos de auditoria opera
operação. do que é preciso estabelecer limites até cional devem ser estabelecidos como
— Todo mundo, em tese, e suspeito para as chamadas pré-pagas. medidas de rotina. Nada custa verifi-
de fraude até prova em contrario —, dis As fraudes de ativação, mais compli
se o técnico, que é de cadas e h i g h t e c h do
opinião que prevenir a K que as fraudes de subs
fraude custa muito me crição, mexem com oco-
nos do que remediá-la ração da rede e com os
Prejuízo de
depois de implantada. sistemas de cobrança e
Fraudes, em geral, faturamento.
não só causam proble milhões, fruto Já houve casos
mas para a operadora em que quadrilhas es
junto a terceiros, como de quadrilhas tabeleceram verdadei
também desviam ener ras companhias celu
gia gerencial da opera organizadas lares piratas, utilizan
ção normal para seu sa do a central de comu-
neamento. Em Singapu- __________ ___ tação da operadora le
ra, uma quadrilha che gal. Estas fraudes
gou a lesar uma opera nada mais são do que
dora celular em mais de US$ 25 milhões. a versão celular das velhas fraudes que
Reeves alerta para a existência de dois ocorreram (ocorrem?) nas operadoras te
tipos principais de fraudes nos sistemas ce lefônicas tradicionais.
lulares { v i d e a i l u s t r a ç ã o M o d e l o d a O p e r a A fraude de ativação pode ter inicio
ç ã o C e l u l a r ) e que são classificados de acor no setor de vendas, com pessoas pro
do com o momento em que eles ocorrem no curando obter serviços da companhia.
/
fluxo de operação da empresa. São eles: as E essencial, nessa fase, levantar o ca
fraudes de subscrição c as de ativação. dastro do cliente e sua história credití-