Page 44 - Telebrasil - Março/Abril 1999
P. 44
Otimista em relação aos rumos muito para sc fazer em telecomunica de não permanecerem na com
do mercado brasileiro de ções. lemos uma particularidade mui petição. O senhor concorda?
telecomunicações, o vice-presidente to grande, somos a oitava economia e a
4.V densidade telefônica. Não, acho que temos espaço para to
e diretor geral de Marketing e
dos p rin cip al m en te em função
Desenvolvimento da Alcatel, Luís Quais as perspectivas para o dessusnossas particularidades. E digo
Antônio Alves de Oliveira, fala à mercado de telecomunicações mais. I la verá mercado por muito tem
Telebrasil sobre os projetos da neste ano? po. A previsão é de que em 2002 o mer
cado esteja dcsrcgulamentado, ainda
empresa para atuar no País e
Este é o ano da sedimentação, um ano assim haverá uma condição de
porque estar na short-list das
em que tudo mudou, lemos um proces tclcdcnsidade muito aquém de países
novas operadoras é o primeiro so mútuo de aprendizado que afeta to do primeiro mundo. Mesmo que os
passo para a conquista de um das as companhias, operadores e toda a mercados tradicionais amadureçam,
sociedade usuária potencial. () que fará novos nichos de mercados se abrirão.
projeto de atuação no Brasil.
diferença é como as companhias se or
Multiinstrumentista, o ex-professor
ganizaram nos últimos anos e nós Em quais tecnologias para o
de Engenharia da Universidade
estamos há três anos preparando a com WLL vocês estão apostando e
Estadual de São Paulo (Unesp) panhia para viver este atual processo. fornecendo?
também pratica esportes radicais
O problema cambial tem Temos produtos para a Banda 800
nos fins-de-semana "para eliminar
afetado as negociações Ml Iz, 900 M Il z e na Banda de 1.900
o estresse do agitado dia-a-dia".
da empresa? sem definir um nome para cada um.
Na Alcatel há três anos, Luís Antônio Nós os chamamos simplesmente de
costuma dizer que "está na guerra O problema cambial cria situações que Wireless Local Loop porque os s t a n -
para vencer", uma alusão à possibilitam melhoria na competitivi d a r d s vão mudar e nós não queremos
dade para os produtos fabricados no que o nosso produto tenha cara de fre-
competição cada vez mais acirrada.
Brasil; é o que tem sido uma das tôni qüência, nem cara de tecnologia ou
cas do projeto da Alcatel de rea de s t a n d a r d .
Qual o posicionamento daptação ao mercado brasileiro. Acho
da Alcatel Brasil dentro até que essa situação vai melhor privi Algumas tecnologias de
do Grupo Alcatel Asthom? legiar as competências. WLL permitem apenas tráfego
de voz e dados com baixa
Alguns especialistas têm dito velocidade. Em poucos anos,
A Alcatel é uma referência do grupo nas
que há mais fornecedores que o cliente de pequenas cidades
Américas. Dentro da hierarquia das
compradores no mercado bra vai querer acessar Internet,
companhias, estamos numa categoria
sileiro e são grandes as chances transmitir dados a altas
bastante elevada porque no Brasil há