Page 45 - Telebrasil - Março/Abril 1999
P. 45

taxas  de  velocidade.  Você                                                                                                  BNDES,  financiamento de operadores                                                                                          mercado  de  reposição  mais  lenta.  O




          concorda  que  é  mais                                                                                                        financeiros  internacionais e  aquele  no                                                                                    mercado de Call C enter está próspe­



          vantajoso  investir  pensando                                                                                                 qual usamos nosso próprio dinheiro. Nós                                                                                      ro e depende muito de quem fornece




           nessa  situação  futura?                                                                                                     estamos realizando esses três modelos.                                                                                       tecnologia.  Costum o  dizer  que  o  di­




                                                                                                                                                                                                                                                                     ferencial nem é a tecnologia ou o pro­




            Eu discordo, porque o mercado brasileiro                                                                                    Vocês  estão  direcionando                                                                                                   duto, porque todo têm. O diferencial



           é multifacial e tem características conti­                                                                                    seus  negócios  para  algumas                                                                                              está na prestação de serviços sobre a




            nentais, por isso tem de tudo:  mercado                                                                                      áreas  específicas?                                                                                                         tecnologia.



            de Terceira Onda,  que  é o modelo do




            mercado americano, hoje num estágio de                                                                                       Ainda não. Continuamos fortes em trans­                                                                                     Por  falar  em  tecnologia,  em




            sofisticação de suas aplicações; o merca­                                                                                    missão e comutação e estamos entrando                                                                                       que  segmento  acontecerá  a



            do de Segunda Onda ou  dos novos sabo­                                                                                       fortemente em operações satelitais. I loje                                                                                  maior  revolução  tecnológica?




             res, que é uma analogia ao nosso. Ele  é                                                                                    somos um dos poucos que têm  soluções



            m i l k t a l k  mas tem nuances que mostram                                                                                 completas  de  satélites:  nós  fabricamos,                                                                                 A maior revolução tecnológica aconte­




             comportamento de mercados maduros.                                                                                          desenvolvemos,  fabricamos,  colocamos                                                                                      cerá  no segmento  das  telefonias  mó­



             E o  Brasil  tem  esse  mercado  (veja  São                                                                                  em órbita e podemos operar para o cliente                                                                                  veis com a entrada do  1MTS 2000 -  e




             Paulo  e  outras  capitais)  mas  também                                                                                     com tecnologia Alcatel. Agora que as ope­                                                                                  isto é  um consenso mundial. Nós op­



              tem aquele mercado onde há necessida­                                                                                       rações satelitais devem ganhar mais força                                                                                  tamos pelo standard TDMA,  mas tam­




             de de apenas um  telefone pé-de-boi.                                                                                         e o mercado está se aquecendo, por isso                                                                                    bém estamos fornecendo equipam en­



                                                                                                                                          acho que temos boa chance de vendermos                                                                                      tos  com patíveis  coma  a  tecnologia



              Vocês  estão  apostando  na                                                                                                 satélites  no  Brasil.  Nós já  participamos                                                                               CDM \. Recentemente fechamos acor­




              entrada  do  GSM  no  Brasil?                                                                                               do lançamento de 455 satélites.                                                                                            dos  com  a  Motorola  e  a  (Jualcomm




                                                                                                                                                                                                                                                                      para fornecimento de comutação.




               Nós tentamos trazer o GSM como padrão                                                                                       Um  segmento  de  mercado                                                                                                           A Motorola, por exemplo, compra­



               tecnológico para o celular no Brasil;  ten­                                                                                em  ascensão  é  o  de                                                                                                      va da  DSG, empresa americana que a



               tamos, mas infelizmente não deu.  Então,                                                                                    Call  Center,  qual  é  a                                                                                                  Alcatel  adquiriu  há  seis  meses.  Nos­




               para celular não vemos mais possibilida­                                                                                    participação  da  Alcatel?                                                                                                 sos negócios também incluem o mer­



               de para o ( «SM ser s t a n d a r d  no Brasil. Km                                                                                                                                                                                                     cado  americano,  onde  a  DSC  tinha




               PC -N e P( ’.S vemos como uma das melho­                                                                                    Nossa presença nesse mercado ainda                                                                                         25% da comutação  pública.



               res hipóteses, não tem porque falarem bre­                                                                                  é  inexpressiva, mas em dois anos  te-                                                                                               Nós  queremos  vender  produtos  de



                                                                                                                                                                                                                           A
               que, o GSM  será uma das melhores op­                                                                                       remos uma presença forte. E um mer­                                                                                         tecnologia para as empresas de celulares,




               ções tecnológicas para o Brasil.                                                                                            cado enorme, avaliado entre USS  1  bi­                                                                                     mas  não  temos  interesse  em  fornecer



                                                                                                                                            lhão  a  USS  2  bilhões  em  dois  anos.                                                                                  radiobase ou terminais, embora na Europa



               Com  a  entrada  de                                                                                                          Entretanto seu crescimento depende                                                                                         a Alcatel lidere alguns mercados de termi­




               operadores  privados,  a                                                                                                     diretam ente do crescimento do mer­                                                                                        nais com um produto revolucionário cha­



               engenharia  financeira                                                                                                       cado  da empresa  e  da  função  direta                                                                                    mado “One touch”, que provê acessos



                                                                                                                                                                                                                ?
               passou  a  ser  peça  importante                                                                                             da relação econômica, lí tam bém  um                                                                                       a  meios  multidisciplinares.                                                                       Tlf5



               para  impulsionar  o  processo




               de  vendas  da  maioria  das




               empresas.  Vocês  estão



               adotando  esse  modelo




                de  atuação?










                E,  não  dá  para  falar em  plancjamentt



                sem que não envolva projetos de fínan




                ciamento. Temos vários em  andamen



                to,  mas  não  posso citá-los  ainda.  I lojt




                existem três modelos  de fmanciamen



                io:  aquele  em  que  se  usa  dinheiro  d(                                                                                                                                                                     Sede da Alcatel em São Paulo
   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50