Page 38 - Telebrasil - Março/Abril 1999
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justifica o diretor executivo da BCP



                                                                                                                                                                Já a  prova  da  importância  dada  pela



                                                                                                                                                      ATL ao atendimento é o fato da operado­



                                                                                                                                                      ra já ter ativado o serviço semanas antes




                                                                                                                                                      de oferecer suas  primeiras  habilitações.



                                                                                                                                                      Através de pesquisas divulgadas em mar­



                                                                                                                                                      ço, ficou constatado que 35% dos clientes



                                                                                                                                                      estavam “muito satisfeitos” com o aten­



                                                                                                                                                      dimento telefônico da empresa, enquan­



                                                                                                                                                      to os índices de “satisfação” e “insatisfa­



                                                                                                                                                      ção” alcançavam 50% e  11%, respectiva­




                                       Mássimo Tacchella, diretor                                                                                     mente. “Criamos na empresa a cultura do


                                       Comerciai da Maxitel                                                                                           cliente: a satisfação dele é a nossa maior                                                                                             Carlos Henrique Moreira,


                                                                                                                                                                                                                                                                                             presidente da ATL
                          opção corporativa da BCP é o serviço de                                                                                     preocupação”, diz o presidente Carlos I len-



                           atendimento exclusivo, com 48 funcioná­                                                                                    rique Moreira.                                                                                                            se aspecto e, diante dc insatisfação no




                           rios voltados para o segmento.                                                                                                       A Maxitel é  outra operadora  atenta                                                                            atendim ento,  pode  migrar  para outra



                                     Na Maxitel, há o “Alô Corporatc”, para                                                                           aos índices do atendimento telefônico:                                                                                    empresa", alerta.



                           clientes a partir de cinco linhas, que tam-                                                                                segundo as metas do setor, de cada  100                                                                                             A “outra em presa”, no caso a Tele-



                           bém prevê descontos progressivos quanto à                                                                                  consumidores que ligam para o c a / l c e n t e r ,                                                                       mig Celular, divulgou apenas os dados



                           quantidade de linhas e volume de tráfego                                                                                   pelo menos 90 tem de ser atendidos ime-                                                                                   numéricos do seu c a l l c e n t e r .   153 posi-j



         38                utilizado, além de disponibilizar o aluguel                                                                                diatamcnte, mesmo nas horas de pico.                                                                                      ções de atendim ento, 570 atendentes



                           de linhas e aparelhos. ATclemigí Celular lan­                                                                                                  I )ados recentes indicam que esse                                                                     e cerca de 22  mil  chamadas atendidas
               mar-abr/99


                           çará ainda este ano o aperfeiçoamento do                                                                                   percentual  chega, cm  média, a 92%.  O                                                                                   diariamente. Além do serviço telefôni­



                           seu “Programa (Corporativo” para usuários                                                                                  diretor  comercial  Massimo  Tacchella                                                                                    co convencional, a operadora aposta na



                           acima de quatro acessos. A A11. ainda está                                                                                 acredita que uma das principais dificul­                                                                                   Internet: a H o m e  p a g e  da Tclemig Celu­



                                                                                                                                                                                                                                                                                lar  incluiu  uma  espécie  de  consultor
                           desenvolvendo  planos  tarifários especiais                                                                                dades  das operadoras  é o atendimento                                                                                    eletrônico,  onde  o  internauta  digita

               Telebrasil                 Serviços de atendimento                                                                                     co deve ser usado para resolver 1009?' das                                                                                dados pessoais e pode visualizar na tela,
                           para pequenas, médias e grandes empresas.
                                                                                                                                                      pós-venda, sendo que o serviço telefôni­







                                                                                                                                                                                                                                                                                im ediatam ente,  o  plano  mais  aconse­
                                                                                                                                                      dúvidas ou queixas do usuário.







                                     Um  setor visto com  muito cuidado                                                                                           “O assinante é muito sensível nes-                                                                             lhado para o seu perfil.                                                                               Tf



                           pelas empresas em geral e operadoras cm




                           particular é o de atendimento. ( )s servi­                                                                                                                                S e r v i ç o s   f i s c a l i z a d o s


                           ços de atendim ento ao cliente  (SACs)


                                                                                                                                                                                    s  serviços  de  telefonia  no                                                                         Segundo o coordenador da área
                           adquirem  importância  vital  para  o de­

                                                                                                                                                                                    Brasil passarão a ser fiscali                                                                técnica do IDEC, Marcos Po, o pro­
                           sempenho  das  telefônicas,  e  a  central

                                                                                                                                                               O zados  mais de  perto.  Toma                                                                                   jeto  servirá  de  modelo  para  novas
                           de chamadas, conhecida como i a l l  c e n t e r ,


                                                                                                                                                                corpo um projeto inédito de prote­                                                                               iniciativas na América Latina e tem
                           está sendo alvo de investimentos e aten­



                           ção maciça.  Um c a l l  ( e n t e r  bem equipa­                                                                                    ção ao consumidor no setor de ser­                                                                               capital  importância  porque é a pri­



                           do pode desempenhar funções como te-                                                                                                 viços  públicos  onde  estão  classifi­                                                                          meira  vez  que  o  BID  financia  um



                           levendas. linha de suporte a dúvidas dos                                                                                             cados os serviços de telefonia con­                                                                              projeto  na  área  de  defesa  do  con­




                           consumidores e de telemarketing, além                                                                                                vencional e celular, de água e de ele­                                                                           sumidor.


                           de atender e redirecionar ligações para                                                                                              tricidade que passam por processos                                                                                         “O principal objetivo desse pro­




                           outras áreas da empresa.                                                                                                             de privatização. O Instituto Brasilei­                                                                          jeto é ampliar a participação de en­



                                     Na época da inauguração, o c a l l  c e n t e r  da                                                                        ro  de  Defesa  do  C onsum idor                                                                                 tidades de  consumidores  no acom­



                           BCP dispunha de 250 posições de atendi­                                                                                              (IDEC)  e  o  Banco  Interamericano                                                                              panhamento  e  controle  da  presta­



                           mento telefônico. Atualmente, o número                                                                                               de  Desenvolvimento  (BID)  assina­                                                                              ção  de  serviços  essenciais”,  desta­



                           chega a 600, com a média de ligações diári­                                                                                          ram  em  fevereiro  um  contrato que                                                                             ca  Po.  Um  dos  grandes  benefícios



                           as variando entre 35 e 40 mil. A preocupa­                                                                                           prevê  o  financiam ento  de  US$                                                                                do  projeto,  explica,  será  o  suporte



                           ção com a questão é tão grande que a empre­
                                                                                                                                                                 834.000  para  o  projeto  “Apoio  ao                                                                           ao  consum idor  na  fiscalização  da

                           sa criou um programa em que os executivos
                                                                                                                                                                 fortalecimento da proteção ao con­                                                                              qualidade,  da  eficiência  e  dos  pre­

                           visitam regularmente a central. “Dessa for­
                                                                                                                                                                 sumidor no setor de serviços públi­                                                                             ços  justos  de  serviços  prestados

                            ma, atingimos maior proximidade com os

                                                                                                                                                                 cos”, orçado em  US$  1,6 milhão.                                                                                pelas  empresas  de  telefonia.
                           clientes e avaliamos de perto os serviços”.
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