Page 38 - Telebrasil - Março/Abril 1999
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justifica o diretor executivo da BCP
Já a prova da importância dada pela
ATL ao atendimento é o fato da operado
ra já ter ativado o serviço semanas antes
de oferecer suas primeiras habilitações.
Através de pesquisas divulgadas em mar
ço, ficou constatado que 35% dos clientes
estavam “muito satisfeitos” com o aten
dimento telefônico da empresa, enquan
to os índices de “satisfação” e “insatisfa
ção” alcançavam 50% e 11%, respectiva
Mássimo Tacchella, diretor mente. “Criamos na empresa a cultura do
Comerciai da Maxitel cliente: a satisfação dele é a nossa maior Carlos Henrique Moreira,
presidente da ATL
opção corporativa da BCP é o serviço de preocupação”, diz o presidente Carlos I len-
atendimento exclusivo, com 48 funcioná rique Moreira. se aspecto e, diante dc insatisfação no
rios voltados para o segmento. A Maxitel é outra operadora atenta atendim ento, pode migrar para outra
Na Maxitel, há o “Alô Corporatc”, para aos índices do atendimento telefônico: empresa", alerta.
clientes a partir de cinco linhas, que tam- segundo as metas do setor, de cada 100 A “outra em presa”, no caso a Tele-
bém prevê descontos progressivos quanto à consumidores que ligam para o c a / l c e n t e r , mig Celular, divulgou apenas os dados
quantidade de linhas e volume de tráfego pelo menos 90 tem de ser atendidos ime- numéricos do seu c a l l c e n t e r . 153 posi-j
38 utilizado, além de disponibilizar o aluguel diatamcnte, mesmo nas horas de pico. ções de atendim ento, 570 atendentes
de linhas e aparelhos. ATclemigí Celular lan I )ados recentes indicam que esse e cerca de 22 mil chamadas atendidas
mar-abr/99
çará ainda este ano o aperfeiçoamento do percentual chega, cm média, a 92%. O diariamente. Além do serviço telefôni
seu “Programa (Corporativo” para usuários diretor comercial Massimo Tacchella co convencional, a operadora aposta na
acima de quatro acessos. A A11. ainda está acredita que uma das principais dificul Internet: a H o m e p a g e da Tclemig Celu
lar incluiu uma espécie de consultor
desenvolvendo planos tarifários especiais dades das operadoras é o atendimento eletrônico, onde o internauta digita
Telebrasil Serviços de atendimento co deve ser usado para resolver 1009?' das dados pessoais e pode visualizar na tela,
para pequenas, médias e grandes empresas.
pós-venda, sendo que o serviço telefôni
im ediatam ente, o plano mais aconse
dúvidas ou queixas do usuário.
Um setor visto com muito cuidado “O assinante é muito sensível nes- lhado para o seu perfil. Tf
pelas empresas em geral e operadoras cm
particular é o de atendimento. ( )s servi S e r v i ç o s f i s c a l i z a d o s
ços de atendim ento ao cliente (SACs)
s serviços de telefonia no Segundo o coordenador da área
adquirem importância vital para o de
Brasil passarão a ser fiscali técnica do IDEC, Marcos Po, o pro
sempenho das telefônicas, e a central
O zados mais de perto. Toma jeto servirá de modelo para novas
de chamadas, conhecida como i a l l c e n t e r ,
corpo um projeto inédito de prote iniciativas na América Latina e tem
está sendo alvo de investimentos e aten
ção maciça. Um c a l l ( e n t e r bem equipa ção ao consumidor no setor de ser capital importância porque é a pri
do pode desempenhar funções como te- viços públicos onde estão classifi meira vez que o BID financia um
levendas. linha de suporte a dúvidas dos cados os serviços de telefonia con projeto na área de defesa do con
consumidores e de telemarketing, além vencional e celular, de água e de ele sumidor.
de atender e redirecionar ligações para tricidade que passam por processos “O principal objetivo desse pro
outras áreas da empresa. de privatização. O Instituto Brasilei jeto é ampliar a participação de en
Na época da inauguração, o c a l l c e n t e r da ro de Defesa do C onsum idor tidades de consumidores no acom
BCP dispunha de 250 posições de atendi (IDEC) e o Banco Interamericano panhamento e controle da presta
mento telefônico. Atualmente, o número de Desenvolvimento (BID) assina ção de serviços essenciais”, desta
chega a 600, com a média de ligações diári ram em fevereiro um contrato que ca Po. Um dos grandes benefícios
as variando entre 35 e 40 mil. A preocupa prevê o financiam ento de US$ do projeto, explica, será o suporte
ção com a questão é tão grande que a empre
834.000 para o projeto “Apoio ao ao consum idor na fiscalização da
sa criou um programa em que os executivos
fortalecimento da proteção ao con qualidade, da eficiência e dos pre
visitam regularmente a central. “Dessa for
sumidor no setor de serviços públi ços justos de serviços prestados
ma, atingimos maior proximidade com os
cos”, orçado em US$ 1,6 milhão. pelas empresas de telefonia.
clientes e avaliamos de perto os serviços”.