Page 36 - Telebrasil - Março/Abril 1999
P. 36

c o n q u i s t a r

















                      m a n t e r   c l i e n t e s





















                      Augusto Góes e Ana Oliva











                      Com o duopólio estabelecido em quase todo






                      o país, as operadoras disputam o mercado palmo






                       a  palmo. Manter e conquistar a preferência do






                      consumidor exige cada vez mais esforço.














                                           escontos nas tarifas, planos de                                                                            no visor do aparelho toda vez que alguém



                                           assinatura segmentados, maior                                                                              deixa mensagem. “Estamos sempre nos



                        Datenção ao atendimento. Apesar                                                                                               antecipando á empresa concorrente, e



                       do serviço de telefonia celular ter ainda                                                                                      essa imagem fica na cabeça do cliente”,                                                                                         m a i ti­



                       muito a melhorar no País, são visíveis os                                                                                     confia Arnaldo Tibyriçá, diretor execu­                                                                                          res  atrati­



                      efeitos da competição no setor. Com ex­                                                                                         tivo da B( !P Outra preocupação da BC V                                                                                        vos: no mes-                                    I  I   ¦



                      ceção  da  Amazónia,  a  Banda  B já  está                                                                                     é investirem pesquisas regulares abran­                                                                                         mo  apare­



                      em operação em rodo o Brasil. Km cada                                                                                          gendo segmentos variados da população,                                                                                          lho,  o  usuário




                       uma das nove outras regiões onde há du­                                                                                       visando o desenvolvimento de produtos                                                                                           tem  disponível  o



                      opólio, o advento da concorrência bene­                                                                                        que possam ampliar o universo de usuá­                                                                                          sistema analógico para li­



                      ficiou o consumidor, que obriga as ope­                                                                                         rios poteneiais. “Queremos enterrar de                                                                                         gações  em  áreas  onde  a



                      radoras a melhorarem seu desempenho                                                                                            vez a idéia de que o celular é um luxo do                                                                                       nova tecnologia digital não



                      pelo simples  poder de escolher ou até                                                                                         chefe  de  família  das  camadas  mais  al­                                                                                     está ativada. Outra arma para



                      migrar para a empresa rival. ()utro desa­                                                                                       tas”. revela o executivo.                                                                                                      conquistar e manter clientes é in­



                      fio para o t r u i r k e t i n g  do setor é ampliar o                                                                                    I )isposta a responder à agressivida­                                                                                vestir em sistemas de informações



                      universo de usuários potenciais, fazen­                                                                                        de da rival da Banda B, a  lelesp Celular                                                                                       que possibilitem proteção contra f r a u d e s .



                     do com que o telefone celular transfor­                                                                                         tem  lançado  uma  série  de  promoções                                                                                         “O usuário quer ser atendido com rapi­




                      me-se em algo útil e necessário na vida                                                                                        para melhorar a qualidade de seus servi­                                                                                        dez e sentir-se seguro”, diz Henriques.



                     de cada vez mais gente.                                                                                                         ços e ampliar a base de



                                                                                                                                                     seus clientes.  Uma das                                                                                                                                                            Batalha no litoral


                     ______Disputa paulistana_____                                                                                                   metas da operadora é au­




                                                                                                                                                     mentar a capacidade di­                                                                                                                                                                             A  existência de



                               A região metropolitana de São Pau­                                                                                   gital c melhorar a efici­                                                                                                                                                       duopólio no Rio de Janei­



                     lo,  maior  mercado  brasileiro,  assiste  à                                                                                   ência  operacional.  Para                                                                                                                                                       ro e Espírito Santo é mais




                     disputa entre' lelesp Celular e B C d e s­                                                                                     o vice-presidente da em­                                                                                                                                                        recente, mas a concorrên­



                     de  18 de maio do ano passado, quando a                                                                                         presa, Abílio Ançã Hen­                                                                                                                                                       cia não c  menos explosi­



                     operadora da Banda B iniciou suas ativi­                                                                                        riques,  “cliente  bem                                                                                                                                                        va.  A  ATL  entrou  em



                     dades.  A  BCP conseguiu  avançar com                                                                                          atendido e satisfeito com                                                                                                                                                      cena de forma entusiás­



                     rapidez e, na virada do ano, já tinha cer­                                                                                     os serviços  não acha  ra­                                                                                                                                                      tica em dezembro último



                     ca de 700 mil clientes, contra 1,804 mi­                                                                                       zão para mudar de ope­                                                                                                                                                         e,  na  metade de março,



                     lhão da concorrente. Uma das estratégi­                                                                                        radora”, sintetiza.  Hen­                                                    Arnaldo Tibyriçá, diretor executivo da BCP                                                        havia  ultrapassado  a



                     as da BCP tem sido inovar nos serviços                                                                                         riques não cita números,                                                                                                                                                       marca das 270 mil linhas



                     de valor adicionado, como o “olho mági­                                                                                        mas afirma que muitos usuários de Ban­                                                                                           instaladas. A operadora inovou com o lan­



                    co”, que permite ao usuário visualizar o                                                                                        da B têm migrado para a Banda A.                                                                                                çamento do sistema celular pré-pago, cm



                     número de quem está ligando pelo visor,                                                                                                  A dupla cobertura - um benefício ex­                                                                                  que o cliente utiliza cartões para efetu­




                    ou a “caixa postal”, que ativa um ícone                                                                                         clusivo da Telesp Celular -  seria um dos                                                                                       ar suas  cham adas,  dispensando assi-
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41