Page 37 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1998
P. 37

XXXVII  Painel  Telebrasil




                                                                                                                                                   12 a 15 de novembro - SALVADOR - BA
                                                                              EMBRATEL

       0  consórcio  que  comprou  a  Tele

       Norte  realm ente  queria  comprar                                     C o m p e t i ç ã o   a c e n t u a d a

       esta  holding?  Ele  dispunha  do  ca­

       pital  necessário?

       ETHEVAIDO SIQUEIRA, RNT                                                   Segundo  Eduardo  Lcvv  (iardoso


        \tihino -  Faz  >0 anos que estamos fa­                               Moreira, diretor de sen içosda limbrarcl,

       zendo as coisas sem querer.  Unias dando                               a privatização permitiu maiores  liberda­

       certo.  Num jogo deste tipo dc pnvatiza-                               de dc ação empresarial e autonomia ge­


       V  \ • i leilão, existem surpresas agradáveis                          rencial. a oportunidade de competir com

       c < ^sagnidávcis.  Náo era o nosso alvo a                              as operadoras regionais nas ligações intr.i-

        \\  c Norte Leste. Queríamos  participar                              rede e um acionista controlador objetivo c


       tu re gião centro-sul. Fomos convidados a                              pragmático. Ele afirma que a Kmbratel

       Lrmar um consórcio nacional,  muito in-                                está preparada para manter a sua lide­

       ccntivado  pelo  próprio  Ministro  Lui/                               rança.

       ( irlos. que o via como uma possibilidade                                  Destacou  entre  as

       dc melhorar o preço.  Formamos um con-                                 vantagens da Kmbratel                               "A Embratel está


        NÕrcio bucha-de-canhão, para participar,                              a sua ampla rede dc te­

        elevar o preço c não ganhar.                                          lecomunicações.  que                               preparada para

           kealmcnte não espoávamos ganhar. Mas                               opera rádios, fibras óp­


        ;rês ou quatro dias antes grupos fortes fi-                           ticas, satélites c serviços                          manter  a  sua                               preços  e  os  prazos  dc

        n meeiros começaram a oferecer dinheiro c                             internacionais. Citou a                                                                           atendimento. Os preços

        montamos uma engenharia financeira com                                sun equipe dc profissio­                                liderança"                                estão caindo c os servi­

       duasou três instituições internacionais que                            nais.  que  desenvolve                                                                            ços  sendo  oferecidos

        \ libilizax a o negócio. Quando ganhamos,                             sen iços para tc k!< >s os r i -                                                                   mais rapidamente.


        explodiu a briga institucional do Banco do                            pos cie clientes, da pes­                                                                              Investimentos em ma­

        Br ísil  e  o  BNDES,  resultando  numa                               soa física até grandes corporações empre­                               rketing estão crescendo e a empresa está

        excrescência econômico-financeira. Porque                             sariais,  as propostas comerciais flexíveis                             implantando call-centcrs em quatro ou                                       Telebrasil


        js empresas pobres tinham dinheiro, ras­                              dc preço, prazo e qualidade, dentro de po­                              cinco regiões. O primeiro foi instalado

        param o fundo do tacho, conseguiram al­                               líticas dc descontos por volume dc servi­                               em  Juiz  dc  Fora  (\1G ),  para  m elhor

        gum bridgc longo adicional, c criaram o                               ços c por fidelidade. A oferta dc soluções                              atender os  seus clientes, tenham   eles

        único consórcio no mundo em todo o pro­                               dc telecomunicações globais envolvendo                                  contas de R$5.00 ou RS 5 milhões. Para


        grama dc privatização que é só capital.                               a rede internacional da empresa e a inte­                               estes últimos, que exigem serviços a ní­                                    nov/dcz/98

           Daí o BNDKS resolveu entrar com ca­                                gração com o seu grupo controlador, a                                   vel global, a empresa esta enfatizando a

        pital. não financiou os sócios. Os sócios ti­                         MClWorldcom, foi ressaltada.                                            marca Embratel/M Cl WorldCom e para

        veram que entrar com o capital. 0 único                                   Moreira diz que a operadora manterá                                 os primeiros, anúncios de ’IA’ informam


        financiamento que as pessoas achavam que                              sua liderança sc continuar respeitada pe­                               que o preço do Dl )l)n áo c  tão elevado.

        tinha foi um grande favor que todos os três                            los clientes, que exigem seriedade do for­                             Lembrando a fábula dc que uma águia

        sócios  privados  brasileiros  deram  ao                              necedor. qualidade dos serviços prestados,                              que com i\ eu com as galinhas só conse­


        BNDES. Nós fomos barriga-de-alugucl de                                preços competitivos, rapidez no atendi­                                  guiu voar após várias tentam  as. afirmou

        um financiamento do BNDKS para ele                                     mento c a segurança e com fiabilidade dos                              que a Kmbratel, mesmo tendo conv ivi­

        mesmo ('omo ele não estava registrado no                              serv iços. Segundo ele, a empresa já aten­                               do no ambiente monopolista com as de­


        consórcio, ele pegou o dinheiro, a Inepar, a                          de bem a estes requisitos, mas vem sc es­                                mais operadoras. sempre foi uma águia

        Kndradc Guticrrez c a GP receberam o                                   forçando para aprimorar dois deles, os                                  e náo se conformava com a falta dc com­

        dinheiro da participação deles, isso daí é                                                                                                     petição.

        convertido depois da aprtn ação da Anatei                              G10B0CAB0


        cm capital do BNDKS.
                                                                               Liberação complementará o processo

        Qual  a  política  dc  compras  da  Te­

        lefónica?  Ela  trata  com  o  mínimo                                     MoysésIMuciennik, d.» Globocabo, enfatizou  que a liberação irá complementar a

        de ótica c  justiça  o fornecedor bra­                                 privatização. ()bscruni que os ativos dos “incumbcnf' não garantem necessariamente

        sileiro?  Os  centros  de  decisão  de                                 o sucesso e eles estão conscientes desta realidade, mas as suas vantagens, como a base

        compras estão em São Paulo ou cm
                                                                               de clientes, a geração dc receita, e uma marca ja fixada, dev em ser consideradas.  \
        Madri?
                                                                               Globocabo pretende atuar neste mercado c possui ativos como atingir 1.5 milhão dc
        ETHEVAIDO SIQUEIRA, RNT
                                                                               lares conectados (aproximadamente (> milhões de clientes cadastráveis) com a única
        1  emindoXavicr ferreira  \ Telefónicae                                rede capilar dc banda larga do Brasil. Cita ainda as centrais de atendimento que sc

        uma empresa global, tem parâmetros de re­
                                                                               comunicam com estes usuários, uma cultura de entender os clientes c uma marca

        ferência dc custos pelos quais a infra-cx-                             construída ao longo do tempo.
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42