Page 41 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1998
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Telebahia não teme concorrência                                                                                                                                       locidade c backlxinc para pro­


                                                                                                                                                                           vedores dc Internet.

                                                                                                                                                                                 Voltada para o atendimen­

                                                                              ado cm  1992  não  foi  a  pri­
                inda  sem  disputa  na  telefonia
                                                                                                                                                                           to dos clientes, criou  rcccn-
     A          fixa, a  Telebahia, operadora ago­                           em aprimorar os seus méto­                                                                   de Mercado Empresarial com
                                                                              meira iniciativa da empresa
                                                                                                                                                                           remente um  Departamento
                ra  controlada  pela  Tcle  Norte

     I este. está preparada para a competição,                               dos operacionais e melhorar                                                                  profissionais qualificados que


      v ^ iirjo  seu presidente, Sizuo  \raka-                               os serviços. ( ata os programas                                                              dão um atendim ento perso­

     wj (foto), que destaca os investimentos                                 CCQ, implantado cm  1983c  1984.ode                                      nalizado aos 100 maiores clientes da em ­

     iji c pe rmitiram à empresa um nível de                                 gerente no processo dc transformação, de                                 presa. que respondem por cerca dc  \(Y 'r

     exuTéneia reconhecido nac ionalmente                                     1987 e 1988, o de administração partici­                                do faturamento da operadora.  \lcm deste


         Como  resultados, a operadora apre-                                 pativa, entre 1989 c  1992,  c o de plane­                               departamento, um grupo dc consultores

     v atava cm outubro último 865 mil ter-                                  jamento estratégico, também de  1992                                    cspccialmente treinados esta designado

      'inais instalados, dos c|uais 821  mil cm                                    \rakawa,  além  de  presidir  a  Tele­                            para atender aos  1.500 maiores clientes

    serviço, com um volume de tráfego de 971                                 bahia, é também diretor geral da área 111                               (excluindo os 100 primeiros) cm rodo o


    r ilhões de pulsos, um grau de digitali-                                 da Tcle Norte Leste, que engloba as ope­                                estado, propondo as soluções mais adequa­

    7jvio de  S0f r  da  planta,  33  mil  TPs e                             radoras Telergipe, Tclasa. Telpe, Telpa, e                              dos para as suas necessidades.  \ ênfase em

    n u  tcledensidade de 6,43 para cada 100                                Tclcrn. e defendeu os cortes de pessoal                                  clientes corporativ os não levou a empresa


    habitantes.  O  faturamento  de                                                                                                                              a  d escu id ar  dos  clien res

    pneiro a setembro de  1998  foi                           Evolução da Telebahia                                                                              residenciais, aos quais oferece scr-

    dc Rí 581  milhões, com um lu­                                                                                                                               v iços como atendimento com hora

    cro dc Rí 58 milhões e um ativo                                                                                                                              marcada e ccnrral dc atendim en­

    fi\o operacional de Rí 1,482 bi­                                                                                                                             to por telefone.  \ operadora vem


    lhão. Em outubro ela tinha3370                                                                                                                               investindo também na instalação

    empregados, uma relação de 244                                                                                                                               dc  lojas  modernas  c  funcionais,

    terminais por empregado.                                                                                                                                     onde o público vem sendo melhor


         \rakawa afirma  que o  nível                                                                                                                            atendido. Exemplo deste esforço

    dc excelência dos sen iços pres­                                                                                                                             é a loja da Telebahia que recebeu

    tados pela operadora é fruto de                                                                                                                              o certificado ISSO 9002 pelo ní­
                                                                                                19M     1»7
    um longo processo de mudanças                                                                                                                                vel dc atendimento oferecido.

    administrativas e operacionais,                                                                                                                                    A  melhoria  dos  serviços  tem


    que implantaram uma nova for­                                                                                                                               sido acompanhada  dc  um  cresci­

    ma de atuação dos profissionais e da em­                                anunciados pela holding, observando que                                 mento das receitas, que evoluíram dc Rí

    presa como um todo.                                                     a empresa não pode ter 16 estruturas ad­                                258.2  milhões  cm  1994  parj  R í  524.4

         \ definição dos objetivos estratégicos,                            ministrativas,  pois  ficaria  inviável  Se­                            milhões no ano seguinte, alcançaram  Rí


   a redução do endividamento, um adequa­                                  gundo ele, os atuais recursos dc informá­                                563.2 cm  1996 c no ano passado somaram

   do processo de  informatização, c a me­                                  tica possibilitam um melhor atendimen­                                  R í  659,9  m ilhões,  considerando  as

   lhoria da eficácia gerencial foram medi­                                to aos clientes com menor número de pro­                                 telefonia  fixa  c  celular,  desmembradas

   das implantadas  pela empresa, que em                                   fissionais envolvidos                                                    apenas no  início dc  1998, com a criação


    1992 iniciou um programa dc qualidade                                         \ Telebahia foi a primeira operadora                             da Telebahia Celular, hoje controlada pela

   total  Como apoio da Fundação Cristia-                                  telefônica brasileira a atuar como prove­                               Telefónica.

   noOtoni, dc julho a dc/cmbro daquele                                    dora comercial de acesso à Internet, pos­                                      Os investimentos da operadora, que


   ano, foram treinados 800 profissionais da                               sui sistemas de satélite e redes de dados                               vinham  crescendo,  passando  de  R í  79

   empresa, em todos os níveis hierárquicas                                que disponibilizam produtos e serv iços                                  milhões cm  1993  para  R í  138  milhões

        Segundo o dirigente, técnicas de rc-                               como Rede Inteligente, Scrviço Público                                   no ano seguinte c alcançando R í 542 mi­

   engenharia implantadas em  1993, de ge­                                 de Mensagem, Fast Internet, Telefone c                                   lhões em  1995. foram reduzidos a partir


   renciamento de processos, em 1994. e di­                                Fax Mrtuais, Videotexto e Atendimento                                   dc  1996 para Rí 521  milhões, tendo fi­

   agnósticos e revisões ocorridos nos anos                                Telefônico Automático. Também são for­                                  cado cm Rí  >00 milhões no ano passado.

   seguintes consolidaram uma mudança de                                   necidos pela operadora os scrv iços Bahia-                                     Entre 1995 e 1997, a queda no investi­

   cultura que, agilizando processos opera­                                web (hospedagen dc sites empresariais),                                 mento anual na faixa dc 12,2'V c o aumen­


   cionais  e  administrativos,  resultou  em                              BahiaMídia (transmissão de sonsc ima­                                    to das receitas em 92,7 >7 mostram, segun­

   aumento dc produtiv idade e melhoria dos                                gens aovivovia Internet), Bahiapat (trans­                              do Arakavv a, além do aumento de efic iên­

   serviços.                                                               missão dc dados por pacotes) c Bahiamail                                cia e produtividade da empresa, que os pri-


       O  presidente  da  Telebahia  lembra                                (correioeletrónico corporativ o). Ela ofere­                            nicipais pontos da rede já estão Ixrm aten­

   que o programa dc qualidade total inici­                                ce também circuitas dc dados dc alta v e­                               didos exigindo menores investimemos.
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