Page 41 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1998
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Telebahia não teme concorrência locidade c backlxinc para pro
vedores dc Internet.
Voltada para o atendimen
ado cm 1992 não foi a pri
inda sem disputa na telefonia
to dos clientes, criou rcccn-
A fixa, a Telebahia, operadora ago em aprimorar os seus méto de Mercado Empresarial com
meira iniciativa da empresa
remente um Departamento
ra controlada pela Tcle Norte
I este. está preparada para a competição, dos operacionais e melhorar profissionais qualificados que
v ^ iirjo seu presidente, Sizuo \raka- os serviços. ( ata os programas dão um atendim ento perso
wj (foto), que destaca os investimentos CCQ, implantado cm 1983c 1984.ode nalizado aos 100 maiores clientes da em
iji c pe rmitiram à empresa um nível de gerente no processo dc transformação, de presa. que respondem por cerca dc \(Y 'r
exuTéneia reconhecido nac ionalmente 1987 e 1988, o de administração partici do faturamento da operadora. \lcm deste
Como resultados, a operadora apre- pativa, entre 1989 c 1992, c o de plane departamento, um grupo dc consultores
v atava cm outubro último 865 mil ter- jamento estratégico, também de 1992 cspccialmente treinados esta designado
'inais instalados, dos c|uais 821 mil cm \rakawa, além de presidir a Tele para atender aos 1.500 maiores clientes
serviço, com um volume de tráfego de 971 bahia, é também diretor geral da área 111 (excluindo os 100 primeiros) cm rodo o
r ilhões de pulsos, um grau de digitali- da Tcle Norte Leste, que engloba as ope estado, propondo as soluções mais adequa
7jvio de S0f r da planta, 33 mil TPs e radoras Telergipe, Tclasa. Telpe, Telpa, e dos para as suas necessidades. \ ênfase em
n u tcledensidade de 6,43 para cada 100 Tclcrn. e defendeu os cortes de pessoal clientes corporativ os não levou a empresa
habitantes. O faturamento de a d escu id ar dos clien res
pneiro a setembro de 1998 foi Evolução da Telebahia residenciais, aos quais oferece scr-
dc Rí 581 milhões, com um lu v iços como atendimento com hora
cro dc Rí 58 milhões e um ativo marcada e ccnrral dc atendim en
fi\o operacional de Rí 1,482 bi to por telefone. \ operadora vem
lhão. Em outubro ela tinha3370 investindo também na instalação
empregados, uma relação de 244 dc lojas modernas c funcionais,
terminais por empregado. onde o público vem sendo melhor
\rakawa afirma que o nível atendido. Exemplo deste esforço
dc excelência dos sen iços pres é a loja da Telebahia que recebeu
tados pela operadora é fruto de o certificado ISSO 9002 pelo ní
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um longo processo de mudanças vel dc atendimento oferecido.
administrativas e operacionais, A melhoria dos serviços tem
que implantaram uma nova for sido acompanhada dc um cresci
ma de atuação dos profissionais e da em anunciados pela holding, observando que mento das receitas, que evoluíram dc Rí
presa como um todo. a empresa não pode ter 16 estruturas ad 258.2 milhões cm 1994 parj R í 524.4
\ definição dos objetivos estratégicos, ministrativas, pois ficaria inviável Se milhões no ano seguinte, alcançaram Rí
a redução do endividamento, um adequa gundo ele, os atuais recursos dc informá 563.2 cm 1996 c no ano passado somaram
do processo de informatização, c a me tica possibilitam um melhor atendimen R í 659,9 m ilhões, considerando as
lhoria da eficácia gerencial foram medi to aos clientes com menor número de pro telefonia fixa c celular, desmembradas
das implantadas pela empresa, que em fissionais envolvidos apenas no início dc 1998, com a criação
1992 iniciou um programa dc qualidade \ Telebahia foi a primeira operadora da Telebahia Celular, hoje controlada pela
total Como apoio da Fundação Cristia- telefônica brasileira a atuar como prove Telefónica.
noOtoni, dc julho a dc/cmbro daquele dora comercial de acesso à Internet, pos Os investimentos da operadora, que
ano, foram treinados 800 profissionais da sui sistemas de satélite e redes de dados vinham crescendo, passando de R í 79
empresa, em todos os níveis hierárquicas que disponibilizam produtos e serv iços milhões cm 1993 para R í 138 milhões
Segundo o dirigente, técnicas de rc- como Rede Inteligente, Scrviço Público no ano seguinte c alcançando R í 542 mi
engenharia implantadas em 1993, de ge de Mensagem, Fast Internet, Telefone c lhões em 1995. foram reduzidos a partir
renciamento de processos, em 1994. e di Fax Mrtuais, Videotexto e Atendimento dc 1996 para Rí 521 milhões, tendo fi
agnósticos e revisões ocorridos nos anos Telefônico Automático. Também são for cado cm Rí >00 milhões no ano passado.
seguintes consolidaram uma mudança de necidos pela operadora os scrv iços Bahia- Entre 1995 e 1997, a queda no investi
cultura que, agilizando processos opera web (hospedagen dc sites empresariais), mento anual na faixa dc 12,2'V c o aumen
cionais e administrativos, resultou em BahiaMídia (transmissão de sonsc ima to das receitas em 92,7 >7 mostram, segun
aumento dc produtiv idade e melhoria dos gens aovivovia Internet), Bahiapat (trans do Arakavv a, além do aumento de efic iên
serviços. missão dc dados por pacotes) c Bahiamail cia e produtividade da empresa, que os pri-
O presidente da Telebahia lembra (correioeletrónico corporativ o). Ela ofere nicipais pontos da rede já estão Ixrm aten
que o programa dc qualidade total inici ce também circuitas dc dados dc alta v e didos exigindo menores investimemos.