Page 38 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1998
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TELEFONICA

                                                                                                                                                                          tnitura pode scr montada. Temos situações
                V a n t a g e n s   n ã o   s ã o   t a n t a s                                                                                                           críticas como a decisão da teem »h »gi.i do ce­



                                                                                                                                                                          lular, onde oque ocorreu  retrata uma rei-


                                                                                                                                                                          Iidade, pois o custo do aparelho para o usu­
                                                                 () presidente                   Ferreira enfatiza que as sucessoras do
                                                                                                                                                                          ário c fundamental na competição.
                                                              da Tclesp. Fer­                 Sistema Tclcbras terão que adotar uma
                                                                                                                                                                              A Telefônica tem uma metodologia na
                                                              nando  Xavier                   atitude agressiv a de mercado, buscan­

                                                                                                                                                                          area dc compras que implanta em todos os
                                                              Ferreira, abor-                 do soluções q u e atendam   m elhor aos
                                                                                                                                                                          países nos quais opera. Rara produto ou scr-
                                                              dou a transição                 seus consum idores. a preços mais com ­
                                                                                                                                                                          v iço mais local, a decisão é exclusiva da ope­
                                                              (.las telecomu­                 petitivos. ( atandou mercado norte-ame­
                                                                                                                                                                          radora local. Quando há uma sinergia a ní­
                                                              nicações  em                    ricano, observa que tanto nov os forne­

                                                                                                                                                                          vel mundial. Madri participa da decisão. As
                                                              todoo mundo,                    cedores quanto operadores não tradicio­
                                                                                                                                                                          contratações depois são feiras no mercado
                                                              im pulsion ula                  nais de telecom unicações \ cm  obtendo
                                                                                                                                                                          local, não se importando  equipamentos
                                                              pela liberação                  grande sucesso e que, no segm ento dc

                                                                                                                                                                          (piando puderem cfctivamcntc ser supri­
                                                              dos mercados,                   inform ática, das  10 m aiores em presas
                                                                                                                                                                          dos aqui.
                pela cvultiç lo tecnológica, pela conver­                                     entre 1975 e  1995 apenas a I HM perm a­

                gência com as industrias de mídia c in­                                       neceu na lisra.                                                              Como  vê  WLL?

                formática e por maiores exigências dos                                            Segundo l  errcira. a mudança nas te­                                   JOAO CARLOS FONSECA, TELEBRASIL


                consumidores ern termi >s de preços equa-                                     lecomunicações Ixrneficiou os consumi­                                       I* erreira -C ómpctiçào nlodevc ser regula­

                lidadesdos ser\ iços. Klc diz que o grupo                                     dores, que tiv eram uma redução de cus­                                      da por acesso à tecnologia. W LL deveria

                Telefônica não vê como uma vantagem                                           to dc 80*7  nos últimos 10 anos na Eu-                                       estar disponível.  \s empresas poderiam

                excepcional  herdar toda uma estrutura                                        ropa.  os empregados do setor,  que de­                                      utilizá-la para agilizarc baratear o ofereci­


                que já existia.                                                               vem ganhar 100 mil  postos dc traba­                                         mento do serv iço. Restrição prejudica a co­

                    Segundo ele,os “incumbent" não |>os-                                      lho  no  Brasil  nos  próximos anos. e os                                    munidade usuária.

       36  suem \antagens competitivas tãoexpres-                                             620 bilhões cm  19%  e chegará brev e a                                      Como  esta  o  convergência  teleco­
                                                                                              investidores, pois o setor faturou I S$

                si\as. O reconhecim ento de que as es­
           nov/dez/98  truturas existentes não são suficientes                                operadores internacionais ccriou rcccn-                                      JOÃO CARLOS FONSECA, TELEBRASIL
                                                                                                                                                                           municações  e  TV  a  cabo?
                                                                                              l ’S$ 1  trilhão.

                para garantira competitividade futura é
                                                                                                  O grupo Telefónica faturou US$ 16
                                                                                                                                                                           Movscs  Plucicnnik  -   Experiência  em
                necessário para que as atuais operadoras
                                                                                              bilhões cm 1997. c um dos 10 maiores
                                                                                                                                                                           Sorocaba envolve 21)0 clientes recebendo
                melhor se preparem para a competição.
                                                                                                                                                                           serv iças Internet v ia banda larga no cabo.
                    I .em brou que, em termos tecnológi­
           Telebrasil   cos. os impactos são muito grandes e, ali­                            temente duas empresas, a T-Intcctanva                                        dm idas. Sobre telefonia no cabo. estão sen­
                                                                                                                                                                           IX» ponto dc visa técnico. nã( > existem mais
                                                                                              c  a  T-Data.  voltadas  para  as áreas dc

                ados a fatores econômicos, le\ aramocus-
                                                                                              Internet e comunicaç Io dc dados. \ o
                                                                                                                                                                           do desenvolvidos no externar padrões dc in­
                to tios meios de transmissão a cair 509? a
                                                                                              Brasil investiu l\SS 5 bilhões cm ope­
                cada três anos.                                                               rações, nas telefonias fixa e celular. Se­                                   teroperabilidade c outros. Estima-se que a
                                                                                                                                                                           telefonia II’via cabo esteja totalmcnte dis-
                    Ferreira tli/ que os “incumbent’  pos­                                    gundo ele, a Anatei, nesta fase inicial,                                     ponív cl até o final dc 1 (/W.  \  telefonia co­


                suem um valor do passado, que não con­                                        pode fav orcccr nov as operadoras, mas                                       mutada via cabo já tem tecnologia pronta c

                ta  para o futuro.  O cliente  busca solu­                                    no futuro deve liberara competição jus­                                      o esforço c no sentido de padronizar, redu­

                ções i m >vudc iras, come) billing e costumer                                 ta.  \o  Gov erno cabe  criar  condições                                     zindo preços.


                care diferenciados, integração de redes                                       econômicas para os investimentos, re­
                                                                                                                                                                           Como operadores tradicionais e no­
                móveis e fixas, pníjctos e gestão de redes                                    duzindo juros e ampliando o mercado,
                                                                                                                                                                          vos  utilizam  o  relacionamento  com
                c soluções integradas dc telecomunica­                                        com melhor distribuição dc renda.                                           fornecedores?


                ções com a tecnologia da informação.
                                                                                                                                                                           JOSÉ RIPPER, ASGA

                                                                                                                                                                           \tilano-Somos “incumbent*’ cestreamos

                                                     Gestão importará muito                                                                                               em outras áreas. Entendemos que opera­


                                                                                                                                                                          dores globais busquem soluções globaliza­
                        ( átrios I lenriquc Moreira, presidente da ATI ., que atuará na Banda B no Rio
                                                                                                                                                                          das. O Brasil sacrifica o fornecedor local com
                    dc Janeiro e no Espírito Saneo, enfatizou que o processo de gestão das operado­
                                                                                                                                                                          tributação voraz c a engenharia financeira,
                    ras será  um fator predom inante na competição entre as já instaladas c as que
                                                                                                                                                                           láxas dc financiamento devem ser reduzi­
                    surgem no mercado. ( 'onsidera a atuação da  Anatei muito eficiente. |*>is cia está
                                                                                                                                                                          das c incentives cm concorrências interna­
                    voltada para o cliente final c diz que as operadoras devem também se focar nas
                                                                                                                                                                          cionais reduziriam o custo dos impostos.
                    necessidades dos clientes. I Vira ele, na disputa entre os “incumbem" e as novas
                                                                                                                                                                          Existem propostas dc estrangeiros que são
                    operadoras, as primeiras levam algumas v antagens, principalmente na telefonia
                                                                                                                                                                          irrccusáv eis. São necessários mecanismos
                    fixa,  mas estas podem scr superadas se forem adotados modelos de gestão que
                                                                                                                                                                          que permitam igualdade de condições de
                    inovem i» relacionamento com os clientes finais e as tecnologias selecionadas
                                                                                                                                                                          competição para os fornecedores nacionais.
                    apresentem significativas vantagens competitivas para as novas empresas.
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