Page 39 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1997
P. 39

XXXM P a in e l






                                                                                                                                                                                                                                                                                                    T e le b ra s il

            negativos, que são a insuficiente quantidade e diversidade de serviços,                                                                                                        realizar alianças glo­



            decorrente da falta de competição e das amarras legais, e os preços                                                                                                            bais.



            de equipamentos, mais elevados do que no mercado internacional.                                                                                                                                Em termos de


                         Prevê que, com a entrada das novas operadoras da banda B e a                                                                                                      emprego, devem ser



            privatização total do  Sistema  Telebrás  em  1998,  a  globalização  se                                                                                                       valorizados  bons



            instalará no setor de telecomunicações brasileiro trazendo ao segmento                                                                                                         profissionais  técni­



            de serviços  das  operadoras  uma  oferta  ampla,  em  quantidade  e                                                                                                           cos,  gerenciais,  fi­



            diversidade, tarifas e preços mais baixos e a elevação da qualidade.                                                                                                           nanceiros  e  merca­



                        Para as indústrias, haverá  forte pressão sobre os preços, as                                                                                                      dológicos;  e  ocor­



            compras das operadoras  passarão  a  ser  decididas  por interesses                                                                                                            rerá uma redução de



            globais e não locais, com centros decisórios fora do País, tendem a                                                                                                            cargos  administra­                                                                                                                                          kf



            desaparecer ou ser absorvidos pequenos fornecedores brasileiros, e                                                                                                             tivos, burocráticos e                                                                                                                                        K


            a sobrevivência  das  indústrias  dependerá  de  sua  capacidade  de                                                                                                           de  assessorias.

                                                                                                                                                                                                                                                                     Gilberto Garbi, presidente da NEC







                 Novas  ODeradoras                                                 r
             i






                                                                                   busca  de  novos








                                               mercados  em  expansão












             A                                                                                                                                                                              mercado  de  serviços  libe­
                           Stet do Brasil, que integra o grupo Telecom Itália, faz parte do
                                                                                                                                                                                            privatização da Telebrás e no


                           consórcio que ganhou a concorrência para operar a telefonia celular



                                                                                                                                                                                            ralizados. Lembrou que o Brasil
                           na banda B na região 9 (Bahia e Sergipe).  0 presidente da empresa


                           Adolfo Rinaldi. observou que a globalização no segmento de teleco­


                                                                                                                                                                                            8a.  economia do mundo, tem
                           municações levou as operadoras a romperem  as fronteiras nacio­                                                                                                  é lider no Mercosul, passou à


            nais em busca de novas oportunidades de negócios,  pois nos países                                                                                                              grande extensão  territorial  e



            desenvolvidos em  telecomunicações  o  crescimento dos  mercados                                                                                                                uma disponibilidade suficiente



            domésticos é menor. Lembra que a liberalização dos mercados em escala                                                                                                           de  rede  de  servições  de



            mundial assegurou a presença de novos atores em  mercados antes                                                                                                                 telecomunicações.  Ressal­



            privativos, reduzindo os privilégios dos que neles atuavam.                                                                                                                     tou  ainda  a  estabilidade  e



                           Entre os desafios da globalização do setor, citou uma gestão guiada                                                                                              firmeza  do  governo  no



            pelo mercado e  não  pela  tecnologia  e a  mudança  da  mentalidade                                                                                                            processo de privatização e a



            empresarial diante da competição. "A globalização do segmento tende ao                                                                                                          existência  de  um  marco


            fracasso com atitudes muito agressivas de alguns atores do mercado,                                                                                                             regulamentatório  e  de  um                                                       >\dolfo Rinaldi, presidente da Stet do Brasil



            quando alguns grupos poderosos estabelecem um monopólio de fato e                                                                                                              órgão de controle do setor.                                                                                                                    I f p g j p



            quando se firmam situações de dependência tecnológica e econômica e                                                                                                                              Entre  os  efeitos da globalização das  telecomunicações  no



            as empresas buscam apenas um retomo imediato, sem atentarem para                                                                                                               País, citou a maior oferta de serviços, a preços menores, a utilização



            problemas de desenvolvimento dos países.  A receita do sucesso deste                                                                                                           de tecnologias e serviços avançados e um apoio mais eficiente à



            processo estaria numa regulamentação eficaz e equilibrada, em um órgão                                                                                                         clientela de serviços de comunicações globais de melhor qualidade



            regulador eficiente e  independente,  no  respeito aos  compromissos                                                                                                           e  preço.  Segundo  Rinaldi,  o  grupo  Telecom  Itália  é  a  quinta


            internacionais de reciprocidade, na eliminação de barreiras protecionistas                                                                                                     operadora  no  mundo  em  telefonia  fixa,  com  25  milhões  de



            injustificadas e no equilíbrio nas relações político-comerciais dos países                                                                                                     assinantes na Itália e 4 milhões no exterior, e a primeira em telefonia



            com os blocos econômicos."                                                                                                                                                     celular,  com  9,7  milhões  de  usuários,  dos  quais  1,7  no  exterior.



                           Ele defendeu a formação  de alianças estratégicas  entre as                                                                                                     Faturou US$ 25,3  bilhões no ano passado,  quando teve um lucro



            operadoras mundiais como forma de alcançar condições tecnológicas                                                                                                              líquido de US$1,9 bilhão, e entre 1997 e 2000 investirá US$ 6 bilhões



            e financeiras que permitam a elas ter uma presença internacional e                                                                                                             em atividades internacionais, que no final do século representarão



           uma diversificada oferta de serviços para os usuários, a preços com­                                                                                                            20% da receita total. Tem 120 mil empregados e em 24 de outubro


           petitivos.  A opção por grandes mercados emergentes deveu-se às                                                                                                                 último foi privatizada, com o estado italiano arrecadando US$  15



           dimensões dos negócios e faixa de retorno e à existência de blocos                                                                                                              bilhões.  Atua  nas  áreas  de  serviços  de  telecomunicações,



           econômicos, como o Mercosul.                                                                                                                                                    multimídia,  informática  e  serviços  inovadores  em  rede,  além  de



                                 Definindo a estratégia da empresa para este bloco, Rinaldi afirmou                                                                                       engenharia e fabricação de equipamentos.



           que ela pretende ser uma operadora panregional e projetar em toda a área                                                                                                                         Questionado se a Stet incentivaria os fabricantes brasileiros de



           a oferta das operadoras brasileiras privatizadas, desenvolvendo novos                                                                                                          equipamentos,  Rinaldi observou que dependerá da competitividade,



           serviços, como multimídia, e que tenha caráter social, como telemedicina,                                                                                                      pois a operadora tem de atuar com custos reduzidos para oferecer



           teleducação, teletrabalho. No mercado brasileiro a empresa pretende uma                                                                                                        aos clientes produtos e serviços mais baratos e eficientes. Lembrou



           presença a longo prazo mediante alianças com  grupos  brasileiros e                                                                                                            que as operadoras não têm a função de resolver problemas de balança



           internacionais, trazer todos os serviços e produtos do grupo e competir na                                                                                                     comercial, mas podem ajudar exportando serviços para o exterior.
   34   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44