Page 53 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1996
P. 53

graças  ao crescen­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    te uso  da  Internet.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    “Vamos  fazer  do


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    computador  pes­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    soal um dos pontos



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   da  convergência


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   entre  computação



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   e  telecomunica­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   ções",  prometeu


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Paul Otellini.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Visto como mais



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   um  eletrodomés­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   tico,  a  venda  do



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   computador  pes­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   soal,  cresce  a  um


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   rimo de 20% ao ano



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   e tem  uma  taxa de


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   penetração de 40%



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   nos  lares  norte-


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   americanos.  Isto  é



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   muito mais do que


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  conseguiram  apa­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  relhos de videocas­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  sete  (10%),  telefo­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   nes celulares (8%) e


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  secretárias eletrôni­



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  cas (3%). Em 1995.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  os EUA tinham um


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  total de 64  milhões



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  de  computadores,



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   ultrapassando o nú­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   mero  de  automó­


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   veis existentes. Nos


             em  problemas  de  padronização  de                                                                                       chip. O Intel 386 fez florescer os edi­                                                                                anos 80, o PC’ foi quase visto como um


             modo a criar uma arquitetura aberta que                                                                                   tores de texto; o 486 a interface gráfica                                                                              hobby, passando depois para o mundo



             possa  equipar  máquinas  de  diversos                                                                                    de janelas (Windows); e o Pentium as                                                                                   dos  negócios e explodindo,  agora,  no



            fabricantes,  ‘investir ou  morrer \  é  o                                                                                 aplicações  multimídia  e  as  comu­                                                                                   mercado doméstico.


             lema da Intel resumiu o vice-presidente                                                                                   nicações.  Ao planejai  um  novo chip,                                                                                         Mais  capacidade  do  processador



            executivo, Paul Otellini.                                                                                                  equipes de  hardware,  software  e  de                                                                                 gera  mais  aplicações  e  vice-versa.


                                                                                                                                       aplicações  trabalham  juntas  para                                                                                    Segundo Paul Otellini. a computação



            Concorrentes de olho                                                                                                       otimizar o produto.                                                                                                    visual  a  três  dimensões,  a  videocon­



            A  Intel  não está  sozinha  no  mercado                                                                                           Fabricantes  de  computadores  são                                                                             ferência sobre linha telefônica e a in­


            de  microprocessadores,  mas  sua  ar­                                                                                     grandes  montadoras  agregadoras  de                                                                                  terfaces de  voz  irão  preferir o  poder



            quitetura  vende  mais  do  que  a  dos                                                                                    valor ao processador central sob forma                                                                                computacional dos  novos chips  P6 e



            outros concorrentes, como o Mac, da                                                                                        de  memórias,  sistema  operacional,                                                                                  P7,  da  Intel,  que  inicialmente  serão


            Apple (8% do mercado); OHP-PA da                                                                                          equipamento  periféricos,  arquitetura                                                                                 introduzidos  para  máquinas  servi­



            Helwett-Packard;  o  Sparc  da  Sun;  o                                                                                    de  sistemas  além  de  detonar seu  po­                                                                              doras.  O  governo  norte-americano


            Risc/ 6000 e  o  Power  PC’  da  IBM;  o                                                                                  der de  marketing e de canais  de  dis­                                                                                fechou  contrato  com  a  Intel  para



            Alpha da  Digital e o  MIPS.  Um dos                                                                                       tribuição. A IBM tem sua própria linha                                                                                construção da primeira máquina com



            maiores  concorrentes  da  Intel  é  a                                                                                    de chi ps Power PC, a Digital, a linha                                                                                 um  Terabit  (um  trilhão  de  bits)  de


            American  Micro  Devices,  da Coréia,                                                                                      Alpha e a Apple chips da Motorola e                                                                                   capacidade.  Este  supercomputador



            mas seu chip não é arquitetura aberta                                                                                     da IBM. Segundo Paul Otellini, essas                                                                                   permitirá,  inclusive,  simular  uma
                                                                                                                                                                                                                                                             explosão atômica e poderá utilizar até

             Intel.  A  Cyrix,  criada  por engenhei­                                                                                 empresas  vão ter que decidir se  vão,                                                                                 mil processadores P6,  em paralelo.


            ros  da  Texas  Instruments,  tem  ar­                                                                                    no próximo passo,  utilizar, ou  não, a                                                                                        Dentre os países em expansão, como



            quitetura Intel, produz486e vai lançar                                                                                    linha P6 da Intel.                                                                                                    China,  Coréia,  Taiwan,  Argentina,



            o  Ml,  duas  vezes  mais  rápido que  o                                                                                          Quanto  às  telecomunicações,  a  in­                                                                          índia e  Rússia,  a  Intel  distinguiu  o


            Pentium.  “A  indústria  de  computa­                                                                                     dústria deposita grandes esperanças na                                                                                Brasil como local de interesse especial
                                                                                                                                      integração  do  micro  pessoal  com  a

            dores pessoais está, porém, construída                                                                                    linha  telefônica.  O  correio eletrônico                                                                             por ser uma das economias que  mais


            sobre nossa arquitetura",  aí irmou com                                                                                                                                                                                                         cresce  no  mundo.  No  Brasil,  a  Intel
                                                                                                                                      (E-Mail)  já  manipula,  nos  Estados

            orgulho Paul Otellini.                                                                                                    Unidos, mais mensagens do que os 100                                                                                  pretende dar o suporte de seus chips a


                    O  grande  jogo  de  negócios  cha­                                                                               bilhões  de  objetos  anuais  do  correio                                                                             fabricantes  locais  de  computadores,



             mado  microeletrônica  se  completa                                                                                      convencional.  Outra tendência é o uso                                                                                como no caso da Itautec e vai aumentar


             com  a  indústria  de  fabricantes  de                                                                                   do  microcomputador  on-line  para                                                                                    de 3 para 10% a parcela do faturamento



             computadores e agora com operadores                                                                                      nrestar serviços de consulta e de venda                                                                               local a ser investida em merchandi:ing
                                                                                                                                                                                                                                                            local a ser m

             de  telecomunicações.  A  indústria  de                                                                                  L  ^nnuimidor e que estão crescendo                                                                                   e marketing.



             software  é  associada  à  evolução  do
   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57   58