Page 50 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1996
P. 50

E S P E C I A L



















        da  fórmula  de  Índice  de  Preços  ao



        Consumidor  (IPC)  menos  um  x%.                                                                                                              Indicadores de desenvolvimento das TCs



        No caso,  X é a variável  destinada a                                                                                                                         na Argentina pós-privatização



        captar as reduções que possam pro­
                                                                                                                                                                                                                                                                                           Telecom Argentina (Norte)
         duzir-se  nos  custos,  como  conse­



         quência  do  incremento  na  produ­



         tividade  trazido  pelas  mudanças



         tecnológicas.



                  Foi  estabelecido  um  princípio


         segundo o qual, durante os primeiros                                                                                            Jun. 95



         dois anos posteriores à privatização



          da ENTEL se aplicaria o sistema de


          Taxa  de  Retorno,  para  o  ajuste  da



          tarifa  real,  a  fim  de  alcançar  uma



          rentabilidade de  16%.

                                                                                                                                                                  Total de linhas em  serviço (milhares)
                   Este  mecanismo  de  ajuste,  não


          chegou, porém, a aplicar-se, em fun­                                                                                     Nov. 1990


                                                                                                                                                                    Total de linhas instaladas (milhares)
          ção da renúncia que fizeram sobre o



           mesmo nos contratos de transferên­


           cia, as licenciatárias.





                                                                                                                                                           0                              500                         1000                           1500                              2000                           2500                          3000
           Resultados



           Do  ponto  de  vista  dos  usuários  do



           serviço, a análise de resultados cen-



           tra-se em  três questões:  parâmetros                                                                                  msiaiar  novas  iinnas  e  suostiiuir as

                                                                                                                                                                                                                                                            •     *  *  *  *  *  *     v  t     V
           de quantidade, qualidade do serviço                                                                                   existentes, juntamente com o grande                                                                                      primeira  cria  fortes  incentivos  às



           e tarifas.                                                                                                             percentual  de digitalização da  rede,                                                                                  mudanças  tecnológicas  e  a  buscar


                    Pelo  parâmetro da  quantidade,  a                                                                           que  no  sul  do  país  passou  de  \4c/<                                                                                competitividade,  ainda  para  as  li-



           expansão  da  rede  telefônica,  trans­                                                                               em  1990, para 66C  em junho do uno                                                                                      cenciatárias  com  regime  de  exclu­



           corrido  um  período  de  cinco  anos,                                                                                 passado (de  111 <  para 80* <  no norte)                                                                               sividade.  Além  disso,  torna  mais


            fez  o  número  de  linhas  instaladas                                                                               explicam o lucro alcançado.                                                                                              simples as funções de controle.



           crescer a uma taxa ao redor de  129<                                                                                           A  estrutura  tarifária  do  serviço                                                                                    As políticas a serem aplicadas no



           anuais,  assim  como  o  número  e                                                                                     básico herdou da época da  ENTEE,                                                                                        I muro por parte do governo argentino


            linhas em serviço.                                                                                                    uma série de distorções a serem cor                                                                                     e suas agências podem ser sintetiza­



                    O coeficiente de penetração tele­                                                                             rígidas  para  alcançar  objetivos  de                                                                                  das no seguinte:



           fônica, em igual período, cresceu de                                                                                   eficiência  econômica  e  de  compe­


            I  1,7  cm  novembro  de  1990,  para                                                                                 tição.  eliminando-se  subsídios  e                                                                                               1-  Prosseguir com a política diri­



            16,6 em junho de  1995. Os telefones                                                                                  ajustando-se as tarifas.                                                                                                gida  ao  mercado  e  com  a  desregu-



           públicos  por sua vez aumentaram  o                                                                                            Ema  avaliação  do  processo  de                                                                                 laçao,  com  o  objetivo  de  alcançar


           seu  número  no  mesmo  período  de                                                                                    privatização permite constatar que:                                                                                     índices  de  competitividade  interna­



           tempo, em  188%.                                                                                                                                                                                                                               cional.
                                                                                                                                          - E de fundamental importância que


                   O tempo de espera para a instala­                                                                              haja um marco regulalório prévio.                                                                                                2- Realizar o necessário tendo em


           ção  de  uma  linha  telefônica  era  de                                                                                       -  Os  resultados  positivos  des­                                                                               vista  obter o  máximo grau  de com­



           27 meses em novembro de  1990. Em                                                                                      critos permitem observar que frente                                                                                      petição no mercado, aperfeiçoara in-



          junho  de  1995 já estava  reduzido                                                                                                                                                                                                             terconexão  e  incorporar  novos  ser­
                                                                                                                                  a  uma  empresa  estatal  m onopo­

           quatro meses.                                                                                                                                                                                                                                   viços, como o  PCS.
                                                                                                                                  lista e  deficitária  foi  necessário

                   As  duas  licenciatárias,  graças                                                                                                                                                                                                          ^  3- Desenvolver uma política tari­
                                                                                                                                  privaiizá-la com  uma exclusividade

           fortes  investimentos,  superaram  z                                                                                   temporal.                                                                                                                fária para os  serviços em  exclusivi­


           metas mínimas de expansão da rcd                                                                                                                                                                                                               dade orientada a custos.
                                                                                                                                               Que,  para  lins  de  competição,

           e também as exigidas para a extensã                                                                                                                                                                                                                     4- Continuar assegurando com ab­
                                                                                                                                  icsultou  adequada  a  divisão  da

           do  período  de  exclusividade  pc                                                                                                                                                                                                              soluto respeito aos aspectos jurídicos.
                                                                                                                                  I  NTEL em quatro empresas, sujeitas
           mais três  anos,  prevendo  cada  um                                                                                                                                                                                                            o marco regulatório vigente.

                                                                                                                                  a  cumprir  adequadas  metas  físicas
           investir  ao  redor  de  I  bilhão  d                                                                                                                                                                                                                   5-  Otim izar  a  administração  e



          dólares até  1999.                                                                                                      (quantitativas)  e  de  qualidade  de                                                                                    a  utilização  do  espectro  radioelé-
                                                                                                                                  serviço  (qualitativas)  e  a  obrigato­

                   Os  indicadores  de  qualidade  a                                                                                                                                                                                                       Inco,  m ediante  a  concessão
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           v   v y   i a w   w   wy * ' ^   ^
                                                                                                                                  riedade dc garantir a universalidade
          cançados  pelas  licenciatárias  excc                                                                                   do serviço.                                                                                                              setor privado  de  seu  controle
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                -
                                                                                                                                                                                                                                                                         •

          dem com  folga os fixados pela cart                                                                                                                                                                                                              monitoração.                                                                                         1

                                                                                                                                          ' QUÇ a regulação tarifária através
          de exigências do governo. O grand
                                                                                                                                  do  “Price  Cap”,  oferece  grandes                                                                                     ( O (        o m     b a s e   e m        a r t i g o   d o   e n g e n h e i r o   R a u l   A -
          investimento  leito  no  sentido  d

                                                                                                                                  vantagens a respeito da regulação via                                                                                   A g i i e r o ,   S u b s e c r e t á r i o   d e   C o m                     u n i c a ç õ e s

                                                                                                                                                                                                                                                          A r g e n t i n a .
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55