Page 51 - Telebrasil - Maio/Junho 1995
P. 51
H dá um exem plo gritante: — " 1 — — ¦ - - I I — - , Hl
“Veja-se o caso da Telerj. que tem Serviços de Comunicação
2“0 mil terminais decadicos em
pleno centro do Rio de Janeiro. de Dados
Quando poderá trocá-los? Nem
Deus sabe..."
Considerando não haver termos D A T A F O N E - V D
de comparação, Boechat diz nào M IN A S B A N K I N G
gostar de confrontar nada do Brasil
com os Estados Unidos, mas lem- M IN A S E D !
bra que lá o uso do cobre em tele M IN A S P A C
comunicações foi congelado há dez V I D E O T E X T O
anos. “Alguma coisa já deveríamos G U IA E L E T R Ô N I C O
ter feito aqui também. Tínhamos M IN A S D A T A - P L U S
que ter congelado a rede de cobre
há bastante tempo, só abrindo M IN A S M A IL - 4 0 0
exceção como último recurso", diz.
Quando da implantação do pro
jeto de qualidade total na empresa,
foram feitas entrevistas gravadas
em video diretamente com alguns ela que fez mudar a cabeça das pcs- Uma coisa que lhe impressionou
clientes. Eles disseram cobras e soas na Telemig", diz Boechat. No foi o silêncio posterior. Indagando
lagartos da Telemig. Na empresa, o primeiro seminário que foi feito alguns sobre o que tinham achado,
pessoal foi apanhado de surpresa com chefes de divisão, departamen cies reconheceram que os clientes
Foi preciso uma pessoa fiança, para tos e gerentes, alem de outros em estavam cobertos de razão. A maio
di/er tão-somente a verdade, para pregados. envolvidos diretamente ria entendeu o recado c isso trouxe
sacudir a pachorra com o atendimento, Boechat fez uma mudança muito grande no
“Deveríamos ter erigido uma questão de observar a reação das comportamento das pessoas na
estátua para essa pessoa Porque foi pessoas. empresa, inclusive na diretoria. Hf
T e l e m a r k e t i n g : m a i s s e r v i ç o s p a r a o s c l i e n t e s
Explorando diver si f u a d o s I ntre us \ aniagens anunciadas bimentos de reclamações sobre
nichos de mercado, a lelcnug pela Iclcmig estão o aluguel de produtos e serviços, passando
desenvolveu um serviço dc Ide salas, oiientaçáo e acompanha pela venda direta (de produtos e
marketing I quipado e in mento. As possibilidades dc uti serviços), e captação de clientes,
lormati/ado, ele oferece a o s l i z a ç õ e s oferecidas váo da até o acompanhamento pós-
clientes possibilidades múltiplas prestação dc informações, reee- venda. (R.N.H.)
dc vendas diretas c mitras ativi
dades de atendimento ao con • «, *
sumidor. n *• ,
“Entre outras coisas, o tele ?
marketing da lelcmig facilita a
comunicação direta entro as Lj -là '
Karin:
empresas c seus clientes", afirma : vendendo
Karin Prokop, coordenadora do telemar
serviço sediado na Av Afonso keting
J^na, em líelo I lorizonte. para uso
Pesquisas m ercadológicas, múltiplo.
yendas diretas, serviços de aten
d t mento ao consumidor e aeom
i I *
Paiihíirncnto pós venda, são
furnas das possibilidades o lo
Cc|das pelo serviço