Page 55 - Telebrasil - Maio/Junho 1995
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Jardins em Sào Paulo a opçào prefe
rencial será o cabo. Por outro lado. o
sistema MMDS dá cobertura a 80%
da cidade de Sào Paulo.
Quanto ao uso da rede pública para
veicular sinais de tva. as “teles” pode
rão oferecer facilidades de rede para
transmissão de sinais de tevê — com
tarifas fixadas pelo MC’ e poderão
operar o serviço, caso a iniciativa pri
vada não tenha interesse, se interesse.
Se a companhia telefônica não oferecer
a rede, ela não poderá impedir o acesso
e a construção da rede pela operadora
de tevê a cabo. Esta. por sua vez, deve
oferecer sua capacidade excedente para
outras empresas de tevê a cabo e para as
concessionárias para prestar serviços
públicos de TCs.
André Mendes de Almeida, advogado
da NET Brasil achou que a Telebrás
le\ou vantagem com a regulamentação
da tevê a cabo: garantiu prioridade no
uso da rede, tem parceria na sua cons
trução, tem direito de uso e vai faturar
com seu aluguel. E nem todos acham
que a legislação sobre distribuição de
tevê por assinatura deve sei específica
para cada tipo de tecnologia. “Afinal As untenas "multifoco" com refletor esfenco-parabólico permitem que uma mesma antena
tudo sào bits’' observou a ex-deputada fixa se comunique com uma dezena de satehtes. na banda Ku ou C,
Irma Passoni, uma das arquitetas da Lei em qualquer polarização.
de I V a ( abo. Os EUA estão agora
engasgados com seu mundo dual de
telecom unicações c de operadores vulade nem para a TVA c nem para a (iala\> mas não assinou nada, pois o
de ( A í V que tentam resolver, disse a M I controle operacional teria que ficar em
cx-parlamentar. A NI I optou por canais interna 1 os Ange cs e o ângulo de visada era •
cionais, como ( N I, s p \, Discoxcrv e muito baixo (28° no Rio), lambem
C om petir e nao b u ro c ra tiza r Box, com sinais quase públicos, da IX 5 pensou cm utili/ar o Panamsat que
Para Walter í ongo, presidente da c IV espanhola Adalberto Viannu, di- explodiu Quanto ao Nahuel europeu-
A ssociação Brasileira de Ievé por rctoi de marketing da NI E, prevé u argentino e o Panamsat II só sào para
Assinatura - ABI A, e top exccutivc da introdução de canais “étnicos”, em lúq Poderá vir a surgir uma solução
( VA. do grupo Abril, o que vai regular a árabe* italiano, judeu e japonês que com a ( omsat Intelsat. Nos EUA, em
distribuição da tevê no Brasil será a têm audiência junto a emigrantes c apenas um ano. a direct-home-tx (box)
conquista do assinante pela qualidade seus descendentes t m canal em alemão cresceu paia I milhão de assinantes.
do serviço, bem corno u exclusividade sena possível pnr.i Blumenau (SC) São “Para o futuro o quadro é de duas ou três
da programação e não a btiiocrtuia e um milhão dc poriuguêsc* so no Rio. operadoras de tva por região”, previu
nem os interesses corporativos. Alberto I xistem cerco de cinquenta mil árabes Walter I ongo, da EVA.
Pccegueiro, da NI I Brasil, enfatizou a c cem mil iudeus com o assinantes O mercado da televisão e do entrete
importância da programação pata con em potencial O Brasil c um caldeirão nimento mexe com números astronômi
quistar o assinante A escolha do ”mix" cultural. cos A 1 \ Globo que tem 70% do mer
correto, no coquetel de programas olea* A EVA, poi sua vez, contra ataca cado aberto dc te\ô e faturou um bilhão
eidos ao assinante, c fundamental com as “superstations” ABC', NB( c dc dólares em 1994 é vista aqui como
filmes, esportes e shows são ainda os ( BS c canais ao vivo de entretenimento um gigante. I la ê, no entanto, a única
mais populares e considerados canais e dc shows femininos. O canal E.SPN representante brasileira com 1,2% do
“premiunf \ Brasil enfati/a os esportes brasileiros, o mercado mundial no ranking mundial
“C omeçou a briga dos programadores I urochannel* com a TI 1 c a RA1 ita (ias cem maiores empresas do ramo.
internacionais“, afirmou M arcelo liana, os film es do cinema europeu A propósito, a tevê de Portugal é
Spinola, da HBO do Brasil. A Warner c I xistem três barreiras para a progra 70% estatal existem também 4 mi
,i Sony sc uniram com mais de cem estú mação. explicou Marcos Amazonas, lhões de telefones, 60% de rede digi
dios independentes e criaram a HBO - diretor dc programação da EVA: a lín talizada e 10% de celulares mas
Home Box Office, uma empresa espe gua c preciso legcndar filmes a surgiu o grupo empresarial da Portugal
cialista em programação que opera em cultura c os eventos “prime time", ao Telecom que quer chegar ao final deste
35 países, cobre 22 m ilhões dc as vivo, por causa dos fusos horários. A Século com um milhão e meio de lares
sinantes, investe um bilhão de dólares luta pela supremacia está levando a EVA unidos por cabo. Para auxilia-lo nesta
só cm marketing, está testando servi e a NET a disputarem fornecedores de tarefa, a Portugal Telecom lançou o
ços interativos na flórida e tem seu programas, meios de distribuição e até “FibraV\ um boneco cuja imagem de
próprio estúdio de produções, em executivos de programação. marketing simboliza a determinação lusa
Holywood. Eles têm os canais HBO A I VA c o “partner" da Hughes, no para a tevê a cabo.
e IIB02 v iá pensam em abrir um sistema (ialaxy (vide Telebrasil M A
terceiro, além do Warner Channel para p 20) para a televisão direta para a Im pacto da tecnologia
a família, o Sony Channel com talk residência (1)1 II). A Net, que quer ( ) BrazilEink 495 serviu dc mostra para a
shows e o Cinema X com filmes cm cobrir todo o Brasil, esteve cm agosto tecnologia. A começai pelas antena
preto c branco A HBO nao da excliisi- de (M conversando com o pessoal do “m ultifoco’* com refletor esférico -c>