Page 48 - Telebrasil - Maio/Junho 1995
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concurso.  Supondo  que  haja  um



                     profissional de alto nível trabalhan­                                                                                                  A Telemig em cifras monetárias



                     do em  outra  empresa  e que mesmo



                     assim se disponha a fazer o concur­


                                                                                                                                                              Valor de uma linha comercial/residencial,
                     so, caso ele nào passe no teste,  sou

                                                                                                                                                              na Capital e no Interior.........................................................................R$1.117,63
                    obrigado  a  contratar  um  inexperi­




                    ente", queixa-se Boechat.                                                                                                                   Investimento total da empresa para  1995................................... R$299 802 000



                             Em  sua  opiniào,  quebrar  o  mo­

                                                                                                                                                              Investimento total da empresa para  1996....................................................R$396 860.000
                    nopólio  sem  alterar  as  regras  que



                    pesam  hoje em  cima  das estatais, é                                                                                                     Investimento total da empresa para  1997..........................                                                                                          R$481  538.000



                    o  mesmo  que  botar  o  Mike  Tyson



                    para  lutar  com  o  Maguila,  nào                                                                                                       Valor total mensal dos salários nominais (mar/95)........................................ R$6 597.000



                    havendo  a  menor  chance  para  as                                                                                                      Custo total com pessoal (mar/95)................................................... RS 15.425.000




                    empresas estatais.


                             De  fato,  quem  for  explorar  a                                                                                               Receita Operacional mensal  (mar/95)................................. .......   R$70 704.000




                    faixa  B  vai  tentar  buscar  seus  re-

                                                                                                        r                                                    Lucro Operacional mensal (mar/95).............. ...................................R$8 337 000
                    cursos  humanos  onde?  E  de  se



                    supor  que,  muito  provavelmente,



                    seja  nas  operadoras  do  Sistema



                    Telebrás.



                            Por outro  lado,  não dá  nem  para



                    se  considerar  a  hipótese  da  for­                                                                                  nas  um  importante  apoio  para  isso                                                                                            Mas  para  ele,  os  ventos  mu*



                    mação  de quadros em  tempo  hábil,                                                                                   tudo.  A  mentalidade  tecnicista  não                                                                                    dancistas  são  muito  bem-vindos e




                   para  um  sistema  cuja  implantação                                                                                   pensa  no  cliente.  Até  hoje  usamos                                                                                    benfazejos.  Em  primeiro  lugar



                   se  dá  num  prazo  máximo  de  120                                                                                    nossa  engenharia  para  sacanear  o                                                                                      porque, se nào acontecer nada. pelo



                   dias.  “Onde,  então,  encontrar                                                                                       cliente”, denuncia.                                                                                                       menos já  mexeu  com  a  cabeça das



                   profissionais  formados,  experi­                                                                                               Segundo  o  presidente  da  Tele­                                                                                pessoas,  questionando  conceitos



                   entes?”,  pergunta  Julio  Boechat.                                                                                     mig,  outro  problema,  é  a  idéia  de                                                                                  anacrônicos.  A maioria, felizmente,



                   “Aqui  em  Belo  Horizonte,  na Tele­                                                                                  que  o  importante  não  é  o  cliente,                                                                                   em  sua  opinião, já  sabe  que tem



                   mig,  claro.  E  ao  funcionário  que                                                                                  mas  o  serviço  técnico.  Quando                                                                                         que  mudar.  E  já.  Caso  contrário,




                   parte  para  ganhar  o  dobro,  eu  vou                                                                                deve  ser exatamente  o  contrário.  E                                                                                    terá  que  fazê-lo  mais  tarde  com



                   ter apenas  que  agradecer a  colabo­                                                                                  a  mudança  dessa  mentalidade  é                                                                                         prejuízos maiores.



                   ração  dada  à Telemig,  dar os  para­                                                                                 difícil,  porque  encontra  resistên­                                                                                              Assim  como  há  estatizaçào



                   béns  e  desejar  felicidades  e  pron­                                                                                cias, principalmente na Telebrás.                                                                                         burra, para o presidente da Telemig



                   to”, responde Boechat.



                           O  presidente da Telemig adverte



                   que de nada adianta retirar as amar­



                   ras  que  tolhem  as  estatais,  se  elas




                   não  estiverem  preparadas  para



                  competir.  E  não  se  trata  dc  apenas



                  mudar o  modelo  de  gestão.  A  em­



                  presa  tem  que  estar  preparada  e



                  somente aí receber a liberdade.




                          Antes,  em  sua opinião, é preciso



                  mudar  a  mentalidade.  “Existe  uma



                  crença,  presunçosa  e  arraigada,  se­



                  gundo  a  qual,  somos  os  bons  e,  os



                 donos  da  verdade.  O  cliente  é  um



                 chato  e  a  empresa  operadora,  uma



                  firma  de  engenharia",  diz  Julio



                  Boechat.




                         “Na  verdade,  somos  empresas



                 prestadoras  de  serviços  de  teleco­



                 municações.  Temos  que  estar  pre­



                 ocupados  com  o  mercado.  Com                                                                                                          1989                           1990                           1991                           1992                           1993                          1984                          1995



                 marketing.  Com  vendas.  E  com

                                                                                                                                                                                                                                                             *•;  :•  Tr T’1'                WIR
                 atendimento.  A  engenharia  é  ape­
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