Page 48 - Telebrasil - Maio/Junho 1995
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concurso. Supondo que haja um
profissional de alto nível trabalhan A Telemig em cifras monetárias
do em outra empresa e que mesmo
assim se disponha a fazer o concur
Valor de uma linha comercial/residencial,
so, caso ele nào passe no teste, sou
na Capital e no Interior.........................................................................R$1.117,63
obrigado a contratar um inexperi
ente", queixa-se Boechat. Investimento total da empresa para 1995................................... R$299 802 000
Em sua opiniào, quebrar o mo
Investimento total da empresa para 1996....................................................R$396 860.000
nopólio sem alterar as regras que
pesam hoje em cima das estatais, é Investimento total da empresa para 1997.......................... R$481 538.000
o mesmo que botar o Mike Tyson
para lutar com o Maguila, nào Valor total mensal dos salários nominais (mar/95)........................................ R$6 597.000
havendo a menor chance para as Custo total com pessoal (mar/95)................................................... RS 15.425.000
empresas estatais.
De fato, quem for explorar a Receita Operacional mensal (mar/95)................................. ....... R$70 704.000
faixa B vai tentar buscar seus re-
r Lucro Operacional mensal (mar/95).............. ...................................R$8 337 000
cursos humanos onde? E de se
supor que, muito provavelmente,
seja nas operadoras do Sistema
Telebrás.
Por outro lado, não dá nem para
se considerar a hipótese da for nas um importante apoio para isso Mas para ele, os ventos mu*
mação de quadros em tempo hábil, tudo. A mentalidade tecnicista não dancistas são muito bem-vindos e
para um sistema cuja implantação pensa no cliente. Até hoje usamos benfazejos. Em primeiro lugar
se dá num prazo máximo de 120 nossa engenharia para sacanear o porque, se nào acontecer nada. pelo
dias. “Onde, então, encontrar cliente”, denuncia. menos já mexeu com a cabeça das
profissionais formados, experi Segundo o presidente da Tele pessoas, questionando conceitos
entes?”, pergunta Julio Boechat. mig, outro problema, é a idéia de anacrônicos. A maioria, felizmente,
“Aqui em Belo Horizonte, na Tele que o importante não é o cliente, em sua opinião, já sabe que tem
mig, claro. E ao funcionário que mas o serviço técnico. Quando que mudar. E já. Caso contrário,
parte para ganhar o dobro, eu vou deve ser exatamente o contrário. E terá que fazê-lo mais tarde com
ter apenas que agradecer a colabo a mudança dessa mentalidade é prejuízos maiores.
ração dada à Telemig, dar os para difícil, porque encontra resistên Assim como há estatizaçào
béns e desejar felicidades e pron cias, principalmente na Telebrás. burra, para o presidente da Telemig
to”, responde Boechat.
O presidente da Telemig adverte
que de nada adianta retirar as amar
ras que tolhem as estatais, se elas
não estiverem preparadas para
competir. E não se trata dc apenas
mudar o modelo de gestão. A em
presa tem que estar preparada e
somente aí receber a liberdade.
Antes, em sua opinião, é preciso
mudar a mentalidade. “Existe uma
crença, presunçosa e arraigada, se
gundo a qual, somos os bons e, os
donos da verdade. O cliente é um
chato e a empresa operadora, uma
firma de engenharia", diz Julio
Boechat.
“Na verdade, somos empresas
prestadoras de serviços de teleco
municações. Temos que estar pre
ocupados com o mercado. Com 1989 1990 1991 1992 1993 1984 1995
marketing. Com vendas. E com
*•; :• Tr T’1' WIR
atendimento. A engenharia é ape