Page 43 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 43

INFORME                           PUBLICITÁRIO












                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    ERICSSON








































































































                                       No  final  da  II  Guerra  Mundial,  a  Ericsson                                                                                    Uma visão retrospectiva irá constatar que, no



                               incorporou  à  sua  personalidade  o  sotaque                                                                                               exato  momento  em  que  o  programa  oficial


                              brasileiro.  Passou  a  chamar-se  Ericsson  do                                                                                              começou, as centrais produzidas em São José



                              Brasil  Com ércio  e  Indústria,  nome  que                                                                                                  dos  Campos  já  exibiam  nacionalização  de


                              traduzia,  com  fidelidade,  o  vigor  dos  seus                                                                                             22%,  índice  pioneiro  no  setor,  que  chegaria



                              novos laços com o País.  Estava conectada com                                                                                                a  mais de 96% nos anos 70. Também, quase


                              toda uma estrutura nacional, através de atuante                                                                                              toda  a  matéria-prima  usada  na  fabricação



                              rede de filiais e, com a decisão de dar suporte                                                                                              de  produtos  era  brasileira.


                              à  política  brasileira  de  substituição  de



                              importações,  preparava-se  para  instalar  uma                                                                                                      Conquistando o Brasil — Nessa busca de


                              unidade  pioneira  de  produção.                                                                                                             identidade  com  a  política  nacional  de


                                                                                                                                                                           telecomunicações, a Ericsson daria passos cada



                                      C onquistando  São  P aulo  —  Já  na                                                                                                vez mais consistentes. O desafio era formidável.



                             década de 50, a Ericsson decidiu plantar raízes                                                                                               O Brasil, quarta nação do planeta em superfície


                             no estratégico mercado de São Paulo, onde já                                                                                                  e oitava em população, ocupava em 1965 a 26a



                             contava com sua fábrica e para onde transferiu                                                                                                posição no ranking dos 2 7 países que dispunham


                             sua sede em 1969. Na origem dessa mudança,                                                                                                    de mais de 500 mil telefones. O déficit de linhas



                             estava  um  fato  memorável:  a  assinatura  em                                                                                               girava em torno de um milhão. Por toda a parte,


                              1967  do  m aior  contrato  da  história  da                                                                                                 o nome da Ericsson do Brasil se consolidava como


                                                                                                                                                                           presença marcante, com um total de 250 mil linhas



                             de  telefonia  da  capital.  Em  1971,  a  empresa                                                                                            distribuídas por 300 municípios.



                             participa  com  metade  dos  fornecimentos  do                                                                                                        No  início  daquela  remota  década  de  60,



                             prim eiro  plano  de  decolagem   das  tele­                                                                                                  no  vasto  e  isolado  território  brasileiro,  que


                             comunicações  brasileiras,  o  Plano  de  Um                                                                                                  ainda  não  conhecia  o  satélite  de  teleco­



                             M ilhão  de  Telefones  da  CTB,  a  antiga                                                                                                   municações,  a  Ericsson  fazia  a  conexão  de


                             Companhia  Telefônica  Brasileira.                                                                                                             15  capitais  com  o  mundo.  Em  Brasília,  a



                                     A  fábrica  de  São  José  dos  Campos,  que                                                                                          recém -inaugurada  capital  federal,  era


                             começou a operar com uma centena de operários,                                                                                                sinônimo  de  suporte  para  o  funcionamento



                             imprimiu  nova  dinâmica  à  Ericsson  no  Brasil.                                                                                            do serviço público desde os tempos pioneiros.



                             Inaugurada em  1955, às margens da Rodovia                                                                                                   A primeira central telefônica  da  cidade,  uma


                             Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de                                                                                               ARF  da  Ericsson,  com  capacidade  inicial  de



                            Janeiro, foi o ponto de partida para a produção                                                                                                2.600  linhas,  foi  inaugurada  em  1959  pelo


                             em  larga  escala  e  a  conquista  de  crescentes                                                                                            então  Presidente  da  República,  Juscelino



                             posições  no  mercado.  No  espaço  de  apenas                                                                                                Kubitschek. Um ano mais tarde, Brasília falava


                             uma década, a fábrica foi ampliada três vezes.                                                                                                através  de cinco  mil  linhas.



                                     A  essa  altura,  vale  lembrar  que  nos  anos                                                                                               No ABC  paulista,  região  que  nos  idos  de


                            60  e  70,  im pulsionado  pela  política  de                                                                                                  1960  já  despontava  como  a  maior  con­



                            substituição  de  im portações,  o  governo                                                                                                    centração de fábricas da América Latina, com


                             brasileiro  passou  a  colocar  em  prática  um                                                                                               um  milhão  de  habitantes,  a  Ericsson,  de



                            plano,  com  alvos  muito  bem  definidos,  para                                                                                               form a  pioneira,  introduziu  as  ligações



                            nacionalização dos equipamentos telefônicos.                                                                                                   interurbanas automáticas, sem intervenção de
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48