Page 42 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
P. 42

Communications  Services).                                                                                                                       central  automática  para  a  cidade  de  Juiz de


                                                                                                  Quem bater os olhos no mapa dos negócios                                                                                                 Fora,  em  Minas  Gerais,  passaram-se  seis



                                                                                         da  Ericsson  m undial,  não  terá  nenhuma                                                                                                      longos  anos.  O  negócio  fechado  com  a



                                                                                         dificuldade  em  constatar  que  o  grupo,  com                                                                                                  prefeitura  da  cidade  mineira  era  o  primeiro


                                                                                         faturam ento  anual  de  US$  9  bilhões,                                                                                                        sinal de que a Telefonaktiebolaget LM Ericsson,



                                                                                         conquistou  invejável  posição  no  jogo  das                                                                                                    com  sede  em  Estocolmo,  tinha  acertado  ao


                                                                                         modernas telecomunicações. Nos mais de cem                                                                                                       escolher o  Brasil  como epicentro da sua ação



                                                                                         países  onde  atua,  algo  como  40% dos  US$  9                                                                                                 na  América  Latina.



                                                                                         bilhões  de  seu  faturamento  vem  exatamente                                                                                                           Quando  vistos  pelas  lentes  daqueles tem­


                                                                                         dessa  cobiçada  jóia  da  coroa  que  é  o  setor                                                                                              pos  pioneiros,  esses  fatos  ganham  dimensão



                                                                                         móvel  celular.  No  Brasil,  a  disseminação                                                                                                   especial  e  transcendem  os  limites  de  simples


                                                                                         geográfica  das  comunicações  móveis  se                                                                                                       registros históricos. Num mercado concentrado



                                                                                         estende por 22  dos 26  Estados brasileiros, e a                                                                                                inicialm ente  no  eixo  Rio-São  Paulo,  onde


                                                                                         tendência é, a exemplo do que aconteceu com                                                                                                     empresas  norte-am ericanas  tinham  longa



                                                                                         a telefonia tradicional, expandir-se por todo o                                                                                                 tradição, a Ericsson chegou disposta a competir


                                                                                         vasto território  brasileiro.                                                                                                                   palmo  a  palmo.  Nos anos  20,  a  empresa era



                                                                                                  Há  7 0   anos  —  Habituada  a  trabalhar                                                                                             praticamente  desconhecida  e  todos  os  seus
                    A   c o m         u n i c a ç ã o
                                                                                         com cenários de longo prazo, a Ericsson nunca                                                                                                   vínculos  com  o  Brasil  resumiam-se  a  alguns

                    m     ó v e l   s e m              f i o
                                                                                          deixou de apostar no Brasil, fosse qual fosse o                                                                                                poucos  equipamentos  vindos  da  Suécia,  por


                    a b r e   a s                                                         cenário  dos  desafios.  Entre  a  sua  instalação                                                                                             volta  de  1891,  quando  a  jovem  República,


                    f r o n t e i r a s   d e                                             no  País,  em  1924,  num  modesto  prédio  de                                                                                                 com  voz  hesitante,  ensaiava  suas  primeiras




                    u m         n o v o   m           u n d o                             número  58,  na  Rua  General  Câmara,  Centro                                                                                                 tentativas  de  falar  ao  telefone.  O  anonimato


                                                                                          do Rio, e a venda das primeiras linhas de uma                                                                                                  logo  ficaria  para  trás.











































                              P            lanejar  telefonia  celular  no                                                            Lalina  e,  tam bém ,  no  m ercado  disponíveis  no  Brasil,  por  exemplo,


                                                                                                                                      mundial.
                                                                                                                                                                                                                                                        estão  desatualizados  em  decorrência
                                           Brasil  faz  parte  da  rotina  da

                              Ericsson.  Há  quatro  anos,  quando                                                                             Prova  disso  é  a  dinâmica  cotidiana  do vertiginoso crescimento urbano das


                              o  novo  sistema  começou  a  sair  do                                                                  do  planejamento,  uma  ação  que  no  últimas  décadas.  Nada  mais  comum


                              universo  dos  planejadores  para                                                                        Brasil a Ericsson transformou em rotina                                                                          do  que  m arcarem   matas,  vales  e



                              ganhar a  consistência  da  execução                                                                    comum  a  todas  as  regiões  aonde  planícies  onde  hoje  existem  cidades,


                              prática,  a  empresa  passou  a                                                                          chegam os sistemas de telefonia celular.                                                                          estradas  e  represas.  Há  também  o



                              estruturar  um  setor  específico,                                                                       Na  busca  da  excelência,  não  mede                                                                             problema das grandes distâncias, fato


                              especializado  em  telefonia  celular,                                                                   esforços  para  ganhar  terreno,  comum  num  país  das  dimensões  do



                              que               hoje  está                             consolidado.                                    desenhando  mapas  topográficos,                                                                                  Brasil,  onde  capitais  como  Campo


                              Trabalhando  num  ritmo  de  três  a                                                                     m odificando                                    parâm etros                                  para                 G rande,  M ato  G rosso  do  Sul,  e



                              quatro  projetos  por  mês,  a  Divisão                                                                  produção de softs e assegurando a to­                                                                             C u ia b á ,  M ato  G rosso,  ambas


                              de  Sistemas  Móveis  Celulares  é  a                                                                    tal  precisão nos projetos definitivos das  operando  com  sistemas  celulares



                              única experiência do gênero no País                                                                      radiobases,  que  irão  retransmitir  os  Ericsson,  estão  distantes  500


                              e dá  a  medida exata do importante                                                                      sinais.                                                                                                           quilômetros.



                              valor  estratégico  que,  na  visão  da                                                                           O  inventário  de  soluções  que  é                                                                               O  círculo  se  fecha  com  o  "boom"


                               Ericsson, o Brasil ocupa na América                                                                     antecipado  é  eloqüente.  Os  mapas                                                                               dos  celulares  que  exige  cuidado



                                                                                                                                                                                                                                                          minucioso  na  especificação  dos tipos


                                                                                                                                                                                                                                                          de  antena  e  na  distribuição  das



                                                                                                                                                                                                                                                          estações  radiobases  para  evitar


                                                                                                                                                                                                                                                          interferências  na  comunicação.  Tudo



                                                                                                                                                                                                                                                           isso influencia no momento de instalar



                                                                                                                                                                                                                                                          o  sistema,  mas  é vital  para  conceber


                                                                                                                                                                                                                                                           os  ajustes  necessários  à  medida  que



                                                                                                                                                                                                                                                           o sistema  é operado  e evolui.  Manter


                                                                                                                                                                                                                                                           todo o  planejamento  concentrado no
                                          O   r i g o r o s o

                                                                                                                                                                                                                                                           Brasil  resulta  em  vários  tipos  de
                                       c o n t r o l e   d e
                                                                                                                                                                                                                                                           vantagem para  operadoras e clientes.

                                     q u a l i d a d e   é
                                                                                                                                                                                                                                                           Para  a  empresa  operadora, fica  mais

                                           u m       a   f o r t e
                                                                                                                                                                                                                                                           fácil  atacar  os  problemas  pela  raiz,


                                            v a n t a g e m                                                                                                                                                                                                com  ganho  de  tempo,  qualidade  e



                                      c o m        p e t i t i v a                                                                                                                                                                                         economia  de  recursos.
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47