Page 42 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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Communications Services). central automática para a cidade de Juiz de
Quem bater os olhos no mapa dos negócios Fora, em Minas Gerais, passaram-se seis
da Ericsson m undial, não terá nenhuma longos anos. O negócio fechado com a
dificuldade em constatar que o grupo, com prefeitura da cidade mineira era o primeiro
faturam ento anual de US$ 9 bilhões, sinal de que a Telefonaktiebolaget LM Ericsson,
conquistou invejável posição no jogo das com sede em Estocolmo, tinha acertado ao
modernas telecomunicações. Nos mais de cem escolher o Brasil como epicentro da sua ação
países onde atua, algo como 40% dos US$ 9 na América Latina.
bilhões de seu faturamento vem exatamente Quando vistos pelas lentes daqueles tem
dessa cobiçada jóia da coroa que é o setor pos pioneiros, esses fatos ganham dimensão
móvel celular. No Brasil, a disseminação especial e transcendem os limites de simples
geográfica das comunicações móveis se registros históricos. Num mercado concentrado
estende por 22 dos 26 Estados brasileiros, e a inicialm ente no eixo Rio-São Paulo, onde
tendência é, a exemplo do que aconteceu com empresas norte-am ericanas tinham longa
a telefonia tradicional, expandir-se por todo o tradição, a Ericsson chegou disposta a competir
vasto território brasileiro. palmo a palmo. Nos anos 20, a empresa era
Há 7 0 anos — Habituada a trabalhar praticamente desconhecida e todos os seus
A c o m u n i c a ç ã o
com cenários de longo prazo, a Ericsson nunca vínculos com o Brasil resumiam-se a alguns
m ó v e l s e m f i o
deixou de apostar no Brasil, fosse qual fosse o poucos equipamentos vindos da Suécia, por
a b r e a s cenário dos desafios. Entre a sua instalação volta de 1891, quando a jovem República,
f r o n t e i r a s d e no País, em 1924, num modesto prédio de com voz hesitante, ensaiava suas primeiras
u m n o v o m u n d o número 58, na Rua General Câmara, Centro tentativas de falar ao telefone. O anonimato
do Rio, e a venda das primeiras linhas de uma logo ficaria para trás.
P lanejar telefonia celular no Lalina e, tam bém , no m ercado disponíveis no Brasil, por exemplo,
mundial.
estão desatualizados em decorrência
Brasil faz parte da rotina da
Ericsson. Há quatro anos, quando Prova disso é a dinâmica cotidiana do vertiginoso crescimento urbano das
o novo sistema começou a sair do do planejamento, uma ação que no últimas décadas. Nada mais comum
universo dos planejadores para Brasil a Ericsson transformou em rotina do que m arcarem matas, vales e
ganhar a consistência da execução comum a todas as regiões aonde planícies onde hoje existem cidades,
prática, a empresa passou a chegam os sistemas de telefonia celular. estradas e represas. Há também o
estruturar um setor específico, Na busca da excelência, não mede problema das grandes distâncias, fato
especializado em telefonia celular, esforços para ganhar terreno, comum num país das dimensões do
que hoje está consolidado. desenhando mapas topográficos, Brasil, onde capitais como Campo
Trabalhando num ritmo de três a m odificando parâm etros para G rande, M ato G rosso do Sul, e
quatro projetos por mês, a Divisão produção de softs e assegurando a to C u ia b á , M ato G rosso, ambas
de Sistemas Móveis Celulares é a tal precisão nos projetos definitivos das operando com sistemas celulares
única experiência do gênero no País radiobases, que irão retransmitir os Ericsson, estão distantes 500
e dá a medida exata do importante sinais. quilômetros.
valor estratégico que, na visão da O inventário de soluções que é O círculo se fecha com o "boom"
Ericsson, o Brasil ocupa na América antecipado é eloqüente. Os mapas dos celulares que exige cuidado
minucioso na especificação dos tipos
de antena e na distribuição das
estações radiobases para evitar
interferências na comunicação. Tudo
isso influencia no momento de instalar
o sistema, mas é vital para conceber
os ajustes necessários à medida que
o sistema é operado e evolui. Manter
todo o planejamento concentrado no
O r i g o r o s o
Brasil resulta em vários tipos de
c o n t r o l e d e
vantagem para operadoras e clientes.
q u a l i d a d e é
Para a empresa operadora, fica mais
u m a f o r t e
fácil atacar os problemas pela raiz,
v a n t a g e m com ganho de tempo, qualidade e
c o m p e t i t i v a economia de recursos.