Page 48 - Telebrasil - Julho/Agosto 1994
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P a i v a   L o p e s :   " O                                   " E s t o r n o s   n o   B r o s i l   h á   7 0   a n o s .                                                      E



                               B r a s i l   s ó   t e r i a   a                         d o q u i   n ã o   q u e r e m                                o s   s a i r .   A   E r i c s s o n



                                       g a n h a r   c o m                   a           é ,   n a   v e r d a d e ,  u m                            a   e m         p r e s a   q u e   q u e r




                                             a b e r t u r a   d o                       t r a b a l h a r   s e g u n d o   a s   r e g r a s   q u e



                                                     m     e r c a d o         "         f o r e m            d e t e r m               i n a d a s   p e l o   P a í s .   A                                q u i




                                                                                         f a b r i c a m               o s   e   c o m                    e r c i a l i z a m                o s   p r o ­



                                                                                         d u t o s   e   s i s t e m                     a s   d e   P r i m                  e i r o   M           u n d o .



                                                                                         S o m          o s   c o m              p e t i t i v o s   e m                     p r e ç o ,  q u a ­




                                                                                         l i d a d e   e   t e c n o l o g i a .   O                                      s   p r e ç o s   d o s



                                                                                         p r o d u t o s   E r i c s s o n   n o   B r a s i l   t ê m                                            c a í d o ,



                                                                                         s e m         p r e   e   d e   m                     o d o   s i g n i f i c a t i v o ,  em



                                                                                          d e c o r r ê n c i a                             d i r e t a                d a            e v o l u ç ã o



                                                                                          t e c n o l ó g i c a . "








                                                                                            C                    om  essas  palavras,  o  pre­



                                                                                                                 sidente  da  Ericsson  Teleco­



                                                                                                                 municações  S.A.,  engenheiro



                                                                                          Carlos  de  Paiva  Lopes,  sintetiza  sua



                                                                                          visão  sobre  o  papel  da  empresa  no



                                                                                           Brasil.  Segundo  Paiva,  a  Ericsson



                                                                                           prepara-se  para  o  ambiente  de



                                                                                          competição  crescente  que  já



                                                                                           prevalece  no  mundo  e  que,



                                                                                           certamente,  deverá  chegar  ao  Brasil



                                                                                           em  breve.



                                                                                                   Nesta entrevista,  suas informações




                                                                                           completam  o  retrato  da  Ericsson



                                                                                           brasileira.






























































                                                                                                    P-  Em  r e la ç ã o   a o s   p a ís e s   do
              C o m                     p e t i ç ã o                                       P rim e iro   M u n d o ,  q u a l  é  o                                                                   n ív e l                            m undo,  há  pelo  menos  duas  empresas


                                                                                                                                                                                                                                           competindo  na  área  celular.


                                                                                           tecnológico  d a  Ericsson  no  B rasil?
          é   o   c a m                                 i n h o                                     R-  No  Brasil,  nossa  tecnologia  equivale                                                                                                    P-  A   Ericsson  e s ta ria   p rep arad a





                                                                                            praticamente à tecnologia Ericsson oferecida                                                                                                   p a ra   a   co n co rrên cia?
          ______ p a r a                                                                   em  qualquer  parte  do  mundo.  O  que  nos                                                                                                             R-           Evidentem ente  que  sim.  Estamos





                                                                                            diferencia  da  Suécia,  Estados  U nidos,                                                                                                     p re p a ra d o s  p a ra   p ro d u z ir  em  prazos

                        a m                  p l i a r  o                                   Japão,  países  do  Sudeste  Asiático  e  dos                                                                                                  curtíssimos  centrais  digitais  públicas  ou





                                                                                            mercados  emergentes  da  América  Latina                                                                                                      p riva d a s.  Mas  a  co n co rrê n cia   exigirá
                               m           e r c a d o                                      não  é  a  sofisticação  dos  produtos,  mas  o                                                                                                competência  não  apenas  na  produção  do




                                                                                            tamanho  do  mercado  brasileiro.                                                                                                               hardware,  mas  tam bém   na  implantação


                        b r a s i l e i r o                                                                                                                                                                                                 eficiente e veloz e na operação do software.




                                                                                                     P-  Q u a l  s e ria   o  m e lh o r  cam inho                                                                                         Fabricar  aqui  em  12  minutos  um  telefone


                                                                                            p a ra   a u m e n ta r  esse  m ercado?                                                                                                        celular  de  bolso  de  últim a  geração,  que



                                                                                                     R-  Mais  investimentos,  o  que  pode  ser                                                                                           tem  capacidade computacional  de 30 a 40


                                                                                            conseguido, por exemplo, pela competição.                                                                                                       MIPS  (milhões  de  instruções  por segundo),



                                                                                            Assim, na telefonia celular, não há um único                                                                                                    depende  fundam entalm ente  de  escala  de


                                                                                            país  im p o rta n te   onde  prevaleça  o                                                                                                      mercado. A rapidez,  somada à  sofisticação


                                                                                            monopólio.  Em  quase  todos  os  países  do                                                                                                    tecnológica, virou  rotina em todas as áreas,
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