Page 20 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
P. 20

enquanto o enfoque é liderar também                                                                                            sob  a  denominação  NBR  19000  (ISO                                                                                          para  cada  projeto  específico.  Para a


    pela qualidade.                                                                                                                 9000).  Um  dos  pontos  importantes,                                                                                         condução dos projetos, as equipes con­



             A implementação do SEQT tem por                                                                                        exigidos  pelas  normas  ISO  9000,  é  a                                                                                     tarão com o suporte técnico dos diag-


     meta  manter  consistente  o  nível  da                                                                                        elaboração  do  Manual  da  Qualidade                                                                                         nosticadores  e  facilitadores,  que são


     qualidade,  bem como sua efetiva me­                                                                                           EQUITEL,  que  conterá  a política  de                                                                                       especialistas treinados em todos os as­



     dição  e controle.                                                                                                             qualidade,  o  sistema  da  qualidade  e                                                                                     pectos  referentes  ao  tema qualidade.


             Isso  requer  a cooperação  de todas                                                                                   as  práticas  de  qualidade da  empresa.                                                                                              A  implantação  destas  estruturas e


     as  pessoas  da empresa,  envolvendo  a                                                                                        Foram  criados  grupos  de  diagnosti-                                                                                       a conscientização  de todo corpo fun­



     alta  direção,  gerentes,  supervisores  e                                                                                     cadores,  de  cada  setor,  que  tiveram                                                                                     cional  da  empresa  requer  esforços e


     colaboradores  de  todas  as  áreas.  Ca­                                                                                      treinamento específico em normas ISO                                                                                         investimentos  em  recursos.  Os resul­


     da  um  deve  assumir  o  compromisso                                                                                          9000,  de forma a identificar as neces­                                                                                      tados  obtidos  em  todos  os casos que



     de  buscar  a  qualidade  em  suas  fun­                                                                                       sidades  de  adequação  dos  processos                                                                                       nos  serviram  de  testes  evidenciaram


     ções  e  tarefas,  procurando  fornecer                                                                                        da empresa às  mesmas.                                                                                                       que este  investimento se justifica ple­


     sempre  o  melhor,  através  da  preven­                                                                                                Quando  se  fala  em  qualidade,  a                                                                                 namente. ir


     ção e não da correção, aperfeiçoando                                                                                           palavra-chave  é  mudança,  é  necessá­



      o  processo  constantemente.                                                                                                   rio  mudar para se adotar uma  postu­


              O  primeiro  projeto  a ser desenvol­                                                                                  ra voltada  para  melhorias  permanen­


      vido  no  âmbito  do  Sistema  Equitel                                                                                        tes  aliadas  à  prevenção,  diminuindo                                                                                                                                              Roberto  Zink *  Paulis­


      da  Qualidade Total  foi  o  atendimen­                                                                                       substancialmente a necessidade de cor­                                                                                                                                                ta, Engenheiro Eletrôni­



      to  à  exigência  da  certificação  do  seu                                                                                    reção pela falta de qualidade.  Para se                                                                                                                                             co (ITA) (1965), ocupou


      sistema  de  qualidade,  o  que  tende  a                                                                                     atingir  esse  ponto,  a  sistematização                                                                                                                                             diversos cargos no Sis­
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         tem a  Telebrás,  inclusi­
      se  difundir  com  rapidez  no  mercado                                                                                       do SEQT se baseia na divulgação per­                                                                                                                                                  ve  a  Diretoria  de  Ope­


      nacional  e  já  é  uma  realidade  para                                                                                       manente,  como  reforço e valorização                                                                                                                                               rações  da  Embratel.



      quem  pretende  exportar  seus  produ­                                                                                        das metas atingidas, bem como de um                                                                                                                                                  Desde  1980  na indús­

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          tria,  sendo  atualmente
      tos.  O  cumprimento  desta  exigência                                                                                         intenso  programa  de treinamento.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         D iretor  de  Vendas  de
      pressupõe  o  atendimento  à  série  de                                                                                                A execução dos projetos fica a car­                                                                                                                                         Sistem as  Particulares


      normas emitidas pela ABNT, em 1990,                                                                                           go das Equipes de  Projetos,  alocadas                                                                                                                                               da  Equitel S.A.


















            Telern:  Programa de                                                                                                    dão  pane,  ou  que  não  correspondem  ao                                                                                     o mercado é surpreendido com novas fa­

                                                                                                                                                                                                                                                                   cilidades em telecomunicações e pelo lan­
                                                                                                                                    que  deles  se  espera  em  ocasiões  oportu­

                                                                                                                                    nas?  Quem  não deseja,  para si e para os
                           qualidade total                                                                                          outros,  qualidade de vida mais digna?                                                                                         çamento de novos serviços -  rápidos, con­

                                                                                                                                                                                                                                                                    fiáveis e confortáveis —  destinados a aten­


                                                                                                                                            Ao responder  a estas  interrogações, o                                                                                 der  às  necessidades  mais  complexas dos




              José  Reinaldo  Batista,  presidente  da                                                                              presidente  da  Telern  afirmou  que a  ope­                                                                                    usuários

      Telern,  afirmou  que  “ os  anos  90  mar­                                                                                   radora norte-riograndense, como uma pres­                                                                                               -“ No Brasil e, particularmente, na área


      cam,sem  dúvida,  um  período de mudan­                                                                                       tadora de serviços,  tem  se voltado  “ para                                                                                    de  atuação  da  Telern,  os  resultados sào


      ças,  que  levam  as empresas a se adequa­                                                                                    tudo  que  diz  respeito  à  qualidade  total                                                                                   mais modestos, evidenciando que, apesar


      rem  às novas realidades do mercado, on­                                                                                      dos  seus  ser viços,  de  acordo  com  o  Pro­                                                                                 de todo  o esforço,  ainda há muito o que


      de  a  qualidade  dos  produtos  c  serviços                                                                                  grama de Qualidade e  Produtividade ins­                                                                                         fazer” , afirmou o presidente da operado­


      oferecidos aos clientes polarizam as preo­                                                                                    tituído peloGoverno Federal, c em respei­                                                                                        ra  potiguar,  justificando  a  implantação


      cupações e  metas  da  indústria,  das  pres­                                                                                 to absoluto a seus clientes.                                                                                                     do  “ Programa  de  Qualidade  Total” na

      tadoras de serviços e do governo cm geral” .                                                                                          Citou  as  recentes  pesquisas  realizadas                                                                              Telern.  Ele  lembrou  que  “o  estabeleci­


               Acrescentou  o  executivo,  que  “todos                                                                              em  empresas  de  telecomunicações  de  al­                                                                                      mento  de  parcerias  é  fundamental para


      os  fatores que  possam  influenciar,  direta                                                                                 guns países, indicando que “ 87% dos clien­                                                                                      atingir estágios de desenvolvimento que o


      ou  indirctamcntc,  o  fenômeno  da quali­                                                                                    tes têm tido mais satisfação com os servi­                                                                                       País  tanto  necessita.  Há  muito o que fa­


      dade,  a cada momento estão sendo obje­                                                                                       ços que vêm  recebendo” .  Dentre os indi­                                                                                       zer  e  o  Brasil  não  pode aguardar que as


      to de revisão e de aprimoramento por par­                                                                                     cadores  de  qualidade  que  mais  têm  des­                                                                                     coisas aconteçam  por si só. A permanên­


      te  do  ser  humano.  Em  particular,  o  ho­                                                                                 pertado  interesse  lá  fora,  destacam-se  o                                                                                    cia do subdesenvolvimento e das más con­


      mem  moderno  detecta  a  qualidade,  dis­                                                                                     funcionamento  dos  telefones  públicos  e                                                                                      dições de vida não serão, certamente, maio­


      tingue com perfeição o “ bom” do “ regu­                                                                                      as taxas de ligações locais e interurbanas,                                                                                       res que o sacrifício necessário para vencer


      lar” ,  bem  como  identifica  produtos  e                                                                                    completadas  logo  na  primeira  tentativa,                                                                                       inúmeros  obstáculos,  aparentemente in­


      serviços  malfeitos  ou  de  pouca  durabili­                                                                                  “ um  dos  pontos  perseguidos com  afinco                                                                                       transponíveis, rumo ao desenvolvimento"

      dade.  A sociedade, ao tomar consciência                                                                                       pela direção e pelo pessoal da Telern” .                                                                                                 -  “ É com  esse objetivo que acabamos


      que paga por tudo o que consome ou dis­                                                                                                 Nos Estados Unidos, em alguns países                                                                                    de  implantar  o  Programa  de  Qualidade


      põe como serviço,  torna-se cada vez mais                                                                                      da  Europa e no  Japão,  os  níveis da qua­                                                                                       Total  na  Telern,  cujo  único  propósito é


      exigente.                                                                                                                      lidade  dos  serviços  de  telecomunicações                                                                                       melhorar, cada vez mais, a qualidade dos


              - “ Não temos medido esforços na pro­                                                                                  já  atingiram  o  final  da  escala,  voltando-                                                                                  serviços prestados aos nossos clientes, em


      cura da  melhoria  de serviços e  produtos,                                                                                    se agora a sociedade para serviços melho­                                                                                         todos  os  segmentos  da  empresa.  Para o


      revendo  procedimentos,  normas,  diretri­                                                                                     res e mais sofisticados.  A todo momento                                                                                          sucesso deste Programa, faz-se necessário


      zes,  práticas, condições de trabalho,  ma­                                                                                                                                                                                                                      o apoio  e interesse de  todos os emprega­


      terial  humano,  metas  e  objetivos  e  bus­                                                                                                                                                                                                                    dos, fornecedores de bens e serviços e clien­


      cando,  sobretudo,  satisfazer  aos  anseios                                                                                                                                                                                                                     tes  da  Telern,  além  da  atenção vigilante


      da  comunidade  a  que  servimos” ,  regis­                                                                                                                                                                                                                      dos órgãos de imprensa e da comunidade


      trou  José  Reinaldo,  advertindo  que  “ o                                                                                                                                                                                                                      em geral, exigindo melhores serviços  e de­


      ciclo  da  qualidade  não  pára  e  que  nesse                                                                                                                                                                                                                    fendendo  o  patrimônio  público, que ser­


      ciclo não há lugar para acomodação, pes­                                                                                                                                                                                                                         ve  de  suporte  para  as  telecomunicaçõe*

      simismo ou interesses outros, que não con­                                                                                                                                                                                                                        em nosso Estado” , finalizou José Reinai


      juguem  esforços  para  melhorar  a  condi­                                                                                                                                                                                                                       do  Batista,  afirmando  ainda  que “tude


      ção de vida do cidadão” .                                                                                                                                                                                                                                         que  for  feito em prol da Telern redunda


               Quem há de lhe negar este direito? Quem                                                                                                                                                                                                                  rá, em última análise, em melhores serM


       fica satisfeito ao ser ludibriado, com pro­                                                                                                                                                                                                                      ços prestados à comunidade” , v


       dutos ou serviços que não funcionam, que                                                                                        .lose  Reinaldo  Batista,  PR  da  Telern.
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25