Page 20 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
P. 20
enquanto o enfoque é liderar também sob a denominação NBR 19000 (ISO para cada projeto específico. Para a
pela qualidade. 9000). Um dos pontos importantes, condução dos projetos, as equipes con
A implementação do SEQT tem por exigidos pelas normas ISO 9000, é a tarão com o suporte técnico dos diag-
meta manter consistente o nível da elaboração do Manual da Qualidade nosticadores e facilitadores, que são
qualidade, bem como sua efetiva me EQUITEL, que conterá a política de especialistas treinados em todos os as
dição e controle. qualidade, o sistema da qualidade e pectos referentes ao tema qualidade.
Isso requer a cooperação de todas as práticas de qualidade da empresa. A implantação destas estruturas e
as pessoas da empresa, envolvendo a Foram criados grupos de diagnosti- a conscientização de todo corpo fun
alta direção, gerentes, supervisores e cadores, de cada setor, que tiveram cional da empresa requer esforços e
colaboradores de todas as áreas. Ca treinamento específico em normas ISO investimentos em recursos. Os resul
da um deve assumir o compromisso 9000, de forma a identificar as neces tados obtidos em todos os casos que
de buscar a qualidade em suas fun sidades de adequação dos processos nos serviram de testes evidenciaram
ções e tarefas, procurando fornecer da empresa às mesmas. que este investimento se justifica ple
sempre o melhor, através da preven Quando se fala em qualidade, a namente. ir
ção e não da correção, aperfeiçoando palavra-chave é mudança, é necessá
o processo constantemente. rio mudar para se adotar uma postu
O primeiro projeto a ser desenvol ra voltada para melhorias permanen
vido no âmbito do Sistema Equitel tes aliadas à prevenção, diminuindo Roberto Zink * Paulis
da Qualidade Total foi o atendimen substancialmente a necessidade de cor ta, Engenheiro Eletrôni
to à exigência da certificação do seu reção pela falta de qualidade. Para se co (ITA) (1965), ocupou
sistema de qualidade, o que tende a atingir esse ponto, a sistematização diversos cargos no Sis
tem a Telebrás, inclusi
se difundir com rapidez no mercado do SEQT se baseia na divulgação per ve a Diretoria de Ope
nacional e já é uma realidade para manente, como reforço e valorização rações da Embratel.
quem pretende exportar seus produ das metas atingidas, bem como de um Desde 1980 na indús
tria, sendo atualmente
tos. O cumprimento desta exigência intenso programa de treinamento.
D iretor de Vendas de
pressupõe o atendimento à série de A execução dos projetos fica a car Sistem as Particulares
normas emitidas pela ABNT, em 1990, go das Equipes de Projetos, alocadas da Equitel S.A.
Telern: Programa de dão pane, ou que não correspondem ao o mercado é surpreendido com novas fa
cilidades em telecomunicações e pelo lan
que deles se espera em ocasiões oportu
nas? Quem não deseja, para si e para os
qualidade total outros, qualidade de vida mais digna? çamento de novos serviços - rápidos, con
fiáveis e confortáveis — destinados a aten
Ao responder a estas interrogações, o der às necessidades mais complexas dos
José Reinaldo Batista, presidente da presidente da Telern afirmou que a ope usuários
Telern, afirmou que “ os anos 90 mar radora norte-riograndense, como uma pres -“ No Brasil e, particularmente, na área
cam,sem dúvida, um período de mudan tadora de serviços, tem se voltado “ para de atuação da Telern, os resultados sào
ças, que levam as empresas a se adequa tudo que diz respeito à qualidade total mais modestos, evidenciando que, apesar
rem às novas realidades do mercado, on dos seus ser viços, de acordo com o Pro de todo o esforço, ainda há muito o que
de a qualidade dos produtos c serviços grama de Qualidade e Produtividade ins fazer” , afirmou o presidente da operado
oferecidos aos clientes polarizam as preo tituído peloGoverno Federal, c em respei ra potiguar, justificando a implantação
cupações e metas da indústria, das pres to absoluto a seus clientes. do “ Programa de Qualidade Total” na
tadoras de serviços e do governo cm geral” . Citou as recentes pesquisas realizadas Telern. Ele lembrou que “o estabeleci
Acrescentou o executivo, que “todos em empresas de telecomunicações de al mento de parcerias é fundamental para
os fatores que possam influenciar, direta guns países, indicando que “ 87% dos clien atingir estágios de desenvolvimento que o
ou indirctamcntc, o fenômeno da quali tes têm tido mais satisfação com os servi País tanto necessita. Há muito o que fa
dade, a cada momento estão sendo obje ços que vêm recebendo” . Dentre os indi zer e o Brasil não pode aguardar que as
to de revisão e de aprimoramento por par cadores de qualidade que mais têm des coisas aconteçam por si só. A permanên
te do ser humano. Em particular, o ho pertado interesse lá fora, destacam-se o cia do subdesenvolvimento e das más con
mem moderno detecta a qualidade, dis funcionamento dos telefones públicos e dições de vida não serão, certamente, maio
tingue com perfeição o “ bom” do “ regu as taxas de ligações locais e interurbanas, res que o sacrifício necessário para vencer
lar” , bem como identifica produtos e completadas logo na primeira tentativa, inúmeros obstáculos, aparentemente in
serviços malfeitos ou de pouca durabili “ um dos pontos perseguidos com afinco transponíveis, rumo ao desenvolvimento"
dade. A sociedade, ao tomar consciência pela direção e pelo pessoal da Telern” . - “ É com esse objetivo que acabamos
que paga por tudo o que consome ou dis Nos Estados Unidos, em alguns países de implantar o Programa de Qualidade
põe como serviço, torna-se cada vez mais da Europa e no Japão, os níveis da qua Total na Telern, cujo único propósito é
exigente. lidade dos serviços de telecomunicações melhorar, cada vez mais, a qualidade dos
- “ Não temos medido esforços na pro já atingiram o final da escala, voltando- serviços prestados aos nossos clientes, em
cura da melhoria de serviços e produtos, se agora a sociedade para serviços melho todos os segmentos da empresa. Para o
revendo procedimentos, normas, diretri res e mais sofisticados. A todo momento sucesso deste Programa, faz-se necessário
zes, práticas, condições de trabalho, ma o apoio e interesse de todos os emprega
terial humano, metas e objetivos e bus dos, fornecedores de bens e serviços e clien
cando, sobretudo, satisfazer aos anseios tes da Telern, além da atenção vigilante
da comunidade a que servimos” , regis dos órgãos de imprensa e da comunidade
trou José Reinaldo, advertindo que “ o em geral, exigindo melhores serviços e de
ciclo da qualidade não pára e que nesse fendendo o patrimônio público, que ser
ciclo não há lugar para acomodação, pes ve de suporte para as telecomunicaçõe*
simismo ou interesses outros, que não con em nosso Estado” , finalizou José Reinai
juguem esforços para melhorar a condi do Batista, afirmando ainda que “tude
ção de vida do cidadão” . que for feito em prol da Telern redunda
Quem há de lhe negar este direito? Quem rá, em última análise, em melhores serM
fica satisfeito ao ser ludibriado, com pro ços prestados à comunidade” , v
dutos ou serviços que não funcionam, que .lose Reinaldo Batista, PR da Telern.