Page 18 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
P. 18

A  Indústria  de Cabos                                                                                                      projeto  “ Festoni”  foi  de  150  km  e  o                                                                                       a  área  médica,  ela  partiu  para o ser­

                                                                                                                                        máximo de 239 km,  sem  uso  de repe­                                                                                             viço  automatizado  de  análises  clíni­


            perde o cobre                                                                                                               tidor submerso,  explicou Enrico Ban-                                                                                            cas.  Finalmente,  a Corning é o maior



                                                                                                                                        fi,  da  Pirelli.  A  estrutura  do  cabo                                                                                        produtor mundial de fibra óptica, além
            e ganha a  luz                                                                                                                  utilizado  inclui  um  tubo  de  cobre                                                                                       de componentes  ópticos.





                                                                                                                                       soldado  hermeticamente  que  envolve                                                                                                     Para John Edwards, diretor da Cor­


                                                                                                                                       as  fibras  ópticas  e  que,  juntamente                                                                                         ning,  a  tendência  das  comunicações



                                                                                                                                       com  um  material  tamponante  espe­                                                                                             ópticas é rumo ao uso simultâneo das


                                                                                                                                       cial,  impede  a  propagação  longitudi­                                                                                        janelas  de  1300 e  1550 nm,  ao trans­
           de  2600  toneladas.  O  custo  de  um                                                                                                                                                                                                                       porte de fluxos da ordem de 2,4 MBit/s


           cabo  com  Aramid  é  5  a  10%  mais                                                                                       nal da água em caso de rutura do cabo.                                                                                          com velocidades de  10 Gbit/s já obti­



           caro  do  que  os  cabos  diéletricos  co­                                                                                          A Corning é sinônimo de vidro sob                                                                                       das  em  laboratório,  à  multiplexaçâo


           muns.                                                                                                                       todas  as  formas,  excluídas  as  garra­                                                                                       por divisão em  freqüência e por com­



                   Já  a  Pirelli,  que  tem  2.500  km  de                                                                            fas  e  os  vidros  planos.  Nascida  em                                                                                        primento  de  onda.  Ele vê o estabele­


           cabo  OPGW  instalados  na  Europa  e                                                                                       1951,  a  Corning  está  no  Brasil  desde                                                                                      cimento de cabos ópticos submarinos


           Oriente  Médio,  forneceu  e  instalou                                                                                      1965.  Esta  enorme  corporação,  com                                                                                           formando  uma  rede global integrada



           2043  km de cabo ótico submarino no                                                                                        mais  de  66  mil  empregados  no  mun­                                                                                         pelo uso de amplificadores ópticos com


           projeto “ Festoni” interligando um to­                                                                                     do todo, opera nos mercados de cerâ­                                                                                            Érbio  e  fibras  de  dispersão  desloca­


           tal  de  dezeseis  localidades  costeiras                                                                                  micas,  vidros  especiais,  produtos  de                                                                                        da.  A  Corning  desenvolveu  fibra de



           de  Genova  a  Palermo  e  no  mar  Iô-                                                                                    consumo  -  panelas  refratárias  e  ócu­                                                                                       alta precisão com tolerâncias de 1 mi-


           nio.  O  sistema  utilizou  um  cabo  de                                                                                   los - e de seu contato com vidros para


           12  fibras  ópticas  -  deu  para  acomo­                                                                                                                                                                                                                  cron;  oferece  fitas  com  16 fibras pa-1

                                                                                                                                                                                                                                                                      ralelas; e desenvolveu revestimento de j
          dar  seis  fluxos  de  560  Mbit/s  -  tipo                                                                                                                                                                                                                 titânio  que aumenta  a resistência das


           ‘‘loose'’,  com  fibras  do tipo de índi­


          ce de dispersão deslocado.  O  “ Festo­                                                                                                                                                                                                                     fibras  à  abrasão.



          ni” opera na 3a janela óptica de  1535                                                                                                                                                                                                                              A  Corning  firmou,  na  década de


          nm, e apresenta atenuações da ordem                                                                                                                                                                                                                        80,  parcerias  equalitárias  para fabri­


          de 0,2 DB/km, com dispersão de ape­                                                                                                                                                                                                                        cação de fibra pelo método OVD (oui•



          nas  3  ps/nm.km.                                                                                                                                                                                                                                          side  vapor  deposition)  na  Inglaterra,


                  O  gigante  italiano  da  indústria  de                                                                                                                                                                                                             Itália  -  com  a  Pirelli  -  Alemanha e


          cabos  desenvolveu  4  tipos  de  arma­                                                                                                                                                                                                                    Austrália  mas  mantém  sua unidade



          duras  para  o  cabo  submarino  c  que                                                                                                                                                                                                                    produtora em Wilmington (USA)m


          são  tanto  mais  leves  quanto  maior  a                                                                                                                                                                                                                  equipamentos de 7 a geração, vinte ve­


          profundidade  de  instalação  do cabo.                                                                                     No estande da Furukawa,  o telefone óptico,                                                                                     zes mais rápidos que os iniciais, e pro­



          O  comprimento  médio  dos  lances  do                                                                                    revolucionário.                                                                                                                  dução  de  400  mil  km  de  fibra/ano.r

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   (JCF)









                                                                                                                                                                                                                                                                     réia ou cm Taiwan, carece de flexibilida­
             A filosofia japonesa                                                                                                   lhor.  Já o Kan-Ban é um centro de infor­                                                                                        de para praticar o  “just-in-time”, tal co­

                                                                                                                                    mações que avisa quando um produto foi



                   do  “Just  in  Time”                                                                                             vendido  e  tem  que  ser  reposto.  O  Kan-                                                                                     mo é feito no Japão.

                                                                                                                                                                                                                                                                              Dentre  os  pequenos  “segredos” qu«
                                                                                                                                    Ban  pode ser  implementado  desde  o  uso

                                                                                                                                    de uma simples etiqueta, destacada ao se                                                                                         ele revelou para que o jusí-ín-f/me dê cer­


                                                                                                                                    vender  o  produto,  até sofisticados  méto­                                                                                     to,  destaca-se  a  necessidade de um bom
                 Seiichi Fujita é PhD em engenharia in­

         dustrial e reconhecido  mundialmcntc co-                                                                                   dos que utilizam  informática.                                                                                                   conhecimento sobre a demanda do usuá­


         mo um dos papas do  “just-in-time” .  Ele                                                                                          O  “just-in-time”  pressupõe  um  siste­                                                                                 rio,  o  que  pode ser  feito por métodos d<


         veio  ao  Brasil  a  convite  da  Association                                                                              ma  flexível  de manufatura que se adapte                                                                                        amostragem.  Um  excesso  de  “just-in-ti­


         for Overseas Technical Scholarship - AOTS                                                                                  à demanda do usuário final. Uma das prin­                                                                                        me” ,  porém,  traz  problemas.  Uma pe;


         para apresentar a brasileiros, que estagia­                                                                                cipais  vantagens  da  filosofia  “just-in-ti-                                                                                   quena  loja no  Japão  pode receber até 1


         ram no Japão, novas técnicas de produti­                                                                                   mc”  é justamente  reduzir estoques  inter­                                                                                       visitas  diárias  para que se dê a reposição


         vidade.  O  especialista  japonês  sintetizou                                                                              mediários  -   algo  absolutamente  impro­                                                                                        de mercadorias vendidas  e isto, multipli­


         a  filosofia  “just-in-time” ,  como  um  sin­                                                                             dutivo.  “Estoques  volumosos  escondem                                                                                           cado ao extremo, tem causado tremendo*


         cronismo da empresa com a demanda do                                                                                       problemas na produção e não constituem,                                                                                           engarrafamentos de tráfego. Cabe ao ge­


         mercado de  modo a  produzir  no  tempo,                                                                                   muito  menos,  uma defesa contra a  infla­                                                                                        renciamento da emprega planificar o1 ‘just-


         na quantidade e nos tipos certos, sem des­                                                                                 ção”, observou Fujita. Para ele, a produ­                                                                                         in-time” e disseminá-lo de cima-para-bai-


         perdícios e sem estoques intermediários.                                                                                   ção em  massa,  tal como utilizada na Co-                                                                                         xo, ao passo que as atividades correspon­


                 O “just-in-time” é uma réplica do que                                                                                                                                                                                                                dentes devem ocorrer com os trabalhado­


         acontece,  corriqueiramente,  numa  com­                                                                                                                                                                                                                     res  liderando  o  processo,  de  baixo p^'


         pra em  supermercado.  O  estoque  do  ar­                                                                                                                                                                                                                   cima.


         mazém  é  a  própria  loja.  Ao  diminuir  o                                                                                                                                                                                                                          -Frente ao  fenômeno mundial da cri*


         produto retirado pelo cliente de uma gôn­                                                                                                                                                                                                                     ção de  blocos econômicos e de mercadf


         dola,  o  mesmo  é  recolocado em  propor­                                                                                                                                                                                                                    comuns, o Japão responde com a criaça-


         ção  igual  por  um  atendente.  A  Toyota                                                                                                                                                                                                                    do bloco  asiático, estando sempre aber:


          Motor Co.  começou a utilizar tal proces­                                                                                                                                                                                                                    para colaborar com os demais mercado-1


          so  há  trinta  anos,  ao  repor  na  linha  de                                                                                                                                                                                                               observou Fujita.  Referindo-se à possP'


          produção apenas os itens que sofriam mo­                                                                                                                                                                                                                      dade  de  maiores  investimentos japon^


          vimento.                                                                                                                                                                                                                                                      no Brasil, disse o visitante que o Japão '


                  São ferramentas do “just-in-time” , se­                                                                                                                                                                                                               um  país  pragmático  que  precisa vend-


          gundo Fujita, os métodos de Káizen e de                                                                                                                                                                                                                       para sobreviver -  planeja e distributin';


          Kan-Ban. A melhoria gradual de um pro­                                                                                                                                                                                                                        dialmente suas unidades produtivas,


          duto  -   ainda  que  pouco  perceptível,  de                                                                                                                                                                                                                 pre tendo em vista quem irá absorver


           uma versão atual para a que a antecedeu                                                                                                                                                                                                                      produtos.  O Brasil, além de estar geogr*.


           -   é  o  Kaizen.  Ao  final  de  dez  anos,  o                                                                                                                                                                                                               ficamente  muito  distante  do  Japão. n*'


           produto  “kaizenado”  estará  totalmente                                                                                    “J u s t-in -tim e te m p o ,  quantidade  e  tipo  na                                                                            representa,  ainda,  um  grande  mercado


           modificado e será um produto muito me­                                                                                      medida  certa.                                                                                                                    finalizou o entrevistado.                                                                      (fl 1
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23