Page 19 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
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A estratégia  da  Equitel  para  a  qualidade













                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          Roberto Zink (*)


























































































































           Na EQUITEL, a preocupação com                                                                                         tes  internos).                                                                                                           to,  cronograma  dos  projetos,  apoio



          a qualidade e a produtividade re-                                                                                              Como  primeiro  passo  nessa  dire­                                                                               no diagnóstico de  problemas;



          présenta  uma  herança  recebida                                                                                      ção, visando congregar os esforços pa­                                                                                            assegurar-se de que as soluções dos



          da casa SIEMENS.                                                                                                      ra esse objetivo comum, e de forma a                                                                                       projetos sejam  implementadas;

                                                                                                                                despertar  em  todos  a  consciência  de                                                                                          verificar  o  progresso  alcançado  e


                                                                                                                                cooperar  nesse  sentido,  foi  estabele­                                                                                 eventual redirecionamento das ações;


                                                                                                                                cida  pela  diretoria  EQUITEL  uma                                                                                        laboradores;
                                                                                                                                                                                                                                                                  indicações de reconhecimento a co­


                                                                                                                                “ Política  de Qualidade” .
                      EQUITEL  está  ampliando  sua
         A          dade, até então alocado prepode-                                                                            ção de Assuntos da Qualidade” e um                                                                                         para a qualidade;
                                                                                                                                         Foi ainda criada  uma  “ Coordena­
                                                                                                                                                                                                                                                                  análise do sistema de incentivos;
                    abordagem  sobre  o  tema  quali­

                                                                                                                                                                                                                                                                  definir o programa de treinamento


                                                                                                                                “ Conselho da Qualidade” , cujos mem­
                    rantemente junto à manufatura e



          inspeção final, para o conceito de Ge­                                                                                bros,  designados  pelos  diretores,  re­                                                                                         assessorar as diversas áreas da em­


         renciamento  da  Qualidade  Lotai  -                                                                                   presentam cada área funcional da or­                                                                                       presa  nos  assuntos  relacionados  com


         TQM  (Total  Quality  Management).                                                                                    ganização.                                                                                                                  a qualidade.



         Isso  implica  no  envolvimento  de  to­                                                                                       O objetivo do Conselho é definir e                                                                                         A qualidade deve ser planejada, exe­


         dos os  agentes  no  processo,  desde  o                                                                              difundir toda a estratégia da empresa                                                                                       cutada com acompanhamento  e ava­



         porteiro, que é o primeiro contato do                                                                                 sobre o assunto. O Conselho da Qua­                                                                                         liada  como  parte  da  política e  da  es­


         cliente ao visitar a empresa,  ao presi­                                                                              lidade tem a incumbência missionária                                                                                        tratégia  empresarial,  ou  seja,  a  me­


         dente da organização, de forma a evi­                                                                                 de  envolver  e  integrar  toda  a  empre­                                                                                  lhoria só é conseguida através de uma



         tar  preventivamente  a  ocorrência  de                                                                               sa,  todos  os  funcionários  e  fornece­                                                                                   forma metódica e sistêmica.



         “má qualidade” ou  da  ‘‘não confor­                                                                                  dores  em  um  processo  contínuo  de                                                                                               Em conformidade com isso, o Con­


         midade”  no início dos  processos.                                                                                    busca  da excelência*.                                                                                                      selho da Qualidade da Equitel desen­


               Sob  o conceito TQM,  a  expressão                                                                                      O  Conselho  tem  as  seguintes  atri­                                                                              volveu  o  SEQT  -  Sistema  Equitel  de



         “produto”  inclui  bens,  serviços  e  in­                                                                            buições  principais:  propor  programa                                                                                      Qualidade Total, que aborda os obje­


         formações trocadas entre a empresa e                                                                                  de melhoramento  da  qualidade,  con­                                                                                       tivos,  os  princípios,  a  sistematização



        o  mercado  (fornecedores  e  clientes)                                                                                sentânea com a Política de Qualidade                                                                                        e  o  ciclo  de  aperfeiçoamento  contí­


        tanto  quanto  entre  departamentos  e                                                                                 Equitel;                                                                                                                    nuo  da  qualidade  em  todas  as  ativi­



        colaboradores da empresa.  A  expres­                                                                                          mensurar  as  principais  dimensões                                                                                 dades da empresa.


        são  “processo”  inclui  processos  de                                                                                 da  qualidade,  através  do  estabeleci­                                                                                            O Sistema Equitel de Qualidade To­


        fabricação,  tanto  quanto  administra­                                                                                mento  de  indicadores significativos;                                                                                      tal visa uma busca constante da satis­



        tivos ou de vendas.                                                                                                            estabelecimento do processo de se­                                                                                  fação  dos  clientes  com  medidas  que,


               A expressão “ cliente” , além do pú­                                                                            leção de projetos de melhoria da qua­                                                                                       dentre outras, apresentem uma contí­


        blico  externo,  que  compra  produtos                                                                                lidade;                                                                                                                      nua  melhoria  da  qualidade  dos  pro­



        da  empresa  (clientes  externos),  tam­                                                                                       estabelecimento do processo de se­                                                                                  dutos e serviços ofertados,  dentro do


        bém  as  pessoas,  setores  ou  departa­                                                                              leção de equipes para realizar os  pro­                                                                                      conceito que  “ Qualidade é adequada



        mentos  que  recebem  um  “ produto”                                                                                  jetos;                                                                                                                       ao uso” ,  mas só  terá valor nos  negó­


        de outro departamento ou setor (clien­                                                                                         definir os recursos para treinamen­                                                                                cios quando  percebida  pelos clientes,
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