Page 19 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1992
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A estratégia da Equitel para a qualidade
Roberto Zink (*)
Na EQUITEL, a preocupação com tes internos). to, cronograma dos projetos, apoio
a qualidade e a produtividade re- Como primeiro passo nessa dire no diagnóstico de problemas;
présenta uma herança recebida ção, visando congregar os esforços pa assegurar-se de que as soluções dos
da casa SIEMENS. ra esse objetivo comum, e de forma a projetos sejam implementadas;
despertar em todos a consciência de verificar o progresso alcançado e
cooperar nesse sentido, foi estabele eventual redirecionamento das ações;
cida pela diretoria EQUITEL uma laboradores;
indicações de reconhecimento a co
“ Política de Qualidade” .
EQUITEL está ampliando sua
A dade, até então alocado prepode- ção de Assuntos da Qualidade” e um para a qualidade;
Foi ainda criada uma “ Coordena
análise do sistema de incentivos;
abordagem sobre o tema quali
definir o programa de treinamento
“ Conselho da Qualidade” , cujos mem
rantemente junto à manufatura e
inspeção final, para o conceito de Ge bros, designados pelos diretores, re assessorar as diversas áreas da em
renciamento da Qualidade Lotai - presentam cada área funcional da or presa nos assuntos relacionados com
TQM (Total Quality Management). ganização. a qualidade.
Isso implica no envolvimento de to O objetivo do Conselho é definir e A qualidade deve ser planejada, exe
dos os agentes no processo, desde o difundir toda a estratégia da empresa cutada com acompanhamento e ava
porteiro, que é o primeiro contato do sobre o assunto. O Conselho da Qua liada como parte da política e da es
cliente ao visitar a empresa, ao presi lidade tem a incumbência missionária tratégia empresarial, ou seja, a me
dente da organização, de forma a evi de envolver e integrar toda a empre lhoria só é conseguida através de uma
tar preventivamente a ocorrência de sa, todos os funcionários e fornece forma metódica e sistêmica.
“má qualidade” ou da ‘‘não confor dores em um processo contínuo de Em conformidade com isso, o Con
midade” no início dos processos. busca da excelência*. selho da Qualidade da Equitel desen
Sob o conceito TQM, a expressão O Conselho tem as seguintes atri volveu o SEQT - Sistema Equitel de
“produto” inclui bens, serviços e in buições principais: propor programa Qualidade Total, que aborda os obje
formações trocadas entre a empresa e de melhoramento da qualidade, con tivos, os princípios, a sistematização
o mercado (fornecedores e clientes) sentânea com a Política de Qualidade e o ciclo de aperfeiçoamento contí
tanto quanto entre departamentos e Equitel; nuo da qualidade em todas as ativi
colaboradores da empresa. A expres mensurar as principais dimensões dades da empresa.
são “processo” inclui processos de da qualidade, através do estabeleci O Sistema Equitel de Qualidade To
fabricação, tanto quanto administra mento de indicadores significativos; tal visa uma busca constante da satis
tivos ou de vendas. estabelecimento do processo de se fação dos clientes com medidas que,
A expressão “ cliente” , além do pú leção de projetos de melhoria da qua dentre outras, apresentem uma contí
blico externo, que compra produtos lidade; nua melhoria da qualidade dos pro
da empresa (clientes externos), tam estabelecimento do processo de se dutos e serviços ofertados, dentro do
bém as pessoas, setores ou departa leção de equipes para realizar os pro conceito que “ Qualidade é adequada
mentos que recebem um “ produto” jetos; ao uso” , mas só terá valor nos negó
de outro departamento ou setor (clien definir os recursos para treinamen cios quando percebida pelos clientes,