Page 31 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 31

*  fttM

                                                                                                                                                              XXV PAINEL TELEBRASIL










               não haja  quem  o  atenda,  as  ligações                                                                                                                                                                                      qualquer pessoa  de qualquer lugar.


               para  ele  destinadas  são  automatica­                                                                                                                                                                                               Resultante  de  uma  parceria tecno­


               mente atendidas por um sistema com­                                                                                                                                                                                           lógica estabelecida entre a norte-ame­


               putadorizado.  A  exemplo  de  uma  se­                                                                                                                                                                                       ricana  Octel  Communications  e  a  Te-


               cretária eletrónica, o equipamento con­                                                                                                                                                                                       lesis Sistemas em Telecomunicações,


               vida então a pessoa que chama a dei­                                                                                                                                                                                          de São Paulo, o novo produto tem uma

               xar  uma  mensagem,  a  qual  será,  tão                                                                                                                                                                                      configuração inicial desenvolvida para


               logo possível, automaticamente envia­                                                                                                                                                                                         a língua portuguesa com 1.800 frases.


               da para o telefone chamado.                                                                                                                                                                                                           Ao  contrário  dos equipamentos  de


                      Até  mesmo  pessoas  que  nem  so­                                                                                                                                                                                      informática,  que  em  geral  não  preci­


               nham em possuir seu próprio telefone                                                                                                                                                                                          sam de nenhum tipo de adaptação pa­


               podem  se  beneficiar  do  sistema  co­                                                                                                                                                                                        ra  operar  no  Brasil,  no  caso  das tele­


               nhecido  como  telefone  virtual.  Solici­                                                                                                                                                                                     comunicações  as  tecnologias  estran­


               tando a prestação do serviço à Telest,                                                                                                                                                                                         geiras  apresentam  um  alto  grau  de


               elas  passam  a  dispor  de  um  número                                                                                                                                                                                        incompatibilidade. Por isso, Uma nova


               exclusivo,  através  do  qual  passam  a                                                                                                                                                                                       tecnologia  teve  que ser  desenvolvida


               receber e enviar mensagens gravadas.                                                                                                                                                                                           de modo a permitir o interfaceamento

               A  partir  de  um  telefone  público,  por                                                                                                                                                                                     dos  equipamentos  digitais  com  cen­


               exemplo, pode-se ouvir e gravar men­                                                                                                                                                                                           trais  telefônicas  eletromecâmcas,  de


               sagens,  mantendo  comunicação  com                                                                           Sergio  Manoel  Nader  Borges,  presidente                                                                       uso mais comum  no  Brasil. [JCF/RNH/JP)
                                                                                                                             da  Telest.
















                                                                                                                                                                     Guerreiro:






                                                                         Estratégias de  Planejamento









                                                                                                            do Sistema Telebrás















                         gerente do Departamento de Coor­
                0                                                                                                                                                                                                                              sa sociedade apoia o setor estatal, se

                                                                                                                                                                                                                                               ele  estiver prestando  bons  serviços"
                         denação  do  Planejamento  e  Con­

                         trole Empresarial  da  Telebrás,  Renato                                                                                                                                                                              acrescentou.


               Navarro  Guerreiro,  foi  um  dos  pales­                                                                                                                                                                                               -  Nós  precisamos  realmente  fazer


               trantes da holding no XXV Painel Tele-                                                                                                                                                                                           parcerias, mas parcerias estratégicas.


               brasil.  Ele  inicialmente  fez  uma  abor­                                                                                                                                                                                      Não podemos fazer parcerias casuísti­


               dagem mais genérica sobre a interna­                                                                                                                                                                                             cas,  parcerias a curto prazo, de  resul­


               cionalização das telecomunicações. Va­                                                                                                                                                                                           tados imediatos, porque normalmente


               lendo-se  de  transparências,  o  orador                                                                                                                                                                                         essas  parcerias  são  fadadas  ao  insu­


               disse  que  em  1990  o  setor  tinha  no                                                                                                                                                                                        cesso - enfatizou o executivo.


               mundo cerca de 500 milhões de assi­                                                                                                                                                                                                      Guerreiro disse que os grandes clien­


               nantes, "com certeza o maior sistema                                                                                                                                                                                             tes estão exigindo a passagem de es­



              telefônico construído pelo homem", e                                                                                                                                                                                              tágios  simplificados  para  estágios  de

              prognosticou que "no ano 2000 sere­                                                                                                                                                                                               maior complexidade,  "porque  as  tec­


              mos um bilhão de assinantes".                                                                                                                                                                                                     nologias  estão  evoluindo  rapidamen­



                     Segundo Guerreiro, os usuários re­                                                                                                                                                                                         te".  Em  seguida,  falou  sobre  o  que


              querem  novos serviços  com  diversifi-                                                                                                                                                                                           mudou com a implantação da Portaria


                                                                                                                                                                                                                                                525,  "que  abriu  um  pouco  o  merca­
                                                                                                                             Renato  Navarro  Guerreiro,  da  Telebrás


                        Densidade  Telefônica  no  Mundo                                                                                                                                                                                        do,  mas  que,  de  certa  forma,  já  está
                                                                                                                                                                                                                                                ultrapassada, porque as empresas ope­

                                                                                                                            cação  cada  vez  maior,  apoiados  em
              Países com  mais de  1  m ilhão  de  term inais                                                                                                                                                                                   radoras  estaduais  começaram  a  de­

                       Terminais por  100 habitantes -  1990)                                                               tecnologia digital, maiores velocidades                                                                             senvolver  suas  próprias  redes  de  co­

                                                                                                                            e  qualidade  mais  elevada.  "No  Brasil,                                                                          municação de dados por pacotes,  até


                                                                                                                            o  modelo  atual  do  setor de  TCs mos­


             Países                                       Densidade                    Classificação                        tra  uma certa forma de esgotamento,


                                                                                                                            cuja densidade telefônica está aquém                                                                                 Term inais te le fô n ico s  instalados/serviço

             Suécia                                             67,2                                             1          de países latino-americanos como Uru­                                                                                                                         (Milhões)

             EUA                                                53,3                                             5


             Austrália                                          46,3                                           10           guai,  Argentina,  Venezuela  e  Colôm­                                                                              Instalados                                                                             Serviço
             Japão                                             43.2                                            13           bia (ver a situação do Brasil em núme­


             Itália                                             37.0                                           18           ros  na  tabela  1).  Para  ele,  o  mercado                                                                        86  7.3                                                                                            6.8

             Espanha                                            30,4                                          21                                                                                                                                87  7.7                                                                                             7.2

             Portugal                                          20,0                                           23            continua  monopsônico,  mas  há  a  ex­                                                                             88  8.2                                                                                            7.6

             Uruguai                                            12,2                                          26            pectativa  de  que,  em  futuro  próximo,                                                                           89  8,8                                                                                            8.0

             Argentina                                          10,6                                          29            os  serviços  sejam  providos  em  am­                                                                              90  9.3                                                                                            8.5

             Venezuela                                           7,6                                          35                                                                                                                                91  9.8                                                                                            9.2

             Colômbia                                            7.4                                          36            biente  de competição.                                                                                              92  10,7                                                                                         10.0

                                                                                                                                     O palestrante acredita que a manu­                                                                         93  11.7                                                                                         10.4


                                                                                                                            tenção  do  Sistema  Telebrás  ou  a  en­                                                                           94  13.0                                                                                         12.2
             Brasil                                             7,1                                          37             trada de qualquer empresa privada nos                                                                               95  14.5                                                                                         13.6




                                                                                                                            serviços de TCs dependerá da satisfa­

              Tabela  1:                                                                                                    ção dos usuários.  "Eu acho que a nos-                                                                               Tabela 2:
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36