Page 31 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
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XXV PAINEL TELEBRASIL
não haja quem o atenda, as ligações qualquer pessoa de qualquer lugar.
para ele destinadas são automatica Resultante de uma parceria tecno
mente atendidas por um sistema com lógica estabelecida entre a norte-ame
putadorizado. A exemplo de uma se ricana Octel Communications e a Te-
cretária eletrónica, o equipamento con lesis Sistemas em Telecomunicações,
vida então a pessoa que chama a dei de São Paulo, o novo produto tem uma
xar uma mensagem, a qual será, tão configuração inicial desenvolvida para
logo possível, automaticamente envia a língua portuguesa com 1.800 frases.
da para o telefone chamado. Ao contrário dos equipamentos de
Até mesmo pessoas que nem so informática, que em geral não preci
nham em possuir seu próprio telefone sam de nenhum tipo de adaptação pa
podem se beneficiar do sistema co ra operar no Brasil, no caso das tele
nhecido como telefone virtual. Solici comunicações as tecnologias estran
tando a prestação do serviço à Telest, geiras apresentam um alto grau de
elas passam a dispor de um número incompatibilidade. Por isso, Uma nova
exclusivo, através do qual passam a tecnologia teve que ser desenvolvida
receber e enviar mensagens gravadas. de modo a permitir o interfaceamento
A partir de um telefone público, por dos equipamentos digitais com cen
exemplo, pode-se ouvir e gravar men trais telefônicas eletromecâmcas, de
sagens, mantendo comunicação com Sergio Manoel Nader Borges, presidente uso mais comum no Brasil. [JCF/RNH/JP)
da Telest.
Guerreiro:
Estratégias de Planejamento
do Sistema Telebrás
gerente do Departamento de Coor
0 sa sociedade apoia o setor estatal, se
ele estiver prestando bons serviços"
denação do Planejamento e Con
trole Empresarial da Telebrás, Renato acrescentou.
Navarro Guerreiro, foi um dos pales - Nós precisamos realmente fazer
trantes da holding no XXV Painel Tele- parcerias, mas parcerias estratégicas.
brasil. Ele inicialmente fez uma abor Não podemos fazer parcerias casuísti
dagem mais genérica sobre a interna cas, parcerias a curto prazo, de resul
cionalização das telecomunicações. Va tados imediatos, porque normalmente
lendo-se de transparências, o orador essas parcerias são fadadas ao insu
disse que em 1990 o setor tinha no cesso - enfatizou o executivo.
mundo cerca de 500 milhões de assi Guerreiro disse que os grandes clien
nantes, "com certeza o maior sistema tes estão exigindo a passagem de es
telefônico construído pelo homem", e tágios simplificados para estágios de
prognosticou que "no ano 2000 sere maior complexidade, "porque as tec
mos um bilhão de assinantes". nologias estão evoluindo rapidamen
Segundo Guerreiro, os usuários re te". Em seguida, falou sobre o que
querem novos serviços com diversifi- mudou com a implantação da Portaria
525, "que abriu um pouco o merca
Renato Navarro Guerreiro, da Telebrás
Densidade Telefônica no Mundo do, mas que, de certa forma, já está
ultrapassada, porque as empresas ope
cação cada vez maior, apoiados em
Países com mais de 1 m ilhão de term inais radoras estaduais começaram a de
Terminais por 100 habitantes - 1990) tecnologia digital, maiores velocidades senvolver suas próprias redes de co
e qualidade mais elevada. "No Brasil, municação de dados por pacotes, até
o modelo atual do setor de TCs mos
Países Densidade Classificação tra uma certa forma de esgotamento,
cuja densidade telefônica está aquém Term inais te le fô n ico s instalados/serviço
Suécia 67,2 1 de países latino-americanos como Uru (Milhões)
EUA 53,3 5
Austrália 46,3 10 guai, Argentina, Venezuela e Colôm Instalados Serviço
Japão 43.2 13 bia (ver a situação do Brasil em núme
Itália 37.0 18 ros na tabela 1). Para ele, o mercado 86 7.3 6.8
Espanha 30,4 21 87 7.7 7.2
Portugal 20,0 23 continua monopsônico, mas há a ex 88 8.2 7.6
Uruguai 12,2 26 pectativa de que, em futuro próximo, 89 8,8 8.0
Argentina 10,6 29 os serviços sejam providos em am 90 9.3 8.5
Venezuela 7,6 35 91 9.8 9.2
Colômbia 7.4 36 biente de competição. 92 10,7 10.0
O palestrante acredita que a manu 93 11.7 10.4
tenção do Sistema Telebrás ou a en 94 13.0 12.2
Brasil 7,1 37 trada de qualquer empresa privada nos 95 14.5 13.6
serviços de TCs dependerá da satisfa
Tabela 1: ção dos usuários. "Eu acho que a nos- Tabela 2: