Page 30 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 30

Um  Painel  Com  Maturidade  Profissional








                          O XXV Painel foi realizado num momento po­                                                                                                                                     cutiram  os  problemas  estruturais,  orçamen­



                          lítico marcado pelo afastamento do presiden­                                                                                                                                   tários  e  de investimentos  que  vão nortear, a



                          te da República com o processo de impeach­                                                                                                                                     médio prazo, os rumos das telecomunicações



                          ment,  a  decorrente  assunção  do  vice-presi­                                                                                                                                do País. Durante dois dias,  tratou-se com ma­



                          dente  e  o  reaparecimento  do  Ministério  das                                                                                                                               turidade profissional de economia de merca­


                           Comunicações,  que havia sido extinto.  Possí­                                                                                                                                do,  da reprogramação  de investimentos, dos



                           veis mudanças dos dirigentes estatais do se­                                                                                                                                  cenários  de  desregulamentação,  das  distor­



                           tor das  telecomunicações compuseram o pa­                                                                                                                                    ções  da  política  industrial para  o  setor,  das



                           no  de  fundo.  Os participantes  do  Painel  dis­                                                                                                                            fontes  e dos programas da Telebrás.





















                                                              Telest  lança  serviço  de  mensagens


















                              Representada  por  equipe  liderada                                                                                    Fazendo  côro  com  a  voz  comum                                                                              dos,  a  mais  recente  novidade  da Te­


                     por seu presidente, Sérgio Manoel Na-                                                                                   dos  demais  participantes  do  evento,                                                                                lest  é  um  serviço  de  mensagens, que


                     der Borges, a Telest marcou presença                                                                                    Sérgio  Manoel  declarou  ser  contra  a                                                                               processa  a  voz  humana.  Como resul­


                     no  XXV  Painel  Telebrasil  com  o  lança­                                                                             quebra  do monopólio estatal das TCs,                                                                                  tado,  aparelhos  telefônicos  comuns


                     mento  de um  serviço  público  de men­                                                                                 mantido pela Telebrás, porém, enquan­                                                                                  transformam-se em terminais inteligen­


                     sagens.  Inédito em toda a América do                                                                                   to a reforma da Constituição não vem,                                                                                  tes  de  um  poderoso  sistema  geren­


                     Sul,  o  novo  serviço  trará  benefícios                                                                               defende  todas  as  percerias  possíveis                                                                               ciador central. Utilizada na Europa, Ja­


                     para toda a população do Espírito San­                                                                                  do  sistema  com  a  iniciativa  privada.                                                                              pão  e  Estados  Unidos,  a  novidade in­


                     to.  Com  investimentos  de  mais  de                                                                                   Lembrou  exemplos  como  as  plantas                                                                                   corpora  o  que  há  de  mais  avançado


                      US$400 milhões em  1992 e com pos­                                                                                     comunitárias,  que já demonstram  boa                                                                                  em tecnologia de telecomunicações pa­


                     sibilidade  de  aumentar  este  número                                                                                  funcionalidade  em  alguns  estados  e                                                                                 ra  tratamento  de  voz.  Digitalizado, o


                      para  1993, a empresa espírito-santen-                                                                                 na  própria  administração  das  empre­                                                                                sistema  armazena  e  recupera  a voz


                     se ocupa  o  nono  lugar no ranking das                                                                                 sas  do  sistema  Telebrás,  que  já  faz                                                                              humana,  funcionando  como  um  cor­


                     operadoras  do  sistema  Telebrás,  se­                                                                                 algumas parcerias com a iniciativa pri­                                                                                 reio,  oferecendo  uma  caixa postal de


                      gundo o critério de desempenho e ser­                                                                                  vada,  como  no  caso  dos  transportes.                                                                               voz  na  central  telefônica. Com aplica­


                     viços.                                                                                                                  Verificou-se  que  para  fazer  uso  de                                                                                 ção  de  amplo  alcance,  tanto  empre­


                              Com  cerca  de  1.500  funcionários,                                                                           meios de transporte  uma  empresa te­                                                                                   sas  como  pessoas  físicas  podem fa­

                      a  Telest,  lançando  mão  de  terceiriza­                                                                             lefônica  não  precisa  constituir outra.                                                                               zer  uso  do  serviço.


                     ção,  substituiu  mais  de  um  terço  de                                                                                        Lançando mão  do mesmo  princípio                                                                                       Através  do  equipamento,  toda vez


                     sua  frota  de veículos por  locação.  Ad­                                                                              que  baseia  o  processamento  de  da-                                                                                  que  um  telefone  estiver ocupado, ou


                     ministrando  198  mil  terminais  telefô­


                     nicos no Espírito Santo, a empresa pre­


                     tende chegar ao campo através de te­


                     lefonia  rural.  Na  capital,  onde  situam-


                     se  70%  dos  telefones  do  Estado,  a


                     empresa  pretende  também  lançar  a


                     telefonia  celular,  com  previsão  de


                     4.800  terminais  até  o  fim  de  1993.


                     Até  o  segundo  semestre  de  1994,  a


                     empresa  espera  expandir  o  seu  siste­


                     ma  em  Vitória  em  cerca  de  30  mil                                                                                                    O B R IG A D O  P O R  A l N J b K f c M                                                                             o b r i g a d o  r a S É i


                     terminais.                                                                                                                                               A  N O S S A   C H A M A D A .


                             Com  a  recessão,  segundo  Sérgio                                                                                                                                                                                                                                   A  N O S S A   C H A M A M ™


                     Manoel,  a  demanda  por  novas  linhas                                                                                                 BEM VINDOS AO XXV PAINEL TELEBRASIL


                    foi  reprimida  e  ainda  há  à  venda  li­


                     nhas  do  plano  de  expansão  cujo  pra­                                                                                                            S P M -  S E R V IÇ O  P Ú B L IC O  D E  M E N S A G E N S                                                                                P Ú U D O D E IH S M B Bl                         m   I


                     zo  de  implantação  já  venceu.  Através


                     de um convênio com os bancos, a em­                                                                                      íma                                                           B TELEBRÁS                                                                                                   5 m


                     presa conseguiu financiamento de  12


                     e  24  meses,  facilitando a vida  dos as­                                                                                                                                                                                                            I  rm                                                               f.             I


                     sinantes.  A  esperança  do  presidente                                                                                                                                                                                                                                                                                        J


                     da Telest é que seja mudada a política                                                                                                                                                                                                                        •               A í                          T>                          > »


                     nacional  de  preço  fixo  para  os  term i­

                                                                                                                                                                                                                                     -
                                                                                                                                                                                               *   »  -
                     nais,  uma  vez  que  há  casos  em  que

                     eles  podem  ser  comercializados  por


                     melhor  preço.                                                                                                           Participantes foram recebidos com agradecimentos e boas-vindas
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35