Page 30 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 30
Um Painel Com Maturidade Profissional
O XXV Painel foi realizado num momento po cutiram os problemas estruturais, orçamen
lítico marcado pelo afastamento do presiden tários e de investimentos que vão nortear, a
te da República com o processo de impeach médio prazo, os rumos das telecomunicações
ment, a decorrente assunção do vice-presi do País. Durante dois dias, tratou-se com ma
dente e o reaparecimento do Ministério das turidade profissional de economia de merca
Comunicações, que havia sido extinto. Possí do, da reprogramação de investimentos, dos
veis mudanças dos dirigentes estatais do se cenários de desregulamentação, das distor
tor das telecomunicações compuseram o pa ções da política industrial para o setor, das
no de fundo. Os participantes do Painel dis fontes e dos programas da Telebrás.
Telest lança serviço de mensagens
Representada por equipe liderada Fazendo côro com a voz comum dos, a mais recente novidade da Te
por seu presidente, Sérgio Manoel Na- dos demais participantes do evento, lest é um serviço de mensagens, que
der Borges, a Telest marcou presença Sérgio Manoel declarou ser contra a processa a voz humana. Como resul
no XXV Painel Telebrasil com o lança quebra do monopólio estatal das TCs, tado, aparelhos telefônicos comuns
mento de um serviço público de men mantido pela Telebrás, porém, enquan transformam-se em terminais inteligen
sagens. Inédito em toda a América do to a reforma da Constituição não vem, tes de um poderoso sistema geren
Sul, o novo serviço trará benefícios defende todas as percerias possíveis ciador central. Utilizada na Europa, Ja
para toda a população do Espírito San do sistema com a iniciativa privada. pão e Estados Unidos, a novidade in
to. Com investimentos de mais de Lembrou exemplos como as plantas corpora o que há de mais avançado
US$400 milhões em 1992 e com pos comunitárias, que já demonstram boa em tecnologia de telecomunicações pa
sibilidade de aumentar este número funcionalidade em alguns estados e ra tratamento de voz. Digitalizado, o
para 1993, a empresa espírito-santen- na própria administração das empre sistema armazena e recupera a voz
se ocupa o nono lugar no ranking das sas do sistema Telebrás, que já faz humana, funcionando como um cor
operadoras do sistema Telebrás, se algumas parcerias com a iniciativa pri reio, oferecendo uma caixa postal de
gundo o critério de desempenho e ser vada, como no caso dos transportes. voz na central telefônica. Com aplica
viços. Verificou-se que para fazer uso de ção de amplo alcance, tanto empre
Com cerca de 1.500 funcionários, meios de transporte uma empresa te sas como pessoas físicas podem fa
a Telest, lançando mão de terceiriza lefônica não precisa constituir outra. zer uso do serviço.
ção, substituiu mais de um terço de Lançando mão do mesmo princípio Através do equipamento, toda vez
sua frota de veículos por locação. Ad que baseia o processamento de da- que um telefone estiver ocupado, ou
ministrando 198 mil terminais telefô
nicos no Espírito Santo, a empresa pre
tende chegar ao campo através de te
lefonia rural. Na capital, onde situam-
se 70% dos telefones do Estado, a
empresa pretende também lançar a
telefonia celular, com previsão de
4.800 terminais até o fim de 1993.
Até o segundo semestre de 1994, a
empresa espera expandir o seu siste
ma em Vitória em cerca de 30 mil O B R IG A D O P O R A l N J b K f c M o b r i g a d o r a S É i
terminais. A N O S S A C H A M A D A .
Com a recessão, segundo Sérgio A N O S S A C H A M A M ™
Manoel, a demanda por novas linhas BEM VINDOS AO XXV PAINEL TELEBRASIL
foi reprimida e ainda há à venda li
nhas do plano de expansão cujo pra S P M - S E R V IÇ O P Ú B L IC O D E M E N S A G E N S P Ú U D O D E IH S M B Bl m I
zo de implantação já venceu. Através
de um convênio com os bancos, a em íma B TELEBRÁS 5 m
presa conseguiu financiamento de 12
e 24 meses, facilitando a vida dos as I rm f. I
sinantes. A esperança do presidente J
da Telest é que seja mudada a política • A í T> > »
nacional de preço fixo para os term i
-
* » -
nais, uma vez que há casos em que
eles podem ser comercializados por
melhor preço. Participantes foram recebidos com agradecimentos e boas-vindas