Page 26 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 26

G l o s s á r i o








                   AVL ¦ (automatic vehicle location) lo­                                                Inmarsat-A -  18  mil  instalações  no                                                  ca mundial WGS 84;  monitora oleo­                                                         Inmarsat-E - previsto para uso pes­

                   calização automática de veículo, via                                                  mundo,  a  maior  parte  em  navios,                                                    dutos, barragens, linhas de energia,                                                       soal,  sistema  de  alerta e perigo no

                   satélite;  opera  conjugado  com  sis­                                                mas também em veículos terrestres;                                                      e desastres  naturais  e  veículos  em                                                     mar, com localização automática do

                   tema  de  navegação tipo Glonass  e                                                   antenas  com  l,3m   de  diâmetro  e                                                    emergência;  38  modelos  de  term i­                                                      terminal.

                   GPS.                                                                                  peso 21  e 65kg, típicos; comunica­                                                     nal aprovados.


                                                                                                         ção  de  voz,  bidirecional,  com  tec­
                   FDM  - (frequency division  multiple­                                                 nologia  SCPC/FDM;  interconectável                                                                                                                                               Pagíng - serviço de busca-a-pessoa

                   xing)  multiplexação  por divisão  em                                                 a  PABX  e  enlaces  locais  de  VHF  e                                                Inmarsat-M  - futuro  sistema  móvel                                                       mundial, via satélite, com aplicações

                   frequência.                                                                           UHF;  suporta  facsímile  Grupo  III                                                   digital da Inmarsat, para uso terres­                                                      como  dados  da  bolsa,  sinais horá­


                                                                                                         (9,6kbit/s),  telex  (TDM),  dados  até                                                tre.  já  testado  e  aguardado  para                                                      rios  e  outros;  Inmarsat vai lança-lo
                   Glonass  - (global navigation satelli­                                                9660 bit/s  e  também  até  56  e  64                                                   1993; telefonia; transmissão de da­                                                      em  1992/93.

                   te system)  sistema  russo  de  nave­                                                 kbit/s; opera na faixa de 1.6/1.5 MHz.                                                 dos a 2400 bit/s, quatro vezes mais

                   gação  por satélite,  a  ficar  comple­                                                                                                                                      que  atual  Standard-C;  voz  codifica­                                                   SCADA - (supervisory control and da­

                   tamente operacional em 1993, com                                                                                                                                             da a 4,2 kbit/s; SCPC/QPSK com ca­                                                        ta  acquisition)  aquisição  automáti­

                   21  satélites em órbita.                                                              Inmarsat-C  -  comunicação  por  pa­                                                  nal de 8 kbit/s; sinalização TDM, Alo­                                                     ca de dados e controle remote.o

                                                                                                        cotes; duplex; transparente a telex,                                                   ha  e  TDMA,  com  canal  a  6  kbit/s;

                   GMDSS  -  (global maritime  distress                                                  mensagens  X.400;  X.25;  X.28  e                                                     terminais portáteis tipo pasta "0 0 7 ”

                   and safety system)  sistema  global                                                   X 32; velocidade até 600 bit/s, ope­                                                  com telefone que fala  em qualquer                                                         SC PC  - (single carrier per channeli

                   de segurança e desastre marítimo.                                                     ra na faixa de  1.6/1.5GHZ em incre­                                                  lugar do mundo.                                                                            portadora singela por canal, um dos

                                                                                                         mentos  de  5kHZ;  antena  ommdire-                                                                                                                                              métodos  para  ocupar  a  faixa  pas­

                   GPS  - (global positioning satellites)                                               cional  compacta;  terminais  até  do                                                                                                                                            sante de um transponder com mais

                   sistema norte-americano de posicio­                                                  tamanho de telefones celulares mó­                                                     Inmarsat-B  -  versão  digital  do  ln-                                                   de um canal.

                   namento  via  satélite;  opera  em                                                   veis; permite monitoração remota de                                                    marsat-A. aguardado para 1992/93;

                    1575.3 MHz; precisão civil de 100m,                                                 navios e veículos em movimento dan­                                                    com compressão de voz a  16 kbit/s;

                   a  ser substituído pelo GNSS. a  par­                                                do sua localização, estado da carga                                                    telex;  fax  a  9.6  kbit/s;  dá  melhor                                                  TDM - (time division multíplexing)m u l­

                   tir de  1995;  um  veículo  a  90  km/h                                              e outras informações pertinentes (vi­                                                  aproveitamento da faixa passante do                                                       tiplexação por divisão em intervalos

                   percorre  1,5 km por minuto.                                                         de Scada) referidas à rede geodési-                                                    satélite.                                                                                 de tempo









































                                                                                                                                  mo  VHF,  VOR  e  Radar,  ao  passo
        Â             aviação  moderna  não  sobrevi­                                                                            que  sobre  os  oceanos  e  em  regiões                                                                                        automatizados de aproximação de ae­

                        veria  sem  eletrônica.  Pilotos  e
                                                                                                                                                                                                                                                                roportos  e  até  de  aterrissagem de ae­

                        sistemas das aeronaves precisam
                                                                                                                                                                                                                                                                ronaves, com base em tecnologias de­
                                                                                                                                 menos  transitadas,  é  o  rádio  em  on­

                        trocar informações com  pessoal                                                                          das curtas (HF) que lhes dá cobertura                                                                                          senvolvidas  para  uso  militar e agora


        e  equipamentos  no  solo;  encarrega­                                                                                   mundial.                                                                                                                       introduzidas  na aviação civil. A idéia


        dos  da  cabine  de  passageiros  se  co­                                                                                                                                                                                                               é  ter  computador  de  bordo  falandc


        municam com operadores em terra;  c                                                                                                                                       Satélite                                                                      com  computador  em  terra e o pilote


        passageiros querem  ter comunicações                                                                                                                                                                                                                    agindo  só  nos  casos  de exceção. Será



        quando estão a bordo - as comunica­                                                                                               A  ICAO  criou,  em  1983,  um  Co­                                                                                    um sistema altamente distribuídocon


        ções  são  indispensáveis.  Além  disto                                                                                  mitê,  integrado  por  32  países,  desti­                                                                                      total prioridade - prometem os plane


        computadores comandam sistemas de                                                                                         nado  a  discutir  um  amplo  programa                                                                                        jadores  -  ao  elemento  da  confiabili



        vôo das aeronaves e equipamentos ele­                                                                                    de  automação  dos  sistemas  aeronáu­                                                                                          dade.


        trônicos  contribuem  para  a  navega­                                                                                   ticos, denominado FANS ou  “ Future                                                                                                     Em  1991,  foi aprovado, por 86Es­


        ção e a segurança do vôo das aerona­                                                                                      Air  Navigation  System” .                                                                                                     tados  e  400  representantes de entida­


        ves.                                                                                                                              A  implementação  do  FANS  prevê                                                                                      des,  em  M ontreal,  o  conceito



               A  partir do  primeiro  avião  viável,                                                                             um  sistema  de  navegação  global,  via                                                                                       CNS/ATM ,  de  comunicação,  nave­


        em  1898, seguido do histórico vôo em                                                                                     satélite  -  GNSS,  Glonass  -  e  sistemas                                                                                    gação e posicionamento de aeronaves


        torno da  Torre Eiffel,  em  1906,  e da



       travessia Calais-Dover pelo ar, os go­


       vernos  europeus,  “ impactados”  pela


       nova descoberta, se reuniram em Con­



        ferência  Diplomática,  em  Paris,  para

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Painel de especialiM-
       avaliar  suas  implicações.  O  ano  de
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              discutem avionics do
        1944  foi  importante  para  a  aviação                                                                                                                                                                                                                                                                               Rio de Janeiro.



       civil.  Nele,  foi  criado,  em  Chicago  a


       influente  International  Commercial


       Aeronautical  Organization-ICÃO.



        Dois anos depois,  seria a vez de  uma


       conferência  técnica  especial  discutir


       como  implementar  as  telecomunica­



       ções aeronáuticas.


               A aviação se vale de equipamentos


       eletrônicos a  bordo e em  terra,  a  fim



       de  prover  funções  de  navegação,  co­


        municações e controle de vôo para as


        aeronaves.  As  rotas  aéreas  mais  fre­



        quentadas  são  suportadas  por  comu­


        nicações terra-ar em  visão  direta,  co­
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31