Page 26 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
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G l o s s á r i o
AVL ¦ (automatic vehicle location) lo Inmarsat-A - 18 mil instalações no ca mundial WGS 84; monitora oleo Inmarsat-E - previsto para uso pes
calização automática de veículo, via mundo, a maior parte em navios, dutos, barragens, linhas de energia, soal, sistema de alerta e perigo no
satélite; opera conjugado com sis mas também em veículos terrestres; e desastres naturais e veículos em mar, com localização automática do
tema de navegação tipo Glonass e antenas com l,3m de diâmetro e emergência; 38 modelos de term i terminal.
GPS. peso 21 e 65kg, típicos; comunica nal aprovados.
ção de voz, bidirecional, com tec
FDM - (frequency division multiple nologia SCPC/FDM; interconectável Pagíng - serviço de busca-a-pessoa
xing) multiplexação por divisão em a PABX e enlaces locais de VHF e Inmarsat-M - futuro sistema móvel mundial, via satélite, com aplicações
frequência. UHF; suporta facsímile Grupo III digital da Inmarsat, para uso terres como dados da bolsa, sinais horá
(9,6kbit/s), telex (TDM), dados até tre. já testado e aguardado para rios e outros; Inmarsat vai lança-lo
Glonass - (global navigation satelli 9660 bit/s e também até 56 e 64 1993; telefonia; transmissão de da em 1992/93.
te system) sistema russo de nave kbit/s; opera na faixa de 1.6/1.5 MHz. dos a 2400 bit/s, quatro vezes mais
gação por satélite, a ficar comple que atual Standard-C; voz codifica SCADA - (supervisory control and da
tamente operacional em 1993, com da a 4,2 kbit/s; SCPC/QPSK com ca ta acquisition) aquisição automáti
21 satélites em órbita. Inmarsat-C - comunicação por pa nal de 8 kbit/s; sinalização TDM, Alo ca de dados e controle remote.o
cotes; duplex; transparente a telex, ha e TDMA, com canal a 6 kbit/s;
GMDSS - (global maritime distress mensagens X.400; X.25; X.28 e terminais portáteis tipo pasta "0 0 7 ”
and safety system) sistema global X 32; velocidade até 600 bit/s, ope com telefone que fala em qualquer SC PC - (single carrier per channeli
de segurança e desastre marítimo. ra na faixa de 1.6/1.5GHZ em incre lugar do mundo. portadora singela por canal, um dos
mentos de 5kHZ; antena ommdire- métodos para ocupar a faixa pas
GPS - (global positioning satellites) cional compacta; terminais até do sante de um transponder com mais
sistema norte-americano de posicio tamanho de telefones celulares mó Inmarsat-B - versão digital do ln- de um canal.
namento via satélite; opera em veis; permite monitoração remota de marsat-A. aguardado para 1992/93;
1575.3 MHz; precisão civil de 100m, navios e veículos em movimento dan com compressão de voz a 16 kbit/s;
a ser substituído pelo GNSS. a par do sua localização, estado da carga telex; fax a 9.6 kbit/s; dá melhor TDM - (time division multíplexing)m u l
tir de 1995; um veículo a 90 km/h e outras informações pertinentes (vi aproveitamento da faixa passante do tiplexação por divisão em intervalos
percorre 1,5 km por minuto. de Scada) referidas à rede geodési- satélite. de tempo
mo VHF, VOR e Radar, ao passo
 aviação moderna não sobrevi que sobre os oceanos e em regiões automatizados de aproximação de ae
veria sem eletrônica. Pilotos e
roportos e até de aterrissagem de ae
sistemas das aeronaves precisam
ronaves, com base em tecnologias de
menos transitadas, é o rádio em on
trocar informações com pessoal das curtas (HF) que lhes dá cobertura senvolvidas para uso militar e agora
e equipamentos no solo; encarrega mundial. introduzidas na aviação civil. A idéia
dos da cabine de passageiros se co é ter computador de bordo falandc
municam com operadores em terra; c Satélite com computador em terra e o pilote
passageiros querem ter comunicações agindo só nos casos de exceção. Será
quando estão a bordo - as comunica A ICAO criou, em 1983, um Co um sistema altamente distribuídocon
ções são indispensáveis. Além disto mitê, integrado por 32 países, desti total prioridade - prometem os plane
computadores comandam sistemas de nado a discutir um amplo programa jadores - ao elemento da confiabili
vôo das aeronaves e equipamentos ele de automação dos sistemas aeronáu dade.
trônicos contribuem para a navega ticos, denominado FANS ou “ Future Em 1991, foi aprovado, por 86Es
ção e a segurança do vôo das aerona Air Navigation System” . tados e 400 representantes de entida
ves. A implementação do FANS prevê des, em M ontreal, o conceito
A partir do primeiro avião viável, um sistema de navegação global, via CNS/ATM , de comunicação, nave
em 1898, seguido do histórico vôo em satélite - GNSS, Glonass - e sistemas gação e posicionamento de aeronaves
torno da Torre Eiffel, em 1906, e da
travessia Calais-Dover pelo ar, os go
vernos europeus, “ impactados” pela
nova descoberta, se reuniram em Con
ferência Diplomática, em Paris, para
Painel de especialiM-
avaliar suas implicações. O ano de
discutem avionics do
1944 foi importante para a aviação Rio de Janeiro.
civil. Nele, foi criado, em Chicago a
influente International Commercial
Aeronautical Organization-ICÃO.
Dois anos depois, seria a vez de uma
conferência técnica especial discutir
como implementar as telecomunica
ções aeronáuticas.
A aviação se vale de equipamentos
eletrônicos a bordo e em terra, a fim
de prover funções de navegação, co
municações e controle de vôo para as
aeronaves. As rotas aéreas mais fre
quentadas são suportadas por comu
nicações terra-ar em visão direta, co