Page 27 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
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esforço para participar das telecomu
Terminal pessoal
Inmarsat-P esíará nicações aeronáuticas, valendo-se de
disponível até o final da repartir custos com comunicações ma
década. rítimas (70% da receita) e terrestres.
Em 1989, a ICAO firmou acordo com
com gerencia a Inmarsat para uma experiência-pi
mento automáti loto, envolvendo 200 aeronaves, para
co de tráfego aé comunicações via satélite. John Ne-
reo, a entrar em mers, da Inmarsat, diz que a entida
ação a partir de de pretende fornecer a bordo serviços
1996, com as re de telefonia discada, dados até 10,5
OOCb
«kOO des VH F/H F kbit/s e fac-símile do grupo III, além
t t O U sendo mantidas disso estão sendo previstos modo de
Ü O U até 1993. pacotes com antenas omnidirecionais A nova aviação terá mais computadores em
O Q U Segundo Bar- de baixo ganho (OdBi) e baixo arrastro. terra do que a bordo.
rie Austin, dire
tor comercial da Aeronaves para fins aeronáuticos. Prosseguem
maior fábrica de testes na Suécia para comunicações
aviões a jato co Noventa por cento das aeronaves de dados, via satélite, em helicópte
merciais do mun 747-400 já vêm equipadas para co ros. Os satélites Inmarsat participam
do - a Boeing já municações via satélite. A empresa do FANS com o programa PET des
entregou 6800 aeronaves - ocorre con United Airlines foi a primeira a lan tinado a dar precisão adicional - de 3
gestão na maior parte dos aeroportos çar o serviço, em 1990, em 23 aero a 4 metros - para os sistemas de na
e aerovias e será necessário uma re naves, seguida pela Singapore Airline vegação GPS e Glonass.
volução sobre a maneira como se con que passou a oferecer o serviço de Experiências para comunicações via
trolam aviões. O tráfego aéreo cresce “ paging” a bordo. Hoje, é possível satélite sào antigas. Em 1972, a Air
a um ritmo mundial de 7,2% ao ano fazer uma chamada telefônica no vôo France efetuou testes em VHF (130
e as companhias de aviação transpor Paris-Tóquio, da Air France, pedin M H Z ) com transmissores de um qui
taram por ano mais de 2,2 bilhões de do que alguém vá esperá-lo no aero lowatt de potência. Em 1985, como
passageiros. Paradoxal mente, metade porto. Mais de 15 linhas aéreas e mais parte do FANS, prosseguiram os tes
das empresas aéreas operam com dé de 100 jatos corporativos já oferecem tes. já agora em microondas (1,5GHz)
ficit, causado, de acordo com o exe serviços dc voz comutada - requer an com potências de 40 a 60 w na trans
cutivo da Boeing, por tarifas decres tena de 12d!ii dc ganho - c de dados missão. ‘‘As comunicações comerciais,
centes, concorrência predatória, en a 600 bit/s. para os passageiros aéreos, sào ape
dividamento c altos investimentos ne Gruntis Berzins, cia Inmarsat, vê nas uma parcela das transmissões que
cessários. 500 linhas áercas adotando o sistema existem a bordo e que envolvem a
Novas tecnologias irão ajudar a di Inmarsat, a bordo, até 1995. O siste avionies, o controle operacional do
minuir o congestionamento aéreo. 1 ma Standard C, tipo “ storc-forwa- vôo e os enlaces de dados entre o
ocaso da visão virtual que permitirá rccl da Inmarsat já foi aprovado pa avião e a terra” , lembrou Christophe
ao piloto perceber obstáculos, atra ra uso de comunicações ar-terra, mas Hamel, da Air France.
vés da neblina, com o auxílio dc raios não para comunicações aeronáuticas. A equação econômica das novas
infra-vermelho e radar. Satélites dc Com quatro satélites Inmarsat II e tecnologias está sempre presente nes
comunicações, enlaces digitais, base mais quatro Inmarsat III, estes aguar ses novos poos. Uma simples antena
dc dados e sistemas especialistas com dados para 1995, a Organização Mun para recepção de sinais de satélites -
inteligência artificial para manuten dial de Satélites Marítimos - Inmar elas já estão disponíveis em dois mo
ção dc aviões também estão sendo con sat, terá investido o equivalente a 300 delos - aumenta a resistência do ar do
siderados. milhões dc dólares para fins aeronáu avião em movimento e os 100 quilo
“Chegou a hora do pessoal civil c ticos. gramas adicionais de peso do equipa
militar utilizarem juntos o espaço aé Dez estações terrenas da Inmarsat mento podem significar 700 mil dóla
reo com facilidades de comunicações, estão espalhadas pelo mundo para te res adicionais por ano, em custo de
navegação, posicionamento e geren lecomunicações terra-ar, como parte combustível. A telefonia a bordo de
ciamento do tráfego aéreo integrados” , do convênio firmado com as SITA, verá redundar cm tarifas da ordem
finalizou o diretor comercial da Boeing. ARINC e AVICOM que sâo entida de 10 dólares por minuto para o pas
A organização Inmarsat tem feito des exploradoras de telecomunicações sageiro. cJCF)
G l o s s á r i o d e t e r m o s
ADS • (outomatie dependonce sur ATS (ncronautical telecommunicn FANS • (future aeronautical naviga télites. operando na banda L. para
veillunco) posicionamento automá tions system) sistema de telecomuni- f/on system) sistema aeronáutico fu- uso livre, de 1993 a 2003.
tico de aeronaves caçòes aeronáuticas turo de navegação.
GPS - (globalpositionmg system) sis
AMS (êoronmitlcaímobile Services) AOC ¦ (airline operational control) con tema de posicionamento global, via
‘.erviços móveis aeronáuticos trolo do operações do aeronaves Glonass (global navigation satelli- satélite.
te system) sistema de navegação
ATM • (nlr traffle management) ge Avionics oletrônlca para fins da russo com 21 satélites, para uso PET • (Pacific Engineering Tnal) tes
ronci-imonto do tráfego aéreo aviação, tanto em torro quanto a boi livre dc 1995 a 2015. te sendo conduzido pela Inmarsat
do para monitoração, na região do Pa
ATN • (fíerormitlcdt telecommunicn GNSS - (global navigation satellite cífico, do GPS e do Glonass afim
tions network) rede de telecomuni CNS (communications, navigation, system) sistema do navegação do de aumentar de 50 para 3 a 5m. a
cações aeronáuticas. surveillance) comunicações, navega departamento de defeso e da força precisão da localização de uma ae
ção e posicionamento aérea norte-americanos, com 21 sa ronave via satélite.