Page 27 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 27

esforço  para participar das telecomu­
                                       Terminal pessoal


                                       Inmarsat-P esíará                                                                     nicações  aeronáuticas,  valendo-se  de

                                       disponível até o final da                                                             repartir custos com comunicações ma­


                                       década.                                                                               rítimas  (70%  da  receita)  e  terrestres.


                                                                                                                             Em  1989, a ICAO firmou acordo com



                                                                 com  gerencia­                                              a  Inmarsat  para  uma  experiência-pi­


                                                                 mento automáti­                                             loto, envolvendo 200 aeronaves,  para



                                                                co de tráfego aé­                                            comunicações  via  satélite.  John  Ne-


                                                                 reo,  a  entrar  em                                         mers,  da  Inmarsat,  diz  que  a  entida­


                                                                ação  a  partir  de                                          de pretende fornecer a bordo serviços


                                                                 1996,  com  as  re­                                         de  telefonia  discada,  dados  até  10,5

                            OOCb

                            «kOO                                des                VH F/H F                                  kbit/s e fac-símile do grupo  III,  além


                             t t O U                            sendo  mantidas                                              disso  estão  sendo  previstos  modo  de


                              Ü O U                             até  1993.                                                   pacotes com  antenas omnidirecionais                                                                                      A  nova  aviação  terá  mais  computadores  em

                              O Q U                                     Segundo  Bar-                                        de baixo ganho (OdBi) e baixo arrastro.                                                                                   terra do que a bordo.



                                                                rie  Austin,  dire­


                                                                tor comercial  da                                                                                       Aeronaves                                                                       para  fins  aeronáuticos.  Prosseguem



                                                                maior fábrica de                                                                                                                                                                        testes  na  Suécia  para  comunicações


                                                                aviões a jato  co­                                                   Noventa  por  cento  das  aeronaves                                                                                de  dados,  via  satélite,  em  helicópte­


                                                                merciais do mun­                                            747-400  já  vêm  equipadas  para  co­                                                                                      ros.  Os  satélites  Inmarsat  participam



                                                                do  -  a  Boeing  já                                        municações  via  satélite.  A  empresa                                                                                      do  FANS  com  o  programa  PET des­


          entregou 6800 aeronaves - ocorre con­                                                                             United  Airlines  foi  a  primeira  a  lan­                                                                                 tinado a dar precisão adicional - de 3


          gestão na maior parte dos aeroportos                                                                              çar  o  serviço,  em  1990,  em  23  aero­                                                                                 a  4  metros  -  para  os  sistemas  de  na­


          e aerovias  e  será  necessário  uma  re­                                                                         naves,  seguida  pela Singapore Airline                                                                                    vegação  GPS e Glonass.



          volução sobre a maneira como se con­                                                                              que  passou  a  oferecer  o  serviço  de                                                                                           Experiências para comunicações via


          trolam aviões.  O  tráfego aéreo cresce                                                                           “ paging”  a  bordo.  Hoje,  é  possível                                                                                   satélite  sào  antigas.  Em  1972,  a  Air


          a um ritmo mundial  de  7,2%  ao  ano                                                                             fazer uma chamada telefônica no vôo                                                                                        France  efetuou  testes  em  VHF  (130



         e as companhias de aviação  transpor­                                                                              Paris-Tóquio,  da  Air  France,  pedin­                                                                                    M     H    Z )  com  transmissores  de  um qui­


         taram por ano mais de  2,2 bilhões de                                                                              do  que  alguém  vá  esperá-lo  no  aero­                                                                                  lowatt  de  potência.  Em  1985,  como


         passageiros.  Paradoxal mente, metade                                                                              porto.  Mais de  15 linhas aéreas e mais                                                                                   parte do FANS,  prosseguiram  os tes­



         das empresas aéreas  operam  com  dé­                                                                              de  100 jatos corporativos já oferecem                                                                                     tes. já agora em microondas (1,5GHz)


         ficit, causado,  de  acordo  com  o  exe­                                                                          serviços dc voz comutada - requer an­                                                                                      com  potências de 40 a 60 w  na  trans­


         cutivo da  Boeing,  por  tarifas  decres­                                                                          tena  de  12d!ii  dc ganho  -  c  de  dados                                                                                missão. ‘‘As comunicações comerciais,



        centes,  concorrência  predatória,  en­                                                                             a 600 bit/s.                                                                                                               para  os  passageiros  aéreos,  sào  ape­


        dividamento c altos investimentos ne­                                                                                       Gruntis  Berzins,  cia  Inmarsat,  vê                                                                              nas uma parcela das transmissões que



        cessários.                                                                                                          500  linhas áercas adotando o  sistema                                                                                     existem  a  bordo  e  que  envolvem  a


               Novas tecnologias irão ajudar a di­                                                                          Inmarsat,  a  bordo,  até  1995.  O siste­                                                                                 avionies,  o  controle  operacional  do


        minuir o  congestionamento  aéreo.  1                                                                               ma  Standard  C,  tipo  “ storc-forwa-                                                                                     vôo  e  os  enlaces  de  dados  entre  o



        ocaso da  visão  virtual  que  permitirá                                                                            rccl  da  Inmarsat já  foi aprovado pa­                                                                                    avião e a terra” ,  lembrou Christophe


        ao  piloto  perceber  obstáculos,  atra                                                                             ra  uso de comunicações ar-terra,  mas                                                                                     Hamel,  da  Air  France.


        vés da neblina, com o auxílio dc raios                                                                              não para comunicações aeronáuticas.                                                                                                A  equação  econômica  das  novas



        infra-vermelho  e  radar.  Satélites  dc                                                                           Com  quatro  satélites  Inmarsat  II  e                                                                                     tecnologias está sempre  presente  nes­


        comunicações,  enlaces  digitais,  base                                                                            mais quatro Inmarsat  III, estes  aguar­                                                                                    ses  novos  poos.  Uma  simples  antena



        dc dados e sistemas especialistas  com                                                                             dados para  1995, a Organização Mun­                                                                                        para  recepção  de  sinais  de  satélites  -


        inteligência  artificial  para  manuten­                                                                           dial  de  Satélites  Marítimos  -  Inmar­                                                                                   elas já  estão  disponíveis  em dois  mo­



        ção dc aviões também estão sendo con­                                                                              sat,  terá investido o equivalente a 300                                                                                    delos - aumenta a resistência do ar do


       siderados.                                                                                                          milhões dc dólares para fins aeronáu­                                                                                       avião  em  movimento  e  os  100  quilo­



              “Chegou  a hora  do  pessoal  civil  c                                                                       ticos.                                                                                                                       gramas adicionais de peso do equipa­


       militar utilizarem juntos o espaço  aé­                                                                                      Dez estações  terrenas  da  Inmarsat                                                                                mento podem significar 700 mil dóla­


       reo com facilidades de comunicações,                                                                                estão espalhadas pelo mundo para te­                                                                                         res  adicionais  por  ano,  em  custo  de



       navegação,  posicionamento  e  geren­                                                                               lecomunicações  terra-ar,  como  parte                                                                                       combustível.  A telefonia a  bordo  de­


       ciamento do tráfego aéreo integrados” ,                                                                             do  convênio  firmado  com  as  SITA,                                                                                        verá  redundar  cm  tarifas  da  ordem



       finalizou o diretor comercial da Boeing.                                                                            ARINC  e  AVICOM  que  sâo  entida­                                                                                          de  10 dólares  por minuto  para o  pas­


             A  organização  Inmarsat  tem  feito                                                                          des exploradoras de telecomunicações                                                                                         sageiro.                                                                                       cJCF)















                                                                                                                                      G l o s s á r i o   d e   t e r m o s








               ADS  •  (outomatie  dependonce  sur                                              ATS            (ncronautical  telecommunicn                                             FANS  •  (future aeronautical naviga                                                   télites.  operando  na  banda  L.  para

               veillunco)  posicionamento automá                                                tions  system)  sistema  de  telecomuni-  f/on system) sistema aeronáutico fu-                                                                                                 uso livre,  de  1993 a 2003.

               tico de aeronaves                                                                caçòes aeronáuticas                                                                     turo de navegação.


                                                                                                                                                                                                                                                                               GPS - (globalpositionmg system) sis­

               AMS  (êoronmitlcaímobile Services)                                               AOC ¦ (airline operational control) con­                                                                                                                                       tema de posicionamento global, via

               ‘.erviços móveis aeronáuticos                                                    trolo do operações do aeronaves                                                         Glonass  (global navigation satelli-                                                   satélite.
                                                                                                                                                                                        te  system)  sistema  de  navegação


               ATM  • (nlr traffle management)  ge                                              Avionics                  oletrônlca  para  fins  da                                    russo  com  21  satélites,  para  uso                                                  PET • (Pacific Engineering Tnal) tes­

               ronci-imonto do tráfego aéreo                                                    aviação, tanto em torro quanto a boi                                                    livre dc  1995 a 2015.                                                                 te  sendo  conduzido  pela  Inmarsat

                                                                                                do                                                                                                                                                                             para monitoração, na região do  Pa­

               ATN • (fíerormitlcdt telecommunicn                                                                                                                                       GNSS  -  (global  navigation  satellite                                                cífico,  do  GPS  e  do  Glonass  afim

                tions network) rede de telecomuni­                                              CNS  (communications,  navigation,                                                      system)  sistema  do  navegação  do                                                    de aumentar de  50 para  3  a  5m.  a

               cações aeronáuticas.                                                             surveillance) comunicações, navega­                                                     departamento de defeso e da força                                                      precisão da  localização de uma ae­


                                                                                                ção e posicionamento                                                                    aérea norte-americanos, com 21 sa                                                      ronave via satélite.
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32