Page 25 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
P. 25
momento e que o sistema reconhece que dá serviços de mensagens, o nú
rá”, disse George Symeonidis, dire mero de usuários móveis deverá cres
tor de assuntos corporativos da In cer. Carlos de Paiva Lopes, presiden
marsat referindo-se ao sistema Inmar- te da Embratel, gostaria por sua vez
sat-E. de ver maior investimento de empre
As aplicações dos serviços da In sas do Mercosur contribuindo para o
marsat tem sido inúmeras e incluem: sucesso do Standard-C.
gerenciamento de frotas; envio de ví
deos, tirados por câmeras submari Socorro
nas; informações meteorológicas pa
ra veleiros de corrida; atualização de O sistema clássico de socorro ma
cartas de navegação; criptografia; te rítimo, aprovado em 1974, envolve o
lefonia semi-pública com o uso de car código morse - este nascido em 1899
tões de crédito; correio eletrônico; in - emitido a 500 kHz e a fonia em
formações sobre captura e cotações 2182 KHz e 156.8 MHz (canal VHF
de produtos da pesca; acesso à base 16) com cobertura de 250 km, de na
de dados; recebimento de notícias, jor vio-a-navio. A partir de 1974 foi ado
nais e de imagens fixas, a bordo. tado o GMDSS com a filosofia de
A organização Inmarsat terá que alertar as autoridades em terra que Antena apontada para satélite na Praia do Vi-
digal, no Rio de Janeiro.
investir em torno de 2 bilhões de dó coordenarão o socorro. Diversos sis
lares nos próximos anos para imple temas de alerta contribuem para o
mentar todos estes serviços. A idéia é GMDSS como o Intelsat, o sistema tel Sheraton - South 22° 59.581 e
ter um sistema aberto, legalizado jun norte-americano/russo, Cospas-Sar- West 43° 13.928 - numa pequena tela
to aos diferentes governos e integra sat (satélites em órbita polar) e siste de cristal líquido. Ainda da Magna
do com as operadoras regionais e lo mas de comunicações marítimas mó vox, foi mostrado um terminal
cais, disseram os representantes da In veis em VHF e ondas médias. MX2020P, com uma antena guarda-
marsat. Na área de equipamentos, a Ao pressionar o botão de alerta de chuva de 80 cm de diâmetro e que
Organização delega à indústria mun um terminal Inmarsat-A, um aviso au provê a serviços de telefone, fax e
dial privada, o desenvolvimento de tomático chega ao centro de socorro, telex. A Globo está usando este ter
hardware esoftware para seus sistemas. em terra, mais próximo. A posição minal, que pesa 18 quilos, para re
O Brasil está dentre os 18 países da embarcação em perigo será dada
portagens na África e a Andrade Gut-
que criaram a Inmarsat e sempre par sem intervenção humana e o disposi
tierez o utiliza para dar suporte a suas
ticipou de suas atividades. Em 1982, tivo de socorro marítimo da região equipes no Zaire. Um terminal simi
a Embratcl iniciou o serviço interna será ativado. Se for necessário uma
cional, via Inmarsat-2 e dois anos rádio-baliza flutuante, ativada pela lar foi utilizada pela CNN para re
portar a Guerra do Golfo.
mais tarde inaugurou, em Tanguá (RJ), água do mar, passa a irradiar em 1,66
Hidco Itaka, da NEC, apresentou
na gestão de Helvécio Gilson então G lf/ as coordenadas em que ela se uma maleta metálica, com antena do
presidente da operadora, uma esta encontra, durante duas horas. O
ção terrena para comunicações marí GMDSS deverá estar totalmente ope tipo ‘‘strip line” faseada, dando ga
nho de 25 dBw a 1,6 GHz, que per
timas, via satélite. Desde 1991, as ins racional, em todas as embarcações em mite estabelecer um canal de voz, via
talações de Tanguá foram acrescidas alto mar, a partir de 1999. Navios
Inmarsat, em menos de 5 minutos após
de um terminal terreno para operai devem ficar em escuta permanente no
como sistema Inmarsat, Standard-C. canal VHF 70. chegado ao local. A SED System que
foi a provedora das instalações de con
“Temos no Brasil, uma centena de Na mini-feira anexa â reunião da
usuários dos serviços Inmarsat” , re Inmarsat, no Hotel Sheraton, houve trole do complexo terreno, da Em
bratcl, em Guaratiba (RJ), mostrou
latou Arthur Schechtman, da Embra* uma exposição de terminais portáteis, equipamentos para interface entre ter
tel. Já para Edson Soffiatti, o fatura todos cm operação. A Japan Radio
mento do Inmarsat para a Embratcl Co-.ICR, representada pela Mitsui do minais e redes terrestres. A Radiomar
é algo marginal porque são pouco os Brasil, mostrou seu equipamento de compareceu com equipamentos da
usuários e o serviço Standard A sai navegação, com antena medindo 20 Thrane & Thrane, empresa dinamar
quesa que está fornecendo para a Em
caro, custando da ordem de 35 mil cm, que dá precisão de 50m. e seu
bratel a estação terrena Standard-C,
dólares para sua instalação a bordo. “ automatic radar plotting - Arpa” .
em Tanguá (RJ), no valor de 7 mi
Com a introdução do terminal Stan Um pequeno terminal Magnavox/
lhões de dólares.
dard C, mais simples e mais barato, Philips dava as coordenadas do Ho-
A Qualcom, norte-americana, que
utiliza o mesmo sistema de controle
de veículos do Standard-C, se vale de
•••#* um algoritmo de correção de erro (Vi-
terbe) e opera na banda Ku do Eutel-
sat. A Esca-Engenharia é uma em
presa brasileira que firmou contrato
com a Embratel, em 1991, para co
(E) Terminal
portátil da NEC, mercialização de serviços de valor
incluindo antena; acrescido, com base no Inmarsat-C.
(D) Rodosat para fins de transportes terrestres. Ela
acompanha na tela um tinha em demonstração, o Rodosat,
veículo, que é um sistema de gerenciamento e
via satélite.
controle de veículos em trânsito en
volvendo mapas digitalizados e posi
cionamento automático dos veículos
em trânsito, obtidos via satélite. ?