Page 24 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1992
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m m u f & c n
o S é c u l o 2 1
R eportagem : João Carlos Pinheiro da Fonseca
Organização Internacional de Sa
A télites Marítimos - Inmarsat rea cinco minutos, em
Telefone, telex,
lizou de 22 a 24 de setembro,
facsimile, em menos de
no Hotel Sheraton, no Rio de
Janeiro, sua primeira Conferência La qualquer parte
do mundo.
tino Americana regional, presidida por
Edson Soffiatti, diretor de operações
internacionais da Embratel. Com 300
delegados de 35 países, o encontro
teve como objetivo congregar aliados
e usuários da Inmarsat, na área do
Caribe e da América do Sul, chaman
do sua atenção para novos serviços Subsystem, este alugado ao Intelsat
que serão colocados no mercado. Olof Brasil é a Embratel - têm cotas de
investimento na organização. em 1982, totalizando 10 artefatos sín
Lundberg, diretor geral da organiza
O Conselho, que se reune três ve cronos operando na banda L. A se
ção, aguardado para a cerimónia de
zes por ano para planejamento do seg gunda geração, lançada a partir de
abertura, não compareceu. 1990, totalizou quatro artefatos do
A Inmarsat é uma organização em mento espacial e o lançamento de no
vos serviços, possui dezoito signatá tipo lnmarsat-2. Para 1955, sàoaguar
franca expansão. Ela quer passar dos
rios (osnuiiorcs cotisins), além de qua dados de quatro a nove satélites
18 milhões de dólares de faturamento
tro representantes de áreas geográfi lnmarsat-3, que terão maior potência
c 1500 usuários - a maioria na área
cas. O Brasil com assento no Conse que seus antecessores e serão dotados
marítima - registrados cm 1982, para
lho - e cotas de 0,59% - representa de antenas tipo “ spot beam”.
350 milhões e 73 mil usuários, aguar
também os interesses de C uba, Peru Os satélites lnmarsat-2 foram for
dados para 1993. Para tanto, a Orga
e Portugal. necidos pela British Aerospacc, jun
nização vai introduzir novos serviços
Criada inicialmente para comuni tamente com a Hughes Aircraft e a
móveis comerciais, no mar, na terra
cações móveis marítimas - setor ain Matra. Já os Inmarsat-3 contarão com
c para uso aeronáutico. o fornecimento da General Electric e
Estabelecida em 1979, fruto da ini da responsável por 70% de sua recei
ta - a Inmarsat decidiu, em 1985, par da Marconni Space. Para os novos
ciativa da Organização Marítima In
tir para comunicações móveis com ae serviços da Inmarsat, o “staff” téc
ternacional - IMO, a Inmarsat presta
ronaves c ,em 1989, com veículos ter nico estuda diferentes configurações
serviços remunerados e que visam o em órbita síncrona, em órbita inter
lucro, a usuários mundiais, através restres. Em seu “ Projeto 21” , assim
chamado tendo cm vista o novo sécu mediária e em órbita baixa, evitando
de entidades signatárias - que operam
lo que se avizinha, a Organização In porém a comunicação direta entre sa
o segmento terrestre - c de um seg
marsat quer ser sinônima de comuni télites.
mento espacial, coordenado por um
cações móveis, via satélite, e chegar a A organização Inmarsat quer che
staff técnico, internacional.
um milhão de usuários, na terra, no gar ao ano 2001 com faturamento de
Sessenta e cinco governos membros
mar e no ar. 800 milhões de dólares, gerados por
da Convenção da Inmarsat se reunem
seus serviços Inmarsat A,B,C e M<
a cada dois anos cm Assembléia para
Satélites além de serviços de “paging”, supor
decisões de caráter político, como a
te à navegação e para emergências.
eleição de representantes de áreas geo
A primeira geração de satélites In (vide Glossário), isto sem falar no*
gráficas para o Conselho e aprova
marsat incluiu o Marisat de 1976, o terminais portáteis Inmarsat-P que se
ções orçamentárias. Signatários, de
Marees, e o I-V Maritime Commercial rão complementares, às redes celula
signados pelos governos - no caso do
res terrestres. A Inmarsat vai compe
tir, de um lado com os fornecedores
de segmento espacial e de outro com
os segmentos terrestres de outras or
ganizações.
Painel na Dentro da estratégia do “Projeto
Conferência do 21” , a Inmarsat prevê a ampliação
Inmarsat, do mercado de pessoas ligadas a em
no Hotel Sheraton
do Rio de Janeiro. barcações, aeronaves e transportem
restres para abranger profissionais,1
executivos que precisam de comum*
cação - em qualquer lugar, por mar-
remoto que seja. “ Haverá um núim
ro particular que cada pessoa passar-;
ao terminal que estiver utilizando ^