Page 16 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1990
P. 16

Comércio precisa acordar









                                                                                                                                                                                                                                                                    Joio Carloa da Fonaeca







            O cliente descarrega o carrinho, a                                                                                          sil,  a  implantação  da  autom ação  comer­                                                                                  do  TEF  (transferência  eletrônica de fin­


            moça  da  caixa  digita  os  preços,                                                                                        cial necessita de uma mudança de m entali­                                                                                    dos), que é também conhecido como “di­



            um  cheque é preenchido.  Ela pe­                                                                                           dade do empresário lojista ou supermerca-                                                                                     nheiro eletrônico",  sistema em que débi­



            de carteira de identidade,  quando                                                                                           dista.  Empresas  com o  Peg-Pag,  Disco,                                                                                    tos e créditos em contas correntes sáo efe­

                                                                                                                                         Ideal, Rosal, saíram do ramo por que não
            não o número de telefone, endere­                                                                                            investiram em tecnologia e em moderniza­                                                                                     tuados via informática e  telecomunicações.
                                                                                                                                                                                                                                                                               Para  que  a  automação  funcione con
            ço, CPF, cartão bancário. Cheque                                                                                             ção  de  seus  recursos  hum anos",  afirma                                                                                  padronização  é  fundamental.  Nos Esta­



            aceito,  nota  emitida,  o cliente se                                                                                        o  consultor e também empresário Antônio                                                                                     dos Unidos foi adotada o voluntary inte-



             retira,  aliviado,  com as mercado­                                                                                         Galvão  de  Vasconcellos,  explicando  que,                                                                                   industry  commerdal standard  (V1CS) e



             rias.  Tempo  total gasto  no  <che-                                                                                        aqui,  as  50  maiores  empresas  comerciais                                                                                 a  General  Electric edita  o universal pro-
                                                                                                                                         têm  algum  tipo  de  autom ação,  quer  nos                                                                                 duet code  (UPC) que  registra os código*

            ckout: seis minutos (em média).                                                                                              checkouts, quer na retaguarda, ou em am ­                                                                                    de barras dos diversos produtos. No Bra­



                                                                                                                                         bos,  mas  que isto  ainda  não é  suficiente.                                                                               sil,  através  de  Decreto Lei Presidendal e

                                                                                                                                         N o  Brasil,  1 0 7 o   das  lojas  vendem  8 0 7 #                                                                          Portaria do Ministério da Indústria e Co­
                           10a pessoa da fila tem uma expectati­
             A             va de ficar uma hora esperando. “ Ili­                                                                        das  mercadorias,  revelando  a  convergên­                                                                                  mércio  (n°  143  de  12.12.84)  foi adotado





             do muito m edieval", acham os especialis­                                                                                   cia do mercado rumo a super e hipermer­                                                                                      com o Código Nacional de Produto o siste­
                                                                                                                                         cados,  altamente automatizados.
             tas  em  automação  bancária  e  comercial,                                                                                                                                                                                                              ma EAN (International artide numberiag)


             para  quem  informática  e  telecomunica­                                                                                           O  gerente comercial  da  Nielsen  Servi­                                                                            que já é utilizado em 46 países, totalizan­


             ções estão aí para melhorar dramaticamen­                                                                                   ços de Marketing, João Carlos Lazzarini,                                                                                     do  25  mil  empresas  e  30 mil  lojas. Cabe


             te todo este processo.                                                                                                      diz que  “ a  tomada  de  decisão,  em  negó­                                                                                 à ABAC — Associação Brasileira de Auto­


                      Os própnos conceitos de marketing es­                                                                              cios, será cada vez mais baseada em siste­                                                                                   mação  Comercial,  filiada  à  organização


             tão se m odificando. Cesar Castelli Schro-                                                                                  mas  de  gerenciamento  de  informações  e                                                                                   internacional EAN, cuja sede é em Broxe-

             edcr,  do  Supermercado  Bom  Preço,  diz                                                                                   que o consumidor cada vez mais se orien­                                                                                     las (Bei.),  gerenciar o sistema EAN, para


             que  existem  duas  estratégias  aplicáveis  a                                                                              tará  por  informações e menos  por apelos                                                                                   o Brasil. A  ABAC possui cerca de600em­


              um  produto:  baixar  o  custo  ou  oferecer                                                                               à propaganda de caráter emocional* ’.  Ele                                                                                   presas associadas.


             qualidade no serviço de venda.  Japoneses                                                                                   acrescenta  que  a  qualidade  dos  produtos


             estão  vencendo no  mercado mundial  por                                                                                    tendem a se nivelar e o desafio do comer­


             terem  introduzido  conceitos  sofisticados                                                                                 ciante  “ será  otimizar  seu  negócio,  com

             de marketing, que podem ser até mais im­                                                                                     base  no controle de inform ações".


             portantes  do  que  possuir  uma  produção


             extremamente eficiente.  E o  que é marke-                                                                                                                           Tecnologia


    *  ting? E  conhecer  melhor o  consumidor  e


              suas  reações.  E por que a automação co­                                                                                          O  progresso  da  automação  comercial


             mercial  é  importante  para  o  marketing?                                                                                 se  vale  da  união  de  duas  tecnologias:  o


             Por que ela dá uma  imagem clara e atua­                                                                                    código de barras e o  intercâmbio eletrôni­

             lizada  do  que  acontece  em  todas  as  eta­                                                                              co de dados CEDI — electronic data inter-


             pas do negocio.                                                                                                             change).  O   código de barras registra grafi­


                     O mesmo conceito é defendido por Pe-                                                                                camente, por meio de elementos verticais,


             trõnio Oomes Nogueira, da Arthur Ander-                                                                                     uma  série  de  números  que  podem  ser  li­

             sen.  Ele  acha  que  o  self-service  retirou                                                                              dos por meios ópticos. O intercâmbio ele­


             do  varejo  o  contato  cliente-comerciante,                                                                                trônico de dados permite substituir a tro­


             mas que a automação comercial consegue                                                                                      ca de documentos, utilizados no comércio


             trazê-lo  de  volta  pelo  emprego  de  termi­                                                                              e indústria,  por seu equivalente em sinais                                                                                  Tkrminal Ponto de Venda da SID Infomim.


             nais de vídeo e de tiquetes de bonificação                                                                                  codificados  que podem  ser  armazenados,


             em itidos em máquinas automáticas de ven­                                                                                   trnasmitidos e processados, eletronicamen­


            da  que  operam  on-line  e  aumentam  o                                                                                     te. Um aspecto importante do TED (trans­                                                                                             Todo  produto  brasileiro  que  empre­

            grau de interação com  o  cliente. “ N o Bra­                                                                                ferência eletrônica de dados) é denomina-                                                                                   ga  código  de  barras  é  caracterizado por


                                                                                                                                                                                                                                                                      um código de 13 dígitos. Assim, por exem­

                                                                                                                                                                                                                                                                      plo,  uma  lata  de  Leite  Moça,  da Nestlé,


                                                                                                                                                                                                                                                                      será  identificada  pelos dígitos:  789 (Bra­


                                                                                                                                                                                                                                                                     sil),  1000  (Nestlé),  10010  (Leite  Moça) e


                                                                                                                                                                                                                                                                     o  últim o número será um algarismo verifi­


                                                                                                                                                                                                                                                                     cador.

                                                                                                                                                                                                                                                                              Éssio  Barbone,  diretor  técnico  da



                                                                                                                                                                                                                                                                      ABAC, diz que “ será difícil para o expor­

                                                                                                                                                                                                                                                                      tador  brasileiro  tentar  colocar  produtos

                                                                                                                                                                                                                                                                      no  varejo  internacional,  sem  que o mes­



                                                                                                                                                                                                                                                                      mo  esteja  identificado por um código de

                                                                                                                                                                                                                                                                      barras".  A   leitura  do  código  de  barras


                                                                                                                                                                                                                                                                      pode ser  feita quer por meio de dispositi­


                                                                                                                                                                                                                                                                      vos  CCD (charged coupled devices) utili­

                                                                                                                                                                                                                                                                     zando uma caneta de contato ou por meio


                                                                                                                                                                                                                                                                     de  varredura  de  raio  laser  (scanner) que


                                                                                                                                                                                                                                                                     é recebido e decodificado após ser refleti­


                                                                                                                                                                                                                                                                     do  na etiqueta ou  num desenho impresso

                                                                                                                                                                                                                                                                     com  uma  sequência  de  barras especiais.
                                                                                                                                                                                                            Minimercado

                                                                                                                                                                                                            automatizado,                                            Existem diversas configurações para scan­

                                                                                                                                                                                                            sob comando                                              ners,  que  vão  desde  do  modelo  fixo de


                                                                                                                                                                                                            da Itautcc.                                              mesa  (basta  passar  o  produto  por  um#




            14                                                                                                                                                                                                                                                                                                               TetobrcsN. Nov /Ot/K
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21