Page 32 - Telebrasil - Maio/Junho 1988
P. 32

XVIII  PAINEL TELEBRASIL


            Salvador — Bahia

            9 a  12 de abril de  1988





            A PEQUENA E  MÉDIA

             EMPRESA NAS TCs













                                                                                                                                                                        Lamoglia:











                                                               Apoio à pequena e média empresas















                                                                                                                                                                                                                                                                  tos em seus laboratórios, como também na
                      O  diretor  de  Assuntos  Industriais  da


              Telebrás,  Roberto  Lamoglia  de  Carvalho,                                                                              Vlll PAINEL TELEBRi                                                                                                        aceitação em  fábrica.


              falou sobre “Apoio à Pequena e Média Em­                                                                                                                                                                                                                     Lamoglia alertou às PMEs para a neces­

              presas” , nas áreas industrial, de P&De ou­                                                                               ENA  E  MEDIA EMPRESAS  NAS  TELECOMUNIC/                                                                                 sidade de  reciclagem de  pessoal,  em face


              tros setores como o econômico, além de fa­                                                                                                                                                                                                          da atual  conjuntura  e das  perspectivas de


              zer  recomendações,  entre  as  quais a  mo­                                                                                                                                                                                                        digitação do setor.  A evolução tecnológica


               dernização  e  a  automatização  das  em ­                                                                                                                                                                                                          caminha  para  a  compactação,  ou  seja.  a


               presas.                                                                                                                                                                                                                                             necessidade  de  adoção  de  novas tecnolo­

                       Ele  acha  que  o  parque  industrial  de                                                                                                                                                                                                  gias  de  componentes,  novas técnicas de


               telecomunicações  no  País  está  consoli­                                                                                                                                                                                                          produção  (SM D,  film e  espesso,  etc.); au­


               dado ainda que “ não da forma que gostarí                                                                                                                                                                                                           tomação  (CAD/CAM ,  futuramente),  me­


               amos que fosse” .  Lamoglia citou algumas                                                                                                                                                                                                           lhorando a qualidade com testes automáti­

               grandes empresas na área de transmissão                                                                                                                                                                                                             cos e  redução de custos.


               que, de repente,  resolveram deixar a área,                                                                                                                                                                                                                  Segundo  o  palestrante,  a  competição


               em  contraposição  as de comutação como                                                                                   (E-D) -  Marco Aurélio (Monytel),  R.  Lamoglia  (Tele­                                                                   será             d i f í c i l ,             p o r q u e               a     crise  sócio-


                Ericsson,  Siemens  e  Nec.  O  palestrante                                                                             brás).  M.  Hamers (Telebrasil).                                                                                           econômica que o Brasil ora atravessa obri­

                lembrou  também  a  entrada  no  mercado                                                                                                                                                                                                           gará ao Sistema Telebrás reduzir seus cus­


                das  pequenas  indústrias  como  de  forma                                                                               TCs,  de iniciativa das PMEs, com a finali- *                                                                              tos  de  implantação  e  de  operação/manu-


                bastante ordenada.                                                                                                      dade  de  lhes  propiciar o  acesso  às  inova­                                                                             tenção.  A qualidade dos produtos é funda­

                       —  Durante os últimos dez anos não  ti                                                                           ções tecnológicas.  Com essa  finalidade,  a                                                                                mental e aconselhou à  PMEs que também


                vemos outro instrumento, além da Portaria                                                                                Telebrás destinou  em  1988  a  quantia  de                                                                                optassem  pela  conquista de  mercadosex


                622, que propusesse a consolidação desse                                                                                 Cz$  124  milhões,  correspondendo  a  3%                                                                                  ternos.


                parque  industrial  de  pequenas  e  médias                                                                              de seu orçamento anual.  Os 2%  restantes                                                                                           A  Telebrás  atualm ente  está  incenti­

                empresas                         enfatizou  Lamoglia.  Ele lam                                                           serão destinados a universidades e centros                                                                                 vando  outras  industrias  para  que venham


                bém acha que a Telebrás não deve tratar as                                                                               de pesquisas.                                                                                                              participar do  segmento de  transmissão.


                 PMEs de  forma  paternalista.  "Em  qual                                                                                        Por ocasião das assinaturas dos contra                                                                                      Lamoglia lamentou que “as grandes in­


                quer  país capitalista  a  indústria  tem  que                                                                           tos  para  aquisição de  equipamentos/ma                                                                                   dústrias têm  mama  de querer fazer de A a

                correr seu  próprio risco.  Se não der certo,                                                                            teriais de  TCs, as PMEs receberão 20%  de                                                                                 /,  istoé, desde o parafuso até a placa mais


                da  mesma  maneira  que  apareceu,  desa­                                                                                sinal.  Quanto  à  homologação  (Sauf),  as                                                                                complexa,  quando  poderiam  fomentarás


                parece  .                                                                                                                empresas  do  Sistema  Telebrás,  inteira-                                                                                 PMEs para atendê-las nos produtos de me


                        O  conferencista,  auxiliado  por  trans                                                                         mente voltadas à capacitação tecnológica                                                                                   nor complexidade.


                paréncias,  mostrou o apoio que o Sistema                                                                                nacional,  apoiam  as  pequenas  e  médias                                                                                          O  diretor  de  Assuntos  Industriais da

                Telebrás deu e vem dando as PMEs.  Eleci                                                                                 empresas  no  desenvolvimento  dos  produ                                                                                   Telebrás informou que o CPqD já desenvol­


                tou  a  Portaria  0 5 3 ,  de  3  de  março  de                                                                                                                                                                                                     veu ou está desenvolvendo 4 circuitos inte­


                1988,  onde  em  seus  vários  itens  se  m                                                                                                                                                                                                          grados dedicados,  que vão  baratear subs-


               cluem  outras áreas como  pesquisa  e  de­                                                                                                                                                                                                            tancialm ente os custos do  nosso aparelho

               senvolvimento, nas quais se destacam: um                                                                                                                                                                                                              telefônico.


               mínimo de  5% do orçamento da  Telebrás                                                                                                                                                                                                                        E para finalizar disse Lamoglia: “Acon-


               em P&D deve ser destinado ao apoio a pro                                                                                                                                                                                                              quista  do  mercado  externo é  um  trabalho


               jetos de iniciativa de universidades, de en


               tidadesde pesquisa, ou de pequenase mé-                                                                                                                                                                                                                político. Conquistar o mercado externo não
                                                                                                                                                                                                                                                                      é  querer vender  lá  na  Suécia,  na  Itália ou
               diasempresas nacionaisde TCs, estas últi                                                                                                                                                                                                               na Alemanha.  A América  Latina é um mer


               mas tendo a prioridade de participação nos                                                                                                                                                                                                             cado muito grande,  porém não temos con­


               projetos realizados pelas empresas opera­                                                                                                                                                                                                              dições  de  oferecer —  como  aconteceu no


               doras do Sistema  Telebrás.

                       Segundo  Lam oglia,  os  objetivos  do                                                                                                                                                                                                         Equador,  quando  uma  indústria  japonesa
                                                                                                                                                                                                                                                                      ofereceu  15  anos  para  pagar  com  15 de

               apoio da  Telebrás às  PMEs são os seguin­                                                                                                                                                                                                             carência —  prazos muito longos para paga­


               tes:  estímulo  à  competição;  inicialmente                                                                                                                                                                                                            mento.  Porém,  não podemos perder o mer

               produtos  sim ples;  hoje  produtos  com                                                                                                                                                                                                                cado  latino-americano como um todo, por


               maior  grau  de  complexidade,  como  cen­                                                                                  Parte da  Platéia ouvindo atentam ente os conferen­
                                                                                                                                          cistas.                                                                                                                      falta de uma  política dinâmica e coerente.
               trais de pequeno porte; estímulo à horizon-


               tizaçáo  das  grandes  indústrias,  diversifi­


               cando  subfornecedores  para  as  empresas                                                                                                                                                          PME X GRANDES EMPRESAS


               do  Sistema  Telebrás;  estímulo à  evolução


               tecnológica, dando impulso à busca de no­                                                                                    Item                                                                                                                         PMEs                                                      GRANDES


               vas técnicas; melhor qualidade dos produ­

               tos;  e redução dos custos.                                                                                                                                                                                                                       84                        5                86                     84                   8 5                86


                        Para o conferencista,  o que caracteriza                                                                            Distribuição p/ Fornecedores                                                                   %                   71,9                  72.5                 78,1                   28,1                 27.5               2 1 9


               a pequena e média empresas é ter um  pa                                                                                      Faturamento Total                                                                              O/                   10,4                  10.5                 10,5                  89,6                 89.5               89.5
                                                                                                                                                                                                                                            /o'O
               trimômo  líquido  de  8 0 0 .0 0 0   OTNs e  um                                                                               Faturamento c / Telebrás                                                                                                                                       19,7                 82,0                  75,0              80,3


               faturamento líquido de  1 .4 0 0 .0 0 0  OTNs.                                                                                                                                                                              %                    18,0                 25,0


                       Outro objetivo do Sistema Telebrás é fo­                                                                              Programa  PMEs                                                                        Cz$  10l)                   5,89                  7,45                 13,6*


               mentar  as  atividades  de  P&D  na  área  de                                                                                 *   Previsão-,  Cz$.  base março 8 8                                                                                                                                                                                  UNIDAtf








                                                                                                                                                                                                   li
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37