Page 34 - Telebrasil - Maio/Junho 1988
P. 34

XVIII  PAINEL TELEBRASIL


          Salvador —  Bahia

          9  a  12 de abril de  1988





          A PEQUENA  E  MEDIA

          EMPRESA  NAS TCs













                                                                                                                                                                          DEBATE I














                                                                    L “            - « - o H A S I L






































                                                                                                                                                                                                                                            (Acim a E-D) M u rillo

                                                                                                                                                                                                                                           Alves (S ul Am erica),

                                                                                                                                                                                                                                                       O ctávio Jardim
                                                                                                                                                                                                                                             (M oddata);  (abaixo)

                                                                                                                                                                                                                                      Bandeira M aia (Zetax).




























              (E -D )  O sw aldo  M artins  (Cook  E lectric),  Roberto  Pinheiro (Editei),  Mareio  Lacerda
              (R atik),  patrocinadores do XVIII Patriot










                       Depois  das  palestras  da  manha  do  dia                                                                           PMEs  é  estratégico  e  elas  sabem  disso.                                                                               M urillo Alves  (S u l A m érica) —  Existem no


                1 1 /0 4 /8 8 ,  no auditório do  Hotel  4  Rodas,                                                                          Elas  sabem  perfeitam ente  as  datas  e  as                                                                               Brasil algum as industrias que eu chamaria

               em  Salvador,  BA,  seguiram  se,  como  de                                                                                  formas de como vamos fazer as aquisições.                                                                                  de  “ indústrias  Peter  Pan” .  São aquelas


               costume  nos  eventos Telebrasil,  os  deba­                                                                                 0   próprio  Dr.  Alm ir  falou  hoje  que  para                                                                           que se recusam a crescer e,  por isso, se di­


               tes entre  representantes das diversas em                                                                                    atender as empresas são  necessárias  US$                                                                                  videm   em   pequenas  e  médias empresas.


               presas ali  presentes e os  palestrantes.                                                                                    2 bilhões e 2 0 0  milhões e não apenas US$                                                                                 Como tam bém   poderiamos tirar vantagem


               Francisco de  Paula  (B a tik)                                                    Gostaria  de                                1  bilhão e 9 0 0  milhões que nos foram alo­                                                                              disso,  sendo  a  Sul  América  Teleinforma


               maiores  esclarecimentos  sobre  a  proposi                                                                                  cados pela  Seplan.                                                                                                         tica  uma  empresa  que  não  é  considerada


               ção de apoio aos  produtos  preferenciais.                                                                                   Márcio Lacerda (A becortel)                                                      A Telebrasil                               pequena,  nem  média  e  nem tão grande?

               Marco Aurélio  (M onytel)                                                 A  idéia do pro­                                   está  nos devendo há algum  tempo  um  Se­                                                                                  Lam oglia                             Não  gostaríamos  que a Sul


               duto  p re fe re n c ia l  é  criar  um  m ercado                                                                             minário  para  que  possamos  debater,  com                                                                                Am érica se tornasse  também  “Peter Pan"


              ativo,  onde as  pequenas e  médias em pre­                                                                                    maior  profundidade,  a  questão  das  PMEs                                                                                e começasse a criar um monte de empresi-


              sas  possam  se  desenvolver  de  uma  forma                                                                                   na  área  de  prestação  de  serviços  de  rede                                                                             nhas.  Quando as empresas começam a se


              mais  significativa  e  uma  das  maneiras  de                                                                                 telefônica.  Nós tivemos a oportunidade de                                                                                  diversificar  m uito,  pode  ser  até falta de


              se criar esse mercado é escolhendo alguns                                                                                      assistir,  em   B rasília,  a  hom enagem   de                                                                              com petência.  Lembro que existem empre­


              produtos.  Por exemplo,  pequenas centrais                                                                                     mais de 70 empresas de TCs à Telebrás, na                                                                                   sas  pequenas  e  médias  que  são  ligadas a

              abaixo  de  3 0 0   ou  6 0 0   term inais.  Seria                                                                             pessoa do Dr. Almir.  Eu pergunto ao Lamo-                                                                                  grupos  fabulosos.  Por  exemplo:  uma in­


              criar  determ inado  segmento  de  mercado,                                                                                    glia com ele vè a possibilidade de estender                                                                                 dústria  que  seja  ligada  ao  City  Bank.  Ela


              dando preferência às PMEs,  daí a denomi                                                                                       apoio  financeiro  às  empresas  prestadoras                                                                                pode  ser  até  pequena,  porque  o capital


              nação  preferencial,  mas  jam ais  acom pa­                                                                                   de serviços,  aí incluindo as áreas de trans­                                                                                m ajoritário  não  está  com  o City Bank.


              nhado de  reserva  de  mercado.                                                                                                missão e comutação,  nos mesmos moldes                                                                                       Bandeira  M aia  (Z e ta x)—  Se um grupo fa­


              Telebrasil  —  O  Sistema  Telebrás deve  in­                                                                                  vem sendo  feito  para  a  área  industrial?                                                                                 turar m ais de  11  milhões de dólaresecom­


              tervir em tudo para a pequena e média em                                                                                       L am o g lia                            D evíam o s  e s te n d e r  esse                                                    pete no mercado com produtos da área das


              presas,  ou,  por  exem plo,  estas  deveriam                                                                                  apoio.  Se  fizerm os  cum prir  os  2 5 %   que                                                                             PMEs,  seria  tratado como tal?


              procurar firm as de consultoria  de  planeja                                                                                   existem  para  transmissão  e  com utação  e                                                                                 Lam oglia —   Esta  proposta encontra-se no


              mento estratégico  para  treinar seu  próprio                                                                                  criarmos  uma  regra  mais  específica  para                                                                                 M inistério  das  Comunicações,  mas ainda


              pessoal?                                                                                                                       as  empresas  do  setor  de  serviços  de  rede                                                                              não é  uma  decisão.


              W alter Schause (S chause S .A .) —  Quando                                                                                    externa,  podem os  atender  até  vocês  da                                                                                   Bandeira  M aia —  Dentro do programadas


             eu  digo  plano  estratégico,  na  verdade  es­                                                                                  Abecortel.  Mas quem deve decidir isso é a                                                                                   P M E s,  para  este  ano,  existem  produtos

              tou  definindo  a  linha  de  produtos.  0   pe­                                                                                diretoria  da  Telebrás.                                                                                                     como  centrais  CPA  de  pequeno  porte  No


             queno empresário  na  sua  prim eira  fase  se                                                                                   Octávio  Jardim   (M o d d a ta )  —   Nós  temos                                                                            entanto,  grandes empresas fabricam esse


             atém  m uito ao  produto,  depois vem a  tec­                                                                                    dificuldades de obtenção de  programação                                                                                     mesmo produto. Como é tratada pela Tele­


             nologia  e a  qualidade.  A  fase  seguinte  é a                                                                                 de  empresas  como  Em bratel,  Telerj,  etc.                                                                                brás a  concorrência  ou  licitação para esse


             de vendas e  de  m arketing,  além   da  aloca­                                                                                  Não  seria  possível  termos  essa  programa­                                                                                tipo de equipam ento?


             ção de recursos de m ão-de-obra.  Quanto à                                                                                       ção, como no caso de modems,  logo no iní­                                                                                   L a m o g lia   —  Nós  é  que  determinamos


             empresa de consultoria, a Schause contra­                                                                                        cio do ano?                                                                                                                   quais  são  ou  não  são  as  empresas dope


             tou  uma  e  estamos  indo  m uito  bem.                                                                                         Lamoglia  —  É  possível.  No  início  do ano,                                                                                queno  e  m édio  portes.  São  “ batizadas


             J.C.  Fonseca                                  0   Sistem a  Telebrás  pre­                                                      liberamos verba substancial para a compra                                                                                     como tais e todas são chamadas através de


             tende fazer algum a coisa  no sentido de d i­                                                                                    de  modems  às  PMEs.  Agora,  a  Em bratel,                                                                                  licitação.  Mas são as empresas que dizem


             nam izara idéia de divulgar um plano estra­                                                                                      por exemplo,  não é  uma empresa  de com ­                                                                                    se  deve  se  tra ta r  de  CPAs  de  pequeno


             tégico  para  as  PMEs?                                                                                                           prar m uito às  PMEs,  até  mesmo por causa                                                                                  porte,  ou  não.  (J .P .),                                                                            f


             Lamoglia  (Telebrás)                                              O  cronograma  das                                             de suas  próprias características.
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39