Page 34 - Telebrasil - Maio/Junho 1988
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XVIII PAINEL TELEBRASIL
Salvador — Bahia
9 a 12 de abril de 1988
A PEQUENA E MEDIA
EMPRESA NAS TCs
DEBATE I
L “ - « - o H A S I L
(Acim a E-D) M u rillo
Alves (S ul Am erica),
O ctávio Jardim
(M oddata); (abaixo)
Bandeira M aia (Zetax).
(E -D ) O sw aldo M artins (Cook E lectric), Roberto Pinheiro (Editei), Mareio Lacerda
(R atik), patrocinadores do XVIII Patriot
Depois das palestras da manha do dia PMEs é estratégico e elas sabem disso. M urillo Alves (S u l A m érica) — Existem no
1 1 /0 4 /8 8 , no auditório do Hotel 4 Rodas, Elas sabem perfeitam ente as datas e as Brasil algum as industrias que eu chamaria
em Salvador, BA, seguiram se, como de formas de como vamos fazer as aquisições. de “ indústrias Peter Pan” . São aquelas
costume nos eventos Telebrasil, os deba 0 próprio Dr. Alm ir falou hoje que para que se recusam a crescer e, por isso, se di
tes entre representantes das diversas em atender as empresas são necessárias US$ videm em pequenas e médias empresas.
presas ali presentes e os palestrantes. 2 bilhões e 2 0 0 milhões e não apenas US$ Como tam bém poderiamos tirar vantagem
Francisco de Paula (B a tik) Gostaria de 1 bilhão e 9 0 0 milhões que nos foram alo disso, sendo a Sul América Teleinforma
maiores esclarecimentos sobre a proposi cados pela Seplan. tica uma empresa que não é considerada
ção de apoio aos produtos preferenciais. Márcio Lacerda (A becortel) A Telebrasil pequena, nem média e nem tão grande?
Marco Aurélio (M onytel) A idéia do pro está nos devendo há algum tempo um Se Lam oglia Não gostaríamos que a Sul
duto p re fe re n c ia l é criar um m ercado minário para que possamos debater, com Am érica se tornasse também “Peter Pan"
ativo, onde as pequenas e médias em pre maior profundidade, a questão das PMEs e começasse a criar um monte de empresi-
sas possam se desenvolver de uma forma na área de prestação de serviços de rede nhas. Quando as empresas começam a se
mais significativa e uma das maneiras de telefônica. Nós tivemos a oportunidade de diversificar m uito, pode ser até falta de
se criar esse mercado é escolhendo alguns assistir, em B rasília, a hom enagem de com petência. Lembro que existem empre
produtos. Por exemplo, pequenas centrais mais de 70 empresas de TCs à Telebrás, na sas pequenas e médias que são ligadas a
abaixo de 3 0 0 ou 6 0 0 term inais. Seria pessoa do Dr. Almir. Eu pergunto ao Lamo- grupos fabulosos. Por exemplo: uma in
criar determ inado segmento de mercado, glia com ele vè a possibilidade de estender dústria que seja ligada ao City Bank. Ela
dando preferência às PMEs, daí a denomi apoio financeiro às empresas prestadoras pode ser até pequena, porque o capital
nação preferencial, mas jam ais acom pa de serviços, aí incluindo as áreas de trans m ajoritário não está com o City Bank.
nhado de reserva de mercado. missão e comutação, nos mesmos moldes Bandeira M aia (Z e ta x)— Se um grupo fa
Telebrasil — O Sistema Telebrás deve in vem sendo feito para a área industrial? turar m ais de 11 milhões de dólaresecom
tervir em tudo para a pequena e média em L am o g lia D evíam o s e s te n d e r esse pete no mercado com produtos da área das
presas, ou, por exem plo, estas deveriam apoio. Se fizerm os cum prir os 2 5 % que PMEs, seria tratado como tal?
procurar firm as de consultoria de planeja existem para transmissão e com utação e Lam oglia — Esta proposta encontra-se no
mento estratégico para treinar seu próprio criarmos uma regra mais específica para M inistério das Comunicações, mas ainda
pessoal? as empresas do setor de serviços de rede não é uma decisão.
W alter Schause (S chause S .A .) — Quando externa, podem os atender até vocês da Bandeira M aia — Dentro do programadas
eu digo plano estratégico, na verdade es Abecortel. Mas quem deve decidir isso é a P M E s, para este ano, existem produtos
tou definindo a linha de produtos. 0 pe diretoria da Telebrás. como centrais CPA de pequeno porte No
queno empresário na sua prim eira fase se Octávio Jardim (M o d d a ta ) — Nós temos entanto, grandes empresas fabricam esse
atém m uito ao produto, depois vem a tec dificuldades de obtenção de programação mesmo produto. Como é tratada pela Tele
nologia e a qualidade. A fase seguinte é a de empresas como Em bratel, Telerj, etc. brás a concorrência ou licitação para esse
de vendas e de m arketing, além da aloca Não seria possível termos essa programa tipo de equipam ento?
ção de recursos de m ão-de-obra. Quanto à ção, como no caso de modems, logo no iní L a m o g lia — Nós é que determinamos
empresa de consultoria, a Schause contra cio do ano? quais são ou não são as empresas dope
tou uma e estamos indo m uito bem. Lamoglia — É possível. No início do ano, queno e m édio portes. São “ batizadas
J.C. Fonseca 0 Sistem a Telebrás pre liberamos verba substancial para a compra como tais e todas são chamadas através de
tende fazer algum a coisa no sentido de d i de modems às PMEs. Agora, a Em bratel, licitação. Mas são as empresas que dizem
nam izara idéia de divulgar um plano estra por exemplo, não é uma empresa de com se deve se tra ta r de CPAs de pequeno
tégico para as PMEs? prar m uito às PMEs, até mesmo por causa porte, ou não. (J .P .), f
Lamoglia (Telebrás) O cronograma das de suas próprias características.