Page 35 - Telebrasil - Julho/Agosto 1988
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           Lázaro J.  Brito (Toler/)                                                                 Otávio Azevedo (Telemig)

                                                                                                                                                                                                    W anderley de  C astio  (A B C -List el)                                                  l eosmar Martins (M,i/>rj)

















        aquelas empresas que  têm  flexibilidade  de  st'                                                                           para poder atingir essa média de 99.7% ao ano

        adaptar  aos  novos  objetivos  que  a  Petrobrás                                                                            mencionado pelo Dr  René de Castro, da  IBM                                                                                  0 excelente  Deve ser um  fator  motivador  para


        coloca  para o desenvolvimento de  capacitação                                                                              em sua palestra?                                                                                                              nos da  Telebrás passarmos a fazer esse tipo de

        tecnológica.  Quanto ao faturamento, eu nào sei                                                                                                                                                                                                           reunião,  prlncmalmente com os fabricantes de


        lhe dizer  Em  termos  de  Cenpes,  o  program«)                                                                             Rene  de  Castro                                    O  nosso  nível  medio tio                                              aparelhos telefônicos.  Saber,  inclusive,  quais

        tem  um  custo  de  11  m ilhões  de  dólares.  O                                                                           99. /%, «io longo do  1987, o uma média de to                                                                                 •uio os          problemas em  relação ás nossas opera


           quantum”  ma  para  as  PMEs,  vai  depender                                                                             dos os fornecedores que entregam os  lotes n.i                                                                               dou-,  Valeu .i palestra do René para que pudés­

        muito da capacitação de cada  uma.                                                                                           nossa  inspeção do recebimento  Nflo são pou                                                                                semos ter essa visão.


                                                                                                                                    cos os fornecedores que,  frequentemente,  en                                                                                Pedro  Nolasco                                 Achei  excelente essa  deci­

         Delson  Siffert  (Telebrasil)                                          O  problema  real                                   tregam  lotos  100%  livros do defeitos  Quando


         hoje no Brasil  é o  custo  financeiro  muito alto.                                                                        os fornecedores variam de nível,  «i qualidade                                                                               são. mais ou menos compulsória, de reunir for­

         Em que grau e qualidade, ou seja, tecnologia de                                                                            não desce aquern dos 90% em média.  Nós te                                                                                   necedores para estudar as estratégias de forne­


         processo exige em termos de recursos financei­                                                                             mos  fornecedores cujos  lotes entram  direta                                                                                cimento.  inclusive  permitindo,  quem  sabe.
                                                                                                                                                                                                                                                                 pensando na eficiência das grandes concorrên­
         ros?                                                                                                                       mente em montagem de fabrica  Isso pertence a                                                                                cias. fazer ale um plano a mais longo prazo para


                                                                                                                                    um conjunto de ações que retratam, no final de                                                                               cada uma das empresas.

         Mareio Lacerda  (Batik) -   Trata-se  do eterno                                                                            um período,  uma qualidade excepcional.

         problema  de  nosso  capitalismo atrasado.  Nós


         temos preocupação muito grande em  relação a                                                                               Pedro  Nolasco  — 0  Sr.  esta  dizendo que  tem                                                                             Antonio Carreira  (Telebrasil) — Qual a experi­

         isso.  Um banco americano olhara o seu projeto,                                                                            muitos fornecedores da  IBM  que ja entregam o                                                                               ência  da  Factor  na aplicação do  telemarketing


         a viabilidade  de  seu  retorno,  e  financiara  ern                                                                       produto diretamente na  linha de produção?                                                                                   nas pequenas e médias empresas?

         função disto  Já o  banco  brasileiro olha o valor

         de seu património.  Se e alto,  empresta em cur­                                                                           René de Castro — Sim. São fornecedores ante­                                                                                 Aldina Ramos (Factor) — Vou falar de uma ex­


         tíssimo  prazo.  Numa  epoca  de  inflação  galo­                                                                          cipadamente qualificados.                                                                                                    periência que estamos passando agora, que vai

         pante, dificilmente haverá  qualquer projeto in­                                                                                                                                                                                                        mexer bastante com a cultura na área de forne­

         dustrial que consiga gerar resultado para  pagar                                                                           J.C.  Fonseca  (Telebrasil) —  Perguntas  para  o                                                                           cimento e serviço de venda de automóveis.  Par­


         o custo financeiro.  Eu diria que a  pequena em­                                                                           Mareio  Lacerda e o  Roberto  Lamóglia:  deverão                                                                            te-se  de  um  pressuposto  que  se  trata  de  um

         presa para ser média,  para  ser grande,  ela  tem                                                                         as PMEs se unirem para,  entre si, chegar a em­                                                                             grande (fabricante) e de média  e  pequena em­


         que adequar seu crescimento à possibilidade de                                                                             presas medias ou grandes7 Observei que a  IBM                                                                               presas (concessionárias).  Um dos trabalhos que

         geração e captação de recursos.                                                                                            e a Telebrás têm muito mais em comum do que                                                                                 a  Volkswagen  pretende  fazer é a  mudança  do


                                                                                                                                    se  pensa,  porque,  afinal  de  contas,  estão                                                                             oferecimento de produtos e serviços na área de

         Ary Nisembaum  —  Gostaria  de  saber  sobre                                                                               atuando através de  um  sistema  monopsômco.                                                                                telemarketing.  Depois  que  um  cliente compra

        aquele elenco de aplicações de  telemarketing:                                                                              Também estão tendo estratégias mais ou menos                                                                                um carro, geralmente ele nunca mais é procura­


        vendas, pós-vendas, serviços,  reclamações,  as­                                                                            parecidas e até ousaria dizer que ambas operam                                                                              do pela  empresa  nem  para trocar o veículo por

        sistência técnica etc.  Qual  desses segmentos é                                                                            em  regime  de  quase  monopólio  Então,  per­                                                                              outro  mais  novo  Então,  uma  série de  estraté­

        aquele que tem recebido maior sucesso na ativi­                                                                            gunto:  ha  intenção da Telebrás de reunir PMEs                                                                             gias está sendo feita no sentido de levar a cada


        dade de telemarketing?                                                                                                      periodicamente,  como faz a  IBM com seus for­                                                                              uma das 900 concessionárias Volkswagen a im­
                                                                                                                                                                                                                                                                plantação do sistema telemarketing.
                                                                                                                                   necedores?

        Aldina Ramos (Factor) — Sem dúvida é a parte                                                                                                                                                                                                                 Estamos treinando pessoas e fazendo um tra­

        de apoio a vendas, porque com relação ao uso do                                                                            Márcio  Lacerda  —  Essa  estratégia  do cresci­                                                                             balho a partir de um diagnóstico organizacional.


        telemarketing ativo,  que  visa  a  venda  propria­                                                                        m ento  através  de  fusòes  e  incorporações                                                                               Vamos a cada  unidade,  passamos uma semana

         mente dita,  ainda  há  carência  muito  grande,                                                                          aparentemente engatinha  no  Brasil  Nosso ca­                                                                              estudando toda a organização e procedimentos

         principalmente a nível cultural.  Há dificuldade                                                                          pitalismo  industrial  ainda  é muito recente e a                                                                           das concessionárias, que podem ter 20,  100 ou


        de implantação desse tipo de sistema,  até por-                                                                            maioria dos empresários é de primeira geração                                                                               500 funcionários.  Nós temos portes diferencia­

        quequem decide por ele tem uma visão cultural                                                                              A questão do poder ainda é colocada, assim, um                                                                              dos e dentro do diagnóstico são levantados pro­
                                                                                                                                                                                                                                                               blemas, enfim retratada a situação nas áreas de
        muito boa, masquem operacionaliza náoa tem.                                                                                pouco mística.  Porém, as taxas de lucros nas in­

        Então,  h.á  uma  carência  de  pessoal  m uito                                                                           dústrias brasileiras ainda são muito altas em re­                                                                            organização,  recursos  humanos,  tecnologia,


        grande nessa parte. Já o telemarketing passivo,                                                                           lação à média mundial.  Mas na medida em que                                                                                 equipamentos e gerencial,  porque  muitas das

        queéa parte de apoio a venda, é mais fácil,  por­                                                                         o  capitalismo  vai  ficando  mais competitivo,  a                                                                           estratégias esbarram  na  área  gerencial.  Parte-

        que é o cliente que toma a iniciativa.  Esta,  sem                                                                        necessidade  de  sobrevivência  vai  obrigar  esta                                                                           se, então,  para as soluções junto com o gerente


        dúvida, tem sido a aplicação de melhor resposta                                                                           busca alternativa de crescimento  Isso se a eco­                                                                             de  cada  unidade  Discute-se  de  que  forma  o

        no telemarketing.                                                                                                         nomia  for  mais aberta  e  se diminuírem  os car­                                                                           telemarketing  pode  contribuir  para  o  cresci­
                                                                                                                                                                                                                                                               mento,  para o aperfeiçoamento e  para a  busca
                                                                                                                                  tórios e o paternalismo.                                                                                                     de  novas oportunidades  nos  negócios da  em­

        Pedro Nolasco  (Zetax) —  Qual  é  o  índice  de

        aceitação de um  lote  de  um  fornecedor  único                                                                          Roberto Lamóglia (Telebrás) — A idéia da  IBM                                                                                presa.
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