Page 35 - Telebrasil - Julho/Agosto 1988
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Lázaro J. Brito (Toler/) Otávio Azevedo (Telemig)
W anderley de C astio (A B C -List el) l eosmar Martins (M,i/>rj)
aquelas empresas que têm flexibilidade de st' para poder atingir essa média de 99.7% ao ano
adaptar aos novos objetivos que a Petrobrás mencionado pelo Dr René de Castro, da IBM 0 excelente Deve ser um fator motivador para
coloca para o desenvolvimento de capacitação em sua palestra? nos da Telebrás passarmos a fazer esse tipo de
tecnológica. Quanto ao faturamento, eu nào sei reunião, prlncmalmente com os fabricantes de
lhe dizer Em termos de Cenpes, o program«) Rene de Castro O nosso nível medio tio aparelhos telefônicos. Saber, inclusive, quais
tem um custo de 11 m ilhões de dólares. O 99. /%, «io longo do 1987, o uma média de to •uio os problemas em relação ás nossas opera
quantum” ma para as PMEs, vai depender dos os fornecedores que entregam os lotes n.i dou-, Valeu .i palestra do René para que pudés
muito da capacitação de cada uma. nossa inspeção do recebimento Nflo são pou semos ter essa visão.
cos os fornecedores que, frequentemente, en Pedro Nolasco Achei excelente essa deci
Delson Siffert (Telebrasil) O problema real tregam lotos 100% livros do defeitos Quando
hoje no Brasil é o custo financeiro muito alto. os fornecedores variam de nível, «i qualidade são. mais ou menos compulsória, de reunir for
Em que grau e qualidade, ou seja, tecnologia de não desce aquern dos 90% em média. Nós te necedores para estudar as estratégias de forne
processo exige em termos de recursos financei mos fornecedores cujos lotes entram direta cimento. inclusive permitindo, quem sabe.
pensando na eficiência das grandes concorrên
ros? mente em montagem de fabrica Isso pertence a cias. fazer ale um plano a mais longo prazo para
um conjunto de ações que retratam, no final de cada uma das empresas.
Mareio Lacerda (Batik) - Trata-se do eterno um período, uma qualidade excepcional.
problema de nosso capitalismo atrasado. Nós
temos preocupação muito grande em relação a Pedro Nolasco — 0 Sr. esta dizendo que tem Antonio Carreira (Telebrasil) — Qual a experi
isso. Um banco americano olhara o seu projeto, muitos fornecedores da IBM que ja entregam o ência da Factor na aplicação do telemarketing
a viabilidade de seu retorno, e financiara ern produto diretamente na linha de produção? nas pequenas e médias empresas?
função disto Já o banco brasileiro olha o valor
de seu património. Se e alto, empresta em cur René de Castro — Sim. São fornecedores ante Aldina Ramos (Factor) — Vou falar de uma ex
tíssimo prazo. Numa epoca de inflação galo cipadamente qualificados. periência que estamos passando agora, que vai
pante, dificilmente haverá qualquer projeto in mexer bastante com a cultura na área de forne
dustrial que consiga gerar resultado para pagar J.C. Fonseca (Telebrasil) — Perguntas para o cimento e serviço de venda de automóveis. Par
o custo financeiro. Eu diria que a pequena em Mareio Lacerda e o Roberto Lamóglia: deverão te-se de um pressuposto que se trata de um
presa para ser média, para ser grande, ela tem as PMEs se unirem para, entre si, chegar a em grande (fabricante) e de média e pequena em
que adequar seu crescimento à possibilidade de presas medias ou grandes7 Observei que a IBM presas (concessionárias). Um dos trabalhos que
geração e captação de recursos. e a Telebrás têm muito mais em comum do que a Volkswagen pretende fazer é a mudança do
se pensa, porque, afinal de contas, estão oferecimento de produtos e serviços na área de
Ary Nisembaum — Gostaria de saber sobre atuando através de um sistema monopsômco. telemarketing. Depois que um cliente compra
aquele elenco de aplicações de telemarketing: Também estão tendo estratégias mais ou menos um carro, geralmente ele nunca mais é procura
vendas, pós-vendas, serviços, reclamações, as parecidas e até ousaria dizer que ambas operam do pela empresa nem para trocar o veículo por
sistência técnica etc. Qual desses segmentos é em regime de quase monopólio Então, per outro mais novo Então, uma série de estraté
aquele que tem recebido maior sucesso na ativi gunto: ha intenção da Telebrás de reunir PMEs gias está sendo feita no sentido de levar a cada
dade de telemarketing? periodicamente, como faz a IBM com seus for uma das 900 concessionárias Volkswagen a im
plantação do sistema telemarketing.
necedores?
Aldina Ramos (Factor) — Sem dúvida é a parte Estamos treinando pessoas e fazendo um tra
de apoio a vendas, porque com relação ao uso do Márcio Lacerda — Essa estratégia do cresci balho a partir de um diagnóstico organizacional.
telemarketing ativo, que visa a venda propria m ento através de fusòes e incorporações Vamos a cada unidade, passamos uma semana
mente dita, ainda há carência muito grande, aparentemente engatinha no Brasil Nosso ca estudando toda a organização e procedimentos
principalmente a nível cultural. Há dificuldade pitalismo industrial ainda é muito recente e a das concessionárias, que podem ter 20, 100 ou
de implantação desse tipo de sistema, até por- maioria dos empresários é de primeira geração 500 funcionários. Nós temos portes diferencia
quequem decide por ele tem uma visão cultural A questão do poder ainda é colocada, assim, um dos e dentro do diagnóstico são levantados pro
blemas, enfim retratada a situação nas áreas de
muito boa, masquem operacionaliza náoa tem. pouco mística. Porém, as taxas de lucros nas in
Então, h.á uma carência de pessoal m uito dústrias brasileiras ainda são muito altas em re organização, recursos humanos, tecnologia,
grande nessa parte. Já o telemarketing passivo, lação à média mundial. Mas na medida em que equipamentos e gerencial, porque muitas das
queéa parte de apoio a venda, é mais fácil, por o capitalismo vai ficando mais competitivo, a estratégias esbarram na área gerencial. Parte-
que é o cliente que toma a iniciativa. Esta, sem necessidade de sobrevivência vai obrigar esta se, então, para as soluções junto com o gerente
dúvida, tem sido a aplicação de melhor resposta busca alternativa de crescimento Isso se a eco de cada unidade Discute-se de que forma o
no telemarketing. nomia for mais aberta e se diminuírem os car telemarketing pode contribuir para o cresci
mento, para o aperfeiçoamento e para a busca
tórios e o paternalismo. de novas oportunidades nos negócios da em
Pedro Nolasco (Zetax) — Qual é o índice de
aceitação de um lote de um fornecedor único Roberto Lamóglia (Telebrás) — A idéia da IBM presa.