Page 31 - Telebrasil - Julho/Agosto 1988
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XVIII PAINEL
A PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
NAS TELECOMUNICAÇÕES
(Continuação do número anterior)
Campos (Petrobrás); Gunnar Vickberg (Xerox);
Aldina Maia Ramos (Factor); Carlos Magnus
Dando continuidade ao XVIII Painel Telebra- (Intelbras); e René de Castro (IBM). 0 encerra
sil, realizado no Hotel 4 Rodas, em São Salva mento do evento foi feito pelo presidente do
dor, Bahia, d e 9 a 4 d e abril de 1988, os parti Conselho de Administração da Telebrasil,
cipantes tiveram a oportunidade de ouvir e de Comte. Euclides Quandt de Oliveira.
bater com os seguintes palestrantes: Murillo R eportagem : Jenner de Paiva
Campos e Vickberg:
Visão da tecnologia e do telemarketing
Oeng.° mecânico Murillo Campos, do Centro mento de recursos humanos, “ que é a base para se serviço para vendas, contatos com clientes e
de Pesquisa (Cenpes) da Petrobrás, explicou em que tudo isso se realize” . como solução para determinados casos empre
sua palestra as áreas de atuação da empresa, Falou do relacionamento da Petrobrás com sariais. Disse que só existem duas maneiras de
desde a prospecçáo e produção, passando pela as PMEs privadas que participam da construção se aumentar o resultado de uma empresa: rea
area tecnológica e recursos humanos, até o m- de plataformas projetadas pelo Cenpes, e do justar o preço ou diminuir o custo, sem que se
ter-relacionamento com as pequenas e médias Serviço Especial de Telecomunicações (Setele) perca a qualidade do produto.
empresas, inclusive o setor de telecomunica que atuará em comunicação de dados, via sa Para o palestrante, o uso do telefone é a ma
ções. Deu também uma visão política da Petro télite. neira mais rapida e mais barata de se comuni
brás na area tecnológica. car. Além disso, ajuda a comandar os contatos
0 técnico revelou que, embora os recursos AVIIII Miiibb comerciais, reduzindo custo e aumentando a
de investimentos das estatais tenham sido redu carteira de clientes. Porem, o que significa tele
zidos em 87 e 88, a area tecnológica da Petro 0 0 PEQUENA E MEDIA EMPRESAS NAS T FU : marketing? — perguntou o orador para ele
brás continua recebendo o mesmo apoio da mesmo responder:
direção da empresa. Outro ponto central apre Telemarketingéa utilização planejada do
—
sentado pelo conferencista foi o de levar para o telefone, como forma de melhorar os resultados
setor de TCs a visão de outro segmento da indus da empresa através do cliente. 0 uso do telefone
tria nacional. é uma mídia muito boa para promoção, pesqui
Murillo Campos abordou ainda as atividades sa e venda. De fato. uma pesquisa de mercado
de todas as subsidiárias da Petrobrás tanto no bem feita mostra que 90% dos clientes que não
Brasil quanto no exterior e deu ênfase para os re estão satisfeitos com a empresa não reclamam
cursos humanos. Fez depois um histonco da diretamente para ela Eles preferem falar para
empresa desde sua criação em 1953 ate os dias terceiros sobre o mau serviço ou a má qualidade
atuais. 0 Cenpes data de 1966, mas só 10 anos do produto. Se conseguirmos identificar esses
mais tarde (76) recebeu a incumbência de (E-D) G Vickberg (Xerox), Aldina de Maia Ka clientes insatisfeitos e modificarmos o conceito
gerenciar as atividades de engenharia básica da mos (Factor) Lazaro de Brito (Telebrasil), Carlos que eles tèm de nós e de nossos produtos é qua
Petrobrás, que até então eram executadas pelos Magnus (Poliax), Murillo Campos (Petrobrás). se certo que reverteremos a situação e eles vol
seus diversos órgãos operacionais. tarão a comprar daquela industria.
0 palestrante enfatizou também a importân Gunnar Vickberg disse que é preciso saber
cia que a empresa dá a formação de recursos hu Segundo Murillo Campos, o controle de qua utilizar o telemarketmg. “ Ele tem de ser inseri
manos, fato que possibilita atingir hoje “ uma lidade é indispensável para uma empresa do do na estratégia global da companhia” . E acres
autonomia bastante razoável". O Cenpes esta porte da Petrobrás: “ Uma consciência que é centou:
situado no campus da Universidade Federal do transmitida aos fornecedores da empresa" Ele — Estamos falando sobre uma estratégia
iode Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, ocu lembrou para os presentes no auditorio do Hotel onde o gerenciamento sabe definir e compreen
pando um terreno de 12 mil metros quadrados. 4 Rodas, em Salvador, BA, o Prémio Petrobrás der a missão do telemarketing, fixar seus objeti
As perspectivas são de que o Centro de Pesqui de Qualidade, instituído para estim ular as vos. produtos, serviços, enfim ter conheci
sa, na década de 90, triplique sua area construí- gerências, a começar pelos dirigentes máximos, mento desse conjunto de medidas. 0 treina
rJa A Petrobrás já domina 50 tecnologias nos oferecendo oportunidades à comunidade da mento do pessoal é importante, inclusive o pró
suores de processamento e produção de petró- ciência e tecnologia, com o intuito de orientá-la prio presidente tem que mudar a mentalidade
60 e que atendem basicamente 90% das ne para trabalhar em benefício próprio e em benefi da empresa. No Brasil, geralmente quando o
cessidades da empresa. cio da empresa. telefone toca, vocè tira o aparelho do gancho e a
Mais adiante disse o orador que “ se fôsse- primeira coisa que se ouve do outro lado é:
os esperar o Brasil desenvolver sua tecnologia Gunnar Vickberg “ Quem fala?“ . Para mim, isso e uma agressão,
' ra ^ ln(Justrializar, haveria um retardo do de porque a pessoa, pelo menos, deveria se identi
senvolvimento económico mais acentuada- 0 vice-presidente da Xerox do Brasil, enge ficar antes de perguntar.
mente na década de 70“ . nheiro sueco Gunnar Vickberg, auxiliado nos de Maisadiante, concluiu o orador; “ Eusóque-
e o r "ra ele-3 Petrobrás estimula a implantação bates pela consultora de empresas Aldina de ria dizer que telemarketing e uma excelente fer
<jp /p, mento de novas industrias e empresas Maia Ramos, destacou em sua palestra o tema ramenta para aumentar a produtividade de pe
mços. 0 orador deu ênfase no desenvolvi telemarketmg, demonstrando a eficiência des quenas e médias empresas” .