Page 31 - Telebrasil - Julho/Agosto 1988
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XVIII  PAINEL












                                                                   A PEQUENA E MÉDIA EMPRESA










                                                                                        NAS TELECOMUNICAÇÕES












                              (Continuação do número anterior)
                                                                                                                                                                                              Campos (Petrobrás); Gunnar Vickberg (Xerox);


                                                                                                                                                                                             Aldina  Maia  Ramos  (Factor);  Carlos  Magnus




                              Dando continuidade ao XVIII  Painel  Telebra-                                                                                                                   (Intelbras); e René de Castro (IBM). 0 encerra­



                              sil, realizado no Hotel 4 Rodas,  em São Salva­                                                                                                                mento do evento  foi feito pelo presidente do


                              dor, Bahia, d e 9 a 4 d e  abril de 1988, os parti­                                                                                                            Conselho de Administração  da  Telebrasil,



                              cipantes tiveram a oportunidade de ouvir e de­                                                                                                                 Comte.  Euclides Quandt de Oliveira.



                              bater com os seguintes palestrantes:  Murillo                                                                                                                                                                                                      R eportagem :  Jenner de Paiva



























                                                                                                                                                   Campos e Vickberg:










                                                                     Visão da tecnologia e do telemarketing















                Oeng.° mecânico Murillo Campos, do Centro                                                                       mento de recursos humanos, “ que é a base para                                                                           se serviço para vendas, contatos com clientes e


         de Pesquisa (Cenpes) da Petrobrás, explicou em                                                                         que tudo isso se realize” .                                                                                              como solução para determinados casos empre­

         sua palestra  as áreas de atuação da  empresa,                                                                                 Falou  do relacionamento da  Petrobrás com                                                                       sariais.  Disse que só existem duas maneiras de

         desde a prospecçáo e produção,  passando pela                                                                          as PMEs privadas que participam da construção                                                                            se aumentar o resultado de uma  empresa:  rea­


         area tecnológica e recursos humanos,  até o m-                                                                         de  plataformas  projetadas  pelo  Cenpes,  e  do                                                                        justar o preço ou diminuir o custo,  sem que se

         ter-relacionamento com as pequenas e médias                                                                            Serviço Especial de Telecomunicações (Setele)                                                                            perca a qualidade do produto.


         empresas,  inclusive o  setor de  telecomunica­                                                                        que atuará  em  comunicação de dados,  via  sa­                                                                                   Para o palestrante, o uso do telefone é a ma­

         ções. Deu também uma visão política da  Petro­                                                                         télite.                                                                                                                  neira  mais rapida  e mais barata  de se comuni­


         brás na area tecnológica.                                                                                                                                                                                                                       car.  Além disso,  ajuda a comandar os contatos

               0 técnico revelou  que,  embora  os  recursos                                                                                                   AVIIII Miiibb                                                                             comerciais,  reduzindo  custo  e  aumentando a

         de investimentos das estatais tenham sido redu­                                                                                                                                                                                                 carteira de clientes. Porem, o que significa tele­


         zidos em 87 e 88,  a area tecnológica da  Petro­                                                                                           0 0  PEQUENA E MEDIA EMPRESAS NAS  T FU  :                                                           marketing?   —  perguntou  o  orador  para  ele

         brás continua  recebendo  o  mesmo  apoio  da                                                                                                                                                                                                   mesmo responder:


         direção da empresa.  Outro  ponto central  apre­                                                                                                                                                                                                               Telemarketingéa   utilização planejada do
                                                                                                                                                                                                                                                                 —
         sentado pelo conferencista foi o de levar para o                                                                                                                                                                                                telefone, como forma de melhorar os resultados


         setor de TCs a visão de outro segmento da indus­                                                                                                                                                                                                da empresa através do cliente. 0 uso do telefone

        tria nacional.                                                                                                                                                                                                                                   é uma mídia muito boa para promoção,  pesqui­

               Murillo Campos abordou ainda as atividades                                                                                                                                                                                                sa e venda.  De fato.  uma  pesquisa de mercado


        de todas as subsidiárias da  Petrobrás  tanto  no                                                                                                                                                                                                bem feita mostra que 90% dos clientes que não

         Brasil quanto no exterior e deu ênfase para os re­                                                                                                                                                                                              estão satisfeitos com a empresa  não reclamam


        cursos humanos.  Fez  depois  um  histonco  da                                                                                                                                                                                                   diretamente  para  ela  Eles  preferem  falar  para

        empresa desde sua criação em  1953 ate os dias                                                                                                                                                                                                   terceiros sobre o mau serviço ou a má qualidade


        atuais. 0 Cenpes data de  1966, mas só 10 anos                                                                                                                                                                                                   do produto.  Se  conseguirmos  identificar esses

        mais tarde  (76)  recebeu  a  incumbência  de                                                                          (E-D)  G  Vickberg (Xerox),  Aldina  de  Maia  Ka­                                                                        clientes insatisfeitos e modificarmos o conceito

        gerenciar as atividades de engenharia básica da                                                                        mos (Factor) Lazaro de Brito (Telebrasil), Carlos                                                                         que eles tèm de nós e de nossos produtos é qua­


        Petrobrás, que até então eram executadas pelos                                                                         Magnus (Poliax),  Murillo Campos (Petrobrás).                                                                             se certo que reverteremos a situação e eles vol­

        seus diversos órgãos operacionais.                                                                                                                                                                                                               tarão a comprar daquela  industria.


              0 palestrante enfatizou também a importân­                                                                                                                                                                                                         Gunnar  Vickberg disse que  é  preciso  saber

        cia que a empresa dá a formação de recursos hu­                                                                                Segundo Murillo Campos, o controle de qua­                                                                        utilizar o telemarketmg.  “ Ele tem de ser inseri­


        manos,  fato que  possibilita  atingir  hoje  “ uma                                                                    lidade  é  indispensável  para  uma  empresa  do                                                                          do na estratégia global da companhia” .  E acres­

        autonomia  bastante  razoável".  O  Cenpes  esta                                                                       porte  da  Petrobrás:  “ Uma  consciência  que  é                                                                         centou:

        situado no campus  da  Universidade Federal do                                                                         transmitida aos fornecedores da empresa"  Ele                                                                                    —  Estamos  falando  sobre  uma  estratégia


           iode Janeiro (UFRJ),  na  Ilha do Fundão,  ocu­                                                                     lembrou para os presentes no auditorio do Hotel                                                                           onde o gerenciamento sabe definir e compreen­


        pando um terreno de  12 mil metros quadrados.                                                                         4  Rodas,  em  Salvador,  BA,  o Prémio Petrobrás                                                                          der a missão do telemarketing,  fixar seus objeti­

        As perspectivas são de que o Centro de Pesqui­                                                                        de  Qualidade,   instituído  para  estim ular  as                                                                          vos.  produtos,  serviços,  enfim   ter  conheci­

        sa, na década de 90, triplique sua area construí-                                                                     gerências, a começar pelos dirigentes máximos,                                                                             mento  desse  conjunto  de  medidas.  0  treina­


        rJa  A Petrobrás já  domina  50  tecnologias  nos                                                                     oferecendo  oportunidades  à  comunidade  da                                                                               mento do pessoal é importante,  inclusive o pró­

        suores de processamento e produção de petró-                                                                          ciência e tecnologia, com o intuito de orientá-la                                                                          prio  presidente  tem  que  mudar a  mentalidade


         60 e que atendem  basicamente  90%  das  ne­                                                                         para trabalhar em benefício próprio e em benefi­                                                                           da  empresa.  No  Brasil,  geralmente  quando o

       cessidades da empresa.                                                                                                 cio da empresa.                                                                                                            telefone toca, vocè tira o aparelho do gancho e a


              Mais adiante disse  o orador que  “ se  fôsse-                                                                                                                                                                                             primeira  coisa  que  se  ouve  do  outro  lado  é:

           os esperar o Brasil desenvolver sua tecnologia                                                                                                         Gunnar Vickberg                                                                        “ Quem fala?“ .  Para mim,  isso e uma agressão,


       '  ra ^  ln(Justrializar, haveria um retardo do de­                                                                                                                                                                                               porque a pessoa,  pelo menos, deveria se identi­


       senvolvimento económico  mais  acentuada-                                                                                      0 vice-presidente da  Xerox do Brasil,  enge­                                                                     ficar antes de perguntar.
       mente na década de  70“ .                                                                                              nheiro sueco Gunnar Vickberg, auxiliado nos de­                                                                                    Maisadiante, concluiu o orador; “ Eusóque-



       e o r "ra ele-3 Petrobrás estimula a implantação                                                                      bates  pela  consultora  de  empresas Aldina  de                                                                            ria dizer que telemarketing e uma  excelente fer­

       <jp /p,           mento de novas industrias e empresas                                                                Maia  Ramos,  destacou em sua  palestra o tema                                                                              ramenta  para aumentar a  produtividade de  pe­


                mços. 0 orador deu ênfase no desenvolvi­                                                                     telemarketmg,  demonstrando a  eficiência des­                                                                             quenas e médias empresas” .
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