Page 37 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1984
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Sessão inaugural
de 60/70 (pela entrada da MCI nos servi ênfase está agora no emprego do cérebro (e buscam e esperam poder competir livre
ços de longa distância, até então mono da educação) e não mais do capital afir mente, não podendo ignorar a tendência
polio de AT&T), seguido pela criação da mou a embaixadora dos Estados Unidos para praticas protecionistas em diversos
Comsat. pela liberalização dos terminais que continuou mostrando que "o saber e a países, que, se não for controlada, pode li
de TCs e pela distinção entre serviços bási informação independem cada vez mais da mitar o valor potencial dessas novas tec
cos e serviços adicionais (que são aqueles distância e de limitações de custos graças nologias para todas disse com firmeza a
r em que o usuário recebe informações e às novas tecnologias de TCs, o que permite representante do Governo Reagan e pros
j serviços extras tais como de teleinforma melhor regulação dos preços no comercio seguiu com seu recado:
tica). mundial e a descentralização do processo — Talvez fosse o proprio Estados Uni
produtivo (o carro mundial da Ford tem por dos, com um mercado interno dinâmico e
¦
O Espírito Pioneiro exemplo peças fabricadas ao redor do vastos recursos materiais e humanos, uma
globo). Nação que pudesse ser voltada para o pro
Segundo Diana Dougan, a resposta Mas também existem problemas, admi tecionismo, mas reconheceu que esse mo
para o desmembramento da AT&T, apesar tiu a diplomata:— Da preocupação mun delo leva rapidamente a estagnação tec
do sucesso que esta alcançou (95% dos la dial sobre a inexistência de padrões e nor nológica e a ele se opõe.
res americanos hoje possuem telefone), mas em relação às novas tecnologias; — 2) Finalizando sua palestra, Diana Lady
deve ser encontrada na preservação do es as incertezas governamentais sobre as im Dougan "embora respeitando as diferen
pirito pioneiro privatista. necessário a con phcações do fluxo de dados transfrontei ças entre nações" alinhou os objetivos
quista da nova fronteira tecnológica ras; 3) a necessidade de definição sobre políticos e práticos de seu país:
- Fomos treinados no otimismo e privacidade e direitos de propriedade da D assegurar acesso equitativo e empre
achamos que a aplicação da tecnologia , produção intelectual; 4) as novas tenta go eficiente da orbita gestacionaria e do
especialmente a da informação, poderá re çòes burocráticas para proteção dos rner espectro eletromagnético;
(F D) O Secretario Geral do Mmicom, Rómulo Villar Furtado, e François Gerin, dos PTTs franceses.
j50,ver muitos problemas. A velocidade das cados internos, que podem restringirão in — 2) expandir o acesso à informação e as
r.ansformaçÕes todavia tem sido mais rã vés de expandir o desenvolvimento e o livre comunicações para todas as nações, vi
P|da do que a esperada. As vendas mun- fluxo de informação. sando o desenvolvimento da economia e
'ais da indústria de TCs totalizaram 40 bi da estabilidade política mundiais-,
U)es de dólares em 1980 e devem dobrar Contra o Protecionismo — 3) promover a livre concorrência da eco
a sada década. Novos negócios, como a in- nomia de mercado, convencidos de que a
os na de serviços de computação, for- Os produtos, serviços e tecnologia de empresa privada serviu bem aos Estados
ada por uma multitude de pequenas em- comunicação e informação hoje represen Unidos e ao mundo e que é o mecanismo
: resas- Cresceu de 1.9 bilhões de dólares, tam um elemento significativo do poderio mais eficiente para otimizar recursos es
m /u - Para mais de 26 bilhões, em 82. A econômico americano e os Estados Unidos cassos.