Page 26 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
P. 26

¦                      Devemos ressaltar,  também,  a  impor-                                                                         posto de renda, além do revisto crédito-                                                                                correr a  uma  concorrência internacional



               tância do Painel Internacional da Telebra-                                                                              prêmio à exportação.                                                                                                    com financiamento e juros bem mais baixos,

 ^  I  sil, realizado no Rio de Janeiro em outubro                                                                                              Tanto o “draw-back” como o financia­                                                                           do BID ou do BIRD. Em tais concorrências!


 tmé 1  de 1981. Apoiado pelo Ministério e pela Te-                                                                                    mento à produção resultam em reduções                                                                                   nossas possibilidades de vencer são peque­


 JS( |  lebrás, este evento permitiu a realização de                                                                                   efetivas do custo do produto,  que contri­                                                                              nas, por todas as razãos já mencionadas.


 g jj 1 inúmeros contatos e visitas por parte das de-                                                                                  buem, porém, somente em parte, para me­


            - legações participantes.                                                                                                   lhorar a nossa competitividade. Uma pecu­


 ¦ ¦ 3 I               Enfim, o balanço global do apoiò até ago-                                                                        liaridade que merece ser mencionada é a de


 íKI  ra Pastado pelo Ministério das Comunica-                                                                                          que quanto maior o índice de nacionalização


 M  J  ções, através de sua Secretaria de Assuntos                                                                                      do produto (o que é estimulado por todas as                                                                                  A falta de planejamento


                 Internacionais, é altamente positivo. Não te­                                                                          políticas governamentais) menor o efeito do                                                                                      de infra-estrutura e de


                 mos dúvidas entretanto de que mecanismos                                                                               “draw-back”, já que ele incide somente so­

                àdicionais de colaboração poderão, no devi­                                                                             bre as partes importadas.                                                                                                                 recursos pode ser


                 do tempo, ser encontrados.                                                                                                      A quantificação exata das reduções de                                                                                              compensada pela


                          Um capítulo adicional a ser mencionado                                                                        custo resultantes destes incentivos, bem co­                                                                                 colaboração do Governo


                 é o que diz respeito ao apoio das embaixa­                                                                             mo das isenções de impostos, não é fácil. A


                 das do Brasil no exterior. Sobre a eficiência                                                                          legislação é vasta e cheia de pormenores.








                                                                                                                                                                                                                                                                        Outras providências, não diretamente li­
                                                                                                                         Tabela 2

                                                                                                                                                                                                                                                               gadas às linhas de crédito, são indicadas na


                                                                                                                                                                                                                                                               tabela 3. As duas primeiras (pagamento de

                                                              CONDIÇÕES TÉCNICAS DE CRÉDITO AO IMPORTADOR                                                                                                                                                      serviços e a remessa de comissões) são pra­


                                                                    PARA COMPETIR NOS MERCADOS DO 3.° MUNDO                                                                                                                                                    ticamente indispensáveis para concretizar


                                                                                                                                                                                                                                                               as exportações. A terceira (negócios casa­



                    — Juros: 6 a 7% ao ano                                                                                                                                                                                                                     dos) já encontra muitos precedentes no co­


                    — Sinal: 5 a 10%  FOB (no embarque) ou 5 a 10%  CIF (com transporte e seguro por em­                                                                                                                                                       mércio mundial e poderia constituir-se em

                                                                                                                                                                                                                                                               mecanismo de abertura de mercado até ho­
                            presas brasileiras)
                                                                                                                                                                                                                                                              je inacessíveis para o Brasil.
                     — Valor financiamento: 95 a 90%  FOB



                     — Prazo: Até 10 anos
                                                                                                                                                                                                                                                                                     Considerações Finais

                     — Carência: 12 a 24 meses (início do pagamento do financiamento após instalação do


                            equipamento)                                                                                                                                                                                                                               Para que o país tivesse um papel signi­


                     — Pagamento: Em parcelas semestrais                                                                                                                                                                                                       ficativo como exportador de equipamentos


                     — Garantia: Aval do governo do pais comprador, através do Banco Central ou equivalente                                                                                                                                                    de telecomunicações, seria necessário dis­


                                                                                                                                                                                                                                                               por de produtos da mais moderna geração


                                                                                                                                                                                                                                                               tecnológica, o que no momento não é o ca­


                                                                                                                                                                                                                                                               so. Os mercados que aceitam nossos atuais
                    deste apoio, as opiniões e experiências das                                                                          Por tal motivo os cálculos exatos devem ser


                    indústrias do setor são variadas e às vezes                                                                          confiados aos especialistas.                                                                                          produtos constituem  uma fração bem pe­

                    até conflitantes. Alguns reportam apoio en­                                                                                                                                                                                                quena do total.


                    tusiástico, outros indiferença ou desconhe­                                                                                 Financiamentos ao Importador                                                                                           Entretanto, é nosso desejo e mesmo obri­


                    cimento do assunto.  Parece-nos que aqui                                                                                                                                                                                                   gação explorar estas poucas possibilidades


                    existe margem para melhoria, e devemos                                                                                        Os financiamentos ao importador cons­                                                                        até o limite, procurando compensar ao má­


                    providenciar uma ação esclarecedora que                                                                              tituem-se em condição indispensável para a                                                                            ximo nossas importações. Para tanto, é pre­

                    seja uniformemente dirigida aos setores co­                                                                          obtenção de contratos, principalmente no                                                                              ciso combinar o empenho das empresas in­


                    merciais das embaixadas dos países nos                                                                               caso de negociações diretas.                                                                                          dustriais com a adaptação dos incentivos


                    quais estamos interessados.                                                                                                   A nossa experiência nos últimos meses                                                                        existentes de modo a criar condições cada

                                                                                                                                         mostra, entretanto, que as condições de fi­                                                                           vez mais atraente para os clientes.


                                                                                                                                         nanciamento oferecidas necessitam de al­


                                       Incentivos à Produção                                                                             guns ajustes para adequá-las ao caso da ex­


                                                                                                                                         portação de telecomunicações. Como vemos


                            Os incentivos que podem ser utilizados                                                                       que há uma tendência à setorializaçào, nos

                   pelo setor são o “draw-back” e os financia­                                                                           permitimos sugerir a adoção de uma linha                                                                                 Não possuindo o produto


                   mentos à produção. Pode-se escolher entre                                                                             de crédito (ou sistema de financiamento) es­                                                                                  adequado, o esforço de


                   os previstos na Resolução 674 Bacen, na Re­                                                                           pecial para o nosso setor. (Ver tabela 2).                                                                              marketing é imenso e com


                   solução 68 Concex ou na Resolução 643 Ba­                                                                                      As condições que propomos levam em                                                                               pouca chance de sucesso


                   cen, este último indiretaménte através de                                                                              consideração a prática corrente em âmbito

                   empresas “trading”. Adicionalmente temos                                                                               mundial. Caso não se possa oferecer condi­


                   incentivos fiscais relativos ao ICM, IPI, im-                                                                         ções muito favoráveis, o cliente preferirá re-







                                                                                                                                                                                                                                                                        Parece-nos que, diante do que foi expos­
                                                                                                                          Tabela 3
                                                                                                                                                                                                                                                               to, caberia definir, a exemplo de que vem


                                                                                                                                                                                                                                                               acontecendo com outros setores, uma polí­


                                                 PROVIDÊNCIAS ADICIONAIS SUGERIDAS PARA INCREMENTAR AS                                                                                                                                                          tica de incentivos setorial, que leve em conta


                                                                 EXPORTAÇÕES DO SETOR DAS TELECOMUNICAÇÕES * •                                                                                                                                                  as peculiaridades dos nossos negócios. Se­


                                                                                                                                                                                                                                                                rá também necessário,  por parte da CA-



                                  • Inclusão no valor financiado do pagamento dos serviços realizados no país Importa­                                                                                                                                          CEX, uma grande flexibilidade com relação
                                                                                                                                                                                                                                                                às condições de financiamento, a fim de que
                      dor (instalação e testes do equipamento) até o valor de 20% do valor FOB importada
                                                                                                                                                                                                                                                                possamos nos adequar às exigências parti­


                                  • Permissão de remessa de comissões a agentes até o nível 20 a 30% do valor de ven-                                                                                                                                           culares de cada cliente.


                    : das, Inclusive para empresas coligadas (também em projetos financiados), de modo a co­                                                                                                                                                            Estamos certos de que, apesar das enor­


                      brir serviços de engenharia, garantia, assistência técnica após vendas e outras despesas                                                                                                                                                  mes dificuldades que se encontram à fren­

                                                                                                                                                                                                                                                                te, um contínuo aperfeiçoamento do proces­
                      que estão incluídas no preço de venda.
                                                                                                                                                                                                                                                                so, aliado à maior experiência, e sobretudo


                                  • Realização de contratos de importação (petróleo, carvão, cobre, trigo, etc) com con­                                                                                                                                        a uma grande força de vontade por parte das


                      trapartida de compra nó mercado brasileiro de equipamentos manufaturados, entre os quais                                                                                                                                                  industrias,  nos permitirá,  nos próximos



                       estão incluídos os de telecomunicações.                                                                                                                                                                                                  anos, manter e mesmo ampliar nosso volu­
                                                                                                                                                                                                                                                                me de exportação.                                                                                  Y
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31