Page 30 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
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A filosofia do Fone-Pag é semelhante a                                                                                  O Fone-Control registra, para cada linha


            do:  supermercados. O cliente entra, compra                                                                             controlada, os seguintes dados: número do


            o que quiser e só paga na hora da saída,                                                                                assinante, número do canal observado, se


            quando atravessa a roleta. Utilizado em ae­                                                                             houve pulso de atendimento, quantidade de


            roportos e Postos de Serviço, o sistema per­                                                                            pulsos devidos, número indicado no conta­


             mite ao usuário fazer sua ligação via DDD                                                                              dor antes e após a chamada, dia, mês, hora


             ou DDI e, pela prática do self-service, pagar                                                                           e minuto, número do assinante chamado e

             a conta através de bilhetagem automática de                                                                             duração da conversação em segundos.  O


             aparelho, que registra todos os dados essen­                                                                            aparelho funciona como um comprovador


             ciais à tarifação da chamada. Outra vanta­                                                                              gráfico.


             gem é que o usuário não precisa deixar de­


              pósito antes de fazer sua ligação



                      O projeto é da Avel com o apoio da Te-


             lebahia — que detém a marca registrada do


             nome do aparelho — e seus estudos come­


              çaram em 1980.0  protótipo foi testado, pri­

              meiramente, no PS da Barra, em Salvador,


              e, posteriormente, apresentado no Dia das


              Comunicações, 5 de maio de 1981, em ex­


              posição realizada no saguão do Ministério


              das Comunicações, em Brasília.


                      Aprovado e homologado pela Telebrás,

              a Avel tem hoje cem Postos de Serviço equi­


              pados com Fone-Pag, o que corresponde a


              980 cabines telefônicas, utilizadas pelas se­


              guintes concessionárias: Telebahia, CRT,

              Cetel (Aeroporto do Galeão), Telemig, Te-


              lebrasília, Telest, CTBC, Telergipe, Tela-


               mazon, Telern, Telpe, Telma, Telesc, Te-


               leceará, Teleron, Telasa, Telepisa, Telai-


               ma,  Telerj  e Telepar.  Nos aeroportos de

               Buenos Aires, Quito, La Paz e Bogotá tam­


               bém estão em funcionamento PS com Fone-

               Pag.


                       Nas cidades do interior, os Postos de Ser­


               viço funcionam com apenas duas cabines li­                                                                            Engenheiros Marcelo Lamas e José Luís Oliveira de Sousa,  respectiwmente,  Diretor Técnico da Sisprom


               gadas no Fone-Pag.  Nos aeroportos, esta­                                                                             e Diretor P&D da Avel.


               ções rodoviárias e ferroviárias, shopping cen-


               ter e cidades de veraneio os postos funcio­

               nam com até 10 cabines.


                       A Avel costuma avaliar a aceitação de                                                                                  Funcionando experimentalmente em


               seus produtos sempre que completa um ano                                                                              Governador Valadares,  Minas Gerais,  o

              após o período de garantia. No caso do Fone-                                                                           Seb-IU é um sistema de eliminação de bilhe­


              Pag foi enviado um questionário a todas as                                                                             tes de interurbano que permite cobrança na


              concessionárias da Telebrás que utilizam o                                                                             conta  telefônica sem atraso.  Segundo a


              Fone-Pag. As perguntas abrangiam desde a                                                                               Avel. logo que o aparelho é instalado, a con­


              clareza das especificações técnicas até o per­                                                                         cessionária ganha dois meses de cobrança


              centual  de aumento nas chamadas.  Para                                                                                das chamadas, através de um sistema com­

               Fernando Guimarães, o saldo das respostas                                                                             putadorizado que memoriza todos os dados


              foi tão positivo que ele resolveu fazer um se­                                                                          necessários à tarifação.


              minário sobre o assunto.                                                                                                        O Seb-IU permite também a eliminação


                       “Algumas empresas não se limitaram a                                                                          de bilhete  IÜ, atualmente  manuscrito e


              responder,  mas enviaram sugestões para                                                                                preenchido pela própria telefonista. Aparen­

              melhorar o desempenho e, o que foi mais im­                                                                            temente, tanto o Fone-Pag quanto o Seb-IU


              portante, comprovou que contribuímos pa­                                                                               sugerem uma diminuição no emprego da


              ra o aumento da arrecadação das concessio­                                                                             mão-de-obra, principalmente da telefonista.


              nárias com o crescimento do número de cha­                                                                              Fernando Guimarães diz que a primeira vez


              madas realizadas”, analisa Fernando.                                                                                   que instalaram o Fone-Pag, em Salvador, as

                                                                                                                                     telefonistas reclamaram com a frase: “Che­


                                Sistemas de Supervisão                                                                               gou mais uma máquina para tirar o empre­


                                                                                                                                     go da gente”. Passado o período experimen­


                       Além do Fone-Pag, a linha de produtos                                                                          tal, Guimarães conferiu que elas não haviam


              incluída no sistema de supervisão é compos­                                                                            sido demitidas.
                                                                                                                                                                                                                                                             Eng.° Fernando Guimarães,  Diretor Comerciai
              ta pelo Fone-Control, o Seb-IU e o Bilheta-                                                                                     “Depois tivemos a satisfação de saber


              dor. O Fone-Control, já em utilização no Pa­                                                                            que elas foram treinadas na Telebahia e pas­                                                                          da A  vel.


              raná, é um sistema de supervisão, simultâ­                                                                              saram a ser atendentes de unidade comer­


              nea e automática, para até 10 linhas telefô­                                                                            cial e até aumentadas em seus salários.


               nicas. O sistema proporciona um acompa­                                                                                Acreditamos na filosofia do japonês que diz

               nhamento preciso e confiável das chamadas                                                                              que a cada robô eles criam novas funções,


               efetuadas do aparelho sob supervisão, per­                                                                             de melhor nível, para o pessoal remaneja-


               mitindo tanto comprovar ligações realizadas                                                                            do”, assegura Guimarães.


               quanto verificar o funcionamento dos “con­                                                                                     Outro tipo de bilhetador é o que está em


               tadores de pulsos”                                                                                                     fase de  implantação para  aplicação em
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