Page 30 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
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A filosofia do Fone-Pag é semelhante a O Fone-Control registra, para cada linha
do: supermercados. O cliente entra, compra controlada, os seguintes dados: número do
o que quiser e só paga na hora da saída, assinante, número do canal observado, se
quando atravessa a roleta. Utilizado em ae houve pulso de atendimento, quantidade de
roportos e Postos de Serviço, o sistema per pulsos devidos, número indicado no conta
mite ao usuário fazer sua ligação via DDD dor antes e após a chamada, dia, mês, hora
ou DDI e, pela prática do self-service, pagar e minuto, número do assinante chamado e
a conta através de bilhetagem automática de duração da conversação em segundos. O
aparelho, que registra todos os dados essen aparelho funciona como um comprovador
ciais à tarifação da chamada. Outra vanta gráfico.
gem é que o usuário não precisa deixar de
pósito antes de fazer sua ligação
O projeto é da Avel com o apoio da Te-
lebahia — que detém a marca registrada do
nome do aparelho — e seus estudos come
çaram em 1980.0 protótipo foi testado, pri
meiramente, no PS da Barra, em Salvador,
e, posteriormente, apresentado no Dia das
Comunicações, 5 de maio de 1981, em ex
posição realizada no saguão do Ministério
das Comunicações, em Brasília.
Aprovado e homologado pela Telebrás,
a Avel tem hoje cem Postos de Serviço equi
pados com Fone-Pag, o que corresponde a
980 cabines telefônicas, utilizadas pelas se
guintes concessionárias: Telebahia, CRT,
Cetel (Aeroporto do Galeão), Telemig, Te-
lebrasília, Telest, CTBC, Telergipe, Tela-
mazon, Telern, Telpe, Telma, Telesc, Te-
leceará, Teleron, Telasa, Telepisa, Telai-
ma, Telerj e Telepar. Nos aeroportos de
Buenos Aires, Quito, La Paz e Bogotá tam
bém estão em funcionamento PS com Fone-
Pag.
Nas cidades do interior, os Postos de Ser
viço funcionam com apenas duas cabines li Engenheiros Marcelo Lamas e José Luís Oliveira de Sousa, respectiwmente, Diretor Técnico da Sisprom
gadas no Fone-Pag. Nos aeroportos, esta e Diretor P&D da Avel.
ções rodoviárias e ferroviárias, shopping cen-
ter e cidades de veraneio os postos funcio
nam com até 10 cabines.
A Avel costuma avaliar a aceitação de Funcionando experimentalmente em
seus produtos sempre que completa um ano Governador Valadares, Minas Gerais, o
após o período de garantia. No caso do Fone- Seb-IU é um sistema de eliminação de bilhe
Pag foi enviado um questionário a todas as tes de interurbano que permite cobrança na
concessionárias da Telebrás que utilizam o conta telefônica sem atraso. Segundo a
Fone-Pag. As perguntas abrangiam desde a Avel. logo que o aparelho é instalado, a con
clareza das especificações técnicas até o per cessionária ganha dois meses de cobrança
centual de aumento nas chamadas. Para das chamadas, através de um sistema com
Fernando Guimarães, o saldo das respostas putadorizado que memoriza todos os dados
foi tão positivo que ele resolveu fazer um se necessários à tarifação.
minário sobre o assunto. O Seb-IU permite também a eliminação
“Algumas empresas não se limitaram a de bilhete IÜ, atualmente manuscrito e
responder, mas enviaram sugestões para preenchido pela própria telefonista. Aparen
melhorar o desempenho e, o que foi mais im temente, tanto o Fone-Pag quanto o Seb-IU
portante, comprovou que contribuímos pa sugerem uma diminuição no emprego da
ra o aumento da arrecadação das concessio mão-de-obra, principalmente da telefonista.
nárias com o crescimento do número de cha Fernando Guimarães diz que a primeira vez
madas realizadas”, analisa Fernando. que instalaram o Fone-Pag, em Salvador, as
telefonistas reclamaram com a frase: “Che
Sistemas de Supervisão gou mais uma máquina para tirar o empre
go da gente”. Passado o período experimen
Além do Fone-Pag, a linha de produtos tal, Guimarães conferiu que elas não haviam
incluída no sistema de supervisão é compos sido demitidas.
Eng.° Fernando Guimarães, Diretor Comerciai
ta pelo Fone-Control, o Seb-IU e o Bilheta- “Depois tivemos a satisfação de saber
dor. O Fone-Control, já em utilização no Pa que elas foram treinadas na Telebahia e pas da A vel.
raná, é um sistema de supervisão, simultâ saram a ser atendentes de unidade comer
nea e automática, para até 10 linhas telefô cial e até aumentadas em seus salários.
nicas. O sistema proporciona um acompa Acreditamos na filosofia do japonês que diz
nhamento preciso e confiável das chamadas que a cada robô eles criam novas funções,
efetuadas do aparelho sob supervisão, per de melhor nível, para o pessoal remaneja-
mitindo tanto comprovar ligações realizadas do”, assegura Guimarães.
quanto verificar o funcionamento dos “con Outro tipo de bilhetador é o que está em
tadores de pulsos” fase de implantação para aplicação em