Page 28 - Telebrasil - Setembro/Outubro 1983
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•   S h irle y  F io reti C osta










                                                                                                                                                                                           D e  f o r m a   m o d e s t a ,   a   A v e l   —   A m p è r e   V o l t




                                                                                                                                                                                   E l e t r ô n i c a   L t d a                                 —          i n i c i o u   s u a s   a t i v i d a d e s   n o




                                                                                                                                                                                 m a i s   t r a d i c i o n a l   e s t i l o   “ f u n d o   d e   q u i n t a l ”   e m




                                                                                                                                                                                B e n f i c a ,   b a i r r o   d o   s u b ú r b i o   c a r i o c a ,   e m   1 9 7 0 ,




                                                                                                                                                                          f a b r i c a n d o   c o n v e r s o r   d e   l â m p a d a s  f l u o r e s c e n t e s



















































                Na sala de reuniões da Avel, um elegante


        estojo forrado de veludo é motivo de orgu­


        lho e guardado com muito carinho pelos di­

        retores da empresa. Discretamente, o enge­


        nheiro Fernando Guimarães, diretor comer­


         cial, mostra a adaga banhada em ouro, pre­


         sente do príncipe Bandar Bin Ahmed Al Su-

         dairy, da Arábia Saudita, em recente visita                                                                                   U nhas de cquipamcyitos de rede da Avel.


         que fez ao Brasil, durante sua passagem pe­


         las instalações da fábrica, em Bonsucesso.


                 A Avel participou, em janeiro deste ano,

         da missão empresarial aos países árabes,                                                                             tação.que são equipamentos duráveis, di­


         promovida pela Câmara de Comércio Ára­                                                                               ferente de quem vende, por exemplo, ali­


         be-Brasileira. Durante um mês, o grupo de                                                                            mentos. Temos que lançar equipamentos


         brasileiros percorreu a Síria, Iraque, Arábia                                                                        novos todos os anos,  com criatividade,  e


         Saudita, Bharen, Kuwait, Paquistão e Ar­                                                                             que permitam ás concessionárias da Teíe-

         gélia. Dessa viagem resultou o convite pa­                                                                           brás,  principalmente,  maior rentabilida­


         ra a instalação de uma fábrica Avel de equi­                                                                         de”, explica.


         pamentos de telecomunicações na Arábia                                                                                        Em debate promovido pela Telebrasil,


         Saudita, oficializado pelo príncipe Bandar.                                                                           para discutir o papel das pequenas empre­


                  Empresa de capital  100%  nacional, a                                                                        sas fabricantes do setor de telecomunica­

         Avel, segundo seu presidente, Murillo La­                                                                             ções, Lamas considerou que “se existe cri­


         mas, confirma o caráter essencialmente bra­                                                                           se, não é financeira”. E justificou: “A Te-


         sileiro da tecnologia aplicada a seus produ­                                                                          lebrás tem recursos praticamente equivalen­


         tos: “Nossas viagens são de venda, não de                                                                             tes aos do ano passado. O que falta é uma

         compra. Não pagamos royalties sobre o de­                                                                             decisão política de fazer encomendas às pe­


         senvolvimento de nossos equipamentos”.                                                                                quenas empresas, que formam 80% do to­


                  Com a evolução do mercado, principal­                                                                        tal, empregam 30% da mão-de-obra, a tro­


         mente de 1976 para cá, a direção da empre­                                                                            co de apenas 14% de investimento do capi­


         sa sentiu a necessidade de criar o grupo Avel                                                                         tal aplicado no setor”.


          — concretizado em 1980 — quando esta pas­                                                                                    Quanto às soluções, Fernando Guima­

          sou a ser a empresa holding, fabricando apa­                                                                         rães, aponta o caminho:  “Temos que ser


          relhos de instrumentação e fontes alimen-                                                                            criativos, caprichar na manutenção e encon­


          tadoras, além da fundação da subsidiária                                                                             trar a  forma certa de vender”. Depois de


          Sisprom (Divisão de Sistemas Digitais) e a                                                                           realizar vários estudos de marketing, ele mu­


          Antel, para equipamentos de energia.
                                                                                                                               dou a maneira de vender, acreditando que


                                                                                                                                o segredo está em fazer aquilo que o cliente
                                 Criatividade x Crise
                                                                                                                                deseja. Assim, a verba que anteriormente


                                                                                                                                era destinada a publicidade e a participação
                   A produção da Avel está dividida, basi­                                                                      em feiras e exposições, passou a ser desti­


          camente, entre duas linhas principais:  de                                                                            nada a promoção de um contato mais dire­                                                                              A  linha de produção da A vel mantém, atualmente, cerca

           instrumentação e de sistemas de supervisão.                                                                                                                                                                                                satisfatório.
                                                                                                                                to com os clientes.

           Na opinião de Murillo Lamas, “o forte da                                                                                      “Agora, dois engenheiros saem do Rio


           empresa,  atualmente, é o laboratório de                                                                             de Janeiro e percorrem, de uma só vez, vá­

           pesquisa e desenvolvimento. É difícil so­                                                                            rios Estados, demonstrando pessoalmente


           breviver no Brasil apenas com instrumen­                                                                              nossos produtos. Eles organizam cursos e
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