Page 83 - Telebrasil - Março/Abril 1983
P. 83
v do à implantação de grandes projetos
na área da capital, principalmente uma CENTRAL TERMINAIS EM SERVIÇO RECEITA POR TERMINAL (Cr$)
siderúrgica de grande porte e um com
Fundão 93 3.936,00
plexo portuário.
Nova Almeida 103 4.552,00
Por este motivo, o Governo Estadual
Rio Novo do Sul 130 2.877,00
vem dando grande ênfase em dotar o in Apiacá 139 2.361,00
terior do Espírito Santo de infra-estru São José do Calçado 143 2.603,00
tura capaz de oferecer aos seus habitan Conceição da Barra 159 6.628,00
tes as mesmas condições de progresso e Alfredo Chaves 160 3.080,00
conforto encontradas na capital. Mere Muniz Freire 167 2.917,00
cem ser citados os programas de eletrifi Venda Nova 192 1.452,00
Viana 224 6.038,00
cação rural, saneamento, distritos in
lúna 242 1.678,00
dustriais e abertura de rodovias asfalta
Ibiraçu 282 3.167,00
das. Paralelamente, a televisão a cores
Mimoso do Sul 284 4.889,00
atinge todos os pontos do Estado e todos Muqui 285 3.535,00
os municípios possuem serviço telefô Coqueiral 314 14.220,00
nico. Domingos Martins 351 3.938,00
Apesar de o Espírito Santo ser o Es Serra 352 3.417,00
tado mais pobre da região sudeste, já Santa Teresa 360 3.695,00
João Neiva 362 3.360,00
tem sido apelidado de nordeste sem Su-
Cariacica 435 3.645,00
dene, a população interiorana está cons
São Gabriel da Palha 467 4.299,00
ciente de todos estes benefícios da época Ara cruz 540 5.092,00
atual e simplesmente os exige. Estrada Baixo Guandu 544 3.257,00
e asfalto são sinônimos, assim como in São Francisco 561 3.793,00
terurbano e DDD. Castelo 662 4.297,00
Alegre 676 4.717,00
Guaçui 679 4.387,00
2.0 Siste:II a Telefônico Marataízes 671 3.615,00
Jacaraipe 674 4.339,00
Em 1973, quando foi criada a Teleco Nova Venécia 683 4.751,00
municações do E spírito Santo S/A Aimorés 719 3.268,00
São Mateus 895 7.229,00
Telest), o Estado possuia treze mil ter
minais. Foi então elaborado o Primeiro
Plano Diretor de Telecomunicações, ho Vitória - 228 2.330 9.876,00
je já quase totalmente implantado. A Guarapari 2.812 3.807,00
característica principal deste Plano, Vitória - 225 3.123 3.925,00
não só para acompanhar o atual estado Linhares 3.260 4.088,00
Colatina 4.854 3.760,00
da arte, mas principalmente visando a
Vitória - 226 5.785 4.343,00
redução de custos operacionais, é a má
Vitória - 222 6.385 5.830,00
xima automatização do serviço telefô Cachoeiro do Itapemirim 6.959 3.913,00
nico. Vitória - 229 7.849 3.672,00
Existem hoje no Estado três centrais Vitória - 223 9.463 6.817,00
de trânsito e todas as centrais locais dis Vitória - 227 9.654 5.052,00
põem de DDD e DDL Outro ponto que
merece ser ressaltado é que, por ser qua Quadro n.° 1 — Terminais em serviço e receita por terminal das centrais do E. Santo (Dados
se totalmente novo, o sistema telefônico de jun/82)
do Espírito Santo não apresenta nenhu
ma anomalia em toda sua estrutura,
sendo obedecidos rigidamente todos os
planos estruturais. Toda a numeração, nas localidades com equipamentos que
por exemplo, é a sete dígitos, sem exce proporcionem exatamente as mesmas
ção. Esta característica facilita a admi facilidades existentes nas grandes cida
nistração e a expansão do sistema. des. Em resumo: centrais telefônicas
automáticas com discagem direta.
O propósito da Telest é perseguir esta
3. Atendimento às Pequenas
solução ideal, lançando mão de todos os
Localidades
meios e particularidades possíveis. As
restrições de investimento, receita e
Dentro do contexto descrito acima é
despesa são analisadas abaixo, à luz da
que foi colocado o problema de atendi
mento com serviço telefônico às peque realidade do Estado.
nas localidades que, como regra geral,
traz consigo três dificuldades para uma 3 . 1 . R e c e i t a
solução viável economicamente:
No quadro n.° 1 estão relacionadas to
das as centrais automáticas do Espírito
— o custo por terminal é mais alto Santo, divididas em pequenas e gran
— a receita é relativamente baixa
des, suas respectivas quantidades de
— a despesa é relativamente baixa
terminais de serviço e receitas por ter
minal, conforme relatório do fatura
sob o ponto de vista de atender aos an mento do mês de junho/82.
seios da população e de preservar a nor Há a impressão genérica de que a re
malidade do sistema telefônico implan ceita das pequenas centrais é baixa de
tado, a solução ideal é atender às peque- vido à pequena quantidade de terminais )
leiebrasil. Março/Abril 83