Page 22 - Telebrasil - Março/Abril 1983
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Guerra M undial. A cultura porém é
E x p o r t a ç ã o
milenar.
P esq u isa : A s empresas reservam
4% de sua receita para investir em pes Algumas das idéias expressas por não é superior ou inferior porque faz
quisas. Masayuki Ikeda, vice-presidente da isto ou aquilo;
Mitsui Brasileira Imp. e Exp. Ltda, • No comércio internacional náo
D esem prego: A seleção para ingres
por ocasião do ciclo de conferências pa existe o bloco comunista ou capi
sar numa grande corporação japonesa é
trocinado pela ADESG e consulado talista existem tão somente bons ou
grande. O empregado no entanto tem,
Geral do Japão: maus negócios.
em tese, o emprego garantido para toda
• Depois da Guerra ocorreu a recons • O Japão tem produtos sofisticados
vida. Em caso de crise a empresa pro
trução do Japão que utilizando a tec para uso militar que no entanto nâo
curará remanejar o empregado, dimi
nologia americana modificou sua es são exportados por proibição do go
nuir as horas de trabalho e promover a
trutura industrial que passou do ramo verno japonês. B r
sua aposentadoria antecipada.
leve (alimentos e têxteis) para o da in • Para aumentar as exportações náo
Sindicato: O sindicato opera dentro dústria pesada (siderúrgica e quí existe receita mágica: basta diminuir
da própria empresa. Seu interesse é o de mica). Hoje porém já pensa o Japão em os custos de produção (investindo em
se contrapor a administração e não à reorientar sua produção, encontrando- modernização), produzir o que o consu
empresa. A sobrevivência desta última se num período de transição em que a midor deseja e não o fabricante e in
deve vir em primeiro lugar. Alguns sin ênfase será dada ao desenvolvimento vestigar e pesquisar o mercado inter
dicatos são muito influentes como o dos de novas idéias, novos produtos e me nacional num esforço c o n t í n u o para
ferroviários. lhoria de qualidade em geral. A mu exportar. Como toda boa receita esta é
dança foi precipitada pelo aumento do teoricamente simples, o real problema
Carreira: Nos dez primeiros anos de custo de matérias primas, o decrés é a prática.
ingresso numa empresa, todos sobem cimo dos preços internacionais dos • As grandes t r a d i n g s vivem do acú
igualmente; as diferenças salariais não produtos industrializados e a satura mulo de experiências e são principal
excederão em média trinta por cento en ção no ramo da indústria pesada. mente necessárias para o comércio,
tre membros de uma mesma turma. -• Ainda que alguns sejam favoráveis à envolvendo grandes negócios e gran
D esafio: Para queles que julgam o idéia de auto-suficiência nacional em des volumes, como no caso de produtos
sistema de acesso nas grandes corpora todos os ramos de atividade, deve-se primários. ; -! j
ções japoneses muito lento, as pequenas •pensar também na possibilidade das • A Mitsui tem uma força de trabalho
e médias empresas oferecem maiores vantagens da aplicação da divisão do de 13 mil funcionários, sendo que dos 6
ganhos e maior risco também. trabalho entre as nações: cada um fa mil empregados masculinos cerca de
zendo o que sabe ou pode produzir me 10% operam fora do Japão. A rotativi
Lutas: Nem sempre houve paz e har lhor. A idéia de importar ou exportar dade média fora do país é de aproxima
monia no Japão. A luta entre o Capital e produtos semi-acabados vigora dentro damente 4 anos, aos fins dos quais por
o Trabalho ocorreram- algumas vezes de deste contexto. Para isto será neces motivos diversos ocorrem substitui-
maneira violenta envolvendo as classes sário abandonar alguns conceitos tra ções.
dos Samurais e dos trabalhadores agrí dicionais, tais como: o de quem é ou • Exportar é v i t a l para o Japão! Tf
colas.
D E S D E 1 9 7 3 , A T E L E S P V E M T R A B A L H A N D O P A R A C O L O C A R E S T A
P A L A V R A N A C O N V E R S A D E M I L H Õ E S E M I L H Õ E S D E P A U L I S T A S :
A B O
Estamos contentes e orgulhosos por ajudar
nesse importante trabalho,
f o n e - m a t s .a .
y t o
INDUSTRIA PARA TELECOMUNICAÇÕES
EM HOMENAGEM AOS
10 ANOS DA TELESP