Page 69 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
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A v a lia ç ã o   d o   E x e c u tiv o
                   5.* D ebat«




















                                                                                                                                                                                    \ ORIENT \Ç\0


                     R ecursos


                     H um anos



                                                                                                                                                                  P\R\ O RESVJET \DO








































































































                Luiz Anthero Soares Barbosa,  engenheiro,  diretor

                de pessoal e suporte gerencial da IBM .













                                           Desvendados os ctedos corporativos, as atribuições dos gerentes e com o se



                                              seVecionam e preparam executivos numa empresa de 355 m\\ empregados,



                                                                                                                                    operando em 120 países.























                       É um prazer para nós participar do 5.° Debate                                                           terial educacional, e suprimentos e serviços rela­


                 Telebrasií que tem como tema central Recursos                                                                 cionados com esta linha.                                                                                                       CREDOS E PRINCÍPIOS CORPORATIVOS


                 Humanos e Telecomunicações.  Desnecessário                                                                           Apesar da grande transformação ocorrida


                 ressaltara importância do tema escolhido.                                                                     com nossos produtos, com a tecnologia empre­                                                                          Respeito pelo indivíduo.


                       No ambiente desafiante e competitivo em                                                                 gada e até mesmo com nosso pessoal, ficou evi­                                                                        Proporcionar ao cliente o melhor serviço.


                 que estamos vivendo, tanto no plano nacional                                                                  denciado que alguns valores básicos haviam,                                                                           Realizar as tarefas com a idéia de que podem ser


                 quanto no internacional, profissionais cuidado­                                                               embora de maneira informal e costumeira, sem­                                                                         feitas de uma forma superior.


                 samente escolhidos, treinados e motivados re­                                                                 pre orientado as decisões da empresa.


                 presentam a condição "sine qua non" para o su­


                 cesso da atividade empresarial.                                                                                                          A Chave do Sucesso                                                                     Fig.  1 • As políticas da IB M  visando a valorização
                                                                                                                                                                                                                                                 humana.
                        A IBM foi criada há aproximadamente 70


                 anos e, no início do século, éramos uma pequena                                                                       São considerados a chave do sucesso da IBM


                 empresa fabricando e comercializando uma di­                                                                  como empresa:                                                                                                     para práticas e programas de pessoal geralmente


                 versidade de produtos, às vezes bastante distan­                                                                                                                                                                                considerados de cunho patemalístico.


                  tes de nossa atual linha. De fato, em 1911, nossa                                                             • Respeito pelo indivíduo                                                                                                Desde os primeiros dias da IBM, o respeito


                  linha incluia balanças, moinhos elétricos para                                                                • Serviço ao cliente e                                                                                           pelo indivíduo e todas as políticas, práticas e pro­


                  café, máquinas para cortar presunto e máquinas                                                                • Conceito de excelência.                                                                                         gramas decorrentes refletem a nossa crença de


                  tabuladoras para processamento de dados.                                                                                                                                                                                          ue os objetivos de negódo são melhor atendi-


                         Hoje, a IBM opera em mais de 120 países, em­                                                                   Estes valores básicos (figura 1) tão importan­                                                            ã os quando a empresa é sensível às necessidades


                  pregando 355 mil funcionários. No Brasil, nossa                                                               tes para a organização e constituindo os seus cre­                                                                psicológicas, sociais e econômicas de seus fun­


                  organização tem aproximadamente 5.000 funcio­                                                                 dos fundamentais foram formalizados e divulga­                                                                   cionários. Como conseqüência desta crença é


                  nários, e nossas operações datam de 1917. Atual­                                                              dos a todos os funcionários da empresa e condi­                                                                   característico do nosso sistema gerencial um


                  mente, nossa linha de produtos inclui sistemas e                                                              cionam toda a nossa política de pessoal. Em um                                                                    forte relacionamento gerente/funcionário. Para


                   máquinas de processamento de dados, sistemas                                                                 debate sobre recursos humanos queremos res­                                                                       que este relacionamento seja possível adotamos


                   e produtos de telecomunicações, sistemas de es­                                                               saltar que esta experiência da IBM constitui uma                                                                 um número de funcionários por gerente bastante


                   critório, máquinas de escrever, copiadoras, ma­                                                               evidência de que existe uma razão de negócio                                                                     baixo — em média 6 funcionários por gerente. ^








                 Telebrasií, Julho/Agosto 82                                                                                                                                                                                                                                                                                                        69
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