Page 69 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
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Luiz Anthero Soares Barbosa, engenheiro, diretor
de pessoal e suporte gerencial da IBM .
Desvendados os ctedos corporativos, as atribuições dos gerentes e com o se
seVecionam e preparam executivos numa empresa de 355 m\\ empregados,
operando em 120 países.
É um prazer para nós participar do 5.° Debate terial educacional, e suprimentos e serviços rela
Telebrasií que tem como tema central Recursos cionados com esta linha. CREDOS E PRINCÍPIOS CORPORATIVOS
Humanos e Telecomunicações. Desnecessário Apesar da grande transformação ocorrida
ressaltara importância do tema escolhido. com nossos produtos, com a tecnologia empre Respeito pelo indivíduo.
No ambiente desafiante e competitivo em gada e até mesmo com nosso pessoal, ficou evi Proporcionar ao cliente o melhor serviço.
que estamos vivendo, tanto no plano nacional denciado que alguns valores básicos haviam, Realizar as tarefas com a idéia de que podem ser
quanto no internacional, profissionais cuidado embora de maneira informal e costumeira, sem feitas de uma forma superior.
samente escolhidos, treinados e motivados re pre orientado as decisões da empresa.
presentam a condição "sine qua non" para o su
cesso da atividade empresarial. A Chave do Sucesso Fig. 1 • As políticas da IB M visando a valorização
humana.
A IBM foi criada há aproximadamente 70
anos e, no início do século, éramos uma pequena São considerados a chave do sucesso da IBM
empresa fabricando e comercializando uma di como empresa: para práticas e programas de pessoal geralmente
versidade de produtos, às vezes bastante distan considerados de cunho patemalístico.
tes de nossa atual linha. De fato, em 1911, nossa • Respeito pelo indivíduo Desde os primeiros dias da IBM, o respeito
linha incluia balanças, moinhos elétricos para • Serviço ao cliente e pelo indivíduo e todas as políticas, práticas e pro
café, máquinas para cortar presunto e máquinas • Conceito de excelência. gramas decorrentes refletem a nossa crença de
tabuladoras para processamento de dados. ue os objetivos de negódo são melhor atendi-
Hoje, a IBM opera em mais de 120 países, em Estes valores básicos (figura 1) tão importan ã os quando a empresa é sensível às necessidades
pregando 355 mil funcionários. No Brasil, nossa tes para a organização e constituindo os seus cre psicológicas, sociais e econômicas de seus fun
organização tem aproximadamente 5.000 funcio dos fundamentais foram formalizados e divulga cionários. Como conseqüência desta crença é
nários, e nossas operações datam de 1917. Atual dos a todos os funcionários da empresa e condi característico do nosso sistema gerencial um
mente, nossa linha de produtos inclui sistemas e cionam toda a nossa política de pessoal. Em um forte relacionamento gerente/funcionário. Para
máquinas de processamento de dados, sistemas debate sobre recursos humanos queremos res que este relacionamento seja possível adotamos
e produtos de telecomunicações, sistemas de es saltar que esta experiência da IBM constitui uma um número de funcionários por gerente bastante
critório, máquinas de escrever, copiadoras, ma evidência de que existe uma razão de negócio baixo — em média 6 funcionários por gerente. ^
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