Page 68 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
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eficácia dos negócios e não isoladamente a do. Tal procedimento serve não só de guia
eficiência dos processos de orientação do gerente, como também
• com sólida estrutura de personalidade gera compreensão com aquilo que se es
para absorver adequadamente o afluxo e a pera, e, comprometimento com os resulta
intensidade das pressões dos a serem alcançados
• com disposição para compartilhar decisões • deve, como qualquer processo de crítica,
e hábeis em processos de negociação. aprofundar igualmente os pontos positi
vos e negativos do desempenho do avalia
do. Da análise detalhada do comporta-
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
mento/resultados alcançados pelo avalia
Quanto à Avaliação de Desempenho de Exe do é que surgirão medidas concretas para
cutivos, entendemos que seus benefícios só se mudanças ou aprimoramento do seu de
fariam positivos na medida em que o processo sempenho futuro
esteja calcado nos resultados concretos atingidos • da mesma forma que os objetivos espera
pelo avaliado, e não, no conjunto de qualifica dos devem ser projetados com a participa
ções que este possui. Isto porque de nada adian ção direta do avaliado, deve a avaliação ser
Hélio Machado: O bom executivo necessita ser taria um corpo de executivos intelectualmente realizada com o seu envolvimento. Em as
sensível à qualidade e à quantidade das influênci preparado, se não é capaz de levar a organização sim agindo, o próprio avaliado terá condi
as externas à organização. a atingir seus resultados. ções de se auto-analisar e de propor medi
Destacaremos alguns pontos básicos de um das para seu desenvolvimento
sistema de Avaliação de Desempenho baseado • por fim, entendemos que quanto mais
• sólida e extratificada experiência acumula em resultados: aberto e frequente for o processo de avalia
da, em contraposição ao executivo de car ção crítica, tanto melhores serão ás condi
reira estritamente linear e verticalizada • deve servir ele primordialmente para apri ções para se corrigir os desvios de desem
• capacidade de antever, proagir e se adap morar o desenvolvimento pessoal e profis penho e mesmo para se redefinir estraté
tar a contextos ricos de mudanças sional do avaliado. Assim entendido, é gias operacionais e novos objetivos.
• sensíveis para analisar tendências e neces base para planos de Treinamento e Desen
sidades de mercado, e com "drive" para volvimento Gerencial e de Planejamento Vale acrescentar que é condição fundamental
definir e implementar novos negócios de Carreira para o bom funcionamento do sistema de avalia
• automotivados para assumir riscos de no • deve estar calcado em objetivos a serem al ção baseada em resultados, o preparo técnico do
vos empreendimentos cançados pelo avaliado em determinado pessoal envolvido com o sistema, e mais, o com
• com orientação gerencial voltada para re período, objetivos estes definidos previa prometimento de todos no seu uso como instru
sultados e decisões, ou seja, enfatizando a mente pelo conjunto superior/subordina- mento de eficácia gerencial.
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tuiu o "Troféu Telebrasil d e lm p re n s a "q u e visa pre
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deverão enviar um exem plar dos três últimos números
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til durante o XI Painel Telebrasil que se realizará entre 27
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