Page 65 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 65

vios entre as necessidades que o sistema deveria


                                                                                                                                                                                                                                                     atender e o seu resultado real. A análise das cau­


                                                                                                                                                                                                                                                     sas é de grande importância, pois pode represen­


                                                                                                                                                                                                                                                      tar a diferença entre o sucesso e o fracasso de pro­



                                                                                                                                                                                                                                                      fissionais e do próprio sistema de ensino. As cau­


                                                                                                                                                                                                                                                      sas nem sempre são objetivas, exigindo para sua


                                                                                                                                                                                                                                                      análise não apenas tecnologia, mas conhecimen­


                                                                                                                                                                                                                                                      tos de psicologia social e sensibilidade para en­



                                                                                                                                                                                                                                                      tender a problemática do pleno exercício profis­


                                                                                                                                                                                                                                                      sional.  Motivação, atualização profissional,  ma­


                                                                                                                                                                                                                                                      turidade, frustrações, eficácia e eficiência corres­


                                                                                                                                                                                                                                                      pondem ao nosso ver o elenco de itens que de­


                                                                                                                                                                                                                                                      vem compor essa análise.


                                                                                                                                                                                                                                                             A interpretação de problemas decorrentes da


                                                                                                                                                                                                                                                      adaptabilidade profissional à vida prática deverá


             Levy Kaufman ao lado do Gen.  Domingues, vice-presidente da Telebrás, durante os debates em São Lou                                                                                                                                      constituir um dos aspectos da integração empre-

             renço, MG.
                                                                                                                                                                                                                                                      sa-escola, para que o sistema de ensino possa re­


                                                                                                                                                                                                                                                      almente caminhar no sentido da diminuição des-



             5. Telecomunicações                                                                                                  mente ultrapassada e, em alguns casos, antes do                                                                     tes desvios.


                                                                                                                                  novo profissional começar a trabalhar.  A manu­                                                                            Nestes 6 itens procuramos evidenciar em re­

                     Telecomunicações atendem as necessidades                                                                     tenção de equipamentos passa no 1 escalão cor­                                                                      sumo o seguinte:


             de comunicação  de  indivíduos e de organiza­                                                                         responder a  uma troca de cartão,  não com base


              ções, portanto correspondem a uma prestação de                                                                      em análises de circuitos,  mas por indicação de                                                                     1. °) Aumento da velocidade de obsolescência de


              serviços e,  como tal,  deve  ser orientada  para                                                                    teleimpressoras ou  segundo árvore de decisões                                                                     tecnologia.


              atendimento da dinâmica do mercado, de modo                                                                          "lógicas".  Localizar e remover defeitos de equi­                                                                  2.  °) Necessidade de desenvolver no profissional


              que na sua operação não se tenha perdas de pos­                                                                      pamentos passara a ser gradativamente uma ati­                                                                     em formação as suas características de adapta­


               sibilidades tecnológicas.  É  preciso  ter-se  profis­                                                              vidade mais "lógica" do que técnica. A manuten­                                                                    bilidade.


               sionais que possam  reunir conhecimentos e ha­                                                                      ção dos programas passará a ser uma grande ati­


               bilidades de áreas distintas,  para integrá-las no                                                                  vidade.                                                                                                            3.  ") Necessidade de motivar o estudante para as


                sentido de uma aplicação efetiva.                                                                                          Os engenheiros que iniciarem sua vida pro­                                                                 disciplinas humanas, pois elas correspondem ao

                        O setor de telecomunicações como mercado                                                                   fissional na década de 90 viverão a era da telemá­                                                                 seu comportamento no seu  futuro ambiente de


                de  trabalho oferece as seguintes oportunidades                                                                    tica do Século XXI e cuja principal característica                                                                 trabalho.


                listadas em ordem crescente:                                                                                       será a de integração.  É difícil hoje prever a  na­                                                                4.  °) O estudante ao terminar o curso deverá estar


                                                                                                                                                                                                                                                      atualizado com os conhecimentos existentes,  a
                                                                                                                                   tureza da demanda de empregos que existirá em
                                                                                                                                                                                                                                                      nível de pesquisa e desenvolvimento,  a  fim de

               •  Pesquisa                                                                                                          1990; contudo podemos sentir gradativamente a                                                                     poder ter uma clara visão do "GAP" entre o co­


               • Magistério de nível superior                                                                                      consolidação de dois grandes eixos; um relacio­                                                                    nhecimento e tecnologia; assim como o potencial


               • Setores de comunicação de empresas                                                                                 nado com programas e outro relacionado com a                                                                       tecnológico deste conhecimento.


                •  Empresas de engenharia e/ou assessoria em                                                                        microeletrônica.  Em torno destes eixos novos


                     telecomunicações                                                                                               segmentos do mercado de trabalho deverão cres­                                                                    5. °) O novo profissional deverá encarar os pri­


               • Indústrias de telecomunicações                                                                                     cer,  principalmente pela,  cada vez maior, inter­                                                                 meiros anos de sua atividade profissional como


                • Sistema Telebrás:                                                                                                 penetração das diferentes técnicas.                                                                                uma complementação dos seus estudos universi­
                                                                                                                                                                                                                                                       tário.
                         — Pesquisa e desenvolvimento                                                                                      A característica de integração fará com que as


                         — Planejamento                                                                                             empresas se comuniquem tanto com o meio ex­                                                                        6.  °) O ensino deverá ser dinâmico e dirigido no


                         — Engenharia                                                                                               terno quanto com o ambiente interno e com o au­                                                                    sentido do atendimento das necessidades da so­


                         — Implantação                                                                                              xílio de recursos da telemática. Estas tendências                                                                  ciedade.


                         — Operação                                                                                                 deverão abrir o campo do profissional de teleco­

                                                                                                                                    municações.  As  diversificações de aplicação                                                                             Estes destaques conduzem a concluir que se­


                                                                                                                                    farão com que o profissional se envolva mais com                                                                   guintes aspectos deverão ser considerados na

                      Infelizmente não temos o cadastramento pro­                                                                   a complexidade do canal do que com a sua capa­                                                                     análise do perfil dos engenheiros que o setor de


               fissional de modo a quantificar o mercado de tra­                                                                    cidade.                                                                                                            telecomunicações necessitará no final da década


               balho e o seu crescimento, mas podemos afirmar                                                                                                                                                                                          de 80:


               que o Sistema Telebrás e as indústrias  setoriais                                                                    6. Escola/Empresa


               abrangem mais de 50%.                                                                                                                                                                                                                  • Ser tanto técnico como humanístico.


                       As telecomunicações,  como tecnologia,  na                                                                          Os primeiros anos de trabalho,  após o tér­                                                                • Ter maior faixa de conhecimentos básicos no


               sua origem,  tinham  por base  fundamental co­                                                                       mino do curso universitário,  correspondem a                                                                      campo das telecomunicações.


               nhecimentos de eletrotécnica  e  hoje envolvem                                                                       uma complementação prática dos estudos e a                                                                        • Ter facilidade de raciocínio lógico.


               um horizonte maior: •                                                                                                duração dessa etapa depende do profissional e                                                                     • Estar preparado para evoluir do geral para a

                                                                                                                                    da empresa. Ao profissional não bastam conheci­

                                                                                                                                                                                                                                                      especialização.
                                                                                                                                    mentos tecnológicos, mas uma real visão de que

               • Eletrotécnica
                                                                                                                                    o trabalho é avaliado na base do custo x benefício

               • Eletrônica
                                                                                                                                    e de todas as consequências.  A empresa caberá                                                                            As necessidades do setor são dinâmicas, em

               • Engenharia de materiais
                                                                                                                                    orientar o jovem de  modo que possa assumir                                                                       função não só da evolução tecnológica como tam­

               • Teorias de sistemas
                                                                                                                                    uma postura profissional no menor tempo possí­                                                                    bém do crescimento das plantas instaladas.

               • Teorias de informações
                                                                                                                                    vel. E neste período que ele tem o primeiro con­                                                                          O verdadeiro espírito de integração empresa/

               • Processamento de sinais, etc.
                                                                                                                                    tato com a cultura da empresa, suas chefias for­                                                                  escola está na permanente troca de idéias e infor­
               • E Lógica
                                                                                                                                    mais e lideranças informáveis, devendo absorver                                                                   mações, de modo que o sistema de realimentaçáo


                                                                                                                                    o mecanismo do funcionamento destas forças.
                                                                       0                                                                                                                                                                              que nos referimos inicialmente seja efetivo.  A

                     Todas as tecnologias baseadas  nas ciências                                                                           Neste período ele é encarado como um pro­                                                                  efetividade desta integração é uma das formas de


               exatas, exceto e última.                                                                                            duto do sistema de ensino, suas maiores ou me­                                                                     assumirmos a nossa responsabilidade social com


                      A tecnologia estudada  na  escola  é  rapida­                                                                 nores dificuldades  representam possíveis des­                                                                    as futuras gerações.                                                                        I r
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70