Page 65 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 65
vios entre as necessidades que o sistema deveria
atender e o seu resultado real. A análise das cau
sas é de grande importância, pois pode represen
tar a diferença entre o sucesso e o fracasso de pro
fissionais e do próprio sistema de ensino. As cau
sas nem sempre são objetivas, exigindo para sua
análise não apenas tecnologia, mas conhecimen
tos de psicologia social e sensibilidade para en
tender a problemática do pleno exercício profis
sional. Motivação, atualização profissional, ma
turidade, frustrações, eficácia e eficiência corres
pondem ao nosso ver o elenco de itens que de
vem compor essa análise.
A interpretação de problemas decorrentes da
adaptabilidade profissional à vida prática deverá
Levy Kaufman ao lado do Gen. Domingues, vice-presidente da Telebrás, durante os debates em São Lou constituir um dos aspectos da integração empre-
renço, MG.
sa-escola, para que o sistema de ensino possa re
almente caminhar no sentido da diminuição des-
5. Telecomunicações mente ultrapassada e, em alguns casos, antes do tes desvios.
novo profissional começar a trabalhar. A manu Nestes 6 itens procuramos evidenciar em re
Telecomunicações atendem as necessidades tenção de equipamentos passa no 1 escalão cor sumo o seguinte:
de comunicação de indivíduos e de organiza responder a uma troca de cartão, não com base
ções, portanto correspondem a uma prestação de em análises de circuitos, mas por indicação de 1. °) Aumento da velocidade de obsolescência de
serviços e, como tal, deve ser orientada para teleimpressoras ou segundo árvore de decisões tecnologia.
atendimento da dinâmica do mercado, de modo "lógicas". Localizar e remover defeitos de equi 2. °) Necessidade de desenvolver no profissional
que na sua operação não se tenha perdas de pos pamentos passara a ser gradativamente uma ati em formação as suas características de adapta
sibilidades tecnológicas. É preciso ter-se profis vidade mais "lógica" do que técnica. A manuten bilidade.
sionais que possam reunir conhecimentos e ha ção dos programas passará a ser uma grande ati
bilidades de áreas distintas, para integrá-las no vidade. 3. ") Necessidade de motivar o estudante para as
sentido de uma aplicação efetiva. Os engenheiros que iniciarem sua vida pro disciplinas humanas, pois elas correspondem ao
O setor de telecomunicações como mercado fissional na década de 90 viverão a era da telemá seu comportamento no seu futuro ambiente de
de trabalho oferece as seguintes oportunidades tica do Século XXI e cuja principal característica trabalho.
listadas em ordem crescente: será a de integração. É difícil hoje prever a na 4. °) O estudante ao terminar o curso deverá estar
atualizado com os conhecimentos existentes, a
tureza da demanda de empregos que existirá em
nível de pesquisa e desenvolvimento, a fim de
• Pesquisa 1990; contudo podemos sentir gradativamente a poder ter uma clara visão do "GAP" entre o co
• Magistério de nível superior consolidação de dois grandes eixos; um relacio nhecimento e tecnologia; assim como o potencial
• Setores de comunicação de empresas nado com programas e outro relacionado com a tecnológico deste conhecimento.
• Empresas de engenharia e/ou assessoria em microeletrônica. Em torno destes eixos novos
telecomunicações segmentos do mercado de trabalho deverão cres 5. °) O novo profissional deverá encarar os pri
• Indústrias de telecomunicações cer, principalmente pela, cada vez maior, inter meiros anos de sua atividade profissional como
• Sistema Telebrás: penetração das diferentes técnicas. uma complementação dos seus estudos universi
tário.
— Pesquisa e desenvolvimento A característica de integração fará com que as
— Planejamento empresas se comuniquem tanto com o meio ex 6. °) O ensino deverá ser dinâmico e dirigido no
— Engenharia terno quanto com o ambiente interno e com o au sentido do atendimento das necessidades da so
— Implantação xílio de recursos da telemática. Estas tendências ciedade.
— Operação deverão abrir o campo do profissional de teleco
municações. As diversificações de aplicação Estes destaques conduzem a concluir que se
farão com que o profissional se envolva mais com guintes aspectos deverão ser considerados na
Infelizmente não temos o cadastramento pro a complexidade do canal do que com a sua capa análise do perfil dos engenheiros que o setor de
fissional de modo a quantificar o mercado de tra cidade. telecomunicações necessitará no final da década
balho e o seu crescimento, mas podemos afirmar de 80:
que o Sistema Telebrás e as indústrias setoriais 6. Escola/Empresa
abrangem mais de 50%. • Ser tanto técnico como humanístico.
As telecomunicações, como tecnologia, na Os primeiros anos de trabalho, após o tér • Ter maior faixa de conhecimentos básicos no
sua origem, tinham por base fundamental co mino do curso universitário, correspondem a campo das telecomunicações.
nhecimentos de eletrotécnica e hoje envolvem uma complementação prática dos estudos e a • Ter facilidade de raciocínio lógico.
um horizonte maior: • duração dessa etapa depende do profissional e • Estar preparado para evoluir do geral para a
da empresa. Ao profissional não bastam conheci
especialização.
mentos tecnológicos, mas uma real visão de que
• Eletrotécnica
o trabalho é avaliado na base do custo x benefício
• Eletrônica
e de todas as consequências. A empresa caberá As necessidades do setor são dinâmicas, em
• Engenharia de materiais
orientar o jovem de modo que possa assumir função não só da evolução tecnológica como tam
• Teorias de sistemas
uma postura profissional no menor tempo possí bém do crescimento das plantas instaladas.
• Teorias de informações
vel. E neste período que ele tem o primeiro con O verdadeiro espírito de integração empresa/
• Processamento de sinais, etc.
tato com a cultura da empresa, suas chefias for escola está na permanente troca de idéias e infor
• E Lógica
mais e lideranças informáveis, devendo absorver mações, de modo que o sistema de realimentaçáo
o mecanismo do funcionamento destas forças.
0 que nos referimos inicialmente seja efetivo. A
Todas as tecnologias baseadas nas ciências Neste período ele é encarado como um pro efetividade desta integração é uma das formas de
exatas, exceto e última. duto do sistema de ensino, suas maiores ou me assumirmos a nossa responsabilidade social com
A tecnologia estudada na escola é rapida nores dificuldades representam possíveis des as futuras gerações. I r