Page 63 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 63

5.# Debate

























                 Recursos



                Humanos








       UNV







       tNGtKHtXRO












        ? \ R \ \








         D tC \D \






















































            Levy Kaufman,  engenheiro-eletricista,  vice-

            presidente da Telesp, membro do Conselho de Ad­

            ministração da  Embratel e Coordenador do Curso


             de Especialização de  Telecomunicações da Facul­

             dade de Engenharia "Armando Alvares Penteado".
















                                                   \Jm concerto novo c o d e  que a vida média de um homem corresponderá



                                             a mais de um cicio tecno\ó£ico e de que o sistema precisa prover, de alguma




                                                                                                                             maneira, a renovação proiissionai.















                    A nossa apresentação tem por objetivo enfo­


            car aspectos a considerar na análise do perfil de


            engenheiros que o setor de telecomunicações ne­


            cessitará no final da década de 50, sob o ponto de


            vista da empresa.


                    Até fins do Século XIX a física Newtoniana


            descrevia  um universo compacto em que tudo


            acontecia conforme uma lei, todo futuro depen­


            dente de todo o passado. A introduçáo da estatís­



            tica na física por Gibbs trouxe que ela náo pode


            furtar-se a considerar a incerteza e contingência


            dos eventos. Em outras palavras: a física hoje náo


            mais trata daquilo que irá sempre acontecer, mas


            do que irá acontecer com esmagadora probabili­


            dade. A mudança que desejamos salientar é que


            num mundo probalístico, náo mais lidamos com
                                                                                                                                                           B>A                A e B - Níveis de escolaridade
            quantidades e afirmações a respeito de um uni­


            verso específico e real.

                                                                                                                                    Fig. 1 - 0  ciclo de aprimoramento dos indivíduos fren te às necessidades do meio.
                   É com esta visáo que assuntos desta natureza


           devem ser enfocados, pois o ensino nos deve le­


           var de um passado conhecido para  um futuro
                                                                                                                                     1.  Lógica                                                                                                             tas de trabalho mais importantes do engenheiro
           desconhecido que náo é permutável com o pas­                                                                                                                                                                                                     da era da telemática.


           sado.  O ensino deverá ser encarado como uma                                                                                     A engenharia planeja,  projeta,  programa,


           das formas de realimentaçáo social, consideran­                                                                          constrói e opera sistemas e, para tanto, a lógica é
                                                                                                                                                                                                                                                           2. Conhecimento x Tecnologia
           do-se o modelo cibernético de um sistema, onde                                                                           fundamental, pois é por excelência o estudo dos


           a realimentaçáo é um método de controle,  pela                                                                           sistemas. A lógica tem sido sempre usada na for­                                                                               Existe um "gap" entre o conhecimento e a



           introdução nele dos resultados preteridos (figura                                                                       malização do pensamento humano e usada na                                                                               tecnologia disponível sendo,  cada vez mais,


           1). Ordenamos a seguir,  conceitos e enfoques                                                                           representação do significado das linguagens en­                                                                         maior a pressáo no sentido de sua diminuição


           que ao nosso ver podem subsidiar o estudo.                                                                              tre pessoas e/ou máquinas. E uma das ferramen­                                                                         (figura 2).                                                                                                $
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68