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toria do ilustre Reitor VViOiam Everitt, da Univer adaptar com flexibilidade às mais variadas ativi que a taxa máxima de informação possível de se
sidade de Illinois, artigo esse publicado no IEEE dades, aos mais diversos tipos de serviços sem transmitir sem interferência entre símbolos é
— Spectnim, de dezembro de 77: "Náo é realís temer as inovações tecnológicas tão apressadas duas vezes a faixa passante do circuito. E 90 anos
tico esperar-se satisfazer as demandas ou as es- do mundo moderno. Permitimo-nos fazer agora depois desse problema do cabo, Shamon provou
pectativas de alguns industriais no sentido de certa digressão porque, em geral, o pessoal li seu brilhante teorema da capacidade do canal.
que um bacharel deva sair da universidade com gado ao trabalho prático (e de certo modo é na De lá para cá, queremos dizer, desses trabalhos
pletamente pronto para a prática profissional, tural que assim seja) tem alguma desconfiança teóricos para cá, o engenheiro sabe a prion o que
isto significaria nos concentrarmos no treina com relaçáo à teoria. A teoria é importantíssima; ele pode e o que ele náo pode fazer; abstraindo as
mento para a utilização imediata e arriscaríamos gostaríamos de lembrar fatos reais acontecidos dificuldades tecnológicas, de verba, material dis
a levar o elemento treinado a uma prematura ob no final do século XIX; por exemplo, quando ponível, etc. Hoje em dia temos, graças a Deus,
solescência. Mais ainda, tal treinamento náo Westhinghouse estava instalando a corrente al um embasamento teórico que nos diz exata
educa para uma profissão que deve ser aprendi ternada em Nova York, foi duramente criticado, mente onde podemos e onde nào podemos cami
da". foi duramente combatido, por um panfletário nhar. Então a teoria é importantíssima; e quem se
que dizia que a corrente alternada era um perigo, esquece disso arrisca-se a fazer projeto errado ou
que ia matar gente, etc... Quem assinava esse a- projeto mal feito, pelo menos.
taque? Um senhor chamado Thomas Alva Ed
\s cadeiras tecnológicas son, o genial inventor que morreu deixando cen ESTRUTURA DO CURSO
constituem o núcieo da vida tenas de patentes. Edson era um gênio, um ho
mem intuitivo, um homem de laboratório; ape O IME ministra um curso de estrutura con
do proiissionai. nas, náo sabia teoria, não sabia matemática. Ou vencional, isto é, seriado durante 5 anos; tal con
tro exemplo: em 1858, foi terminada a instalação
dição, aliada ao cumprimento das exigências do
do l.w cabo submarino; transmitido um texto da chamado currículo mínimo, do MEC, obriga-nos
Rainha Vitória para o Presidente Buchnan, dos a um permanente trabalho de reavaliação de ob
Conceitos semelhantes foram desenvolvidos Estados Unidos, a mensagem de 90 palavras le jetivos e materiais, buscando sempre o novo,
pelo Professor José Carlos de Azevedo, Magní vou 16 horas e meia para ser transmitida pelo sem entretanto nos deixarmos seduzir pela novi
fico Reitor da Universidade de Brasília, em artigo cabo. Feitas as contas, tem-se uma média de 1 le dade. Faremos outra digressão: o MEC recente
publicado pelo "Jornal do Brasil" sob o título "A tra em 3 minutos; imagine-se o operador telegra mente exigiu que as escolas de engenharia intro
Universidade não forma mão-de-obra segundo a fista transmitindo uma letra, repetindo, en duzissem no seu currículo uma cadeira relativa à
demanda do mercado". Ora, essa correta filoso quanto o ponteirinho mal se mexia. Ciência do Meio Ambiente; a faculdade é obri
fia há muito vem presidindo a confecção dos cur Pensou-se o seguinte: "se o problema é sinal gada a ministrar para os alunos tal cadeira. Con
rículos no IME, em particular nos cursos de enge fraco vamos colocar potência no cabo"; um mês vém distinguir o "novo" da "novidade". Nossos
nharia e telecomunicações do nosso Instituto. Vi depois, o excesso de potência rompia o isola antepassados, nossos avós, náo conheceram o
mos de longa data procurando entregar aos fu mento do cabo. Em telecomunicações nào problema da poluiçáo, nós o conhecemos; então
turos diplomandos uma bagagem de conheci adianta a "brute force". E, 66 anos depois, o Sr. é fato novo. Entretanto, introduzir isso no curso
mentos fundamentais que o torne capaz de se Harry Nyquist demonstrou o teorema onde diz de engenharia como cadeira obrigatória é discutí
vel. Aquele que teve boa formação humanista no
seu ginásio, no seu curso colegial e na cadeira de
Estudos de Problemas Brasileiros já deve estar
em condições de avaliar a gravidade da poluiçáo,
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
(SEÇÀO DE ELETRICIDADE) e o curso de química já dá as ferramentas para o
engenheiro químico combater a poluiçáo.
Aliás, no IME, no ano passado, o trabalho fi
Teses de Mestrado na Área de Comunicações nal do Curso de Química foi exatamente um sis
tema para reduzir o nível de poluiçáo de um rio
poluído por certa indústria; e os alunos consegui
• Conjunto de antenas de abertura em cilindros condutores (16/08/1974).
ram fazer o projeto. O engenheiro químico já tem
• Levantamento de características da língua portuguesa utilizáveis no processamento digital dos sinais de voz (06/12/ oferramental para resolver o problema. O fato de
1977). se introduzir cadeira específica para tratar de um
problema "novo" pode gerar uma "novidade" e
• Avaliação do desempenho de um sistema indicador de alvos utilizando a ação leiser em semicondutores (28/02/1978). criar sérias dificuldades para quem tem de fazer a
distribuiçáo de horário sem sobrecarregar o alu
• Filtragem digital de sequência de dados com presença de ruído (03/06/1978)
no. Outro problema seria o caso da fibra óptica; é
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um fato novo, indiscutível. É importante que o
• Análise dos diagramas de irradiação das antenas cassegrianas pela aplicação da Teoria Geométrica da Difraçáo (12/09/
78). aluno saiba, tenha informação sobre o que é a fi
bra óptica, suas limitações e sua capacidade.
• Holografia e filtragem ótica espacial (06/11/1978). Mas, perguntamos, seria o caso de introduzir no
Curso de Comunicações uma cadeira chamada
• Ação leiser no pentafosfato de neodímio (11/01/1979).
Fibra Óptica? É discutível.
A preocupação em acertar, em seguir uma
• Análise variacional de guias com carregamento dielétrico (22/02/1979)
diretnz educacional de longo alcance, náo nos
• Arquitetura para processamento em tempo real de sinais de voz (07/11/1979) têm mantido isolados dos problemas das neces
sidades atuais do País. A maneira pela qual orga
• Análise comparátiva dos métodos de predição de cobertura de área em rádiodifusão (12/11/1979). nizamos a selaçáo das matérias curriculares per
mite-nos repetir com Sêneca, o Moço: "Non
• Absorção lonosférica em função da frequência na faixa.de rádiodifusão em ondas hectometricas (28/12/1979). Scholae, sed vitae discimus." — ensinamos para
a vida náo para a escola.
9 Análise numérica da influência de torres de sustentação nas características de antenas lineares (16/07/1981).
Distingüimos, no curso de telecomunicações
do IME, o s chamados assuntos básicos, isto é,
• Análise teórica e experimental de propagação em solos de condutividades mistas (07/04/82).
aqueles cujo estudo permanecerá necessário ao
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