Page 60 - Telebrasil - Julho/Agosto 1982
P. 60

toria do ilustre Reitor VViOiam Everitt, da Univer­                                                                   adaptar com flexibilidade às mais variadas ativi­                                                                   que a taxa máxima de informação possível de se


                   sidade de Illinois, artigo esse publicado no IEEE                                                                     dades, aos mais diversos tipos de serviços sem                                                                       transmitir sem interferência entre símbolos é


                   — Spectnim, de dezembro de 77: "Náo é realís­                                                                         temer as inovações tecnológicas tão apressadas                                                                      duas vezes a faixa passante do circuito. E 90 anos


                   tico esperar-se satisfazer as demandas ou as es-                                                                      do mundo moderno. Permitimo-nos fazer agora                                                                         depois desse problema do cabo, Shamon provou



                   pectativas de alguns industriais no sentido de                                                                        certa digressão porque, em geral, o pessoal li­                                                                     seu brilhante teorema da capacidade do canal.


                   que um bacharel deva sair da universidade com­                                                                        gado ao trabalho prático (e de certo modo é na­                                                                     De lá para cá, queremos dizer, desses trabalhos


                   pletamente pronto para a prática profissional,                                                                        tural que assim seja) tem alguma desconfiança                                                                       teóricos para cá, o engenheiro sabe a prion o que


                   isto significaria  nos concentrarmos no treina­                                                                       com relaçáo à teoria. A teoria é importantíssima;                                                                   ele pode e o que ele náo pode fazer; abstraindo as


                   mento para a utilização imediata e arriscaríamos                                                                      gostaríamos de lembrar fatos reais acontecidos                                                                      dificuldades tecnológicas, de verba, material dis­


                   a levar o elemento treinado a uma prematura ob­                                                                       no final do século XIX; por exemplo, quando                                                                         ponível, etc. Hoje em dia temos, graças a Deus,



                   solescência.  Mais ainda,  tal treinamento náo                                                                        Westhinghouse estava instalando a corrente al­                                                                      um embasamento teórico que nos diz exata­


                   educa para uma profissão que deve ser aprendi­                                                                        ternada em Nova York, foi duramente criticado,                                                                      mente onde podemos e onde nào podemos cami­

                   da".                                                                                                                  foi duramente combatido,  por um panfletário                                                                        nhar. Então a teoria é importantíssima; e quem se



                                                                                                                                         que dizia que a corrente alternada era um perigo,                                                                   esquece disso arrisca-se a fazer projeto errado ou


                                                                                                                                         que ia matar gente, etc... Quem assinava esse a-                                                                    projeto mal feito, pelo menos.


                                                                                                                                         taque? Um senhor chamado Thomas Alva Ed­



                             \s cadeiras tecnológicas                                                                                    son, o genial inventor que morreu deixando cen­                                                                                           ESTRUTURA DO CURSO



                      constituem  o núcieo da vida                                                                                       tenas de patentes. Edson era um gênio, um ho­

                                                                                                                                         mem intuitivo,  um homem de laboratório; ape­                                                                              O IME ministra  um curso de estrutura con­

                                             do proiissionai.                                                                            nas, náo sabia teoria, não sabia matemática. Ou­                                                                   vencional, isto é, seriado durante 5 anos; tal con­



                                                                                                                                         tro exemplo: em 1858, foi terminada a instalação
                                                                                                                                                                                                                                                            dição, aliada ao cumprimento das exigências do

                                                                                                                                         do l.w cabo submarino; transmitido um texto da                                                                     chamado currículo mínimo, do MEC, obriga-nos


                                                                                                                                         Rainha Vitória para o Presidente Buchnan, dos                                                                      a um permanente trabalho de reavaliação de ob­


                          Conceitos semelhantes foram desenvolvidos                                                                      Estados Unidos, a mensagem de 90 palavras le­                                                                      jetivos e materiais, buscando sempre o novo,


                  pelo Professor José Carlos de Azevedo,  Magní­                                                                         vou  16 horas e meia para ser transmitida pelo                                                                     sem entretanto nos deixarmos seduzir pela novi­


                  fico Reitor da Universidade de Brasília, em artigo                                                                     cabo. Feitas as contas, tem-se uma média de 1 le­                                                                  dade. Faremos outra digressão: o MEC recente­


                  publicado pelo "Jornal do Brasil" sob o título "A                                                                      tra em 3 minutos; imagine-se o operador telegra­                                                                   mente exigiu que as escolas de engenharia intro­


                  Universidade não forma mão-de-obra segundo a                                                                           fista  transmitindo uma letra,  repetindo,  en­                                                                   duzissem no seu currículo uma cadeira relativa à


                  demanda do mercado". Ora, essa correta filoso­                                                                         quanto o ponteirinho mal se mexia.                                                                                Ciência do Meio Ambiente; a faculdade é obri­


                   fia há muito vem presidindo a confecção dos cur­                                                                              Pensou-se o seguinte: "se o problema é sinal                                                              gada a ministrar para os alunos tal cadeira. Con­


                   rículos no IME, em particular nos cursos de enge­                                                                     fraco vamos colocar potência no cabo"; um mês                                                                     vém distinguir o "novo" da "novidade". Nossos


                   nharia e telecomunicações do nosso Instituto. Vi­                                                                     depois, o excesso de potência rompia o isola­                                                                     antepassados, nossos avós, náo conheceram o


                   mos de longa data procurando entregar aos fu­                                                                         mento do cabo.  Em telecomunicações nào                                                                           problema da poluiçáo, nós o conhecemos; então


                   turos diplomandos uma bagagem de conheci­                                                                             adianta a "brute force". E, 66 anos depois, o Sr.                                                                 é fato novo. Entretanto, introduzir isso no curso


                   mentos fundamentais que o torne capaz de se                                                                           Harry Nyquist demonstrou o teorema onde diz                                                                       de engenharia como cadeira obrigatória é discutí­




                                                                                                                                                                                                                                                           vel. Aquele que teve boa formação humanista no


                                                                                                                                                                                                                                                           seu ginásio, no seu curso colegial e na cadeira de


                                                                                                                                                                                                                                                           Estudos de Problemas Brasileiros já deve estar


                                                                                                                                                                                                                                                           em condições de avaliar a gravidade da poluiçáo,
                                                                                             INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA


                                                                                                       (SEÇÀO DE ELETRICIDADE)                                                                                                                             e o curso de química já dá as ferramentas para o
                                                                                                                                                                                                                                                           engenheiro químico combater a poluiçáo.


                                                                                                                                                                                                                                                                   Aliás, no IME, no ano passado, o trabalho fi­


                                                                                        Teses de Mestrado na Área de Comunicações                                                                                                                          nal do Curso de Química foi exatamente um sis­


                                                                                                                                                                                                                                                           tema para reduzir o nível de poluiçáo de um rio


                                                                                                                                                                                                                                                           poluído por certa indústria; e os alunos consegui­
                  •  Conjunto de antenas de abertura em cilindros condutores (16/08/1974).
                                                                                                                                                                                                                                                           ram fazer o projeto. O engenheiro químico já tem



                  •   Levantamento de características da língua portuguesa utilizáveis no processamento digital dos sinais de voz (06/12/                                                                                                                  oferramental para resolver o problema. O fato de

                       1977).                                                                                                                                                                                                                              se introduzir cadeira específica para tratar de um


                                                                                                                                                                                                                                                           problema "novo" pode gerar uma "novidade" e


                  •  Avaliação do desempenho de um sistema indicador de alvos utilizando a ação leiser em semicondutores (28/02/1978).                                                                                                                     criar sérias dificuldades para quem tem de fazer a


                                                                                                                                                                                                                                                           distribuiçáo de horário sem sobrecarregar o alu­

                  •   Filtragem digital de sequência de dados com presença de ruído (03/06/1978)
                                                                                                                                                                                                                                                           no. Outro problema seria o caso da fibra óptica; é

                                                 9
                                                                                                                                                                                                                                                           um fato novo, indiscutível.  É importante que o
                  •  Análise dos diagramas de irradiação das antenas cassegrianas pela aplicação da Teoria Geométrica da Difraçáo (12/09/

                       78).                                                                                                                                                                                                                                aluno saiba, tenha informação sobre o que é a fi­

                                                                                                                                                                                                                                                           bra óptica,  suas limitações e sua capacidade.



                  •   Holografia e filtragem ótica espacial (06/11/1978).                                                                                                                                                                                  Mas, perguntamos, seria o caso de introduzir no


                                                                                                                                                                                                                                                           Curso de Comunicações uma cadeira chamada

                  •  Ação leiser no pentafosfato de neodímio (11/01/1979).
                                                                                                                                                                                                                                                           Fibra Óptica? É discutível.


                                                                                                                                                                                                                                                                  A preocupação em acertar, em seguir uma
                  •  Análise variacional de guias com carregamento dielétrico (22/02/1979)
                                                                                                                                                                                                                                                           diretnz educacional de longo alcance, náo nos



                  •  Arquitetura para processamento em tempo real de sinais de voz (07/11/1979)                                                                                                                                                            têm mantido isolados dos problemas das neces­

                                                                                                                                                                                                                                                           sidades atuais do País. A maneira pela qual orga­


                  •  Análise comparátiva dos métodos de predição de cobertura de área em rádiodifusão (12/11/1979).                                                                                                                                        nizamos a selaçáo das matérias curriculares per­


                                                                                                                                                                                                                                                           mite-nos repetir com Sêneca, o Moço: "Non


                 •  Absorção lonosférica em função da frequência na faixa.de rádiodifusão em ondas hectometricas (28/12/1979).                                                                                                                             Scholae, sed vitae discimus." — ensinamos para


                                                                                                                                                                                                                                                           a vida náo para a escola.

                 9 Análise numérica da influência de torres de sustentação nas características de antenas lineares (16/07/1981).
                                                                                                                                                                                                                                                                   Distingüimos, no curso de telecomunicações


                                                                                                                                                                                                                                                            do IME,  o s chamados assuntos básicos, isto é,
                 •  Análise teórica e experimental de propagação em solos de condutividades mistas (07/04/82).
                                                                                                                                                                                                                                                            aqueles cujo estudo permanecerá necessário ao








                60                                                                                                                                                                                                                                                                                             Telebrasil, Julho/Agosto 82
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65