Page 44 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1982
P. 44

A   T E C N O L O G I A   I N D U S T R I A L   N A C I O N A L











                                                                     E s c o l h a ,   t r a n s f e r ê n c i a   e   a d a p t a ç ã o   n o   e x t e r i o r









                                                                                                                               Salomão Wajnberg — E n g e n h e i r o   E l e t r i c i s t a






















                 N ã o   h á   tem a  m a is  im portan te                                                                                                                                             Existem exemplos atuais de países com conhecimentos cientí­

                                                                                                                                                                                                       ficos e tecnológicos bastante bons, porém com poucos resulta­
                                           d o   q u e   o  d o m ín io   da                                                                                                                           dos ecõnômicos e sociais,  como a  índia  e o Paquistão, e, de




                          te c n o lo g ia  p e lo s  p aíses  em                                                                                                                                     países sem ciência ou tecnologia próprias,  porém com muito



                   d e s e n v o lv im e n to .  A   m atéria,                                                                                                                                        progresso econômico e social  como a  Suíça,  Itália, Formosa,


                                                                                                                                                                                                      Suécia e outros.
                         p o r  su a  abran gên cia,  exige




                 u m a   a b o rd a g e m   sistêm ica,  tal


                                                                                                                                                                                                      A distância  tecnológica que  separa  os  países desenvolvidos
                                   c o m o   apresentada  neste                                                                                                                                       dos países subdesenvolvidos não é resultado de uma simples




                                                                                                                                                                                                      questão de conhecimentos e de equipamentos,  mas de siste­


                                                                                                                                                                                                      mas complexos e integrados de recursos humanos formados,


                                                                                                                                                                                                      instituições especializadas,  escolas profissionais, organismos


                                                                                                                                                                                                      governamentais,  interesses  financeiros,  econômicos, de se­
        Introdução
                                                                                                                                                                                                      gurança e mercados.




         A indústria eletro-eletrônica brasileira é constituída de aproxi­

                                                                                                                                                                                                      Os países em  desenvolvimento  estão,  via  de regra,  despre­
         madamente 3.000 empresas, 70% das quais são fabricantes de

                                                                                                                                                                                                      parados  para absorver tecnologia  ou  desenvolver tecnologia
         equipamentos,  partes  e  insumos  para  eletrônica.  Cerca  de

                                                                                                                                                                                                      própria. Seus recursos humanos são escassos, a infraestrutura
         10% delas podem ser classificadas como de médio e de grande

                                                                                                                                                                                                      material  para  o exercício  daquelas atividades  praticamente
         porte.
                                                                                                                                                                                                      inexiste.




         Estas empresas,  que atendem  direta  e  indiretamente o  mer­
                                                                                                                                                                                                      A fim de participarem de uma forma mais direta do mercado
         cado de equipamentos eletrônicos nacional,  efetuaram gran­

                                                                                                                                                                                                      local, os capitais de risco normalmente instalam-se nesses paí­
         des  investimentos  em  sua  expansão  industrial.  Baseando-se

                                                                                                                                                                                                      ses sob a  forma de subsidiárias de empresas multinacionais,
         na tradição já adquirida na última década de um crescimento


         anual sempre superior a 15%, sofreram em 1981 a maiorqueda                                                                                                                                   de modo a obter maiores vantagens que o seu concorrente no


         de produção do pós guerra, resultante da retração do mercado                                                                                                                                exterior.  Face  às  incertezas  do  negócio,  via  de  regra se ins­


         interno,  consequência da política de combate à inflação.                                                                                                                                    talam  numa primeira fase de modo horizontal,  realizando as

                                                                                                                                                                                                      últimas etapas  do  processo  industrial,  utilizando partes im­



         Já no ano passado, face às necessidades de remunerar seus in­                                                                                                                                portadas. À medida que se afirmam no mercado, vão se verti-



         vestimentos e utilizar sua capacidade ociosa, as empresas, se­                                                                                                                               calizando, o que tem como consequência o início de um mer­


         guindo a orientação governamental, procuraram participar do                                                                                                                                  cado local de insumos,  futuro gerador de novas unidades in­
                                                                                                                                                                                                      dustriais.
         mercado externo.



                                                                                                                                                                                                                                                 %

         O  mercado  mundial  de eletrônica,  apesar de ser cerca  de 38
                                                                                                                                                                                                      A necessidade de ter um produto competitivo em utilidade e
          vezes maior que o brasileiro,  é extremamente competitivo; e
                                                                                                                                                                                                      custo,  depende  da  oferta  e  da  procura  do  produto no mer­
         competir é difícil  face ao estágio tecnológico,  produtivo e co­
                                                                                                                                                                                                      cado. Se o produto responde bem à demanda e consegue man­
          nhecimento de mercado de nossos maiores concorrentes.
                                                                                                                                                                                                      ter a empresa  dentro de  seus planos de crescimento, nâo há


                                                                                                                                                                                                      razão  imediata  para  investimentos  no aperfeiçoamento do
          Uma  das maneiras de b y   p a s s a r  esta dificuldade e participar
                                                                                                                                                                                                      produto nem em seus métodos produtivos.

          com vantagens de um determinado mercado externo é a cons­


          tituição  de  empresas  subsidiárias  locais  ou  a  formação  de


          j o i n t - v e n t u r e s  com  empresas  nativas  utilizando a  proteção                                                                                                                 A necessidade imperiosa de se investir na tecnologia e desen­


          que seus governos normalmente oferecem à sua indústria.                                                                                                                                     volvimento do produto surge na empresa como consequência



                                                                                                                                                                                                       da  ameaça  de  m anutenção  de  sua  posição  no mercado e

          Este artigo tem por fim levantar alguns problemas e aspectos a                                                                                                                               mesmo da sua sobrevivência, face ao crescimento do produto


          serem  considerados  durante  os estudos  para  a  constituição                                                                                                                              das empresas concorrentes locais ou do exterior.



           dessas j o i n t - v e n t u r e s  ou  de  subsidiárias  de empresac  nacio­

           nais no exterior.


                                                                                                                                                                                                       As empresas multinacionais não encontram razão econômica



           Conceitos iniciais                                                                                                                                                                          para desenvolver estes investimentos nos países onde se ins­


                                                                                                                                                                                                       talam,  pois  essas  necessidades  são  prontamente atendidas


           O  progresso científico de uma  nação nem  sempre tem como                                                                                                                                  pela matriz onde desenvolvem intensa atividade de pesquisa


           consequência  garantida  o  progresso  econômico e  social,  se                                                                                                                             e desenvolvimento tecnológico.


            não existir uma  infraestrutura  de recursos humanos,  forma­


            dos em  todas as especialidades e níveis,  capazes de transfor­                                                                                                                             Para uma indústria local, vivendo em regime de livre competi


            mar novos conhecimentos em utilidade, mediante a aplicação                                                                                                                                  ção, o processo não é assim tão paternalista como no relaao


            de processos industriais.                                                                                                                                                                   namento matriz-filial.
   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48   49