Page 45 - Telebrasil - Janeiro/Fevereiro 1982
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A demanda e a concorrência do mercado obrigam estas indús
ATIVIDADE INDUSTRIAL
trias a fabricar produtos de tecnologia e de qualidade ascen
Seus Elementos e Funções
dentes e reduzir os seus custos. Para satisfazer estas necessi
dades elas váo desenvolver ou procurar adquirir estes conhe
X ATRAVÉS DE PESSOAL + CAPITAL
cimentos tecnológicos onde estiverem disponíveis.
PESQUISA
Este desenvolvimento precisa ser conduzido com o maior ri Gerência
Human
gor e disciplina, pois o tempo é fator importante e precisa ter Ware Treinamento
sido precedido de uma avaliação correta dos fatores envolvi Know how
dos, sob pena de fracasso, seja pela oferta de produtos inferio GERENCIA
res, seja pelos atrasos de sua introdução no mercado.
Desenvolvimento de
produto
Manuais
A velocidade de introdução desses novos conhecimentos tec Soft Procedimentos Produção
Engenharia
nológicos, no processo produtivo ou no produto, pode ser vi Ware Documentação Logística
Informaçèo
tal para a sobrevivência deste ou da empresa no mercado. Este Relações industriais
Finanças
fator, bem como a avaliação dos custos dos investimentos em Marketing
desenvolvimento, face aos custos de r o y a l t i e s de tecnologia Etc
disponíveis no mercado, impõe, às vezes, a necessidade de se Prédios
Equipamentos
optar pela aquisição da tecnologia necessária, mesmo se dis Hard Ferramontas PRODUTO
pondo de potencial para desenvolvê-la. Entretanto, esse po Ware Componentes
Matérias-primas
tencial é de valor inestimável nas negociações da aquisição da Energia MERCADO
informação tecnológica, pois o cedente sabe que ela só tem
valor enquanto não se tornar obsoleta ou o comprador da tec
nologia não desenvolver a sua.
% /
O Governo tem uma atuação direta no processo de desenvol
vimento tecnológico de determinados setores industriais
quando exerce e controla parcela do mercado e o número de nhecimento inclui todo o k n o w h o w necessário ao desenvolvi
produtos ofertados (controle de importações, lei do similar, mento, fabricação e distribuição de um produto, ou seja, todas
reserva de mercado, etc). as tarefas embutidas neste processo:
Gerência; Pesquisa; Desenvolvimento do produto; Fabrica
Para as -empresas supridoras do mercado governamental, a
velocidade de introdução de novas tecnologias não é vital. O ção; Comercialização; Económica-financeira; Logística; Rela
comprador é esclarecido e organizado e só demanda novos ções Industriais; Planejamento; Comunicação.
produtos tecnológicos por razões de maior eficiência operacio
Este conjunto de conhecimentos e experiências deve operar
nal e econômica. A transição pode ser feita de forma gradual,
permitindo às empresas locais desenvolver essas tecnologias em harmonia e direcionado para o objetivo desejado, ou seja,
o produto entregue a quem o demanda.
ou produtos, desde que haja uma escala produtiva que remu
nere os investimentos efetuados.
Cabe a gerência organizar e movimentar tudo isso de modo a
assegurar eficiência e competitividade. A organização criada
No desenvolvimento que decorre desses motivos estratégi
cos, a condicionante raramente é a competitividade dos pro tem que ser gerida de acordo com a natureza do produto, o
dutos. A decisão baseia-se por uma concepção compatível téc volume de produção e as possibilidades e limitações do país e
nica, ou economicamente, com as condições do país, adap de seu povo.
tada ao mercado de fornecedores locais, a redução de importa
ções e a disponibilidade de recursos humanos. Ou ainda a de Assim, por exemplo, há uma grande diferença em fabricar
cisão decorre de razões políticas, as quais, como sempre, 2 milhões de vídeo-cassetes, por ano, no Japão, e 20 mil em
transcedem aos meros critérios econômicos ou técnicos. Manaus.
A figura 1 mostra, de modo sintético, a atividade industrial,
A execução pode ser levada a cabo por centros de desenvolvi suas funções e elementos.
mento do próprio governo, por uma ou mais indústrias ou por
várias combinações de ambas as modalidades.
Quando uma empresa não tem esses conhecimentos, ou um
deles, e quer participar de uma faixa do mercado, procura de
Mas vejamos de um ponto de vista prático algumas considera senvolvê-los ou adquiri-los e, geralmente, caso essa tecnolo
ções sobre escolha, transferência e adaptação de tecnologia in
gia seja obtida do exterior, ela terá que ser adaptada às condi
dustrial.
ções locais existentes.
A atividade industrial
A indústria nos diferentes países
O propósito básico de uma atividade industrial é fabricar o
produto requerido pela demanda do mercado. De forma genérica três grupos de países podem ser distingui
dos:
Para fins práticos, a aplicação do conhecimento humano,
neste propósito básico, denomina-se tecnologia. — Países industrializados com um mercado considerável que
lhes permitem uma larga escala produtiva, resultando produ
A definição deixa claro que se trata de algo mais amplo do que tos de baixo custo unitário. Esses países têm uma tradição in
técnica. Assim, se relacionarmos o termo a um contexto indus dustrial, mão-de-obra treinada, gerência, indústrias de supri
trial, isso se torna mais compreensível, pois neste caso o co- mentos de insumos e uma infra-estrutura desenvolvida. Pro-
A R