Page 73 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
P. 73
márias serão excluídos de análise, porque, quando se usa o c) Apesar da eficiência média por tronco ser quase idêntica nos
procedimento aproximado, os resultados não são em geral sistemas dimensionados segundo os dois critérios, nota-se
precisos e, por outro lado, o procedimento exato é extrema que o custo total do sistema dimensionado segundo PNR é
mente laborioso e só é operacional em sistemas de pequeno 3,54% maior. Em contrapartida, o dimensionamento obtido
porte, com poucas rotas primárias l7 *l. com o critério PNR acarreta perdas de tráfegos menores.
Quando da elaboração do Plano Diretor da Telerj, período
1980/2000, foram realizados estudos de otimização do entron É interessante ressaltar que os valores percentuais comparati
camento local da cidade do Rio de Janeiro i ai. Estes estudos vos relativos aos dois critérios de dimensionamento mencio
foram realizados comp auxílio de algoritmos descritos em 1/ 9i. nados acima são válidos para a rede telefônica local do Rio de
Janeiro e para os seguintes graus de serviços: E = 0,010 em ro
Nesta oportunidade, foram colhidas informações visando um tas diretas e E = 0,005 em rotas finais. Não podendo ser extra
confronto entre os critérios de dimensionamento por conges polado para outras redes telefônicas e nem mesmo para a rede
tionamento em chamadas na rota finai (PNR) e congestiona do Rio de Janeiro, se os parâmetros de dimensionamento
mento médio global (PMG). Os parâmetros básicos do sistema forem diferentes dos aqui utilizados.
examinado, assim como os resultados obtidos, são apresenta
dos a seguir: 5 - Conclusões
— Parâmetros básicos: graus de serviços - rota direta = 0,010 O presente artigo apresentou de forma bastante simples os
rota final = 0,005 vários critérios utilizados nos dimensionamentos de rotas.
Não houve pretensão em realizar uma escolha por algum cri
n.° de prédios - 41 tério, já que esta escolha não envolve apenas aspectos técnicos
n.° de centrais locais -100 e econômicos, tendo uma componente política bastante forte.
n.° de centrais tandem -16
n.° de grupos origem - 84 Parece razoável admitir que o critério de dimensionamento
n.° de grupos destino - 62 aplicado a uma rota deve depender do tipo de tráfego que é
oferecido a ele. Assim, no caso de um tráfego oferecido tipo
— Resultados obtidos: o quadro 3 apresenta os principais re Poisson, com média igual à variância, pode-se usar um critério
sultados a partir dos quais será realizada a análise técnica- menos rígido do que o que seria aplicado a uma rota com trá
econômica dos dois critérios de dimensionamento. fego oferecido tendo uma relação variância para média ele
vada.
Valores relativos obtidos com o critério PNR, considerando o
6 - Referências
valor padrão 100,00 com o critério de PMG
I '/ BENES, V.E., "Mathematical theory of connecting network and telephone
Trafego total originado 1 0 0 , 0 0 Total de rotas 99.97 traffic", Academic Press, 1965
Tráfego em rotas diretas 100,30 Rotas diretas 99.97
1 2 1 COOPER, R.B., "Introduction to queueing theory", The Macmilan Co.,
Tráfego em rotas via tandem 98,52 Rotas via tendem 100,00
N. Y., 1972
Total de troncos de saída 1 0 1 , 8 8 Média de troncos por rota 101,95
Troncos diretos 100,93 Custo de comutação 103,59 l3l SYSKI, R., "Introduction to congestion theory in telephone systems", Oli
Troncos via tandem 106,50 Custo de transmissão 103,45 ver and Boyd, 1959
Efidência média por tronco 98,61 Custo total 103,54
I41 WALLSTROM, B., "Congestion studies in telephone systems with overflow
facilities", Ericsson Technics, vol. 22, n.° 3, 187-351, 1966
Quadro 3 - Comparação dos resultados obtidos com PN R e PM G
A partir do quadro 3, pode-se observar que: l5l W ILKINSON, R.I., "Theories for toll traffic engineering in the USA", Bell
Systems Technical Journal, vol. 35, n. ° 2, mar. 1956
a) O tráfego via tandem é menor em 1,48%, quando se utiliza o 16I RAPP, Y., "Planning of junction network in a multi-exchange area. General
critério de PNR. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de Principles", Ericsson Technics, n.° 1, 77-130, 1974
o critério de PNR ser mais rígido, exigindo para um mesmo
C i MORENO, A.O., OLIVEIRA, G.C., GIRÀO, S.E., "Dimensionamento de
tráfego oferecido a rotas finais uma maior quantidade de tron Entrocamento de Sistemas PABX", Telebrasil, ano XIX, vol. 2, mar/abr.,
cos. Conseqüentemente, há uma opção de maior utilização 1978
das centrais tandem.
l9l M ORENO, A.O., COUTINHO, L.P.M., "Cálculo Otimizado de Entronca
mento Local", I Seminário de Tráfego Telefônico, ago. 1978
b) O total de troncos de saída no sistema dimensionado se
gundo o critério de PNR difere pouco (1,88%) do obtido no cri 191 M ORENO, A.O., "Planejamento de Redes Telefônicas", "Determinação do
Circuito de Junção", Tese de Mestrado, IT A, 1974
tério com PMG. Entretanto, a distribuição desses troncos
pelas rotas diretas e rotas via tandem é bem distinto. A percen
Os autores agradecem aos engenheiros Sergio Ellery Girão Barroso e Jorge Ale
tagem de troncos em rotas via tandem é maior (6,50%) no caso xandre dos Santos Cruz, da Gerência de Pesquisa Operacional da Telerj, que
de utilização do critério de PNR. revisaram o trabalho apresentando críticas e sugestões valiosas.
Alberto de Oliveira Moreno Adilson Pacheco
— Engenheiro mecânico formado pela — Engenheiro eletricista/telecomuni-
PUO RJ caçôes
— Mestre em Ciências pelo 1TA — Universidade Gama Filho/RJ —
— Professor de Pesquisa Operacional 1974
da Faculdade M oraes Junior, do — Atualmente na Divisão de Planos
Curso de Administração Industrial Básicos do Departamento de Plane
e Engenharia Econômica da UFRJ e jamento (TPL) da Telerj
da Escola de Guerra Naval.
— Chefe da Divisão de Planos Funda
mentais do Departamento de Pla
nejamento da Telerj