Page 73 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
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márias serão  excluídos  de  análise,  porque,  quando se  usa  o                                                                                                                           c) Apesar da eficiência média por tronco ser quase idêntica nos


           procedimento  aproximado,  os  resultados  não são  em  geral                                                                                                                               sistemas  dimensionados  segundo os dois critérios,  nota-se



           precisos e,  por outro lado,  o  procedimento exato é extrema­                                                                                                                              que o custo total  do sistema  dimensionado segundo  PNR é


           mente laborioso e só é operacional em sistemas de pequeno                                                                                                                                   3,54%  maior.  Em contrapartida,  o dimensionamento obtido


           porte, com poucas rotas primárias l7 *l.                                                                                                                                                    com o critério PNR acarreta perdas de tráfegos menores.






            Quando  da  elaboração do  Plano  Diretor da Telerj,  período


            1980/2000, foram realizados estudos de otimização do entron­                                                                                                                                É interessante ressaltar que os valores percentuais comparati­


            camento local da cidade  do Rio de Janeiro  i ai.  Estes estudos                                                                                                                            vos relativos aos dois critérios de dimensionamento mencio­


            foram realizados comp auxílio de algoritmos descritos em 1/ 9i.                                                                                                                             nados acima são válidos para a rede telefônica local do Rio de



                                                                                                                                                                                                        Janeiro e para os seguintes graus de serviços: E = 0,010 em ro­


            Nesta oportunidade, foram colhidas informações visando um                                                                                                                                    tas diretas e E = 0,005 em rotas finais. Não podendo ser extra­


            confronto entre os critérios de dimensionamento por conges­                                                                                                                                  polado para outras redes telefônicas e nem mesmo para a rede


            tionamento em chamadas na rota  finai (PNR) e congestiona­                                                                                                                                   do Rio  de Janeiro,  se os  parâmetros  de  dimensionamento


            mento médio global (PMG). Os parâmetros básicos do sistema                                                                                                                                   forem diferentes dos aqui utilizados.



            examinado, assim como os resultados obtidos, são apresenta­


             dos a seguir:                                                                                                                                                                               5 - Conclusões






            — Parâmetros básicos: graus de serviços - rota direta  =  0,010                                                                                                                              O  presente artigo apresentou  de forma  bastante simples os


                                                                                                                                     rota final  =  0,005                                                vários critérios  utilizados  nos dimensionamentos de  rotas.



                                                                                                                                                                                                         Não houve pretensão em realizar uma escolha por algum cri­


                                                                          n.° de prédios - 41                                                                                                            tério, já que esta escolha não envolve apenas aspectos técnicos


                                                               n.° de centrais locais -100                                                                                                               e econômicos, tendo uma componente política bastante forte.


                                                              n.° de centrais tandem -16


                                                                n.° de grupos origem - 84                                                                                                                Parece razoável  admitir que o critério de dimensionamento


                                                                n.° de grupos destino - 62                                                                                                               aplicado a uma rota deve depender do tipo de tráfego que é


                                                                                                                                                                                                         oferecido a ele.  Assim, no caso de um  tráfego oferecido tipo


             — Resultados obtidos: o quadro 3 apresenta os principais re­                                                                                                                                Poisson, com média igual à variância, pode-se usar um critério


              sultados  a  partir  dos  quais  será  realizada  a  análise  técnica-                                                                                                                     menos rígido do que o que seria aplicado a uma rota com trá­


              econômica dos dois critérios de dimensionamento.                                                                                                                                           fego oferecido  tendo  uma  relação variância  para  média  ele­



                                                                                                                                                                                                         vada.



               Valores relativos obtidos com o critério PNR, considerando o
                                                                                                                                                                                                          6 - Referências
               valor padrão 100,00 com o critério de PMG


                                                                                                                                                                                                          I '/  BENES,  V.E.,  "Mathematical theory of connecting network and telephone


             Trafego total originado                                               1 0 0 , 0 0               Total de rotas                                                       99.97                               traffic", Academic Press,  1965


             Tráfego em rotas diretas                                              100,30                     Rotas diretas                                                       99.97
                                                                                                                                                                                                          1 2 1   COOPER,  R.B.,  "Introduction to queueing theory",  The Macmilan Co.,
             Tráfego em rotas via tandem                                             98,52                    Rotas via tendem                                                  100,00
                                                                                                                                                                                                                      N. Y.,  1972
             Total de troncos de saída                                             1 0 1 , 8 8                Média de troncos por rota                                         101,95

             Troncos diretos                                                       100,93                     Custo de comutação                                                103,59                   l3l SYSKI, R.,  "Introduction to congestion theory in telephone systems",  Oli­


             Troncos via tandem                                                   106,50                      Custo de transmissão                                              103,45                                ver and Boyd,  1959


             Efidência média por tronco                                              98,61                    Custo total                                                       103,54
                                                                                                                                                                                                          I41 WALLSTROM, B., "Congestion studies in telephone systems with overflow


                                                                                                                                                                                                                      facilities", Ericsson Technics,  vol. 22, n.° 3,  187-351,  1966
              Quadro 3 - Comparação dos resultados obtidos com PN R e PM G




              A partir do quadro 3,  pode-se observar que:                                                                                                                                                l5l  W ILKINSON,  R.I.,  "Theories for toll traffic engineering in the USA",  Bell
                                                                                                                                                                                                                      Systems Technical Journal,  vol. 35, n. ° 2, mar.  1956




              a) O tráfego via tandem é menor em 1,48%, quando se utiliza o                                                                                                                               16I RAPP,  Y., "Planning of junction network in a multi-exchange area. General


              critério de PNR. Esse resultado pode ser explicado pelo fato de                                                                                                                                         Principles", Ericsson Technics, n.° 1, 77-130,  1974


              o critério de  PNR ser mais rígido,  exigindo para  um  mesmo
                                                                                                                                                                                                         C i MORENO, A.O.,  OLIVEIRA,  G.C., GIRÀO, S.E.,  "Dimensionamento de
              tráfego oferecido a rotas finais uma maior quantidade de tron­                                                                                                                                          Entrocamento de Sistemas PABX",  Telebrasil, ano XIX, vol. 2, mar/abr.,


             cos.  Conseqüentemente,  há  uma  opção de maior utilização                                                                                                                                              1978



              das centrais tandem.
                                                                                                                                                                                                         l9l M ORENO, A.O., COUTINHO,  L.P.M.,  "Cálculo Otimizado de Entronca­

                                                                                                                                                                                                                     mento Local", I Seminário de Tráfego Telefônico, ago.  1978

             b)  O  total  de  troncos  de  saída  no  sistema  dimensionado  se­


             gundo o critério de PNR difere pouco (1,88%) do obtido no cri­                                                                                                                              191 M ORENO, A.O., "Planejamento de Redes Telefônicas",  "Determinação do
                                                                                                                                                                                                                     Circuito de Junção",  Tese de Mestrado, IT A,  1974
             tério com  PMG.  Entretanto,  a  distribuição  desses  troncos


             pelas rotas diretas e rotas via tandem é bem distinto. A percen­
                                                                                                                                                                                                         Os autores agradecem aos engenheiros Sergio Ellery Girão Barroso e Jorge Ale­
             tagem de troncos em rotas via tandem é maior (6,50%) no caso                                                                                                                                xandre dos Santos Cruz,  da Gerência de Pesquisa Operacional da Telerj, que


             de utilização do critério de PNR.                                                                                                                                                           revisaram o trabalho apresentando críticas e sugestões valiosas.











                   Alberto de Oliveira Moreno                                                                                                                                                            Adilson Pacheco




            —  Engenheiro mecânico formado pela                                                                                                                                                          —  Engenheiro eletricista/telecomuni-


                   PUO RJ                                                                                                                                                                                      caçôes

            —  Mestre em Ciências pelo 1TA                                                                                                                                                               —   Universidade Gama Filho/RJ —

            —  Professor de Pesquisa  Operacional                                                                                                                                                              1974

                   da Faculdade M oraes Junior,  do                                                                                                                                                      —  Atualmente na Divisão de Planos

                   Curso de Administração Industrial                                                                                                                                                           Básicos do Departamento de Plane­


                  e Engenharia Econômica da UFRJ e                                                                                                                                                            jamento (TPL) da Telerj

                  da Escola de Guerra Naval.

            —  Chefe da Divisão de Planos Funda­

                  mentais do Departamento de Pla­


                  nejamento da Telerj
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