Page 68 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
P. 68
C R I T É R I O S D E D I M E N S I O N A M E N T O
D E R O T A S
A rápida evolução das Considere-se uma rota com acessibilidade plena, contendo N
redes de TC leva ao canais, à qual se oferece um tráfego de média A, conforme
mostra a figura 1.
desenvolvim ento de
novos instrum entos de
N
planejam ento, para
fazer face à
complexidade dos
problemas encontrados.
O aprimoramento Fig. 1
conceituai é , portanto,
O congestionamento em tempo P(N) é definido, de acordo
cada vez mais
com 111, por:
importante e deve ser
divulgado, tal como o P(N) = lim ^ , onde:
fazemos através deste t—^oo t
T (N ,t) é o te m p o d u ra n te o q u al o sistem a p erm an ece no es
tad o N , ou seja, co m N ca n a is o c u p a d o s, d u ran te o período (t()/
1 — Introdução
to + t), se n d o t0 u m in sta n te arb itrário d e tem p o.
Caracterizado o tráfego oferecido a um conjunto de órgãos,
O congestionam ento em cham adas Q(N) é definido, de
coloca-se o problema de definir quantos equipamentos devem
acordo com I1!, por:
ser instalados, de modo que seja atendido um critério de de
sempenho prefixado.
Q(N) = lim , onde:
t“^ 00 x(t)
Este problema de dimensionamento é relevante em várias eta
pas de estudo de um sistema telefónico: no planejamento, no
x(t) é o número de chamadas ocorridas em (to, t0 + t) e x(N,t) é
projeto e na operação. Obviamente, dependendo do critério
o número de chamadas que encontram o sistema no estado N,
de dimensionamento adotado, diferentes configurações serão
ou seja, com N canais ocupados, em (t(), t0 + t).
obtidas, cada uma delas provocando, no sistema telefônico
como um todo, impactos económicos e operacionais distintos.
Obviamente, as definições acima só podem ser aplicadas se os
limites acima existirem. Nos casos que serão aqui estudados,
Naturalmente, os critérios de dimensionamento podem ser supõe-se que o sistema atinge o equilíbrio estatístico, exis
discutidos para vários componentes do sistema telefónico, tindo os limites.
mas, neste artigo, será concentrada a atenção no efeito destes
critérios no dimensionamento do entroncamento de uma área Nestas condições, pode-se dizer que o congestionamento em
de multiestações, funcionando em regime de perdas. tempo é a fração da unidade de tempo, durante a qual o sis
tema está no estado N e o congestionamento em chamadas é a
razão entre o número médio de chamadas que encontram o
Convém ressaltar que o objetivo deste trabalho é, tão-so
sistema no Estado N, em uma unidade de tempo, e o número
mente, fornecer subsídios para a escolha de um critério de di
médio de chamadas que chegam ao sistema nesta unidade de
mensionamento adequado. Assim, será minimizada a discus
tempo.
são a respeito de que modelos de tráfego devem ser utilizados
em cada caso aqui analisado.
Pode-se também interpretar, condições de equilíbrio esta
tístico, o congestionamento em tempo como sendo a proba
2 — Critérios usuais de dimensionamento bilidade de que o sistema esteja no estado N, num instante ar
bitrário de tempo, e o congestionamento em chamadas como
sendo a probabilidade de que o sistema esteja no estado N,
De uma maneira geral, são utilizados dois critérios para di
condicionado a ocorrência de uma chamada, ou seja, avaliada
mensionar rotas. O primeiro deles especifica que, para um
nos instantes de tempo em que ocorrem chamadas.
dado tráfego oferecido, o número de canais deve ser tal, que o
congestionamento em tempo seja não superior a um valor
A partir das interpretações anteriores, fica claro que o critério
prefixado, e o segundo estabelece que, para um dado tráfego
de congestionamento em chamadas representa com mais rea
oferecido, o número de canais deve ser tal, que o congestiona
lismo os estados de bloqueio no sistema e por esta razão ele é
mento em chamadas seja não superior a um valor prefixado.
normalmente utilizado no dimensionamento de rotas.
Para que estes critérios fiquem bem claros é necessário definir De modo a tornar mais clara a apresentação, a análise dos cri
precisamente os conceitos de congestionamento em tempo e térios de dimensionamento será dividida em casos, em função
congestionamento em chamadas. das características do tráfego oferecido.