Page 68 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
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C R I T É R I O S   D E   D I M E N S I O N A M E N T O










                                                                                                                                                                D E                                R O T A S










                                                A rápida  evolução  das                                                                                                                              Considere-se uma rota com acessibilidade plena, contendo N



                                                      redes  de TC  leva  ao                                                                                                                        canais,  à  qual  se  oferece  um  tráfego  de  média  A,  conforme


                                                                                                                                                                                                    mostra a  figura  1.
                                                     desenvolvim ento  de



                                              novos  instrum entos  de


                                                                                                                                                                                                                                                                                     N
                                                       planejam ento,  para



                                                                            fazer face  à




                                                          complexidade  dos



                                            problemas  encontrados.



                                                           O   aprimoramento                                                                                                                        Fig.  1




                                                conceituai é ,   portanto,


                                                                                                                                                                                                    O  congestionamento  em  tempo  P(N)  é  definido,  de acordo
                                                                     cada vez  mais

                                                                                                                                                                                                   com  111,  por:

                                                 importante  e  deve  ser



                                                 divulgado,  tal  como  o                                                                                                                                                                       P(N)  =  lim                                     ^   ,  onde:




                                                 fazemos  através  deste                                                                                                                                                                                             t—^oo                   t







                                                                                                                                                                                                   T (N ,t)  é  o  te m p o   d u ra n te   o  q u al  o  sistem a  p erm an ece  no es­


                                                                                                                                                                                                   tad o  N , ou  seja, co m  N ca n a is o c u p a d o s, d u ran te o período (t()/
                  1 —  Introdução

                                                                                                                                                                                                   to  +   t),  se n d o   t0  u m   in sta n te   arb itrário   d e  tem p o.




                  Caracterizado  o  tráfego  oferecido  a  um  conjunto  de  órgãos,
                                                                                                                                                                                                   O  congestionam ento  em  cham adas  Q(N)  é  definido,  de
                  coloca-se o problema de definir quantos equipamentos devem
                                                                                                                                                                                                   acordo com  I1!,  por:
                  ser instalados,  de modo que seja  atendido um critério de de­


                  sempenho prefixado.


                                                                                                                                                                                                                                                  Q(N)  =  lim                                           ,  onde:



                                                                                                                                                                                                                                                                      t“^ 00  x(t)
                   Este problema de dimensionamento é relevante em várias eta­


                  pas de estudo de um sistema telefónico: no planejamento,  no
                                                                                                                                                                                                   x(t) é o número de chamadas ocorridas em (to, t0 + t) e x(N,t) é
                  projeto e  na  operação.  Obviamente,  dependendo do critério

                                                                                                                                                                                                   o número de chamadas que encontram o sistema no estado N,
                  de dimensionamento adotado, diferentes configurações serão

                                                                                                                                                                                                   ou seja,  com N  canais ocupados,  em  (t(),  t0  +  t).
                  obtidas,  cada  uma  delas  provocando,  no  sistema  telefônico


                  como um todo, impactos económicos e operacionais distintos.

                                                                                                                                                                                                   Obviamente, as definições acima só podem ser aplicadas se os


                                                                                                                                                                                                   limites acima existirem.  Nos casos que serão aqui estudados,


                 Naturalmente,  os  critérios  de  dimensionamento  podem  ser                                                                                                                     supõe-se  que  o  sistema  atinge  o  equilíbrio  estatístico,  exis­


                 discutidos  para  vários  componentes  do  sistema  telefónico,                                                                                                                   tindo os  limites.


                mas,  neste artigo, será concentrada a atenção no efeito destes


                critérios no dimensionamento do entroncamento de uma área                                                                                                                          Nestas condições,  pode-se dizer que o congestionamento em


                de multiestações,  funcionando em  regime de perdas.                                                                                                                               tempo é a  fração da  unidade de  tempo,  durante a qual o sis­


                                                                                                                                                                                                   tema está no estado N e o congestionamento em chamadas é a


                                                                                                                                                                                                   razão  entre  o  número  médio  de  chamadas  que encontram o
                Convém  ressaltar  que  o  objetivo  deste  trabalho  é,  tão-so­
                                                                                                                                                                                                   sistema no Estado N, em uma unidade de tempo, e o número
                mente,  fornecer subsídios para a escolha de um critério de di­

                                                                                                                                                                                                   médio de chamadas que chegam ao sistema nesta unidade de
                mensionamento adequado.  Assim, será minimizada a discus­
                                                                                                                                                                                                   tempo.
                são a respeito de que modelos de tráfego devem ser utilizados



               em cada caso aqui  analisado.
                                                                                                                                                                                                   Pode-se também interpretar,                                                              condições de equilíbrio esta­


                                                                                                                                                                                                   tístico,  o  congestionamento  em  tempo  como  sendo a  proba­


                2 —  Critérios usuais de dimensionamento                                                                                                                                           bilidade de que o sistema esteja no estado N, num instante ar­


                                                                                                                                                                                                   bitrário de tempo,  e o congestionamento em chamadas como


                                                                                                                                                                                                   sendo  a  probabilidade  de  que  o  sistema  esteja  no estado N,
                De  uma  maneira  geral,  são  utilizados  dois  critérios  para  di­
                                                                                                                                                                                                   condicionado a ocorrência de uma chamada, ou seja, avaliada
               mensionar  rotas.  O  primeiro  deles  especifica  que,  para  um
                                                                                                                                                                                                   nos instantes de  tempo em que ocorrem chamadas.
               dado tráfego oferecido, o número de canais deve ser tal, que o


               congestionamento  em  tempo  seja  não  superior a  um  valor

                                                                                                                                                                                                  A partir das interpretações anteriores,  fica claro que o critério
               prefixado,  e o segundo estabelece que,  para um dado tráfego

                                                                                                                                                                                                  de congestionamento em chamadas representa com mais rea­
               oferecido, o número de canais deve ser tal, que o congestiona­
                                                                                                                                                                                                  lismo os estados de bloqueio no sistema e por esta razão ele é
               mento em chamadas seja  não superior a  um  valor prefixado.
                                                                                                                                                                                                  normalmente utilizado no dimensionamento de rotas.






              Para que estes critérios fiquem bem claros é necessário definir                                                                                                                     De modo a tornar mais clara a apresentação, a análise dos cri­


              precisamente os conceitos de congestionamento em  tempo e                                                                                                                           térios de dimensionamento será dividida em casos, em função



              congestionamento em  chamadas.                                                                                                                                                      das características do tráfego oferecido.
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