Page 70 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
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Os congestionamentos  no grupo primário são obtidos exata­                                                                                                                            É conveniente  ressaltar que  o  congestionamento em  chama­


        mente como especificado no caso (a),  correspondente a  rotas                                                                                                                         das, na rota final,  pode ser visto como a probabilidade de blo­


        com  tráfego  de  Poisson.  Os  congestionamentos  em  tempo                                                                                                                          queio observada nos instantes de tempo em que ocorre trans­


        P2(N)  e  em  chamadas  Q2(N),  no  grupo  secundário,  são  cal­                                                                                                                     bordo em algum grupo primário,  isto é, condicionada à ocor­


        culados segundo l4l,  utilizando-se as expressões abaixo:                                                                                                                             rência  de  uma  chamada  proveniente  do  transbordo de  uma


                                                                                                                                                                                              qualquer  das  rotas  primárias.  Este  critério  de  dimensiona­



                                                                                                                                                                                              mento é conhecido na literatura como perda na rota.
                             P2(N)  =  A  .  E(L  +  N,A)  .  S(L'N  +  !)  ,  onde:


                                                                                                            S(L,N)                                                                            Uma  alternativa  frequentemente  utilizada  para  dimensionar



                                                                                                                                                                                              rotas  finais  consiste  em  estabelecer  limites  máximos  para  o



                                                                                    A   m    - i                                                                                              congestionamento  médio  global  nesta  rota.  O  congestiona­
                                          S(m,r)                      2                                  (                                                                                    mento médio global Qg(N) é definido como a probabilidade de

                                                                     i - 0
                                                                                (m  -   i)!                                                                                                   bloqueio na  rota  final,  observado nos instantes de tempo em



                                                                                                                                                                                              que  ocorre  uma  chamada,  em  qualquer  das  rotas  primárias


                                                                                                                                                                                              que têm acesso à rota final em exame. No caso da figura 3, tem-
                                 )  =  número de combinações de j  tomadas i a  i

                                                                                                                                                                                              se que:





                                                                                                                                                                                                                                                                           E(N*  +  N,A*)
                                                               Q2(N)  =  E(L  +  N-A)

                                                                                                E(L,A)                                                                                                                                                             Ai  *f  A2   +  A3   +  A4







          O congestionamento em chamadas no grupo secundário po­


          deria  ser  obtido,  também,  dividindo-se  a  média  do  tráfego                                                                                                                   Obviamente, o congestionamento médio global pode ser visto


          perdido no sistema Mpela média do tráfego oferecido ao gru­                                                                                                                         também como relação entre a média do tráfego perdido na rota


          po secundário M,  onde:                                                                                                                                                             final pela soma das médias dos tráfegos oferecidos às rotas pri­

                                                                                                                                                                                              márias que têm acesso a esta rota final. Este critério de dimen­



                                                                  M  =  A  .  E(L  +  N,A)                                                                                                    sionamento é conhecido na  literatura como perda média glo­


                                                                        M  =  A  .  E(L,A)                                                                                                    bal.  Em  muitos  casos  práticos,  o  requisito  de  dimensiona­


                                                                                                                                                                                              mento  estabelece  limites  máximos  para  a  probabilidade  de


          O  segundo  resultado  necessário  para  se  obter  congestiona­                                                                                                                    bloqueio na rota final, condicionada à ocorrência de uma cha­


          mentos em rotas finais, tais como a da figura 3, deve-se a Wil-                                                                                                                      mada em uma  dada  rota primária.


          kinson  151.  A idéia  básica de Wilkinson é que,  para fins práti­


          cos, um conjunto de fluxos de tráfego, transbordando de rotas                                                                                                                        Naturalmente,  quando  há  composições  de  tráfegos em  uma


          de primeira escolha  independentes,  pode ser substituído por                                                                                                                        rota  final,  tal como  na  figura 3,  cada  rota  primária observará


          um  único  fluxo equivalente,  de tal  forma que este  fluxo  fictí­                                                                                                                 uma  probabilidade  de  bloqueio  diferente  e,  então,  o  cálculo



          cio, com um tráfego tipo Poisson de média A4,  oferecido a N4                                                                                                                       destas  probabilidades  só  poderá  ser  feito  se  for  possível cal­


          canais,  reproduza a média M e a variância  Vdo tráfego trans­                                                                                                                      cular que parcela do tráfego perdido na rota final é correspon­


          bordado do conjunto de rotas de primeira escolha.  A figura 5                                                                                                                        dente a cada  rota  de primeira escolha.


          ilustra  a  idéia  de  Wilkinson,  aplicada ao caso da  figura 3.

                                                                                                                                                                                               Uma solução aproximada para esta questão é proposta em (6).


                                                                                                                                                                                               Basicamente, admite-se que a média do tráfego perdido na ro­



                                   ROTA  EQUIVALENTE                                                                     ROTA  FINAL                                                           ta final se divide em partes proporcionais às contribuições das

                                                       N*                                                                           N                                                         médias dos transbordos das rotas primárias. Assim, no caso da


                                                                                                                                                                                               figura 3, se Mj é a parcela da média do tráfego perdido na rota


                                                                                                                                                                                               final correspondente à i-ésima rota  primária,  tem-se:



           Fig.  5 - Sistema equivalente ao da figura 3.




           Naturalm ente,  se  os  canais  equivalentes  e  o  tráfego  equi­


           valente reproduzem o tráfego de transbordo total de média M

                                                                                                                                                                                                                                                    Mj  =  M  .  —'  ,  onde:
           e a  variância  V podem ser aplicados os resultados apresenta­                                                                                                                                                                                                         M


           dos no caso (a) para  se obter A4 e N4,  isto é:



                                                                                                                                                                                                                                                   M  =  A4 E(N4 +  N,A4)

                                                                     A4 .  E(N4,A 4)  =  M
                                                                                                                                                                                                                                                          M =  A4 E(N4,A4)


                                                                                                                                                                                                                                                           Mj =  Aj E(Nj,Aj)


                                             M(1  -   M  + ------------— ----------- )  =  V


                                                                                N4  +  1  .  A4  +  M                                                                                          Portanto, o bloqueio na rota final, observado em instantes de


                                                                                                                                                                                               tempo em que ocorre uma chamada  na i-ésima rota primária



          Com  os  resultados  de  Wilkinson,  conseguiu-se  reduzir  um                                                                                                                       Q2i(N),  é dado por:


          sistema com várias rotas primárias a um sistema equivalente


          com uma única rota primária. Considerando-se que, para este                                                                                                                                                                                Mj                  E(N4  + N,A4)                                E(Nj,Aj)


          sistema, se aplicam os resultados de Brockmeyer, pode-se, en­                                                                                                                                                                               Aj                        E(N4,A4)


          tão, avaliar o congestionamento em tempo P2(N) e em chama­


          das Q2(N)  para a  rotá  final,  ou seja:
                                                                                                                                                                                               No caso de uma  rota primária que tem o seu  tráfego do tipo


                                                                                                                                                                                               Poisson oferecido diretamente à rota final, a probabilidade de


                                                                                                                                                                                               bloqueio  observado  em  instantes  de  tempo  em  que  ocorre



                                                                  Q2(N)  =  —   ,  onde:                                                                                                        uma chamada nesta rota pode ser obtida de forma direta. De


                                                                                             M                                                                                                  fato,  nestas  condições  a  probabilidade de  bloqueio,  quando

                                                                                                                                                                                                ocorre uma chamada, é igual à probabilidade de bloqueio em



                                                                M  =  A4E(N4  +  N,A4)                                                                                                          um instante arbitrário de tempo.  Assim,  no caso da rota 4 da


                                                                       M  =  A4E(N4,A 4)                                                                                                        figura  3,  tem-se que a  probabilidade  de bloqueio  observada,  }
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