Page 72 - Telebrasil - Novembro/Dezembro 1981
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guando ocorre  uma  chamada  correspondente  ao  tráfego  A4,                                                                                                                        clui-se que o congestionamento em tempo será menor ou igual


           Q2 4 (N), é dada por:                                                                                                                                                                ao congestionamento em chamadas,  por que aquele avalia o



                                                                                                                                                                                                bloqueio de um  fluxo de tráfego  de melhor comportamento,
                                                                                              A
                                                                q 24(N )=   ^   = P 2(N)                                                                                                        ou seja,  com média  igual a variância.


                                                                                             a 4




           O critério de dimensionamento que especifica  limites para  o                                                                                                                        O congestionamento médio global é a relação entre o tráfego


           bloqueio  nas  rotas  finais,  observado  em  instantes  de  tempo                                                                                                                   perdido  na  rota  final  e  o  tráfego  total  oferecido às rotas pri­


           em que ocorre uma chamada em dada rota primária, é conhe­                                                                                                                            márias do sistema. Como o congestionamento em chamadas é


           cido na literatura como perda ponto-a-ponto.                                                                                                                                         a relação entre o tráfego perdido na rota final e o tráfego ofere­

                                                                                                                                                                                                cido à rota final, transbordado das rotas primárias, conclui-se

           3 — Confronto de critérios                                                                                                                                                           que  Q2(N )^ Q Ç(N),  já  que  o  tráfego  oferecido  à  rota  final e





           Para realizar um confronto dos vários critérios de dimensiona­                                                                                                                       transbordado aas rotas primárias é menor ou igual ao tráfego


           mento definidos na seção anterior,  foram realizadas algumas                                                                                                                         total oferecido a estas rotas.


           experiências numéricas com um sistema com uma configura­


           ção  tal  como  a  da  figura  3,  contendo  apenas  duas  rotas  pri­                                                                                                               Ainda  com  relação aos  resultados  exatos,  pode-se  observar


           márias.  Os  resultados  foram  obtidos  segundo  dois  procedi­                                                                                                                     que o congestionamento médio global na rota final é sempre


           mentos.  O primeiro deles utiliza a teoria do equivalente alea­                                                                                                                      um valor intermediário entre os valores de congestionamento


           tório de Wilkinson, apresentando, portanto, resultados apro­                                                                                                                         observados nas rotas primárias,  ao passo que o congestiona­


           ximados, e o segundo utiliza a solução numérica de equações                                                                                                                          mento em chamadas é sempre superior aos congestionamen­


          de estado resultantes de um Processo de Nascimento e Morte                                                                                                                            tos destas rotas primárias.



          com três dimensões,  tal como descrito em 171.
                                                                                                                                                                                                A partir desta  observação,  pode-se concluir que,  se fosse fi­
           O quadro  1  mostra os dados de tráfego oferecido e de trans­
                                                                                                                                                                                                xado um limite de congestionamento —  suponha-se E sendo a
           bordo, calculados de acordo com os modelos apresentados na

                                                                                                                                                                                                rota  final dimensionada com o critério do congestionamento
           seção anterior,  para  várias configurações do sistema.  O qua­

                                                                                                                                                                                                médio global —  as rotas primárias teriam congestionamentos
           dro  2  exibe  os  resultados  de  congestionamentos  obtidos  de

                                                                                                                                                                                                que  poderiam  ser superiores  ou  inferiores a  E,  mas a média
           acordo com os dois procedimentos acima  referidos.

                                                                                                                                                                                                destes congestionamentos se situaria próxima de E. Por outro



             A,           A2           N,           n2           N                    M,                         V,                       m2                         V2                         lado, se fosse fixado o mesmo limite de congestionamento e a

                                                                                                                                                                                                rota  final  fosse dimensionada com o critério de congestiona­

               3            3            5           5            5               0.33016                   0.51858                   0.33016                  0.51858                          mento em chamadas,  todas as rotas primárias,  sem exceção,


               3            3            8           3            5               0.02440                   0.03595                   1.03846                   1.48836                         teriam congestionamentos inferiores a  E.


               3            3            0           5            5               3.00000                   3.00000                   0.33016                   0.51858

               4            2            5            5           5               0.79627                   1.30127                   0.07339                   0.10404


               4            2            8           3            5               0.12168                   0.20191                   0.42105                   0.59159                         Assim,  pode-se verificar que o critério  de congestionamento

               4            2            0           5*           5               4.00000                   4.00000                  0.07339                    0.10404                         em chamadas na  rota  final é  mais  rígido do que o critério de


               2            4            5           5            5               0.07339                   0.10404                   0.79627                   1.30127                         congestionamento médio global, configurando o sistema com


               2           4             8           3            5               0.00172                   0.00221                   1.80282                   2.55267                         mais  segurança,  embora,  eventualm ente,  superdimensio-

               2            4           0            5            5               2.00000                   2,00000                   0.79627                   1.30127
                                                                                                                                                                                                nado.  Por outro  lado,  o critério do congestionamento médio


                                                                    Quadro  1  - Dados básicos                                                                                                  global requer entroncamentos menores e, portanto, mais eco­


                                                                                                                                                                                                nômicos,  sem contudo garantir,  necessariamente,  que todas

                    RESULTADOS APROXIMADOS                                                                      RESULTADOS EXATOS                                                               as rotas primárias atendam ao requisito de perda especificado,



                                                                                                                                                                                                mas  garantindo que,  em  termos  médios,  este requisito será

             q2(N)              qr(N)              Q2.(N)            Q22(N)              Q2(N)              QM                Q2,(N)            Q22(N)              p2(N)                       atendido.





            0.01686 0.00185 0.00185 0.00185 0.01872 0.00206                                                                  0.00206 0.00206 0.1X1543

            0.02466 0.00437 0.00020 0.00854 0.02486 0.00440                                                                  0.00027 0.00854 0.01212                                            Observando-se os resultados exatos e aproximados,  conclui-


            0.14697 0.08157 0.14697 0.01617 0.14646 0.8129                                                                   0.13840 0.02417 0.13840                                            se que as aproximações obtidas para o congestionamento em


            0.02883 0.00418 0.00574 0.00106 0.02962 0.00429                                                                  0.00602 0.00084 0.01027                                            chamadas  e  para  o  congestionamento  médio  global  são em

           0.00817 0.00074 0.00025 0.00172 0.00707 0.00064                                                                   0.00057 0.00154 0.00279                                            geral  mais  precisos  do  que  as  obtidas  para  o  congestiona­


           0.20662 0.14028 0.20662 0.00758 0.20648 0.14018                                                                   0.20534 0.00986 0.20534                                            mento experimentado pelos fluxos de tráfego primário.

           0.02883 0.00418 0.00106 0.00574 0.02962 0.00429                                                                   0.00084 0.00602 0.01212


           0.06760 0.2033 0.00006 0.003047 0.06761 0.02034                                                                   0.00005 0.03048 0.04157                                            A precisão dos congestionamentos experimentados pelos flu­


           0.11764 0.05482 0.11764 0.02342 0.11842 0.05519                                                                   0.09566 0.03495 0.09564
                                                                                                                                                                                                xos de tráfegos primários,  obtidos com o procedimento apro­



                                                                     Quadro 2 - Resultados                                                                                                      ximado, será maior quanto mais homogêneos forem os trans­

                                                                                                                                                                                                bordos das rotas primárias.  Em particular,  esta precisão será


          Foram  calculados o congestionamento em  chamadas  na  rota                                                                                                                           menor quando o tráfego oferecido à rota final consistir de mis­


          final, o congestionamento médio global e o congestionamento                                                                                                                           tura de tráfegos de transbordo com tráfegos do tipo Poisson.


          em  chamadas  para  cada  rota  primária,  tanto com  o  procedi­


          mento aproximado, quanto com o exato. O congestionamento                                                                                                                              4 - Avaliação  dos  impactos econômicos dos critérios



          em  tempo  na  rota  final  foi  calculado apenas  com  o  procedi­                                                                                                                            de dimensionamento


          mento exato.


                                                                                                                                                                                                O confronto entre os vários critérios de dimensionamento tor­


          Com referência às colunas relativas aos cálculos exatos, pode-                                                                                                                        na-se especialmente relevante quando realizado dentro de um


          se observar que P 2(N )<Q 2(N )<Q K(N). Este fato é geral e pode                                                                                                                      contexto  de  planejam eno  otimizado  de  entroncamentos.



          ser comprovado a  partir dos argumentos abaixo.                                                                                                                                       Neste nível, a discussão é enriquecida com os aspectos econô­


                                                                                                                                                                                                micos, já que, em um planejamento otimizado, busca-se uma


          O  congestionamento  em  tempo  na  rota  final  coincide  com  o                                                                                                                     configuração de custo  mínimo  l8l.


          congestionamento  observado  por  um  tráfego  Poisson  ofere­


          cido diretamente a  esta  rota.  Considerando que o congestio­                                                                                                                        Serão analisados apenas os critérios de congestionamento em


          namento em chamadas na rota final é o observado por um trá­                                                                                                                            chamadas na rota final e congestionamento médio global. Os


          fego de transbordo, com variância maior do que a média, con­                                                                                                                           critérios  de  congestionamentos  observados  pelas rotas pri-
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