Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1980
P. 24

*  extensões e acessórios                                                                                                           Essa etapa cessa quando o treinando se                                                                                              siderando-se  a condição de ser com*


           *  serviços verticais                                                                                                               sente em condições de participar sozi­                                                                                              posto por elementos do sexo feminino



          —  testes de avaliação oral e escrito so­                                                                                            nho do atendimento, tendo já avaliado                                                                                               predominantemente e na faixa etária



           bre telefonia                                                                                                                       o  procedimento  real  dos  assinantes,                                                                                             de  18 a 22 anos.




           —  exposição dos conceitos de autofi-                                                                                               principalmente  nos  casos  extremos
                                                                                                                                                                                                                                                                                   (d) Treinamento
           nanciamento                                                                                                                         onde se geram atritos e reclamações de
                                                                                                                                                                                                                                                                                   O custo de treinamento aumentou con­


            *  portarias regulamentares                                                                                                        quaisquer natureza e  se exige um  de­
                                                                                                                                                                                                                                                                                   sideravelmente  (cerca de três vezes),

            *  ações                                                                                                                           sem penho  especial  de  d ifícil  si­
                                                                                                                                                                                                                                                                                   quer pela seleção como pelo próprio


            *  dividendos                                                                                                                       mulação.
                                                                                                                                                                                                                                                                                   curso em si, que requer um instrutor de
            —  mecânica de tarifação e contas tele­                                                                                                                                                                                                                                bom  nível,  sala especialmente pre­



            fônicas                                                                                                                             3.3. Desenvolvimento sob supervisão

                                                                                                                                                                                                                                                                                   parada e material permanente.
             *  serviço local



             *  serviço interurbano                                                                                                             Essa etapa dura dois meses e é de ex­                                                                                               Do ponto  de vista do usuário, os ga­



             *  atendimento a reclamações                                                                                                       trema  importância.  O  treinando  ope­                                                                                             nhos  em  qualidade  do serviço foram



             *  sistemática de cobrança                                                                                                         ra  sozinho  mas  sendo  constante­                                                                                                 detetados pela:



             *  desligam ento  por  falta  de  paga­                                                                                             mente mantido sob escuta da supervi­                                                                                              —  redução do índice do LO (inclusive



             mento                                                                                                                               sora, que possui uma mesa de análise a                                                                                             com redução do quadro previsto).



             —  testes de avaliação oral e escrito so­                                                                                           qual  lhe permite  participar do  atendi­                                                                                         —  aumento na produtividade de outros



             bre contas  telefônicas  e  autofinancia-                                                                                           mento como ouvinte sem ser notada.                                                                                                 setores (pela maior qualidade da infor­



             mento                                                                                                                                                                                                                                                                  mação  prestada)  acelerando a execu­

                                                                                                                                                A supervisora anota observações e re­
             —  atendimento  a  solicitações  de  ser­                                                                                                                                                                                                                              ção de serviços.

                                                                                                                                                comendações  que julgue  necessárias
             viço                                                                                                                                                                                                                                                                   —  eliminação praticamente total das

                                                                                                                                                em  um  boletim  de  caráter  individual
              *  instalações                                                                                                                                                                                                                                                        reclamações  de  usuários, dados esses

                                                                                                                                                 do treinando e, com ele, discute os as­
              *  retiradas                                                                                                                                                                                                                                                          que foram quantificados de forma bas­

                                                                                                                                                 pectos  que  poderiam  ser  melhorados
              *  mudanças                                                                                                                                                                                                                                                            tante  conclusiva pelas medições esta­


                                                                                                                                                 no seu desempenho.
              *  serviços verticais                                                                                                                                                                                                                                                  tísticas que se fazem periodicamente e


              *  correções                                                                                                                                                                                                                                                           que  vieram justificar o investimento
                                                                                                                                                 Essa análise  individual  cria um clima

              *  emissão de Ordem de Serviço                                                                                                                                                                                                                                         adicional.
                                                                                                                                                 de  cordialidade                                                 porque  bastante

              —   sim u la ç ã o   de  a te n d im e n to
                                                                                                                                                 franca  e  sincera                                               e  de  respeito


              (Fraseologia)                                                                                                                                                                                                                                                          5.  Observações finais
                                                                                                                                                 porque demonstra o profundo conheci­                                                                                                        %

               *  simulação do atendimento aos  prin­                                                                                                                                                                                                                                A título de conclusão, queremos abor­
                                                                                                                                                 mento das supervisoras,  entre os trei­

               cipais  serviços  solicitados  pelo  assi­                                                                                                                                                                                                                            dar alguns aspectos também relevantes
                                                                                                                                                 nandos e a supervisão.  Esse estado de


               nante.                                                                                                                            espírito  é  fundamental  â  harmonia  e                                                                                            para  o  desempenho  do  serviço de





             O  principal  aspecto  levado em  conta                                                                                             desempenho da equipe.                                                                                                               atendimento:

                                                                                                                                                                                                                                                                                     a) manutenção de pessoal treinado em
             na  avaliação  final  do  treinamento  na

                                                                                                                                                 Obtém-se  um  grupo  de  elementos  de                                                                                              condições  de  assumir:  os cursos são
             parte teórica é  a simulação do atendi­


                                                                                                                                                 elevada  capacitação  funcional,  em­                                                                                                programados de forma que, a qualquer
             mento.  Aspectos como timbre vocáli­


                                                                                                                                                  bora de escolaridade média.                                                                                                         momento, haja condições de se substi­
             co,  sensibilidade  a  reações  do  assi­

                                                                                                                                                                                                                                                                                      tuir um  even(ual  afastamento ou pro­

             nante,  entonação  são  observados  e                                                                                                4.  Resultados



             considerados.                                                                                                                                                                                                                                                            ceder ampliação do quadro;
                                                                                                                                                  (a) Custos



              Na  simulação,  tão  real  quanto  possí­                                                                                           As atendentes  são  classificadas como                                                                                              b) a qualidade da supervisão é funda­



             vel,  o  treinando  manipula  o  material                                                                                            auxiliares  administrativas,  recebendo                                                                                              mental; as supervisoras se dedicam ex­

                                                                                                                                                                                                                                                                                      clusivamente a manter a disciplina, fa­
             que  utilizará no trabalho e  preenche a                                                                                              uma  remuneração  bastante  baixa  em

                                                                                                                                                                                                                                                                                       zer cumprir  as  rotinas,  aconselhare
             documentação  correta,  corrige-se  sua                                                                                               relação à colocação de mesma nature­

                                                                                                                                                                                                                                                                                       orientar, sendo escolhidas entre os ele­
             expressão  orientando-a  à  padroniza­                                                                                                za em  funções  análogas  de  empresas

                                                                                                                                                                                                                                                                                       mentos que demonstram maior aptidão

             ção desejada.                                                                                                                         de telefonia.
                                                                                                                                                   â                                                                                                                                   para essa tarefa (não obrigatoriamente



             Os  treinandos  aprovados  nesta  etapa                                                                                               Ficou demonstrado que, efetivamente,                                                                                                m aior  conhecimento  ou  tempo de



             recebem  autorização  para  iniciar  a                                                                                               o desempenho nessa função tem pouco                                                                                                  casa).



             parte de acompanhamento.                                                                                                             a  ver  com  a  remuneração  do  cargo,

                                                                                                                                                                                                                                                                                        c)  o  material  didático é elaborado

                                                                                                                                                  atingido um certo mínimo.
            3 . 2 .   Acompanhamento                                                                                                                                                                                                                                                    cuidadosamente;  sem ser dispendioso



                                                                                                                                                  (b) Assiduidade e Adaptação                                                                                                           ou sofisticado, é completo, claroeper-

             O  acompanhamento  .se  dá  por  alguns

                                                                                                                                                  O regime de seleção e treinamento per­                                                                                                 manentemente atualizado.
             dias, até uma semana, dependendo da                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               %

                                                                                                                                                   mite  eliminar  os  treinandos  que  ve­
             disposição do próprio treinando.  Con­                                                                                                                                                                                                                                      d) a percepção dos treinandos constitui

                                                                                                                                                   nham a apresentar problemas desta na­
              siste  em  acompanhar  uma  atendente                                                                                                                                                                                                                                      um  fator  extremamente importante

                                                                                                                                                  tureza.                                                                                                                                para  a  melhoria do treinando; conve­
              no seu trabalho, como ouvinte, na po­



              sição  de  atendimento.  Para  isso  os                                                                                             (c) Rotação                                                                                                                            nientemente explorada, permite otim1'




              pontos de conexão das mesas são dota­                                                                                                A  rotação  do  quadro  ficou  reduzida                                                                                               zar os  cursos e orientar os instruto!*'


              dos de uma saída em  paralelo.                                                                                                       aos níveis absolutamente normais con-                                                                                                 na forma correta de se comportar.
   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29