Page 24 - Telebrasil - Julho/Agosto 1980
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* extensões e acessórios Essa etapa cessa quando o treinando se siderando-se a condição de ser com*
* serviços verticais sente em condições de participar sozi posto por elementos do sexo feminino
— testes de avaliação oral e escrito so nho do atendimento, tendo já avaliado predominantemente e na faixa etária
bre telefonia o procedimento real dos assinantes, de 18 a 22 anos.
— exposição dos conceitos de autofi- principalmente nos casos extremos
(d) Treinamento
nanciamento onde se geram atritos e reclamações de
O custo de treinamento aumentou con
* portarias regulamentares quaisquer natureza e se exige um de
sideravelmente (cerca de três vezes),
* ações sem penho especial de d ifícil si
quer pela seleção como pelo próprio
* dividendos mulação.
curso em si, que requer um instrutor de
— mecânica de tarifação e contas tele bom nível, sala especialmente pre
fônicas 3.3. Desenvolvimento sob supervisão
parada e material permanente.
* serviço local
* serviço interurbano Essa etapa dura dois meses e é de ex Do ponto de vista do usuário, os ga
* atendimento a reclamações trema importância. O treinando ope nhos em qualidade do serviço foram
* sistemática de cobrança ra sozinho mas sendo constante detetados pela:
* desligam ento por falta de paga mente mantido sob escuta da supervi — redução do índice do LO (inclusive
mento sora, que possui uma mesa de análise a com redução do quadro previsto).
— testes de avaliação oral e escrito so qual lhe permite participar do atendi — aumento na produtividade de outros
bre contas telefônicas e autofinancia- mento como ouvinte sem ser notada. setores (pela maior qualidade da infor
mento mação prestada) acelerando a execu
A supervisora anota observações e re
— atendimento a solicitações de ser ção de serviços.
comendações que julgue necessárias
viço — eliminação praticamente total das
em um boletim de caráter individual
* instalações reclamações de usuários, dados esses
do treinando e, com ele, discute os as
* retiradas que foram quantificados de forma bas
pectos que poderiam ser melhorados
* mudanças tante conclusiva pelas medições esta
no seu desempenho.
* serviços verticais tísticas que se fazem periodicamente e
* correções que vieram justificar o investimento
Essa análise individual cria um clima
* emissão de Ordem de Serviço adicional.
de cordialidade porque bastante
— sim u la ç ã o de a te n d im e n to
franca e sincera e de respeito
(Fraseologia) 5. Observações finais
porque demonstra o profundo conheci %
* simulação do atendimento aos prin A título de conclusão, queremos abor
mento das supervisoras, entre os trei
cipais serviços solicitados pelo assi dar alguns aspectos também relevantes
nandos e a supervisão. Esse estado de
nante. espírito é fundamental â harmonia e para o desempenho do serviço de
O principal aspecto levado em conta desempenho da equipe. atendimento:
a) manutenção de pessoal treinado em
na avaliação final do treinamento na
Obtém-se um grupo de elementos de condições de assumir: os cursos são
parte teórica é a simulação do atendi
elevada capacitação funcional, em programados de forma que, a qualquer
mento. Aspectos como timbre vocáli
bora de escolaridade média. momento, haja condições de se substi
co, sensibilidade a reações do assi
tuir um even(ual afastamento ou pro
nante, entonação são observados e 4. Resultados
considerados. ceder ampliação do quadro;
(a) Custos
Na simulação, tão real quanto possí As atendentes são classificadas como b) a qualidade da supervisão é funda
vel, o treinando manipula o material auxiliares administrativas, recebendo mental; as supervisoras se dedicam ex
clusivamente a manter a disciplina, fa
que utilizará no trabalho e preenche a uma remuneração bastante baixa em
zer cumprir as rotinas, aconselhare
documentação correta, corrige-se sua relação à colocação de mesma nature
orientar, sendo escolhidas entre os ele
expressão orientando-a à padroniza za em funções análogas de empresas
mentos que demonstram maior aptidão
ção desejada. de telefonia.
â para essa tarefa (não obrigatoriamente
Os treinandos aprovados nesta etapa Ficou demonstrado que, efetivamente, m aior conhecimento ou tempo de
recebem autorização para iniciar a o desempenho nessa função tem pouco casa).
parte de acompanhamento. a ver com a remuneração do cargo,
c) o material didático é elaborado
atingido um certo mínimo.
3 . 2 . Acompanhamento cuidadosamente; sem ser dispendioso
(b) Assiduidade e Adaptação ou sofisticado, é completo, claroeper-
O acompanhamento .se dá por alguns
O regime de seleção e treinamento per manentemente atualizado.
dias, até uma semana, dependendo da %
mite eliminar os treinandos que ve
disposição do próprio treinando. Con d) a percepção dos treinandos constitui
nham a apresentar problemas desta na
siste em acompanhar uma atendente um fator extremamente importante
tureza. para a melhoria do treinando; conve
no seu trabalho, como ouvinte, na po
sição de atendimento. Para isso os (c) Rotação nientemente explorada, permite otim1'
pontos de conexão das mesas são dota A rotação do quadro ficou reduzida zar os cursos e orientar os instruto!*'
dos de uma saída em paralelo. aos níveis absolutamente normais con- na forma correta de se comportar.